O Módulo Adicional de Segurança da CAIXA é um software que garante mais proteção para os clientes ao acessarem o Internet Banking e realizarem transações online. Assim, ele ajuda a prevenir fraudes, bloqueando tentativas de invasão e garantindo que as operações sejam feitas apenas por dispositivos autorizados.
Se você precisa acessar sua conta com mais segurança, veja abaixo como instalar o módulo, cadastrar seu computador e resolver possíveis problemas durante a instalação!
Como realizar a instalação do Módulo de Segurança?
Pré-requisitos
Antes de iniciar a instalação, confira se seu computador atende aos requisitos básicos:
- sistemas operacionais compatíveis (Windows, macOS e Linux);
- navegadores compatíveis (Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge e Safari);
- conexão estável com a internet.
A instalação do programa também funciona em nas versões mais populares do Windows desde os antigos Windows XP e 2000 até o Vista, 7, 8 e 10, MAC (Apple) e Linux. Mas, para sistemas operacionais mobile, como Android e iOS, é preciso utilizar outro procedimento.
Processo de instalação
- acesse o site da CAIXA pelo seu navegador;
- entre no Internet Banking e faça login com seu CPF e senha;
- clique na opção para instalar o Módulo de Segurança e siga as instruções;
- baixe o arquivo e execute o instalador no seu computador;
- feche todos os navegadores antes de concluir a instalação;
- reinicie o computador para ativar o módulo corretamente;
Como objeto deste artigo é ensinar a instalar o módulo de segurança, vamos supor que não tem este programa em seu computador. Dessa forma, a partir do processo de instalação, aparecerá uma mensagem onde é preciso clicar em ”concordo”, como na imagem a seguir:
Após fazer download e executar o programa, aparecerá uma caixa de diálogo dizendo que a instalação seguirá e, que para segurança é importante fechar todos os trabalhos não salvos. Dessa forma, clique em ”sim” nas duas imagens abaixo:
Em seguida, permita que o programa faça alterações em seu computador (as versões recentes do Windows exigem que o usuário administrador aceite a instalação de novos programas). Após todo esse procedimento, aguarde até que a instalação seja concluída. Com isso, a janela de ”sucesso” aparecerá após o progresso da execução.
Ao voltar para a página inicial da Caixa, entre com o seu usuário. Assim, uma nova página carregará e você poderá adicionar a senha de acesso composta por letras e números conforme feita no cadastro.
Atenção
Com isso, em seguida, confirme suas iniciais como no exemplo abaixo:
Após a instalação, você poderá cadastrar seu computador para tornar o acesso mais seguro e dessa forma, evitar bloqueios em futuras transações.
Como cadastrar o computador no Internet Banking?
Depois de instalar o módulo, é necessário cadastrar o computador no Internet Banking da CAIXA. Para isso:
- acesse sua conta no Internet Banking;
- na tela de segurança, clique em “Cadastrar Computador”;
- escolha um nome para o dispositivo (como “Meu PC” ou “Notebook Pessoal”);
- confirme seus dados (CPF e data de nascimento);
- defina a validade do cadastro (pode ser permanente ou por um período específico);
- conclua o processo e aguarde a confirmação.
O cadastramento do dispositivo garante que apenas computadores reconhecidos possam acessar sua conta e assim, reduz o risco de fraudes.
Solução de problemas na instalação do Módulo
Caso tenha dificuldades na instalação ou apareçam mensagens de erro, confira as soluções mais comuns:
Erro ao baixar o módulo: verifique se seu navegador permite downloads de arquivos executáveis |
Módulo não funciona após a instalação: reinicie o computador e tente novamente |
Problema de compatibilidade com o navegador: teste outro navegador e verifique se ele está atualizado |
Acesso bloqueado mesmo após cadastrar o computador: entre em contato com o suporte da CAIXA para verificar se há algum bloqueio na conta |
Atenção
Conclusão
O Módulo Adicional de Segurança da CAIXA é fundamental para proteger sua conta contra acessos indevidos e fraudes. Por isso, para garantir uma experiência segura, é importante baixar o módulo apenas no site oficial da CAIXA, manter o navegador e o sistema sempre atualizados, nunca compartilhar sua senha e evitar acessar o Internet Banking em computadores públicos ou redes Wi-Fi abertas.
