7 listas de compras (e truques!) para economizar e facilitar sua vida no supermercado

Listas de compras de supermercado são indispensáveis para fazer uma compra econômica, sabia? Mas junto dela, você também precisa saber interpretar promoções, fazer boas escolhas entre as marcas e ficar de olho nos preços! Veja como colocar uma pitada de estratégia econômica nas suas compras do mês.

Continua após a publicidade

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

7 listas de compras (e truques!) para economizar e facilitar sua vida no supermercado

Algumas pessoas amam ir ao supermercado, outras acham que essa atividade é um martírio. Independentemente de qual seja seu perfil, tenho duas certezas: você quer economizar e, ao mesmo tempo, não esquecer de nada que precisa, certo?

Ótimo, porque reunimos neste material tudo que você precisa para otimizar suas compras no supermercado e sair de lá feliz da vida!

Continua após a publicidade

senhor dança em um corredor de mercado
Dá para ser feliz fazendo compras no supermercado!

Então, veja aqui:

  • Será que consigo planejar melhor minhas compras? (Claro!)
  • Dá para deixar a experiência de compra mais tecnológica? (Sim!)
  • Vale a pena fazer compras de supermercados online? (Humm..será? Acho que dá, viu!)
  • É possível voltar para casa com uma parte do dinheiro que iria gastar? (Sim!)
  • Será que eu consigo parar de ser enganado por promoções “pague a metade do dobro do preço de antes”? (Sim, com certeza!)
  • O iDinheiro pode dar dicas de como fazer uma lista supimpa de supermercado que minha mãe me deu enquanto eu estava distraído? (Só vem que tem!)

Você vai encontrar todas as respostas aqui, e ainda vai sair com alguns modelos de listas de compras de supermercado completa, básica, mensal, semanal e muito mais!

Como planejar suas listas de compras do supermercado?

Planejar sua lista de compras de supermercado não é só rodar pela sua casa e ver o que está faltando, sabia? Na verdade, isso é o mesmo que “apagar o incêndio”.

Continua após a publicidade

Quando falamos em planejar, a ideia é organizar as compras, entender suas necessidades do lar e, então, só ir ao supermercado quando estiver no seu cronograma.

Opa, espera aí! Fazer compras no supermercado é mais simples que isso!

Pessoas que perdem algumas horas e muito $$ no supermercado

Com certeza, não é! Mas, talvez você ainda não tenha se dado conta de que já adiantou a ida ao supermercado porque o leite acabou em casa, ou pior, comprou papel higiênico na padaria (que costuma ser muito mais caro!) porque não dava para ficar sem, não é mesmo?

pessoa está deitada com vários rolos de papel higiênico
Não dá para ficar sem papel higiênico em casa, concorda?

Situações assim alteram sua rotina e também te fazem gastar mais. A falta de planejamento pode te levar ao supermercado justamente no dia em que ele quer liquidar produtos que você não precisa, mas vai comprar porque “está na promoção”, entende?

Então, planejar é preciso!

Passo a passo para fazer uma lista completa de supermercado para imprimir

Você pode imprimir ou não, mas é bacana fazer o controle em uma planilha do Excel para fazer os ajustes até chegar no modelo ideal para você e seu orçamento familiar.

Continua após a publicidade

Liste quais são os itens básicos do seu consumo

Alguns produtos são a base da alimentação e consumo da sua casa. Por exemplo, temos:

  • alimentos: arroz, feijão, óleo de cozinha, farinha de trigo, sal, açúcar, café etc;
  • produtos de limpeza: sabão em pó (ou líquido), amaciante, água sanitária, desinfetante, detergente etc;
  • higiene pessoal: creme dental, fio dental, shampoo, condicionador, papel higiênico etc;
rapaz segura uma jarra de café
Café não pode faltar!

Esses são os produtos “must have!”, ou seja, tem que ter na despensa e que, de certa forma, podem ser estocados ou duram mais tempo (calma que essa informação vai ser importante e você já vai saber!).

Saiba quais são os produtos de consumo regular

Depois dos essenciais, você precisa identificar os produtos que são consumidos com mais regularidade ou que têm prazo de validade mais curto.

