Maquininha Mercado Pago Point Mini: confira quais as vantagens, taxas e como usar

Quer saber como funciona a Maquininha Mercado Pago Point Mini? Veja as principais informações sobre a Point Mini Chip e a Point Mini NFC!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

A linha da maquininha Mercado Pago Point Mini é mais uma opção de máquina de cartão de crédito que pode auxiliar no faturamento da sua empresa ou das suas vendas como autônomo.

A modalidade é uma das mais populares do Mercado Pago, e traz duas alternativas bem posicionadas no mercado, e compete com alguns dos nomes mais consolidados do momento, como a Minizinha do PagSeguro.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, a linha Point Mini busca trazer diferenciais que a tornem atrativa para o público, especialmente para empreendedores de pequenos negócios que buscam opções para expandir seu negócio.

Algumas das suas características incluem um custo-benefício acessível e modelos mais econômicos e fáceis de transportar, entre outras vantagens importantes para o vendedor.

Continua após a publicidade

No entanto, empreendedores que avaliam alternativas para seu negócio podem ter dúvidas se esse equipamento é o ideal para o seu perfil.

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial com todas as informações sobre os principais modelos dessa categoria, além do que eles podem oferecer para você.

Quer entender mais sobre os recursos, taxas, benefícios e desvantagens de um dos modelos mais populares do Mercado Pago? Conheça agora as principais informações que você precisa saber sobre essa alternativa.

Como funciona a maquininha Mercado Pago Point Mini?

A maquininha Mercado Pago Point Mini é uma categoria que opera via Bluetooth. Nesse caso, sua conexão não é feita de maneira convencional, como modelos mais antigos, que necessitavam de cabeamento ou chip de telefonia.

Continua após a publicidade

O pareamento com Bluetooth permite que o vendedor utilize seu smartphone para realizar as operações financeiras, junto com o aplicativo oficial da marca.

Após adquirir essa máquina, o vendedor terá acesso definitivo ao sistema de pagamento, bem como às funcionalidades do aparelho.

No entanto, será necessário utilizar o celular em todas as vendas, de modo que ambas as máquinas precisam estar devidamente carregadas para funcionar.

Além disso, as compras realizadas com a maquininha Mercado Pago Point Mini enviam o recebimento para a conta digital do microempreendedor, o que se torna uma exigência.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a abertura da conta Mercado Pago é gratuita, e também acompanha alguns benefícios, como:

  • saques e transferências diretamente pelo aplicativo;
  • linha de crédito empresarial para investir no negócio;
  • cartão de débito e crédito pré-pago.

Todo o procedimento de venda é realizado por meio do aplicativo, com o uso da maquininha apenas para leitura dos dados do cartão do cliente.

Dessa forma, o vendedor seleciona a venda, a forma de pagamento e a modalidade, bem como as parcelas e o valor, tudo pelo sistema oficial Mercado Pago.

Assim, por meio da conexão Bluetooth, a maquininha irá processar as informações e liberar a forma de pagamento com cartão de crédito ou débito.

Continua após a publicidade

O comprovante aparece no celular do vendedor, que pode direcioná-lo pelos canais digitais para o cliente.

De forma geral, essa alternativa funciona de maneira semelhante a outros modelos tradicionais. Por isso, muitos consumidores ficam em dúvida entre a Minizinha do PagSeguro e a maquininha Mercado Pago Point Mini, por exemplo.

Seus principais diferenciais se concentram na forma de conexão e características mais específicas, como bandeiras aceitas, que são as seguintes:

DébitoCréditoVoucher
Visa
Mastercard
Elo
Visa
Mastercard
Hipercard
American Express
Diners Club
Elo
Sodexo

Quais as vantagens e desvantagens da maquininha Mercado Pago Point Mini?

Para conhecer melhor a maquininha Mercado Pago Point Mini e a sua linha de aparelhos, vale a pena conferir os principais pontos positivos e negativos que ela apresenta para o vendedor.

Continua após a publicidade

Afinal, são seus diferenciais que pesam na hora de escolher um modelo para contratar, e o empreendedor precisa se atentar para os benefícios de cada aparelho, bem como seus pontos não tão favoráveis.

Dessa forma, será possível elaborar uma opinião mais concreta sobre a linha da maquininha Mercado Pago Point Mini, e escolher a opção ideal para cada situação.

Por esse motivo, confira as principais vantagens e desvantagens da categoria Point Mini!

