Onde investir pouco dinheiro? Opções a partir de 1 real!

Investir não é coisa de rico. Você pode encontrar opções baratas para comaumentar seu patrimônio

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Se você deseja começar uma carreira no mercado financeiro, mas não tem um alto valor de aporte disponível, saber onde investir pouco dinheiro pode ser a alternativa ideal para atingir os seus objetivos sem precisar de muito.

Durante muito tempo, o senso comum acreditou que o setor de investimentos era uma área restrita somente para pessoas de alto poder financeiro. No entanto, essa ideia vem se desconstruindo cada vez mais, por meio de aplicações acessíveis, informações descomplicadas e segmentos voltados para o investidor comum.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o mercado de ativos não apenas se tornou mais aberto e inclusivo, como também passou a oferecer várias opções para quem não tem um alto valor disponível, mas não quer abrir mão de investir.

Por isso, se você tem interesse em criar uma carteira de aplicações, mas possui um orçamento apertado, vale a pena conferir onde investir pouco dinheiro, de forma simples e acessível.

Continua após a publicidade

E para te ajudar nessa jornada, nós preparamos um guia especial sobre o assunto, com dicas e opções de produtos baratos, mas que podem proporcionar todas as vantagens dos investimentos.

Onde começar a investir?

Saber onde investir pouco dinheiro pode ser uma das primeiras dúvidas do investidor iniciante. No entanto, existem outras questões que precisam ser levadas em consideração.

Isso porque, embora o mercado financeiro esteja se tornando mais acessível para todas as pessoas, ele ainda possui algumas características que podem fazer a diferença na trajetória do investidor.

Além disso, para começar uma carteira com mais segurança, confiança e tranquilidade, é fundamental saber quais os primeiros passos, além de onde investir pouco dinheiro, para quem quer começar sem um grande orçamento.

Continua após a publicidade

Veja o que levar em conta antes de iniciar sua carreira no mercado, e quais fatores podem influenciar nos seus investimentos:

Objetivos financeiros

Se você quer começar a rentabilizar seu capital e se pergunta “onde investir meu dinheiro?”, saiba que o primeiro passo é definir seus objetivos.

Afinal, todo investidor deve ter metas traçadas, que irão auxiliar na sua trajetória e na escolha dos melhores produtos. Inclusive, os objetivos também poderão indicar onde investir pouco dinheiro e obter resultados favoráveis. Por isso, é fundamental determinar o que você busca no setor de investimentos. Alguns dos objetivos mais comuns são:

As metas do investidor podem ser diversas, e buscar mais de um propósito.  No entanto, é essencial determiná-las antes de seguir com os próximos passos, pois elas serão uma das bases de análise dos melhores produtos, e também mais acessíveis para o seu perfil.

Continua após a publicidade

Perfil de investidor

Depois de definir os seus objetivos, é importante conhecer o seu perfil de investidor. Basicamente, trata-se das características que se enquadram no seu alinhamento financeiro. Atualmente, os três mais populares são:

  • conservador;
  • moderado;
  • agressivo.

Por exemplo, o perfil conservador busca mais estabilidade nos investimentos, e prefere produtos que ofereçam mais segurança e menos riscos, mesmo com uma rentabilidade reduzida.

Enquanto isso, o perfil agressivo procura bons lucros, sem se importar tanto com os fatores de risco do investimento.

Nesse caso, definir o seu perfil também é fundamental para escolher os melhores ativos no futuro, e também para saber onde investir pouco dinheiro de forma que consiga atingir os seus objetivos.

Existem diversas plataformas e especialistas que auxiliam investidores iniciantes a encontrar o seu perfil. Além disso, uma análise simples e individual já pode dar algumas dicas sobre como encontrar o seu alinhamento. Por exemplo:

Continua após a publicidade

  • considere o que é mais importante em um produto para você: a segurança ou os lucros?
  • você está em busca de retorno rápido ou a longo prazo?
  • qual seu nível de tolerância para oscilações de patrimônio?

Essas são algumas das perguntas que podem ajudar a descobrir o seu perfil de investidor, e, com isso, saber onde investir pouco dinheiro de acordo com as suas metas.

Riscos e liquidez

O próximo passo para começar a investir, mesmo com pouco dinheiro, é conhecer mais sobre riscos e liquidez. Essas duas características de um ativo são fundamentais para determinar se ele combina com a sua carteira, com as suas metas e com o seu perfil.

