Quais São as Operações da CAIXA?

Aprenda a identificar o número da operação da sua conta da CAIXA e veja quais são os diferentes tipos de contas com seus respectivos números.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Quais São as Operações da CAIXA?

Por mais que estejamos acostumados a lidar com o sistema bancário, às vezes aparecem algumas dúvidas na hora de realizar atividades simples. A transferência entre contas pode ser uma dessas atividades que nos deixam confusos, primeiro porque cada banco segue uma lógica diferente na realização da transação e também por causa das informações solicitadas.

No caso da Caixa Econômica, para que seja realizada a transferência é preciso saber o número da operação, além, é claro, da agência e da conta. Mas afinal, o que significa essa operação?

Continua após a publicidade

O que é o número da Operação?

O número da operação se refere ao tipo de conta possuída por aquele cliente. Se você tem uma conta corrente, por exemplo, o número da operação é 001. Já para a poupança, o número é 013. Desse modo, é possível identificar se a conta é de pessoa física ou jurídica, se pertence a uma entidade pública, se é uma conta salário, especial dentre outras informações. A melhor maneira de identificar o número da operação é observando atentamente o seu cartão da CAIXA, conforme mostraremos a seguir.

Como Saber o Número da Operação?

Se você tem uma conta na Caixa e não sabe qual é o número da operação, pegue seu cartão e observe as informações contidas na parte da frente, como no modelo:

Observando a imagem, você pode notar a existências de 3 sequências numéricas abaixo do nome do titular. Esses números se referem respectivamente a agência, número da operação e conta, da seguinte maneira:

Cartão CAIXA Fácil
Cartão CAIXA Fácil

Seguindo exemplo, fica fácil encontrar todas essas informações no seu próprio cartão. Para facilitar, vale a pena ver também esse vídeo:

Quais os diferentes Tipos de Contas?

Como mencionamos antes, o número da operação se refere a um tipo de conta. Assim, se você for fazer uma transferência e não sabe qual é a operação, é possível identificar o número pelo tipo de conta do beneficiário. Os números são categorizados da seguinte forma:

  • 001 – Conta Corrente de Pessoa Física
  • 002 – Conta Simples de Pessoa Física
  • 003 – Conta Corrente de Pessoa Jurídica
  • 006 – Entidades Públicas
  • 007 – Depósitos Instituições Financeiras
  • 013 – Poupança de Pessoa Física
  • 022 – Poupança de Pessoa Jurídica
  • 023 – Conta Caixa Fácil
  • 028 – Poupança de Crédito Imobiliário
  • 032 – Conta Investimento Pessoa Física
  • 034 – Conta Investimento Pessoa Jurídica
  • 037 – Conta Salário
  • 043 – Depósitos Lotéricos
  • 131 – Poupança Integrada

Sabendo disso, é possível deduzir, por exemplo, que o número da operação para um cliente que tem conta de pessoa jurídica é 002. De todo modo, a melhor maneira de confirmar esses dados é perguntando ao dono da conta antes de realizar a transferência.

Quais as melhores dicas na hora de realizar operações da Caixa Econômica Federal?

Na hora de realizar a transação, tenha os dados necessários (agência, conta, número da operação e nome do beneficiário em mãos). Para transferências entre bancos diferentes, também é necessário informar o CPF ou CNPJ de quem irá receber o valor.

Quando o número da agência, conta ou operação tem menos dígitos que os solicitados, você deve completar o que falta com zeros. Vamos supor, por exemplo, que a conta tenha apenas 3 dígitos: 324. Então, na hora de digitar acrescente 000 antes do 324 e o código verificador.

Se você tem uma conta da CAIXA, lembre-se sempre de informar qualquer pessoa que for transferir dinheiro para você do número da operação. Na dúvida, basta seguir as instruções acima para reconhecer o número. Sem ele não é possível completar a transferência corretamente.

Durante as transações, o cliente caixa pode se deparar com um novo código, 1288, 013-1288, PF-013/1288, ou algo assim. Isso é parte da modernização da Caixa e, em breve, os números de conta poupança passarão a ter um padrão único de 13 números.

Até que a mudança ocorra, as transações podem ser feitas normalmente utilizando a operação 013, mesmo que essa venha acompanhada do número 1288.

Então, as informações sobre as operações da Caixa foram úteis para você? Assine a newsletter do iDinheiro e receba mais informações que vão ajudar na sua gestão financeira.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

351 comentários

  1. Gisleine

    Olá, boa tarde tenho conta na caixa e n consigo cadastrar o novo número pra fazer transferência, pois não sei se precisa usar os 3 zeros que estão na frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.