Infoprodutos: o que são, principais tipos e como começar!

Saiba o que é infoproduto, quais são seus principais tipos e as principais plataformas. Entenda como vender infoprodutos e ter sucesso!

Escrito por Vitor Braga

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Obter renda vendendo infoprodutos já é uma realidade para muitos produtores, e esse segmento está se tornando cada vez mais importante no mercado digital.

Esse cenário, pautado em produtos digitais, tornou-se popular devido à possibilidade de produzir e vender conteúdos em áreas de especialização com maior facilidade de divulgação.

Afinal, não é preciso recursos muito complexos e burocráticos para publicar os materiais, uma vez que existem espaços especialmente criados para o lançamento desses itens.

Além disso, a tendência de educação online, com a busca por conhecimentos em plataformas de autoaprendizado, também impulsionou ainda mais a procura por esse tipo de material.

É possível encontrar infoprodutos de temas variados, voltados para diferentes perfis de público. Para quem consome, essa variedade permite aprender sobre muitos assuntos e dominar habilidades diversas.

Enquanto isso, para os produtores, é uma alternativa para obter renda a partir do marketing digital de conteúdo, com uma proposta que, hoje, é conhecida como “economia criativa”.

Se esse é um assunto que te interessa e se está considerando investir na criação de infoprodutos, vale a pena conhecer mais sobre o tema.

Para te ajudar, preparamos um conteúdo especial com as principais informações sobre esse conceito, os tipos mais comuns de conteúdo, as plataformas onde podem ser vendidos e de que maneira comercializá-los. Confira!

O que é um infoproduto?

Infoprodutos são produtos digitais que possuem a característica didática. Em outras palavras, são produções que visam ensinar alguém a fazer algo.

Usualmente, são escritos por pessoas que possuem conhecimento em determinada área e dividem essa experiência a partir de manuais digitais.

Além da própria transmissão do conteúdo, esses produtos também acompanham métodos que auxiliam no engajamento e entendimento do leitor, como recursos visuais ou apostilas, estimulando a manter o consumo desse tipo de material.

Para isso, os produtores de conteúdos digitais podem utilizar outros artifícios, como layouts bem organizados, recursos tutoriais e imagens.

Os infoprodutos fazem parte da estratégia do marketing digital de conteúdo, que visa educar a audiência de determinada área, ajudando na resolução de problemas.

Com isso, esses treinamentos passam a ser mais do que apenas materiais didáticos e se tornam um elemento que pode otimizar rotinas e trabalhos no dia a dia.

Outra característica associada aos infoprodutos é o preço acessível e a facilidade de obtenção, a partir de plataformas especializadas na venda dessas peças.


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Quais são os principais tipos de infoprodutos?

Partindo da proposta principal dos infoprodutos, a de educar a audiência, é possível criá-los com diferentes formatos com esse objetivo de transmitir conhecimento.

Cada modalidade possui características específicas, que estão diretamente associadas ao formato escolhido.

Para determinar qual o tipo de infoproduto ideal, é necessário considerar alguns critérios, tais como:

  • público-alvo para quem ele será destinado;
  • perfil da empresa/indivíduo que está produzindo esse conteúdo;
  • familiaridade com ferramentas de edição e criação;
  • objetivo que planeja alcançar.

Por exemplo, imagine que um designer irá criar um infoproduto que ensina como elaborar edições de imagens.

Nesse caso, é mais lógico utilizar o formato de videoaulas ou, até mesmo, de curso ao vivo, em vez de um e-book, que mantém o conteúdo estático.

Para quem está ponderando criar produtos digitais para venda, o primeiro passo, então, é conhecer quais são os tipos diferentes de infoprodutos que mais possuem apelo entre o público. Veja mais detalhes abaixo:

Ebooks (Livros digitais)

Os e-books estão entre os infoprodutos mais populares e escolhidos pelos produtores de conteúdo. Isso, porque eles favorecem para desenvolver um conteúdo mais aprofundado, com maiores explicações e informações sobre o tema escolhido.