  • alimentos: frutas, água, legumes, proteínas (carne bovina, aves, peixes, leite) etc;

Esses itens não podem ser estocados por muito tempo então, você precisa observar como é o consumo deles pela família para saber a quantidade ideal para cada compra.

Continua após a publicidade

Defina a regularidade em que você vai ao supermercado

Algumas pessoas preferem compras mensais, outras, semanais. Mas também têm aquelas que estão no supermercado quase todos os dias porque lembraram de algo que estava faltando.

Quer um conselho? Não seja essa pessoa! A cada ida ao supermercado, são horas perdidas na sua rotina, além de uma exposição à milhares de estímulos de compras que vão fazer você gastar mais dinheiro sem perceber.

Então, defina quantas vezes pretende ir ao supermercado para saber quantos itens vai colocar na lista.

É claro que você também tem que considerar sua capacidade de armazenamento, afinal de contas, não dá para guardar latas de creme de leite debaixo da cama, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Faça suas listas de compras de supermercado no Excel

Pronto! Agora você já sabe o que dá e precisa ser estocado, o que é consumido com mais velocidade na sua casa, assim como a periodicidade em que vai fazer seu passeio ao supermercado.

Uma boa dica é que a lista de compras de supermercado completa no Excel ajuda a fazer o controle dos preços!

Sim, você vai ter um pouco de trabalho com isso, mas se você pensar que dá para economizar sem ter que reduzir os itens da compra, vale a pena esse pequeno esforço, não é mesmo?

Planilha do Excel para controle de preços das listas de compras de supermercado
Exemplo de planilha para lista de supermercado com controle de preços

Fiz esse exemplo de lista de supermercado no Excel bem simples, onde além da descrição dos itens, as colunas representam as compras quinzenais. No final de cada coluna, coloquei uma soma para indicar o valor. Pronto!

Continua após a publicidade

Faça ajustes inteligentes na sua lista de supermercado completa

Você vai notar que planejar suas listas de compras vai te dar um aliado indispensável para suas economias: conhecimento!

Com esse controle, você vai conseguir acompanhar a variação de preços dos produtos. E, lembra-se que comentei anteriormente que é importante conhecer quais são os itens básicos de consumo da sua casa?

Pois é aqui que a mágica entra! Como a maioria deles não é perecível (ou tem prazos de validade mais alongados), se eles estiverem com preços baixos, pode ser uma boa estratégia comprar alguns itens a mais, certo?

Escolha também o melhor dia e supermercado para suas compras

Por falar em economia, comprar nos dias em que o supermercado está em promoção é uma ótima dica.

Continua após a publicidade

Essa é uma daquelas dicas de mãe que vamos listar, mas também faz parte do planejamento. Então, fica como um spoiler!

Como você já deve ter reparado, os supermercados fazem promoções durante toda a semana. Segunda-feira é dia de bebidas, terça-feira é dia da feira, quarta-feira é o açougue e por aí vai.

Então, considerando sua disponibilidade, escolha o dia em que as ofertas são mais benéficas para suas listas de compras de alimentos e produtos.

Além disso, também vale escolher qual o melhor supermercado para suas compras. Alguns são mais completos, outros têm estacionamento gratuito etc. O preço, é claro, também não pode ficar de fora dos seus critérios, afinal de contas, estamos focando na economia, certo?

Continua após a publicidade

Ótimo, consigo planejar! Mas, será que dá para usar um pouco de tecnologia?

rapaz usa o smartphone enquanto pacotes de compras caem como chuva
A tecnologia também ajuda na hora de fazer compras

É claro que dá para deixar sua lista de compras mais digital e facilitada. Além de aplicativos dos próprios supermercados, existem alguns aplicativos especializados e bem interessantes.

Aplicativos de lista de compras de supermercado

Os aplicativos permitem que você faça a lista de categorias de produtos do supermercado.

O Bring!, por exemplo, é um dos mais baixados. Além das compras recorrentes, você consegue fazer listas especiais, como um almoço de páscoa ou para um churrasco. Você também pode compartilhar e ver outras listas públicas de receitas.

