Poupança da CAIXA: Saldo, Rendimento e Como Abrir

Conheça mais sobre o funcionamento da Poupança CAIXA: consulta ao saldo, rendimento mensal, cobranças e como abrir uma conta.

flaviomariano
Flávio Mariano

A Poupança CAIXA é uma das mais procuradas pelos brasileiros devido à solidez do banco e facilidade de abertura na conta. Veja as principais características dessa caderneta de poupança.

Quanto rende a Poupança da CAIXA por mês?

A primeira coisa que você precisa saber sobre o rendimento da poupança é que ele é igual em qualquer banco. Isso quer dizer que não faz diferença se você tem uma caderneta na Caixa Econômica, no Itaú, Banco do Brasil, Bradesco ou em um banco pequeno de sua cidade, a fórmula do rendimento será sempre a mesma.

Continua após a publicidade

Desde maio de 2012, o cálculo se baseia na taxa Selic, que serve de base para a maior parte das transações financeiras do país.

Quando a Selic está acima de 8,5%, o rendimento da poupança é de 6,17% ao ano + Taxa Referencial (o rendimento é mensal de 0,5%). Essa foi a remuneração até meados de 2017, quanto a a Selic chegou a estar fixada acima dos desde março em 14%. Porém, com a queda da inflação e do consumo, entrou em viés com perspectiva de redução.

Após alguns meses, a Selic caiu para 8,25%, então a a regra de cálculo que tinha limite de 8,5%, passa a ser 70% da Selic + Taxa Referencial, o que pode reduzir consideravelmente o rendimento da poupança. Em resumo, a Poupança da CAIXA não rende mais nem menos que as cadernetas de outros bancos, já que todos eles seguem essas mesmas regras.

Como posso consultar meu saldo?

Quem já tem uma caderneta de poupança da CAIXA pode ver o saldo e o extrato da conta em qualquer um dos canais de auto atendimento do banco:

  • caixas eletrônicos
  • internet banking
  • casas lotéricas
  • correspondentes Caixa AQUI
  • agências do banco

A consulta é feita por meio do cartão de movimentação da conta, que é emitido quando você abre sua Poupança da CAIXA. Ele serve para consultar o saldo, fazer saques, compras no débito e transferências. Atenção: muita gente se pergunta se é possível fazer DOC e TED com o saldo da poupança. Sim, essas transferências também ficam disponíveis pois a caderneta funciona como uma conta bancária.

Como abrir uma Poupança da CAIXA?

Poupança da CAIXA
Poupança da CAIXA

Qualquer pessoa pode ter uma Conta Poupança da CEF. Para tanto é necessário comparecer a uma agência com os documentos necessários em mãos. Qual é a documentação? Veja a lista abaixo:

  • cópia e original de documento de identificação com foto;
  • cópia e original do CPF;
  • cópia e original do comprovante de residência.

Com esses documentos, a abertura da conta é feita rapidamente nas agências, casas lotéricas ou correspondentes Caixa AQUI. No entanto, as contas abertas fora da agência têm um limite de saldo de R$2.000,00. Se você quiser aumentar esse limite, é preciso ir até uma agência da Caixa Econômica para liberar a conta. Vale lembrar também que a Poupança CAIXA não exige aplicação inicial, não tem taxa de administração e nem valor mínimo de resgate.

A Poupança da CAIXA é boa?

Assim com as demais poupanças, a Poupança CAIXA é isenta de Imposto de Renda e IOF. Além disso, a aplicação conta com o sistema de proteção do Fundo Garantidor de Créditos, que cobre o valor aplicado em caso de falência ou outros problemas semelhantes.

Essas características fazem com que o investimento na poupança seja uma boa opção para quem procura um aplicação prática para criar um fundo de emergência ou uma reserva de valor menor.

Os investidores que desejam um melhor rendimento devem apostar nos títulos públicos e letras de crédito, por exemplo, que são mais rentáveis e também oferecem garantias.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

73 comentários

  1. joselma de

    Boa noite gostaria de saber como faço para pegar o dinheiro do redimento financeiro da conta poupança

  2. Fabiola

    Olá sou Fabíola,era beneficiária do programa bolsa família,porém fui excluída ,fiquei apenas no Garantia safra , só q passando o cartão em março para sacar tinha o comunicado q saldo inexistente ou nis inválido.Fui até a sede do bolsa família e eles me comunicaram q meu nome tinha vindo realmente para sacar o valor,e q no próximo mês eu passasse o cartão,mas continua dizendo a mesma coisa o q faço?

  3. Veronica

    Posso usar essa mesma conta para juntar minhas econômias?

  4. Continua após a publicidade

  5. Veronica

    Abri uma conta poupança fácil so q o cartão veio o cartão cidadão posso ficar depositando nessa mesma conta? Ou vou ter problemas devido eu receber o bolsa familia?

  6. Wesley

    Se ei tiver so 50 reais na poupanca da pra sacar 100 e ficar devendo o banco?

  7. Maria

    Olá. Eu abrir uma conta poupanca que o limite de depósito ou rendimento é so até 3.000.mas eu quero poupar mais. O que eu faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.