Porém, apesar de parecer um infoproduto fácil de produzir, o e-book se mostra como um dos formatos com maior número de detalhes. Afinal, além do conteúdo, o produtor também precisa considerar o trabalho gráfico que será realizado. Nesse caso, trata-se de layout, formatação e inserção de elementos de imagem, por exemplo.

Vale reforçar que o intuito de um infoproduto é atrair o público. Por isso, é fundamental que ele seja chamativo no primeiro momento, levando o consumidor a querer baixá-lo.

No entanto, na prática, o e-book funciona como outras apostilas e livros convencionais, mas eletrônico.

Cursos online ou mentorias

Outro modelo conhecido e popular de infoproduto são os cursos online e os programas de mentoria.

A principal diferença desse tipo de produto é que ele acontece ao vivo, em uma sala de chat, onde os participantes trocam informações no momento imediato, ou através de aulas gravadas, com fóruns onde os alunos irão discutir e aprofundar o assunto.

Para criar conteúdos nesse formato, é interessante que o produtor tenha uma vivência cotidiana sobre o tema que será tratado.

Isso, porque a premissa vem da distribuição de conhecimentos, partindo de um viés teórico e estimulando os convidados a dividirem suas experiências práticas.

É um formato ideal para quem trabalha com coaching e outros tipos de terapias comportamentais, por exemplo.

Segundo o portal G1, esse formato foi especialmente buscado durante a pandemia, devido às suas características e facilidade.

Podcasts

Os podcasts são um tipo de conteúdo que se popularizou nos últimos anos devido ao formato simples de ser consumido. Por isso, eles também estão entre os tipos de infoprodutos mais escolhidos por quem deseja se tornar um criador de conteúdo digital.

Os podcasts podem apresentar entrevistas ou apenas uma dissertação sobre temas de diversas naturezas, mas sempre na forma de áudio.

O modelo, tradicionalmente semelhante a um programa de rádio, é confortável para o público consumir.

Além disso, os podcasts aliam a facilidade e os benefícios do conteúdo on-demand, que pode ser consumido quando e onde o indivíduo quiser.

Para quem possui uma rotina corrida ou gosta de aproveitar todos os momentos para aprender e se manter informado, esse é um modelo ideal.

Audiobooks (Audiolivros)

Os audiobooks não são uma novidade no mundo digital, mas tem sido cada vez mais explorados como infoproduto.

Isso, porque o formato permite que sejam criados conteúdos aprofundados e densos, sendo uma alternativa mais robusta aos podcasts, por exemplo.

Para o produtor que deseja abranger mais temas ou que já tem um livro publicado, a oportunidade de fazer a narração do conteúdo é uma opção de criação vendável. Além disso, é uma alternativa para quem não se adapta ao modelo do podcast.

Outra característica que torna a opção do audiobook mais válida é poder controlar detalhes como a velocidade que ele será narrado, permitindo que o consumidor adéque a ação à sua necessidade.

Vídeo-aulas

Por fim, também é possível citar as vídeo-aulas como um formato de infoproduto que faz sucesso entre o público. Isso, porque o seu formato é altamente didático, onde o produtor pode apresentar o passo a passo daquilo que está criando.

Existe a possibilidade, também, de investir em uma produção mais completa, usando cenários e apresentações de computador.

Ou, ainda, realizar uma filmagem mais simples, onde apenas o produtor de conteúdo aparece realizando determinada tarefa.

O modelo possui alta demanda nas plataformas de vendas, pois muitas pessoas se sentem mais propensas a comprar esse conhecimento demonstrado por vídeo.

Além disso, é possível criar uma série de conteúdos em vídeo-aulas, separando-os como módulos de um curso completo. Isso estimula para que os consumidores adquiram o produto total, o que pode favorecer financeiramente o produtor do conteúdo.