Outro aplicativo de lista de compras bem interessante é o Listonic, que deixa você inserir valores, classificar os produtos de acordo com suas necessidades etc.

Mas, qual deles é o ideal para você? E, eles são os únicos? Obviamente, não. E para te ajudar, temos um post cheio de opções e informações sobre aplicativos de lista de compras. É só avaliar qual é o mais interessante para você.

Continua após a publicidade

Compras em supermercado online

A pergunta que não sai da sua cabeça: compras online de supermercado são mais caras?

Pela conveniência que oferecem, principalmente para quem não tem tempo ou gosta de ir ao supermercado, o valor da taxa de entrega pode ser justificável.

Mas, depois dos adventos da pandemia do novo coronavírus, os supermercados repensaram esse modelo de compra à distância e muitos deles baratearam seus serviços.

Então, não é incomum ver promoções de produtos que isentam a taxa de entrega ou mesmo, que o somatório da compra também garanta a gratuidade do serviço de delivery.

Continua após a publicidade

A parte boa é que os produtos chegam na porta de casa, concorda? Todavia, também vale colocar os valores na planilha e comparar os preços, combinado?

Cartões e aplicativos de cashback para trazer dinheiro de volta para casa

homem dança entre prateleiras de um supermercado
Ganhar dinheiro ao fazer compras? Sim, por favor!

Bom, agora concordamos que as compras de supermercado online não são tão ruins, certo? E, elas podem ser ainda mais interessantes se você usar algum aplicativo de cashback para economizar ainda mais.

Fizemos um comparativo completo com todos os melhores programas e aplicativos de cashback para 2021 e, na maioria deles, você pode usar cupons de desconto ou receber cashback na compra dos produtos básicos da sua lista de supermercado.

Além deles (ou junto com eles!), você também pode usar soluções de cashback oferecidas pelos cartões de crédito! Neles, o percentual de dinheiro de volta que você recebe está associado ao valor da sua fatura mensal.

Continua após a publicidade

Então, acredite, se você organizar direitinho, vai gastar menos dinheiro do que estimou para cada compra de supermercado!

Agora vamos para a parte prática: como avaliar as promoções do supermercado?

homem tenta comprar outro produto, mesmo com a mão cheia de produtos das suas listas de compras
Opa, promoção? Preciso!

Você está no caminho certo! Já está planejando, fazendo uma lista personalizada e buscando ferramentas para otimizar sua compra no supermercado.

Agora podemos partir para a parte prática, afinal de contas, nossos olhos são atraídos por uma palavra mágica: PROMOÇÃO!

Mas, será que elas são sempre vantajosas? Ou, ainda: será que você realmente precisa delas? Já abordamos o consumismo aqui no iDinheiro e você precisa fazer essa reflexão regularmente.

Continua após a publicidade

Promoção “Pague 2 e ganhe 1”

As promoções são feitas para te pegar no impulso e, por isso, usam os chamados gatilhos mentais.

Resumidamente, eles são artifícios que criam sensações de ganho, de urgência, exclusividade e por aí vai.

No caso do Pague 2 e ganhe 1, não é incomum que as pessoas acreditem estarem ganhando 50% de desconto na compra. Seria ótimo, mas, na prática, não é bem isso.

Ao todo, o consumidor vai levar 3 produtos e pagar por 2 deles. Então, em vez de 50%, o desconto real é de 33,34%, aproximadamente.

Continua após a publicidade

Ganhe frete grátis

Como no exemplo dos supermercados online que mostramos, não é incomum que a isenção do frete seja usada para incentivar a compra de determinado produto.

Se os preços forem os mesmos da loja física e no total, sua compra estiver no mesmo valor, pode ser uma boa vantagem.

No entanto, se houverem restrições quanto a seleção de produtos, limitando aos itens mais caros, essa será só mais uma estratégia para o convecimento da compra. Atenção!

Promoção “só hoje” e “enquanto durarem os estoques”

Esses dois são gatilhos mentais de urgência, ou seja, eles te fazem comprar sem pensar direito se precisa daquilo ou como vai usar apenas porque não quer perder aquela oportunidade limitada.

