CAIXA Internet Banking: Senha de acesso bloqueada e cadastro de usuário

Recebeu a mensagem “X5 – Senha de acesso bloqueada. Cadastre um novo usuário” no Internet Banking da Caixa e quer resolver? Veja como evitar que o erro aconteça e como corrigir cadastrando um novo usuário.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

CAIXA Internet Banking: Senha de acesso bloqueada e cadastro de usuário

O internet banking da CAIXA, embora bem funcional, não é dos melhores disponibilizado pelos principais bancos. Há muita burocracia para instalar o módulo adicional de segurança, onde nem todos os navegadores aceitam os módulos que poderão ser utilizados, e também para conseguir fazer alguma transação com a Assinatura Eletrônica que frequentemente é bloqueada em alguma transação.

Dentro os vários problemas que o usuário pode encontrar, um deles é ter sua senha de acesso ao internet banking bloqueada.

Continua após a publicidade

Não se trata da Assinatura Eletrônica, que dá o aceite nas transações, mas da senha de acesso ao internet banking, composta de letras e números junto com seu nome de usuário.

Muitas pessoas, sem motivo aparente ,acabam por deparar com a mensagem de erro como a demonstrada abaixo.

Continua após a publicidade

X5 – Senha de acesso bloqueada. Cadastre um novo usuário.

Uma situação bem desagradável para quem quer fazer uma transação e não consegue acessar sua conta. O lado positivo, se é que há algum, é que este problema é facilmente contornável.

Basta fazer um novo cadastro no internet banking e voltar a utilizar sua conta normalmente. Inclusive, sua assinatura eletrônica. Veja abaixo como prosseguir.

Como desbloquear a senha de acesso CAIXA

Quando alguém tenta entrar no internet banking do banco e depara com a mensagem de erro, basta entender o que se passa e reconstituir alguns passos para fazer o desbloqueio.

Se observarmos, a mensagem abaixo já indica que nós mesmos poderemos resolver o problema, afinal, está solicitando para um novo cadastro.

Continua após a publicidade

X5 - Senha de acesso bloqueada. Cadastre um novo usuario.
X5 – Senha de acesso bloqueada. Cadastre um novo usuario.

Volte a página inicial

Depois de receber esta mensagem de erro, volte até a página inicial do internet banking como se fosse acessar sua conta.

Escolha a opção Cadastrar e dê o aceite no contrato

Porém, desta vez, escolha a opção Cadastrar como feito na primeira vez. Em seguida, leia e aceite o contrato.

Cadastrar novo usuário na CAIXA
Cadastrar novo usuário na CAIXA

Com o contrato e regulamento aceitos, você será direcionado a uma nova tela onde seus dados pessoais serão inseridos.

Insira seus dados solicitados

Na sequência, você precisará inserir Nome completo, CPF e Data de nascimento. Então, depois será a vez de colocar os dados da conta a qual quer fazer cadastro. Nesse caso, utilize o Tipo de conta, Agência, Conta e Senha.

Continua após a publicidade

Já no campo senha, você terá que utilizar a senha para movimentação bancária, aquela relacionada a seu cartão de débito.

Confirmar conta CAIXA
Use seus dados para confirmar sua conta na CAIXA Econômica Federal

Fique atento pois nesse momento poderá receber algumas mensagens de erro como:

  • X5 – Senha da Conta não confere. Não foi possível efetuar a Adesão
  • X5 – PER004 – Sistema temporariamente indisponível

Nesses casos, tente novamente se não conseguir em uma primeira vez.

Confirme a exclusão do usuário já existente para solucionar o problema de senha de acesso bloqueada

Na tela seguinte, você receberá a mensagem abaixo:

Você já possui um USUÁRIO com acesso ao RECURSO informado, e sua inclusão em um novo USUÁRIO irá provocar a exclusão do USUÁRIO já existente, você confirma a exclusão?

Confirme, pois será preciso o registro de usuário anterior para cadastrar um novo. Então, se estiver tudo normal neste ponto, clique em continuar e digite a senha na tela seguinte.

Usuário e Senha CAIXA
Usuário e Senha CAIXA

Lembre-se que deverá salvar o nome de usuário e senha para todo acesso, portanto, utilize algo fácil de lembrar, mas que não seja óbvio para outras pessoas. A senha deve contar letras e números, lembrando que você poderá usar o mesmo nome de usuário e senha de antes.

Confirme os últimos dados para finalizar o cadastro de novo usuário

Depois desse ponto, haverá mais algumas confirmações. Veja se seus dados estão corretos e continue até acessar o internet banking CAIXA.

