CAIXA Internet Banking: como resolver erro X5 – Senha de acesso bloqueada e cadastro de usuário

Recebeu a mensagem “X5 – Senha de acesso bloqueada. Cadastre um novo usuário” no Internet Banking da Caixa e quer resolver? Veja aqui o passo a passo para esse e outros erros X5 Caixa no aplicativo e Caixa Tem.

Continua após a publicidade

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

O Caixa Internet Banking informou que sua senha de acesso está bloqueada e pediu para cadastrar usuário Caixa justamente quando você tem uma urgência para resolver? Saiba que dá para solucionar esse erro X5 Caixa no celular, computador e aplicativo Caixa Tem de diferentes maneiras.

O internet banking da CAIXA, embora fácil de usar, há muita burocracia para instalar o módulo adicional de segurança (nem todos os navegadores aceitam) e também para conseguir fazer alguma transação com a Assinatura Eletrônica, que frequentemente é bloqueada, não é mesmo?

Dentro os vários problemas e situações do site da Caixa com problemas que o usuário pode encontrar, um deles é ter sua senha de acesso ao internet banking bloqueada, o erro X5 que recomenda cadastrar novo usuário Caixa.

Não se trata da Assinatura Eletrônica, que dá o aceite nas transações, mas da senha de acesso ao internet banking Caixa, composta de letras e números junto com seu nome de usuário.

Continua após a publicidade

Muitas pessoas, sem motivo aparente, acabam por deparar com a mensagem de erro como a demonstrada abaixo.

erro X5 da Caixa, senha de acesso bloqueada
X5 – Senha de acesso bloqueada. Cadastre um novo usuário.

Uma situação bem desagradável para quem quer fazer uma transação e não consegue acessar sua conta. O lado positivo é que este erro X5 Caixa é facilmente contornável.

Basta fazer um novo cadastro no internet banking e voltar a utilizar sua conta normalmente. Veja abaixo como cadastrar usuário Caixa novamente.

Como desbloquear a senha de acesso CAIXA

Quando alguém tenta entrar no internet banking Caixa e depara com a mensagem de erro X5, basta entender o que se passa e reconstituir alguns passos para fazer o desbloqueio.

Continua após a publicidade

Se observarmos a mensagem novamente, ela já indica que nós mesmos poderemos resolver o problema, afinal, está solicitando para cadastrar usuário Caixa mais uma vez.

destaque do erro x5 internet banking da Caixa
O erro X5 do internet banking da Caixa já indica o que precisa ser feito

Volte a página inicial

Depois de receber esta mensagem de erro, volte até a página inicial do internet banking Caixa como se fosse acessar sua conta.

Escolha a opção Cadastrar e dê o aceite no contrato

Porém, desta vez, escolha a opção Cadastrar como feito na primeira vez. Em seguida, leia e aceite o contrato.

Cadastrar usuário CAIXA novamente
Cadastrar novo usuário na CAIXA

Com o contrato e regulamento aceitos, você será direcionado a uma nova tela onde seus dados pessoais serão inseridos.

Continua após a publicidade

Insira seus dados solicitados

Na sequência, você precisará inserir Nome completo, CPF e Data de nascimento. Então, depois será a vez de colocar os dados da conta a qual quer fazer cadastro. Nesse caso, utilize o Tipo de conta, Agência, Conta e Senha.

Já no campo senha, você terá que utilizar a senha para movimentação bancária, aquela relacionada a seu cartão de débito.

Confirmar conta CAIXA
Use seus dados para confirmar sua conta na CAIXA Econômica Federal

Fique atento pois nesse momento poderá receber algumas mensagens de erro do próprio Internet Banking Caixa como:

  • X5 – Senha da Conta não confere. Não foi possível efetuar a Adesão
  • X5 – PER004 – Sistema temporariamente indisponível

Nesses casos, tente novamente se não conseguir em uma primeira vez.

Confirme a exclusão do usuário já existente para solucionar o problema de senha de acesso bloqueada

Na tela seguinte, você receberá a mensagem abaixo:

Você já possui um USUÁRIO com acesso ao RECURSO informado, e sua inclusão em um novo USUÁRIO irá provocar a exclusão do USUÁRIO já existente, você confirma a exclusão?

Confirme, pois será preciso o registro de usuário anterior para cadastrar um novo. Então, se estiver tudo normal neste ponto, clique em continuar e digite a senha na tela seguinte.

Continua após a publicidade

Usuário e Senha CAIXA
Usuário e Senha CAIXA

icon

O que é usuário na Caixa Econômica Federal e seu Internet Banking?