Continua após a publicidade

Se tiver com sua lista de compras do supermercado na mão, atenha-se a ela e não compre, você é mais forte que isso!

Todavia, se os valores estiverem realmente atrativos e forem itens que você pode estocar, pode valer a compra.

As vezes ficamos desconfiados demais e perdemos oportunidades justamente por não refletir sobre a compra. Então, a pergunta de ouro é: vale a pena?

Descontos progressivos

Não são tão comuns em supermercados, mas podem acontecer. O objetivo deles é fazer você comprar mais, afinal de contas, quanto mais cara for sua conta, mais descontos irá receber, certo?

Continua após a publicidade

Então, na maioria das vezes, você acaba comprando mais do que precisa justamente para ter esse “benefício”.

Promoções na fila do caixa

Esse é um velho truque dos supermercados que todo mundo conhece. Os estabelecimentos deixam produtos fáceis de comprar (pequenos, úteis e, aparentemente, não tão caros) na fila do caixa pois, enquanto você espera sua vez, ainda continua gerando lucros para o negócio!

Mas, apesar de todo mundo conhecer, a conversão dessa estratégia, ou seja, o número de consumidores que continua sendo seduzido por ela, ainda é grande (se não, os supermercados já teria mudado essa abordagem, concorda?).

Venda casada

O supermercado oferece os dois produtos separados, mas também, um combo com preço mais vantajoso se você levar os dois juntos.

Continua após a publicidade

Essa é uma venda casada (que nesses moldes, onde o consumidor pode comprar separado, não é ilegal) que as lojas usam para apresentar novos produtos ao consumidor ou acabar com o estoque de determinado item que vai ser substituído por um novo modelo, por exemplo.

Ou seja, é bem focada nos interesses comerciais do negócio, não no que é bom para você. Muitas vezes o produto “bônus” nem faz parte dos itens que você usa regularmente.

Então, não caia nessa também! Foque na sua lista de compras de supermercado e pronto.

Organização dos produtos na prateleira

Sim, os produtos de marcas mais famosas, que estão com preços mais altos ou vencimentos mais curtos ficam na altura dos olhos do consumidor.

Continua após a publicidade

Com essa organização de prateleira, o supermercado induz sua compra, principalmente quando você está com pressa para terminar aquela atividade.

No entanto, produtos de qualidade e bom preço podem estar nas redondezas. Assim, recomendamos que você amplie seu olhar na hora das compras.

Dicas para fazer boas compras no supermercado que sua mãe te deu (e você esqueceu de anotar)

urso cheira melões no supermercado
Escolha os alimentos como mamãe te ensinou!

Além de não cair na sedução das promoções de supermercado, também vale adotar algumas boas práticas de compra que sua mãe te ensinou. Aqui vai um resumo delas.

Dicas para comprar bem

  • compre produtos sazonais (de época): a oferta de legumes, verduras e frutas varia conforme sua produção/safra no campo. Assim, alguns itens são mais abundantes (e gostosos) em determinado período do ano. Aposte neles, afinal de contas, eles também ficam mais baratos!
  • escolha bem seus produtos: avaliar se as frutas e legumes estão frescos, sem cortes na casca, entre outros cuidados, é essencial. O mesmo vale para carnes (que devem estar bem armazenadas e refrigeradas) e enlatados, que não podem ter amassados.
  • não vá ao supermercado com fome: como você viu, mesmo com o nível de atenção alto, gatilhos mentais podem induzir suas compras. O que dizer de uma necessidade básica que é matar a fome, não é mesmo?
  • leia os rótulos: isso vale tanto para saber a qualidade dos alimentos, se existe algum ingrediente que pode causar reações alérgicas, sua validade etc.
  • evite levar crianças ao supermercado: os pequenos são consumidores cheios de gostos e preferências. A probabilidade de aumentar os gastos ou ter uma criança contrariada pelos corredores da loja é grande. Além disso, com a pandemia, evitar lugares de grande circulação é sempre uma boa ideia.