Continua após a publicidade

Quais são os principais motivos do erro “X5 – senha de acesso bloqueada (e como resolver)?

Os sistemas de internet banking de qualquer instituição deve atender padrões mínimos de segurança conforme previsto na Resolução n. 4658.

Então, além da falha do sistema, que teria que ser corrigido pela Caixa, também podemos considerar fatores externos relacionados ao dispositivo que você está tentando usar para acessar sua conta.

Dessa maneira, aqui vão alguns motivos para o erro x5 senha de acesso bloqueada e o pedido de cadastro de novo usuário que você pode evitar:

  • não ter os cookies do navegador ativados para o internet banking da Caixa;
  • excesso de dispositivos cadastrados para acesso ao Internet banking (cada cliente pode ter até 10 dispositivos diferentes cadastrados, inclusive contanto o smartphone com o Caixa Tem instalado);
  • equipamento não tem os requisitos operacionais mínimos (versão operacional e do navegador atuais e compatíveis com o sistema);
  • interromper o processo que baixa o módulo adicional de segurança do programa da Caixa.

Se alguma dessas situações não estão integralmente regularizadas, então podem estar contribuindo para a incidência do erro x5 de senha de acesso bloqueada.

Continua após a publicidade

Entretanto, não são os únicos possíveis problemas, e você vai perceber que outros correntistas da Caixa estão relatando problemas parecidos.

O que dizem nossos leitores sobre a senha de acesso bloqueada e o cadastro de novo usuários no Internet Banking da Caixa?

Ao que tudo indica, os erros de senha de acesso bloqueada e no cadastro de usuários no Caixa Internet Banking são frequentes.

Em uma rápida volta pelos comentários, percebemos que o erro x5 de senha de acesso bloqueada está acontecendo regularmente, o banco já tem ciência e tenta solucionar. Todavia, alguns canais de atendimento Caixa estão despreparados ou não conseguem orientar seus clientes.

Aliás, veja aqui alguns exemplos:

comentário de leitor do iDinheiro
comentário de leitor do iDinheiro

Nesses casos, os clientes até consideram mudar de banco para terem uma ferramenta de gestão de conta online mais eficiente e segura, afinal de contas, desejam fazer suas transações bancárias sem a preocupação com golpes e fraudes financeiras que pedem que o cliente repita a senha diversas vezes.

Continua após a publicidade

comentário de leitor do iDinheiro

Você também tem problemas com a senha de acesso bloqueada na Caixa para o Internet Banking e está considerando mudar sua conta para outra instituição? E, por fim, já considerou migrar sua movimentação bancária para os bancos digitais?

Como eles são, por essência, digitais, suas soluções de internet banking e aplicativo costumam ser mais inovadoras e fáceis de gerenciar. Então, quer uma ajuda para escolher? Pois recomendo dois comparativos que fizemos recentemente para indicar as melhores opções:

Faça sua análise a partir dos nossos rankings e depois comente. Por fim, se quiser mais informações e dicas para gestão pessoal bancária, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

680 comentários

  1. Artigo muito bem feito e bem completo. Muito obg e parabéns!

  2. Leonardo

    o que eu faço pr desbloquear minha senha do app

  3. mirislandia31@hotmail.com

    Não consigo acessar ninha conta já fiz todo o processo e no final x5 este aplicativo nao fuciona fiu no banco ninguém resolve já estou pensando sendo em mudar de banco. liga no 0800 ninguém sabe resolver o problema.

  4. Continua após a publicidade

  5. Mirian Viana

    Minha conta foi bloqueada,não consigo acessar meu aplicativo,o que faço???

  6. Vania gutierrez

    Não entendi por que minha senha digital foi bloqueada e agora não consigo acessar minha conta
    Fiz o passo a passo e até desinstalei o aplicativo e nada aparece conta bloqueada ( x5 )

  7. Rosângela

    Não consigo acessar meu app fala que o usuário está bloqueado Faço tudo passo a passo e não desbloqueia o que eu Faço

  8. Silvana de

    Eu não só quero como já mudei de banco. Perco horas na Caixa para desbloquear a assinatura, recebi uma assinatura provisória, chego em casa não funciona. Não consegui pagar meus boletos e vou ter que pagar com juros por conta desta porcaria de caixa econômica.

  9. Sandra Bisi

    OBSERVEI QUE ESTES ERROS ESTÃO ACONTECENDO COM MAIS FREQUENCIA DEPOIS QUE MUDARAM AS CONTAS POUPANÇAS PARA CONTAS DIGITAIS, FICOU IMPOSSIVEL DE SE ACESSAR. PÉSSIMO O PLICATICO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.