Caso tenha dúvidas sobre a instalação ou o uso do módulo, entre em contato com o suporte da CAIXA. Dessa forma, seguindo essas recomendações, você poderá utilizar o Internet Banking com mais tranquilidade e segurança!
Sugestões de leituras do iDinheiro:
- Como abrir conta poupança na Caixa para menor de idade? Entenda o que você precisa saber!
- Como aumentar o limite da poupança e Conta Fácil Caixa?
- Veja como consultar saldo da conta poupança Caixa pelo celular
- Para que serve o Módulo Adicional de Segurança da CAIXA?
Ele garante que apenas computadores autorizados possam acessar sua conta, protegendo contra ataques de hackers e possíveis invasões.
- Preciso instalar o Módulo Adicional de Segurança da CAIXA em todos os dispositivos que utilizo?
Sim, ele deve ser instalado em cada computador que você deseja usar para acessar o Internet Banking com segurança.
- O que fazer se o módulo não funcionar após a instalação?
Se o módulo não funcionar após a instalação, tente reiniciar o computador e acessar novamente. Verifique se o navegador está atualizado e, se necessário, teste outro compatível. Caso o problema persista, desative temporariamente o antivírus e tente reinstalar o módulo. Se nenhuma dessas soluções resolver, entre em contato com o suporte da CAIXA para obter assistência.
- Como entrar em contato com a CAIXA para suporte técnico?
Você pode ligar para o 0800 726 0101 ou acessar o site oficial da CAIXA para mais informações e suporte sobre o módulo de segurança.
- O módulo de segurança pode ser instalado em celulares?
Não, ele é exclusivo para computadores. O aplicativo CAIXA já possui medidas de segurança próprias para dispositivos móveis.
Pior banco da terra
Tudo é burocracia
O APP da Caixa não funciona mais, tive que desinstalar. Aparece uma mensagem de erro em vermelho e sequer acessa o internet banking. Como eu instalo o modo de segurança da Caixa no Celular para acessar pelo site meu internet banking? Meu celular é Android 10. Obrigada.
Dayene, acredito que a opção do módulo de segurança funciona apenas para o internet banking, ou seja, pelo computador. No caso do app, é preciso entrar em contato com o suporte tecnológico da caixa, vou deixar os contatos aqui: 4004 0104- Capitais e regiões metropolitanas 0800 104 0104- Demais regiões
Vocês complicam muito.
Meu nome é Fernanda
X5conta não não castadado não foi possível efetuar adesão.
Está bloquedo como faz pra descobloquar a senha da a
Amigo não estou conseguindo instalar ele no meu telefone xiaomi.
Problemas de compatibilidade, só com suporte técnico da Caixa.
Talvez outro usuário de Xiaomi apareça para ajudar, mas infelizmente, não tenho conhecimento do problema.
eu tento criar a conta internet banking pele celular e pelo computador e não vai fica dando isso
X5 – Senha da Conta não cadastrada. Não foi possível efetuar a Adesão.
Como digitar para assinatura eletrônica 10/29/1940. O teclado não volta e se voltasse 1 até 42 é demias.
Explique por favor.
obrigada
Não entendi sua questão.
Fiz um depósito na conta do meu sogro mas nao caiu e ja tem 8 dias.e pior que perdi o comprovante.oq posso fazer agora?
Ela retornou para sua conta, Denise?
BOM DIA!
Não estou conseguindo baixar o Módulo Adicional de Segurança da Caixa, através do Mozilla.
De fato, há várias incompatibilidades. Se o problema é só no Mozilla, experimente usar outro navegador.
Instalei o app Caixa, tento acessa minha conta faço todo o procedimento para cadastro, e quando vou acessar, diz que a senha de internet nao esta cadatrada, ou a maquina nao esta cadastrada. Me ajude!
Você tem sua assinatura eletrônica, Ana?