Para consultar sua conta pelo Internet Banking, é preciso ter um usuário vinculado a ela. Assim, com um usuário validado, você terá um acesso seguro e com facilidades para gerenciar seu dinheiro e dados.Além disso, se você se cadastrou pelo Caixa Tem, seu usuário será o número do seu CPF. Mas se tiver cadastrado pelo computador, será um nome com letras e números.

Lembre-se que deverá salvar o nome de usuário e senha para todo acesso, portanto, utilize algo fácil de lembrar, mas que não seja óbvio para outras pessoas. A senha deve conter letras e números, evocê poderá usar novamente o mesmo nome de usuário e senha de antes.

Confirme os últimos dados para finalizar o cadastro de novo usuário

Depois desse ponto, haverá mais algumas confirmações. Veja se seus dados estão corretos e continue até acessar o internet banking CAIXA.

Pronto! Seguindo esses passos, você não terá que recorrer aos canas de atendimento CEF e dizer “não consigo acessar o aplicativo Caixa ou Internet Banking da Caixa Econômica Federal”.

Quais são os principais motivos do erro X5 – senha de acesso bloqueada (e como resolver)?

Os sistemas de internet banking de qualquer instituição deve atender padrões mínimos de segurança conforme previsto na Resolução n. 4658.

Continua após a publicidade

Então, além da falha do sistema, que teria que ser corrigido pela Caixa, também podemos considerar fatores externos relacionados ao dispositivo que você está tentando usar para acessar sua conta.

Dessa maneira, aqui vão alguns motivos para o erro x5 Caixa – senha de acesso bloqueada, e o pedido de cadastro de novo usuário que você pode evitar:

  • não ter os cookies do navegador ativados para o internet banking Caixa;
  • excesso de dispositivos cadastrados para acesso ao Internet banking (cada cliente pode ter até 10 dispositivos diferentes cadastrados, inclusive contanto o smartphone com o Caixa Tem instalado);
  • equipamento não tem os requisitos operacionais mínimos (versão operacional e do navegador atuais e compatíveis com o sistema);
  • interromper o processo que baixa o módulo adicional de segurança do programa da Caixa.

Se alguma dessas situações não estão integralmente regularizadas, então podem estar contribuindo para a incidência do erro x5 de senha de acesso bloqueada Caixa.

Entretanto, não são os únicos possíveis problemas, e você vai perceber que outros correntistas da Caixa estão relatando problemas parecidos.

Continua após a publicidade

O que dizem nossos leitores sobre a senha de acesso bloqueada e o cadastro de novo usuários no Internet Banking da Caixa?

Ao que tudo indica, os erros de senha de acesso bloqueada e no cadastro de usuários no Caixa Internet Banking são frequentes.

Em uma rápida volta pelos comentários, percebemos que o erro x5 de senha de acesso bloqueada está acontecendo regularmente, o banco já tem ciência e tenta solucionar. Todavia, alguns canais de atendimento Caixa estão despreparados ou não conseguem orientar seus clientes.

Aliás, veja aqui alguns exemplos:

comentário de leitor do iDinheiro
comentário de leitor do iDinheiro

Nesses casos, os clientes até consideram mudar de banco para terem uma ferramenta de gestão de conta online mais eficiente e segura, afinal de contas, desejam fazer suas transações bancárias sem a preocupação com golpes e fraudes financeiras que pedem que o cliente repita a senha diversas vezes.

comentário de leitor do iDinheiro

Viu que o erro X5 Caixa é frequente e não atrapalha só a sua vida? Nossos leitores também já relataram outras dúvidas relacionadas ao Internet Banking Caixa. Então, vamos listar as principais informações que podem complementar sua pesquisa, ok?

Continua após a publicidade

Como cadastrar no aplicativo Caixa?

No computador, acesse o site da Caixa e faça a seguinte sequência: Acessar minha conta > Cadastrar > Insira seus dados da conta e dados pessoais > Concorde com o regulamento do Cadastro de Usuário.

Além do usuário e senha do Internet Banking da Caixa, você também precisa da Assinatura Eletrônica para confirmar transações e pagamentos na sua conta. E, no caso dela, seu cadastro ou troca só podem ser feitas nas agências Caixa para sua segurança.

O que significa X5 no aplicativo da CAIXA?

O código X5 é usado para notificar vários erros no sistema da Caixa. Assim, é acompanhado de uma explicação que direciona como proceder com o problema de acordo com o dispositivo usado.

X5 – senha de acesso bloqueada/ cadastre novo usuário, por exemplo, foi o erro no Internet Banking Caixa que ensinamos como resolver neste post.