A começar pelos riscos, trata-se das chances de sofrer perdas financeiras. Por exemplo, desvalorização, quebras na Bolsa de Valores ou falência da empresa. Muitas vezes, riscos maiores possuem maior potencial de rendimentos, ou seja, são mais rentáveis, porém com uma menor segurança.

Enquanto isso, outra característica que pode influenciar nas suas decisões de onde investir seu dinheiro é a liquidez. Basicamente, a liquidez é a facilidade com que o investidor pode recuperar o valor investido, ou a rapidez em converter os rendimentos em dinheiro.

Continua após a publicidade

Produtos financeiros com alta liquidez possuem uma conversão mais rápida, alguns com retirada imediata, sem que o investidor perca seus rendimentos ao sacar o ativo antes do prazo.

No entanto, outros ativos podem ter uma taxa de liquidez mais baixa, o que significa que é mais difícil converter os juros em dinheiro, podendo haver até mesmo prejuízos na operação.

Com base nessas características, é possível escolher onde investir pouco dinheiro, para obter resultados positivos e que ajudem a alcançar seus objetivos.

Frequência de investimento

Continua após a publicidade

Um elemento fundamental para começar a investir é determinar a frequência dos aportes. Isso porque não é necessário apenas escolher onde aplicar os recursos e quais os melhores ativos, mas também definir a constância dos aportes, para que o investimento cresça e potencialize os lucros.

Assim, uma das etapas para quem está começando e procura onde investir pouco dinheiro é verificar qual a disponibilidade de continuar aplicando.

Uma das principais dicas de investimento nesse sentido é procurar fazer aportes mensais, que aumentem exponencialmente o rendimento. No entanto, existem outras possibilidades, de acordo com as condições e metas do investidor.

Mesmo investindo pouco dinheiro, é possível criar uma constância lucrativa, que integre o investimento e o torne ainda mais rentável.

Por esse motivo, antes de começar a investir, é fundamental fazer um planejamento financeiro completo, para definir a disponibilidade do orçamento e de continuar os aportes.

Continua após a publicidade

Onde investir a reserva de emergência? 

É comum que parte dos investidores iniciantes estejam em busca de alternativas no mercado para aplicar a sua reserva de emergência.

Esse aporte costuma ter um valor superior, por se tratar de um dinheiro voltado para situações imprevistas e de necessidade. Nesse caso, a rentabilidade não é mais importante do que a segurança. Mesmo assim, é possível escolher opções para a reserva de emergência que são mais vantajosas para o investidor do que a poupança convencional.

Por outro lado, por se tratar de uma reserva para eventualidades, é interessante que o produto escolhido tenha uma boa liquidez, como mencionado anteriormente. Afinal, o investidor pode ter que retirar o saldo a qualquer momento, para lidar com crises ou situações inesperadas.

Considerando esses pontos, veja algumas sugestões para aplicar a reserva de emergência, sendo muito ou pouco dinheiro:

Tesouro Selic

Continua após a publicidade

O Tesouro Selic é uma alternativa com rendimento pós-fixado que acompanha a taxa básica de juros da economia brasileira, a taxa Selic.

Nesse caso, a opção é ideal para quem quer sair da poupança ou aplicar a reserva de emergência, pois possui segurança e garantia, mas com boa liquidez. Além disso, seu rendimento é diário, em vez de receber os juros apenas na data de aniversário, como é o caso da caderneta de poupança.

Isso significa que o investidor poderá retirar o dinheiro a qualquer momento sem perder os juros, com resgate antecipado sem grandes prejuízos.

CDBs de liquidez diária

Enquanto isso, os Certificados de Depósito Bancário (CDB) com liquidez diária também são boas opções para aplicar a reserva de emergência.

O título opera como renda fixa, e funciona como um empréstimo da instituição bancária, que rende juros ao investidor.

Existem diversos modelos de CDB no mercado, atualmente, mas alguns oferecem liquidez diária. Ou seja, a possibilidade de resgate antes do prazo de vencimento sem a perda dos rendimentos.

Continua após a publicidade

Por isso, pode ser uma alternativa interessante para investir a sua reserva.