Ainda, vale destacar que existem vários outros tipos de infoprodutos, tais como:

  • Whitepapers;
  • Videocasts;
  • Screencasts;
  • Webinars;
  • Ferramentas digitais;
  • Área de membros;
  • Revistas eletrônicas;
  • Kits;
  • Infográficos;
  • Templates, entre outros.

No entanto, alguns são mais populares, com maior apelo de público, que podem ser uma primeira opção para quem está adentrando ao mundo do marketing de conteúdo.


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Como vender infoprodutos e ter sucesso?

Existem duas estratégias principais que ajudam a ter sucesso ao lançar um infoproduto para venda.

Elas estão relacionadas a diversos aspectos, que vão desde a maneira como os itens serão inseridos no mercado, até a plataforma que será escolhida para a comercialização.

Por isso, é importante conhecer ambas, para verificar qual apresenta mais vantagens no momento de rentabilizar o seu produto digital. Veja os detalhes abaixo:

Venda realizada em modo de lançamento

A venda realizada em modo de lançamento consiste em se aproveitar de gatilhos mentais relacionados à escassez e urgência.

Nesse caso, o produtor disponibiliza o seu infoproduto para venda apenas em determinados momentos do ano.

Parte do sucesso dessa estratégia é gerar expectativa nos clientes, alimentadas via mensagens e e-mail marketing sobre o “lançamento” das vendas.

A proposta é que eles sintam a necessidade de aproveitar o momento de abertura do carrinho para não precisarem esperar até o próximo lançamento.

É uma estratégia flexível, que combina com diversos segmentos. Porém, para que apresente os resultados esperados, é essencial investir em várias ferramentas de marketing associadas.

Venda em modo perpétuo

A segunda estratégia que pode garantir sucesso de vendas dos inforprodutos é a venda perpétua.

Em outras palavras, aquela onde o item está disponível para a compra o tempo todo, sem se apoiar em gatilhos de escassez.

Esse formato também pode fazer uso dessa ferramenta, mas focando em algo mais confortável, como se aquele item fosse essencial para resolver os problemas do seu público.

Para estimular que as conversões aconteçam com frequência, os produtores costumam aproveitar o recurso dos afiliados.

Nesse caso, os afiliados divulgam e oferecem os infoprodutos em suas plataformas e recebem comissão a cada venda efetivada.

Essa é uma maneira de manter o interesse pelo item sempre em alta e, ainda, ter uma rentabilidade recorrente.

Além disso, ainda vale a pena investir em outras ferramentas estratégicas, como a divulgação em sites e blogs, criar landing pages e montar páginas em redes sociais, por exemplo.


Confira também: Saiba o que é uma plataforma de vendas online e veja exemplos!


Principais plataformas para hospedar e vender infoprodutos

A principal característica de um infoproduto é que ele seja distribuído no meio digital.

Por serem itens com alta procura, é possível encontrar plataformas especializadas na hospedagem e venda dessas peças.

Nesse caso, existem alguns sites mais populares no mercado, por apresentarem maior adesão de público. Consequentemente, há mais chance de vender ao divulgar suas peças nesses espaços.

No entanto, é importante destacar que cada portal pode ser mais adequado para determinado tipo de infoproduto.

Isso significa que existem plataformas ideais para vender e-books, enquanto outras são mais interessantes para quem vende vídeo-aulas ou cursos, por exemplo. Por isso, vale a pena pesquisar sobre qual é o espaço ideal para vender o produto criado.

Agora, veja quais são as plataformas mais conhecidas do mercado digital e as suas principais características:

Monetizze

A Monetizze é, atualmente, uma das principais plataformas de vendas de infoprodutos do Brasil. Ela realiza a conexão entre consumidor, infoprodutor e afiliado, facilitando o processo de compra e venda.

Para quem possui uma certa familiaridade com vendas online, a plataforma disponibiliza uma série de ferramentas de gestão, que podem ser interessantes para traçar estratégias.

