Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.
Com a popularização dos smartphones, um dos primeiros aplicativos que o dono do telefone se interessa em instalar é o do próprio banco.
Usar estes aplicativos são bem fáceis mas muitas pessoas têm dificuldades de deixá-los funcionando, no entanto. Aqui, mostraremos como instalar o CAIXA Celular em dispositivos Android. Celulares como o iPhone da Apple e que usem o sistema operacional da Microsoft, o Windows, também tem instalação semelhante, mudando apenas alguns detalhes.
Continua após a publicidade
As instituições, sabendo disso oferecem diversas facilidades e transações através de telefones e com a CAIXA Econômica Federal não é diferente. Com o Aplicativo CAIXA Celular é possível ter as principais transações na palma de sua mão, prontas a serem feitas com poucos cliques e total segurança.
O primeiro passo é procurar o aplicativo na Play Store e fazer o download para seu celular. Primeiramente, procure pelo aplicativo da CAIXA. Digite no campo de pesquisa “Caixa Econômica Federal” ou simplesmente “Caixa”. Entre na página do aplicativo e então clique em Instalar.
Em seguida, clique em Aceitar. Veja abaixo:
Depois de instalado, você poderá abrir o aplicativo, embora nenhuma transação poderá ser feita. A página inicial do aplicativo, ainda sem login feito, está mostrada ao lado. Para poder utilizar o aplicativo, basta clicar no item com o cadeado, com a descrição Acesse sua Conta. Os outros ícones são relevantes à clientes caixa, como informações sobre loterias, habitação, agências, postos de atendimentos e telefones da CAIXA.
Também é possível consultar os calendários de serviços sociais como os benefícios gerenciados pela CEF. Observe que, é preciso ter feito o cadastro de um usuário da internet para poder utilizar o aplicativo, em seguida, confirme as iniciais do usuário. Já a senha é a mesma cadastrada na agência.
Esta senha é chamada de senha da internet será usada para ter as informações iniciais de sua conta e tem o formato de letras e números. Também é importante não confundi-la com a Assinatura Eletrônica que é a senha numérica de seis dígitos utilizada para efetivar transações online. Esta última, explicamos em outra oportunidade aqui no blog.
Veja abaixo como fazer o login no aplicativo.
Uma vez que tenha feito login no aplicativo, é preciso cadastrar um número de telefone e o código de acesso.
Observe que logo após ter cadastrado o telefone e clicado em continuar, você receberá uma mensagem com um código de ativação. Depois deste momento, é preciso ir até o internet banking para poder cadastrar o celular conforme a mensagem da tela do meio:
Um código de ativação foi enviado para o número informado. Para validar se smartphone, acesso o internet banking por meio do seu computador e insira o código de ativação na opção CAIXA Celular > Validação de Smartphone. A validade do código é de 6 horas.
Agora vamos ao internet banking e basta escolher a opção CAIXA Celular e, então, Validação de Smartphone.
Importante: Você precisa de ter o internet banking funcional e com o Módulo Adicional de Segurança instalado.
Em seguida, escolha a conta que deseja utilizar o aplicativo de celular (a mesma que cadastrou no aplicativo, obviamente) e então aceite os termos do contrato. Se estiver de acordo, clique em Concordo.
Na tela seguinte, haverá espaço para entrar com o código de segurança. Aquele mesmo que você recebeu por SMS anteriormente, logo ao tentar acessar sua conta pelo celular. Insira-o no campo correto como na imagem abaixo.
Por fim, confirme a transação com sua Assinatura Eletrônica.
Com todos estes passos, seu telefone estará preparado para fazer transações.
Continua após a Publicidade
É obrigatório permitir os acessos para baixar o aplicativo? Agenda, mensagens etc?
Algumas funcionalidades poderão ficar comprometidas, caso não conceda acesso ou permissões.
Por favor baxei o aplicativo no celular .. cadastrei a Senha .. quando vou acessar a conta sai a seguinte mensagem :¨Para manter sua segurança o aplicativo Mobile Banking necessita da permissão de gerenciamento de chamadas telefonias,geolocalização e notificação. Esclarecemos que o nosso APP não realiza e nem recebe ligação telefônicas.
DOU ok… mas volta na mesma TELA. o que tenho que fazer?
Qual opção eu uso pra cadastrar mi ha conta salário no app?
O banco limita o acesso da conta salário em canais eletrônicos de atendimento, Shirlene.