Contas que rendem

Embora as contas poupança não sejam mais uma alternativa tão interessante para deixar a reserva de emergência, as contas bancárias ainda podem ser uma opção, principalmente as contas que rendem.

Diversas instituições, principalmente as contas de pagamento, passaram a oferecer contas bancárias com rendimentos. Dessa forma, o investidor pode aplicar sua reserva em uma conta, com vantagens como segurança e a facilidade de retirada, mas também com certos ganhos.

Geralmente, as contas que rendem oferecem 100% do CDI. Em outras palavras, o banco assegura um retorno equivalente à taxa média dos empréstimos realizados entre os bancos. 

Por isso, pode ser uma alternativa para aplicar a reserva de emergência, com alta liquidez e a possibilidade de rendimento.

Continua após a publicidade

Onde investir até 100 reais? 

Agora, se você deseja saber onde investir pouco dinheiro, existem algumas alternativas interessantes que podem combinar com o seu perfil.

Com aplicações mais acessíveis, o mercado financeiro permite que qualquer pessoa se torne um investidor, aplicando menos de R$100,00.

Confira algumas dicas de investimento e onde investir pouco dinheiro para obter resultados positivos a longo prazo:

Tesouro Direto

Assim como o Tesouro Selic, o Tesouro Direto oferece outros títulos públicos, disponibilizados pelo Governo Federal, com diferentes modalidades disponíveis a partir de R$30,00.

Além da facilidade para investir, com um aporte inicial consideravelmente baixo, essa categoria também oferece segurança e estabilidade para o investidor. Desse modo, mesmo com uma rentabilidade modesta, trata-se de uma boa opção a longo prazo.

Para quem busca onde investir pouco dinheiro com segurança e praticidade, os títulos públicos são uma alternativas interessante.

CDBs

Uma vez que existem diversos modelos e tipos de CDBs, a opção também é um bom lugar onde investir pouco dinheiro.

Continua após a publicidade

Várias instituições oferecem alternativas com aporte inicial baixo, até mesmo a partir de R$ 1, além de liquidez e rendimentos consideráveis. Outras vantagens também incluem a credibilidade da instituição financeira e a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura o pagamento do título mesmo em caso de falência.

Assim, pessoas que buscam produtos acessíveis e mais simples para investir dinheiro podem aproveitar os certificados de depósito.

LCI/LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são duas modalidades menos conhecidas, que podem ser uma opção de onde investir pouco dinheiro.

Seguindo o mesmo princípio dos CDBs, as letras possuem uma variedade interessante de modelos, com possibilidade de investimento reduzido.

Com renda fixa e rendimentos semelhantes ao certificado de depósito, algumas LCIs e LCAs disponibilizam títulos a partir de R$100,00 ou menos ainda. Além disso, esses investimentos possuem isenção no Imposto de Renda, uma vantagem interessante para quem quer investir pouco dinheiro e ter mais rendimentos.

Fundos de investimento

Enquanto isso, os fundos de investimento também são alternativas em potencial para investir R$100,00;

Por se tratar de uma aplicação indireta, administrada por um gestor, o investimento tem mais segurança e garantias, ideal para perfis mais conservadores ou moderados.

Continua após a publicidade

Além disso, os fundos contam com a participação de vários investidores, o que dilui o valor total, tornando-o mais acessível para quem procura investir pouco dinheiro. Ainda, os fundos oferecem uma diversificação imediata, já que distribuem seus aportes entre vários produtos.

Ações

Se você possui R$100,00 e está procurando onde investir pouco dinheiro, pode se aventurar pelo mercado de ações.

Uma grande quantidade de papéis de empresas nacionais e internacionais possuem cotas inferiores a esse valor. Dessa forma, o investidor pode aproveitar os benefícios e retornos das ações de empresas lucrativas, com um aporte consideravelmente pequeno.

Por se tratar de uma renda variável, a possibilidade de rendimento também varia, mas com boa liquidez. Mesmo assim, é importante aprender como esse mercado funciona antes de sair aportando, pois nem sempre os riscos combinam com o seu perfil.

ETFs

Por fim, os ETFs, ou Fundos de Índice, também são uma boa alternativa para quem procura onde investir pouco dinheiro.

Continua após a publicidade

Esse produto de renda variável também conta com valores mais acessíveis, com algumas cotas custando a partir de R$ 10 até mais de R$ 100.