Ainda, oferece espaço para divulgação de diferentes tipos de infoprodutos, sendo possível criar relatórios de vendas, verificar o número de acessos e, até mesmo, integrá-la com outras ferramentas digitais.

Hotmart

A Hotmart também aparece como uma das principais plataformas de vendas de infoprodutos no Brasil, com espaço para os diferentes tipos de anúncios.

Com uma estrutura de fácil acesso e operacionalidade, ela atrai os infoprodutores que não são familiarizados com formatos de venda digital.

Além disso, a Hotmart é ideal para quem deseja operar no modo de venda perpétua, com a atuação de afiliados. Isso, porque existem ferramentas especiais para esses vendedores na própria plataforma.

Eduzz

A Eduzz é uma plataforma com foco em aproximar infoprodutores e afiliados, com foco na venda de cursos e mentorias.

Nela, é possível criar espaços especiais para os membros de cada grupo, facilitando a troca de informações que são características desses modelos de infoprodutos.

Como possui a característica de afiliação, cada venda realizada via Eduzz já disponibiliza as comissões diretamente ao ser confirmada.

O formato de associação à Eduzz também é simples, de modo que vender os conteúdos por ela pode ser interessante para quem não possui muito conhecimento no mercado online.

Udemy

A plataforma Udemy é outra opção para quem deseja vender cursos online. Isso, porque seu foco está em disponibilizar conteúdos em formato de vídeo.

No entanto, diferente de outras plataformas, para obter certificação nos cursos realizados via Udemy é necessário adquirir a assinatura paga, o que a torna menos acessível para os consumidores.

Por outro lado, a rentabilização da produção de conteúdo pode aumentar a cada matrícula realizada nos cursos que estão disponíveis.

Kiwify

Uma das plataformas para vendas de infoprodutos mais recentes do mercado é a Kiwify.

O seu formato é similar ao de modelos tradicionais, como Monetizze e Hotmart, sendo um espaço ideal de conexão entre infoprodutor, consumidores e afiliados.

Ela oferece suporte para venda de diferentes tipos de conteúdo. No entanto, existem ferramentas especiais para quem deseja inserir conteúdos em vídeo, cursos e monitorias.

A interface da plataforma é simples e fácil de operar, e o seu principal diferencial está na possibilidade de resgatar os valores obtidos com a venda dos itens de maneira mais rápida.

HeroSpark

Outra opção interessante para venda de infoprodutos é a HeroSpark, também recente no mercado e se consolidando entre os serviços.

Ela traz uma proposta mais dinâmica para os produtores de conteúdo, que podem contar com várias ferramentas já integradas à plataforma. Nesse caso, basta escolher um modelo pré-desenvolvido que mais se adéque ao seu perfil e interesse.


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Quais são os infoprodutos mais vendidos do mercado digital?

Os infoprodutos mais buscados e vendidos no mercado digital, usualmente, fazem parte de 3 nichos:

  • Área de finanças, ensinando como lidar melhor com o dinheiro;
  • Área de saúde, com temas relacionados à qualidade de vida e emagrecimento;
  • Área de relacionamentos, incluindo trabalho, amorosos, familiares e outros.

Essa preferência vem pelas temáticas gerarem maior interesse por parte do público e, por isso, se tornam conteúdos com maior apelo de vendas.

Além disso, outra justificativa para a adesão inclui o desenvolvimento mais detalhado de assuntos de senso comum.

Dessa forma, abordam as temáticas de forma que expressa conhecimento prático aos consumidores, e também propõem um crescimento pessoal, profissional ou financeiro.

Ainda, o público-alvo dos infoprodutos são pessoas que, efetivamente, estão buscando a solução de um problema cotidiano ou desejam ter uma base mais desenvolvida para melhorar sua rotina.

Apesar de esses 3 nichos serem o que geram maior apelo de vendas, ainda existem outros temas que conquistam interesse do público e geram conversões, como:

  • Artesanato;
  • Culinária;
  • Organização;
  • Design e programação;
  • Beleza e estética;
  • Educação, entre outros.