Dicas para valorizar seu dinheiro na hora da compra

  • use sua lista de compras de supermercado: oras, você não gastou esse tempo todo se planejando para ir para o “campo de batalha” sem sua estratégia, certo? Ela vai te guiar pelos corredores e fazer você manter o foco.
  • confira e guarde o extrato da compra: conferir o comprovante da compra ainda na loja permite que você identifique se houve algum lançamento em duplicidade, por exemplo. Além disso, se tiver algum item estragado, você precisará do comprovante da compra para pedir a troca ou reembolso.

Assim, colocando essas dicas em prática você vai deixar sua mãe bem orgulhosa e, mais do que isso, vai economizar e fazer boas compras para sua casa.

Continua após a publicidade

Por fim, preparamos uma seleção de modelos de listas de compras de supermercado para imprimir, caso você prefira o estilo tradicional. Aqui está ela!

7 listas de compras de supermercado para você baixar

1. Lista de compras básica

Se você gosta de coisas básicas, então esta lista de compras foi feita para você! Ela está disponível em 3 cores diferentes.

Mas primeiro, veja um exemplo:

lista de compras exemplo

Agora veja as listas:

lista de compras simples cinza
Lista de compras básica na cor cinza.

Para baixar, clique aqui.

lista de compras simples azul
Lista de compras básica na cor azul.

Para baixar, clique aqui.

lista de compras rosa

Para baixar, clique aqui.

2. Lista de compras aquarela

Essa versão, em aquarela, é muito linda!

Eu adoro esse estilo em aquarela e, se você concordar comigo, então essa lista é a ideal para você!

lista de compras versão aquarela

Para baixar, clique aqui.


Os 15 melhores apps para controle financeiro pessoal


3. Lista de compras com ícones

Para quem gosta de algo mais ilustrativo, essa lista de compras com ícones pode ser a versão mais interessante!

Continua após a publicidade

lista de compras com ícones

Para baixar, clique aqui.

4. Lista de compras com flores

Lista de compras com flores? Temos!

Olha que linda essa lista de compras cheia de flores.

lista de compras com flores

Para baixar, clique aqui.


Como economizar dinheiro a partir de hoje: 13 dicas fundamentais (Com Infográfico!)


5. Lista de compras abstrata

Temos também uma versão abstrata super linda que combina com tudo!

lista de compras versão abstrata

Para baixar, clique aqui.

6. Lista de compras vintage

Olha que demais essa lista de compras vintage. Boa para quem gosta de flores, mas não de um jeito tão “excessivo”.

lista de compras versão vintage

Para baixar, clique aqui.


Controle de orçamento: 21 dicas essenciais que vão te ajudar neste objetivo


7. Lista de compras com cachorrinhos

Se você é como eu e adora cachorrinhos, então, olha só essa lista de compras com cachorrinhos super fofos!

lista de compras com cachorrinhos

Para baixar, clique aqui.

Extra: Lista de compras natalina

Sabemos que o Natal ainda está bem longe, mas resolvemos fazer uma versão natalina para você!

lista de compras versão natal

Para baixar, clique aqui.

Um viva para as listas de compras de supermercado que facilitam nossas vidas!

Então, gostou das nossas versões de listas de compras? Tem para todos os gostos e você pode baixar a(s) sua(s) preferida(s).

Continua após a publicidade

Lembre-se que é importante comprar no supermercado apenas o que é realmente necessário. Você deve sempre procurar economizar.

Muitas pessoas menosprezam o poder de utilizar listas de compras quando se vai fazer o mercado do mês, mas a verdade é que essa tática pode te ajudar a poupar um bom dinheiro.

Aliás, existem alguns apps de controle financeiro pessoal que podem te ajudar a economizar no supermercado também. Como? Simples.

Você irá criar uma categoria onde lançará todas as despesas de compras de supermercado. Desse modo, terá a real noção de quanto gasta com supermercado todos os meses.

A partir daí, fica mais fácil colocar uma meta para reduzir os gastos com essa categoria. E os melhores aplicativos , ainda te avisam quando você tiver perto do limite estabelecido. Não é demais?!

E aí, o que achou do artigo sobre as listas de compras? Se gostou, então, compartilhe com seus amigos e familiares. Inclusive, você também pode deixar a sua dica especial nos comentários.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

2 comentários

  1. Núbia

    Show de bola esse artigo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.