Além disso, o ativo está em alta na bolsa de valores brasileira, com diversas opções de indicadores e rentabilidade considerável.

Assim, essa pode ser uma boa opção para variar a carteira gastando pouco do orçamento.

Onde investir com pouco dinheiro na renda fixa? 

Depois de conhecer mais sobre seu perfil de investidor e as suas metas, o próximo passo costuma ser avaliar quais os produtos que mais combinam com seu alinhamento, de renda fixa ou variável.

Os ativos de renda fixa apresentam uma rentabilidade previsível, e também acompanham uma maior estabilidade e segurança. Além disso, eles também são acessíveis, de modo que são um bom lugar onde investir pouco dinheiro.

Continua após a publicidade

As principais alternativas para começar incluem:

  • Tesouro Direto;
  • CDBs;
  • LCI e LCA;
  • fundos de renda fixa.

Como você acompanhou, esses títulos possuem diversas vantagens, e compartilham da mesma acessibilidade, com valores reduzidos de aporte.

Alguns também contam com seguranças como o FGC ou a garantia do governo (no caso do Tesouro Direto), que aumentam a confiança do investidor ao aplicar seu dinheiro.

Onde investir com pouco dinheiro na renda variável? 

Por outro lado, você pode estar em busca de lugares onde investir com pouco dinheiro na renda variável.

Essa categoria não possui taxas fixas, o que permite um rendimento maior, embora acompanhe menos estabilidade. Dessa forma, muitos perfis mais moderados e agressivos podem se interessar por essas opções. E, ao contrário do que alguns investidores podem pensar, é possível começar com pouco orçamento.

Veja algumas alternativas de onde investir pouco dinheiro em ativos de renda variável:

Ações

Como mencionamos, o mercado de ações possui centenas de papéis com valor reduzido, o que possibilita o ingresso de novos interessados com um baixo aporte.

As cotas podem custar, em geral, entre R$ 5 e R$ 80, podendo ser mais ou menos voláteis.

Além disso, as oscilações do mercado permitem a compra de ações mais valorizadas por preços mais acessíveis em momentos de queda. Assim, mesmo papéis de grandes empresas podem custar menos, e os investidores aproveitam para adquirir produtos rentáveis com pouco dinheiro.

Fundos de ações

Enquanto isso, para quem conta com um perfil menos agressivo e não deseja se expor ao mercado de ações diretamente, os fundos de ações são uma boa alternativa.

Eles contam com o valor diluído pelo número de participantes e por diversos ativos, reduzindo ainda mais o preço do investimento. Assim, são uma opção mais segura e menos volátil que as ações em si, além de contar com a gestão de um profissional.

ETFs

Os ETFs, como mencionamos acima, são fundos de índice baseados em uma cesta de ações de várias empresas. Dessa forma, os interessados não apenas encontram onde investir pouco dinheiro de forma vantajosa, como também podem adquirir papéis de mais de uma companhia ao mesmo tempo.

Por não oferecer exposição direta, os ETFs costumam ser mais seguros e interessantes para perfis moderados, e até mesmo conservadores.

E o melhor de tudo é que muitas cotas possuem valor baixo de aporte, para vários índices diferenciados, como: empresas de dividendos, empresas estrangeiras, criptomoedas, small caps, etc.

4 dicas de investimento para não errar na hora de investir

Com tantas opções no mercado, saber onde investir pouco dinheiro é apenas o primeiro passo para uma carreira bem-sucedida, pois existem outros pontos a se considerar.

Por isso, confira 4 dicas de investimento para não errar na hora de aplicar os seus recursos, e conseguir o máximo de aproveitamento gastando pouco:

1. Não coloque seu dinheiro onde não entende

Antes de mais nada, é fundamental entender sobre o ativo que você escolheu para investir.

Caso não domine o segmento ou não saiba como ele funciona, procure considerar para outra opção que seja familiar, pois isso diminui bastante os riscos.

Muitos investidores iniciantes se atentam somente para as características do produto, e podem acabar escolhendo um que não dominam. No entanto, isso pode levar a perdas financeiras e prejuízos no futuro. Por isso, opte pelo seguro e invista em ativos que conheça, ao menos um pouco.

2. Os objetivos ajudam a escolher o melhor investimento

Como reforçamos, os objetivos ajudam a escolher o melhor investimento, mesmo que você procure onde investir pouco dinheiro.