Qual a diferença entre infoprodutos e o mercado de afiliados?

A diferença entre infoprodutos e mercado de afiliados é o conceito, pois infoprodutos são itens digitais comercializados na internet, enquanto afiliados são usuários que realizam essa venda de maneira terceirizada.

Como parte do mesmo cenário, esses entendimentos podem levantar dúvidas em pessoas com menos conhecimento.

No entanto, dizem respeito a atuação diferentes, apesar de serem, ambas, relacionadas a venda de peças digitais.

Os infoprodutos são mercadorias digitais de caráter didático, normalmente criados com o intuito de educar a audiência ou sanar as dores do seu público-alvo.

Enquanto isso, os afiliados são indivíduos que trabalham na divulgação e efetiva venda dos infoprodutos, não tendo, necessariamente, participado do processo de produção de cada peça.

Quando o produto é vendido por esse mercado, o usuário recebe uma comissão, como ocorre com vendedores tradicionais.

Vale a pena trabalhar com infoprodutos?

Para quem deseja obter renda trabalhando online ou desenvolver materiais de conhecimento, vale a pena investir em infoprodutos.

Esse cenário cresceu consideravelmente nos últimos anos, e se tornou um meio vantajoso de compartilhar conteúdos e ganhar dinheiro sem sair de casa.

No entanto, para ser uma opção rentável de fato, é preciso trabalhar com inovação e criatividade, desenvolvendo propostas atraentes para o público.

Afinal, existem milhões de infoprodutos à disposição para compra no mercado digital.

Por outro lado, mesmo com a concorrência, é um mercado em consolidação, e cada vez mais pessoas se interessam por adquirir conteúdos nesse meio.

Assim, basta desenvolver um conteúdo bem elaborado, com temática interessante, para começar a se destacar e realizar vendas..

No entanto, mantenha em mente que infoprodutos devem ajudar o usuário em suas dores cotidianas. Por isso, trabalhe de forma a atender o público, para ter melhores resultados.

Além disso, veja qual o formato ideal para apresentar o seu trabalho. Considere que existem temas que são mais adequados a um determinado modelo de infoproduto, e isso pode impactar o interesse do público.

Contudo, de modo geral, é uma opção atrativa para obter renda extra e se consolidar na internet.

Infoprodutos: conclusão

Para quem está ponderando começar a atuar com infoprodutos, é um mercado que possui espaço para iniciantes. Afinal, há uma infinidade de temáticas que podem se tornar pautas para conteúdos digitais e atender a públicos específicos.

No entanto, vale reforçar que detalhes como o design e a qualidade do conteúdo são fundamentais para favorecer o sucesso deste item.

Invista na criação de um material inovador e exclusivo, e poderá aproveitar os benefícios de trabalhar no mercado digital com mais praticidade.

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Quais são os infoprodutos mais vendidos?

    Os infoprodutos que mais conquistam interesse do público são aqueles relacionados aos temas de finanças, saúde e métodos de emagrecimento e relacionamentos.

  2. O que é um infoproduto (com exemplos)?

    Um infoproduto é um produto digital de caráter didático, que serve para “ensinar” algo ao público que irá consumi-lo. Existem vários formatos diferentes de infoprodutos, como e-books, vídeo-aulas, podcasts e cursos online.

  3. O que é ser um Infoprodutor?

    O infoprodutor é a pessoa que desenvolve os conteúdos que serão vendidos em formato de infoproduto. Basicamente, é a pessoa responsável por criar o conteúdo. No entanto, não precisa necessariamente vender o item, podendo pagar comissões para que os afiliados realizem as conversões.

Referências do artigo
    1. Portal G1. “Busca por cursos on-line dispara na pandemia; veja dicas para empreender no universo digital”. Link.
    2. Kiwify. “Home”. Link.
    3.  HeroSpark. “Home”. Link.
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