Hoje eu abri uma conta na lotérica
Pra receber os direitos da empresa que eu trabalhava ,me informaram que a conta que eu abri na lotérica tem um limite de depósito ,então o limite pra desisto e só se eu for fazer o depósito na lotérica ,ou a empresa pode deposita qualquer valor na minha conta sendo que o depósito será feito em uma agência
O limite é da conta fácil
. Clique no link para mais explicações, Weslley.
Toda vez que vou acessar minha conta o sistema pede que instale o modulo de segurança da caixa, e nunca tinha acontecido isso, estou com medo que seja virus, alguem pode me ajudar.
Idio, pode ser que há uma nova versão e necessite atualização.
Verifique se as informações estão vindo pelo site da CAIXA.
olá, bom dia.
Estou tentando fazer uma transferência online e não estou conseguindo. Está alegando que minha conta está bloqueada para transferências. Porque? e como faço para desbloquear. Grato!
João, entre em contato com seu banco para saber os motivos. Não temos acesso a esse tipo de informação.
Boa noite!
Estou tentando baixar no Windows Vista e não estou conseguindo. Ele informa: “Não foi possível fazer download. Tente mais tarde.” Vi no site que o programa não é compatível ao Vista. Pode ser isso?
Raquel, acho que é compatível com Vista sim.
Em todo caso, tente instalar no modo de compatibilidade de seu sistema operacional e escolha uma nova versão.
Flávio, meu nobre, realizei exatamente como descrito, porém ao abrir o Navegador Mozilla Firefox novamente para acessar, ele manda baixar novamente o Módulo Adicional, dizendo que o computador não tem instalado o mesmo, sendo que fiz e instalei já umas 10 vezes. Até reiniciei o PC. Com o Chrome não houve problema algum, adicionei o Módulo de proteção e o plugin rodou perfeitamente. O que achas que ocorre no meu Navegador Firefox?
Fabio, acredito que, no Firefox, seja necessário instalar uma extensão para o navegador também. Era assim há um tempo atrás, não estou certo se continua.
Lembro que esta extensão do Banco do Brasil tinha algumas incompatibilidade com os serviços do Google como as Planilhas, então nunca mais usei o Firefox para o Banco.
Não acho que seja algo de errado com seu navegador especificamente, mas estes programas devem ter tantas variáveis e modificar tanto o funcionamento normal, que não funcionar é só mais uma possibilidade.
você teria um link com instalador offline atualizado de 2016 do modulo da caixa?
Diogo, sempre use o instalador baixado diretamente do site da CAIXA. Qualquer outra fonte pode ser insegura.
Acesse: https://internetbanking.caixa.gov.br/siwin/adesao/instalaGbuster.do
Bom dia
Moro no exterior e sempre movimentei e fiz pagamentos por internet. De uma hora pra outra o aplicativo me pede número do celular e como é do exterior nao enviam código. E no computador também nao funciona mais. O módulo estava instalado e pede pra instalar de novo. Só que nao completa. E da erro. Será que nao posso mais utilizar desde aqui.?
Ana,
Realmente, não sei como lhe ajudar. Somente o suporte direto da CAIXA poderá dizer algo mais concreto sobre seu caso. Já tentou o fale conosco? Use este formulário para enviar um email para CAIXA: fale-conosco.caixa.gov.br/wps/portal/faleconosco/home/formulario/duvidas/
Em pouco tempo lhe retornarão. Se puder, volte ao blog e relate sua experiência, pois poderá ser útil a outras pessoas.
Bom dia Flavio
Ontem provei acessar em outro computador publico e consegui instalar…Então o problema esta no meu…Ñao entendo por que sempre funcionou. Já desativei antivirus e nada. Desinstalei o modulo e voltei a instalar e ai já nem abre a pagina da caixa…quando desinstalei e voltei a instalar da erro ao instalar warsaw.
Se alguém puder me ajudar a gradeço.
Oi Ana, tente também deletar o cache de seus navegadores.