Continua após a publicidade

O que é X5 – computador/dispositivo bloqueado. Favor entrar em contato com o suporte tecnológico?

Outro erro X5 da Caixa que pode acontecer no computador. Uma das recomendações é desinstalar o programa WARSAW, instalar o Modo de Segurança e então, reiniciar o computador.

O que é X5 – Transação negada para esta conta?

Acontece no aplicativo Caixa Tem e, o mais comum é que esteja relacionado a tentativa de realizar uma transação fora do horário de funcionamento de 8h às 17h. Se você estiver usando uma versão antiga do app, esse erro X5 Caixa também pode acontecer.

Erro X5 Caixa, como resolver no celular?

O erro X5 Caixa pode aparecer por alguns motivos. Por isso, a análise da informação que vem acompanhada dele vai ajudar na resolução. Em alguns casos, a solução será cadastrar usuário Caixa novamente.

Em outros, o contato com o suporte tecnológico da instituição será o recomendado, como é o caso de microempreendedores que tentam usar o aplicativo Caixa Tem para pagar as guias MEI e recebem o erro X5. O telefone do canal de atendimento é 3004 1104 ou 0800 726 0104.

Continua após a publicidade

Como proceder com o Erro X5 – Senha da Conta não cadastrada. Não foi possível efetuar a Adesão?

Esse erro normalmente acontece quando um usuário tenta usar o Internet Banking Caixa para confirmar a contratação de um produto ou serviço, como é o caso de um empréstimo consignado.

Nesse caso, é preciso analisar se a senha que você está tentando utilizar é a de movimentação da conta, afinal de contas, para acessar o Internet Banking Caixa é preciso usar a senha específica.

Se estiver usando a senha do Internet Banking ou aplicativo corretamente, será preciso acionar o suporte tecnológico da Caixa nos números 3004 1104 ou 0800 726 0104.

Esperamos que essas orientações ajudem a solucionar seu problema com a senha de acesso bloqueada na Caixa para o Internet Banking. Mas, se você acha que o sistema da instituição é difícil de usar, pode considerar a possibilidade de trocar de banco e não sofrer mais com a conta bloqueada Caixa.

Continua após a publicidade

Hoje, com a portabilidade, você pode transferir sua gestão financeira para qualquer banco, sem nenhum custo. E, assim, optar por uma conta que tenha tudo que você precisa, inclusive um aplicativo e internet banking fácil de usar.

Mas, antes de fazer isso, recomendamos estudar as opções e, até mesmo, usar as duas contas por um tempo para analisar qual delas é, realmente, melhor para você. Se quiser conhecer algumas contas digitais, pode usar nosso comparativo 2021 para saber quais as melhores.

Você também pode avaliar pelos melhores bancos digitais 2021, a parte boa é que a maioria deles é gratuita.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

702 comentários

  1. Rafael Rodrigues

    Não tô conseguindo entrar no na minha conta da Caixa

  2. José

    No meu aparece x5 senha eletronica vencida tento mudar mas continua dando erro

  3. FELIPE RODRIGUES

    A senha que pede a mesma do cartão de crédito ou débito, mas se não uso nenhum dos mesmos , apenas para acesso da conta poupança, nesse caso qual senha que tenho que usar ?

  4. Continua após a publicidade

  5. Poliana Cordeiro

    O problema é que tá bloqueando 1x por semana… tenho 2 contas na caixa (fisica e juridica), e o gerente falou que é conflito entre elas ¬¬’
    Toda santa semana tenho que refazer o cadastro de uma delas e sempre quando tô com pressa…

  6. Elizabete feliz

    Olha a caixa econômica deixou a desejar liguei várias benzer pra saber quanto eu tenho de cota do pis ninguém me deu resposta nenhuma fui abaixar aplicativo da caixa nenhum deu certo é eu fico aqui com cara de boba sem ter explicação nenhuma eu uma senhora de 60 anos vou ficar sem explicação da caixa faça me um favor né eles não atende a gente como deveria aí a gente sem saber o que fazer se nem um aplicativo da caixa da certo no meu celular então me respondo o que eu devo fazer

  7. Elisa

    Não tem opção cadastrar

  8. Daniele

    X5 senha do conta bloqueada.nao foi possivel efetuar a adesão. O que isso significa

  9. GÉSSICA PONTES

    Estou tentando entra no App da caixa e n consego

  10. Tânia PEREIRA

    Conta caixa esta bloqueando no celular nao abre tem como desbloquear agora pra esquece a senha

  11. Antonio

    Muito obrigado..o meu deu certo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.