Assim, lembre-se de levar suas metas em conta antes de uma decisão. Veja se o ativo poderá atender aos seus propósitos, e se ele será vantajoso para o seu perfil, e não apenas de modo geral.

3. Estude para evoluir nos investimentos

Para se tornar um investidor de sucesso, é fundamental nunca deixar de estudar.

Investidores iniciantes devem estudar para se familiarizar com o mercado, que apresenta inúmeras ramificações e segmentos. Entretanto, pessoas mais experientes também devem continuar buscando conhecimento, pois o setor se renova constantemente.

Além disso, estudar mais sobre o mercado ajuda a evitar erros e reduzir possíveis chances de perdas.

4. Se precisar, procure ajuda de um especialista

Mesmo buscando onde investir pouco dinheiro, se for preciso, procure a ajuda de um especialista.

Existem diversos consultores e plataformas especializadas para auxiliar novos investidores no mercado. Dessa forma, você evita errar na hora de escolher seus ativos, podendo iniciar sua carreira com mais segurança e tranquilidade.

Procure conselhos, orientações e, se precisar, alguns profissionais até mesmo montam uma carteira personalizada diretamente para o seu perfil.

BÔNUS: qual o melhor banco para render dinheiro?

Se você procura onde investir pouco dinheiro, mas não abre mão dos rendimentos, as contas que rendem podem ser a alternativa ideal.

Atualmente, existem diversas opções com rendimento em conta, como:

Grande parte das contas de pagamento oferecem rendimentos com boas taxas de CDI, e podem ser uma boa opção para você.

Veja outras opções neste artigo: Melhores carteiras digitais: veja 12 opções e suas vantagens!

No entanto, é importante lembrar que as contas que rendem são alternativas temporárias, não sendo as melhores escolhas para investimentos de longo prazo. Por isso, opte por bancos com rendimento apenas por um curto período, até encontrar o investimento ideal para você.

Vale a pena procurar onde investir pouco dinheiro?

Muitas pessoas têm o desejo de começar a investir, mas não sabem como fazer isso com um baixo orçamento.

A ideia de que o mercado financeiro é voltado apenas para investidores com alto poder aquisitivo é um conceito ultrapassado, e, hoje, existem várias opções mais acessíveis. Por isso, se você quer se tornar um investidor, mesmo com menos recursos disponíveis, vale a pena procurar onde investir pouco dinheiro.

Dessa forma, você poderá encontrar alternativas mais baratas, mas que combinem com o seu perfil e sejam rentáveis.

Trata-se de uma boa maneira de começar a investir no mercado financeiro, além de ser um dos primeiros passos para se tornar um especialista.

Perguntas frequentes sobre investimentos

  1. É seguro deixar o dinheiro em contas digitais?

    Sim, em geral, é seguro deixar dinheiro nas contas que rendem. Apesar de não serem bancos, as contas que rendem possuem certificação do Banco Central e de todos os órgãos reguladores, para garantir a proteção dos dados dos clientes e também os seus rendimentos. Mesmo sendo uma alternativa temporária, essas contas são confiáveis e protegidas.

  2. Como saber qual o melhor investimento?

    O melhor investimento é aquele que combina com o seu perfil e pode te ajudar a alcançar os seus objetivos. Por isso, para tomar essa decisão, é fundamental conhecer mais sobre suas preferências e alinhamentos. Dessa forma, o investimento será ideal para o que você busca.

  3. Dá pra ficar rico investindo pouco?

    Buscar onde investir pouco dinheiro é o primeiro passo para começar uma carreira financeira, e é possível ficar rico dessa forma, mas no longo prazo. Investindo da maneira certa, mesmo os pequenos aportes podem gerar lucros. No entanto, é preciso disciplina, paciência e muito estudo para conhecer as melhores opções, com boas rentabilidades para essa finalidade.

  4. Onde encontrar os melhores investimentos?

    Para encontrar os melhores investimentos, é fundamental conhecer mais sobre cada opção. Isso é possível por meio de plataformas especializadas, publicadores de conteúdos e sites que entendam do assunto.
    Assim, você poderá entender melhor sobre como o mercado funciona, e conhecer os investimentos mais valorizados ou com o melhor custo-benefício.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.