Eu tambem moro no exterior e estou passando pelo mesmo problema. Uso o site da Caixa ha muito tempo. De repente, logo depois do ano novo, o site parou de funcionar. Diz que esta faltando o Modulo Adicional de Seguranca (que ja esta instalado). Instalei novamente o modulo e nao adianta, continua dizendo que nao tem. Esta ridiculo.
até o mes passado, eu acessava normalmente, agora não consigo mais em nenhum dos navegadores (firefox, chrome e opera). A CAIXA esta sempre alterando os aplicativos e os usuários que se virem. quando acesso o IB pede a instalação do módulo que após baixado, não instala. meu java esta atualizado e continua com o mesmo problema!!!
Tentou entrar em contato com o suporte técnico, Borelli?
Se nada nessa página ajudar: https://imagem.caixa.gov.br/asc/suporte.htm tente o 0800 726 0104
Olá, eu baixo o instalador do módulo adicional e o executo. Ele inicia as etapas de instalação, mas no emperra numa das etapas (instalar plugin). Aparece a mensagem de que ocorreu um erro e que “não foi possível fazer o download do arquivo, tente novamente mais tarde”. Já fiz de tudo, reiniciei, desativei a varredura de downloads do MacAffe, atualizei o Java. Já estou desde de manhã tentando. Meu computador é um Windows 10 e uso o Mozilla e o Internet Explorer. O que poderia fazer para resolver? Desde já, fico muito grato pela ajuda.
Charles, tentou o contato com a equipe de atendimento da CAIXA?
Por este link https://fale-conosco.caixa.gov.br/wps/portal/faleconosco/home/formulario/duvidas/ eles podem ser mais específicos. Questões técnicas é difícil de responder não fazendo parte da equipe do banco.
Para acessar a conta pelo aplicativo no celular tbm pede o módulo de segurança!!
No celular?
Pode especificar qual mensagem recebe, André.
Vamos preparar um post em breve sobre o assunto, mas de todas as vezes que colocamos o aplicativo da CAIXA em um celular, você só precisa autorizar pelo computador (este exige o módulo adicional de segurança, nunca o celular).
Aparece a seguinte msg…Senhor(a) cliente,
Identificamos que esse computador não possui o seguinte critério de segurança.
Extensão do Chrome para o Módulo Adicional de Segurança CAIXA.
Após finalizar a instalação você terá mais proteção nas suas transações ao utilizar o Internet Banking CAIXA.
Victor, neste caso, visite a Chrome Web Store e baixe a extensão da CAIXA. Algumas versões antigas do Chrome exige isso, veja: https://imagem.caixa.gov.br/asc/tutorial.htm
Caso prefira, poderá usar outro navegador que não tenha a exigência de uma extensão.
não consigo pagar minhas contas pelo internet banking por causa do sistema de segurança.
Baixei o programa do play store mas pede o modulo de segurança do google chrome…
Victor, na play store, você tem o aplicativo da caixa. O módulo adicional de segurança é para usar o internet banking no computador. Uma vez que tiver acesso total ao computador, como descrito acima, você poderá habilitar o aplicativo para fazer transações.
Como fazer esse processo no android???
Patrícia, não existe módulo de segurança para Android. O que é preciso fazer, é instalar o app em seu aparelho e então cadastrá-lo pelo internet banking da CAIXA.
Como baixá-lo? Para android
Isabel, para usar no celular Android, você não precisa de um módulo adicional no smartphone, apenas o aplicativo.
Baixe o aplicativo CAIXA na Play Store e, tente fazer o login com seus dados. Chegará um momento em que receberá um código que deverá ser cadastrado no internet banking. Só depois o celular estará disponível para transações.
O meu quando vou fazer transação pelo smartphone , depois de tudo pronto
Vem a seguinte mensagem “assinatura eletrônica inválida”
Sendo que a mesma assinatura eletrônica e senha eu uso para ver meu saldo extrato e tudo mais . Pode me ajudar ?
A assinatura eletrônica é diferente da senha que você usa normalmente, Robson.
Veja esta matéria.
Como faço para recupera minha senha de 4 digito
Amigo, preciso saber como executar todo esse processo no android…
Raissa, o Android não tem este módulo adicional. Para usar o aplicativo pelo celular, você tem que baixá-lo para o telefone e tentar fazer o acesso. Então, pelo internet banking, você deverá aceitar o celular como dispositivo para transações.
Meu aplicativo tá bloqueado no z5