Vantagens da linha Point Mini

A maquininha Mercado Pago Point Mini, disponível em duas alternativas diferentes no momento, apresenta uma série de benefícios atrativos ao vendedor.

Em um primeiro momento, o que mais se destaca é seu custo-benefício prático. O aparelho traz diversas funcionalidades inovadoras, e é uma das máquinas mais baratas.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a linha atrai a atenção de empreendedores que buscam oferecer uma forma de pagamento diferenciada para seus clientes, mas precisam de opções mais baratas.

Falando sobre as funcionalidades da maquininha Mercado Pago Point Mini, vale a pena mencionar algumas características que fazem parte do aparelho, como:

  • pagamento por aproximação (NFC) e cartões com chip;
  • bateria de até 10 horas de duração;
  • envio de comprovantes por e-mail ou SMS;
  • visor com luz automática para enxergar à noite;
  • pagamento variado, por QR Code ou link de pagamento com celular.

Além disso, seus serviços adicionais também são vantagens interessantes.

Por exemplo, adquirir uma maquininha Mercado Pago Point Mini disponibiliza ao vendedor uma conta digital gratuita, que acompanha cartão pré-pago gratuito.

Ainda, a linha especial de empréstimo do Mercado Pago também contempla clientes da maquininha.

Desvantagens da linha Point Mini

Por outro lado, existem alguns pontos menos positivos sobre a maquininha Mercado Pago Point Mini que o vendedor deve se atentar antes de seguir com a contratação.

Continua após a publicidade

Em um primeiro momento, o aparelho não é muito recomendável para empreendimentos com grandes volumes de venda.

Isso porque o aparelho pode não corresponder à velocidade necessária para efetuar todos os pagamentos em tempo hábil.

Dessa forma, é mais indicado optar por essa linha para negócios com baixo volume de vendas. 

Inclusive, é por esse motivo que essa pode ser uma maquininha boa para microempreendedores e autônomos, que possuem um número menor de vendas por minuto, ao menos no início do negócio.

Continua após a publicidade

Além disso, aspectos que tornam a maquininha mais prática de ser transportada também podem se tornar uma desvantagem, como a bateria de menor duração.

Além disso, outras questões devem ser avaliadas previamente, como:

  • o funcionamento apenas via Bluetooth, sem Wi-Fi ou 3G;
  • essa máquina não imprime comprovante;
  • opera somente com as bandeiras mais populares do mercado.

Quais são os modelos da maquininha Mercado Pago Point Mini?

Embora muitos vendedores acreditem que a maquininha Mercado Pago Point Mini represente apenas um modelo, a categoria é, na verdade, uma linha da marca.

Atualmente, ela conta com duas maquininhas disponíveis em seu catálogo, com características distintas que podem influenciar nos pagamentos feitos pelo cliente no estabelecimento.

Por esse motivo, antes de decidir contratar uma maquininha Point Mini, é importante conhecer mais detalhes sobre os dois modelos vigentes.

Continua após a publicidade

Dessa forma, será possível escolher o que melhor se adequa às necessidades do seu negócio.

Embora sejam semelhantes, por fazerem parte da mesma linha, os dois aparelhos apresentam suas distinções.

Confira mais detalhes sobre cada ponto de análise a seguir:

Maquininha Mercado Pago Point Mini Chip

Point-Mini-Chip-175x300

A princípio, a maquininha Mercado Pago Point Mini Chip é considerada o modelo mais completo da linha.

Ela foi o primeiro lançamento da categoria, e, por muito tempo, operou como a principal opção.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, apresenta todas as funcionalidades básicas conhecidas dessa modalidade, incluindo as praticidades que permitem que ela seja portátil e mais fácil de carregar para vendas externas.

Em um primeiro, a Point Mini Chip foi considerada pioneira no mercado, trazendo inovações atrativas para vendedores que buscavam um serviço mais prático, mas sem abrir mão de algumas funções mais tradicionais.

Por esse motivo, esse modelo conta com leitura de cartão de crédito e débito por chip.

Basta o cliente inserir o cartão no local indicado e aguardar a leitura, que envia os dados diretamente para o aplicativo no smartphone do vendedor.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o empreendedor pode aproveitar a maioria das vantagens de maquininhas de cartão convencionais, com a praticidade da Point Mini, que traz mais leveza e facilidade de acesso.

Vantagens

Em um primeiro momento, existe uma série de vantagens que destacam a maquininha Mercado Pago Point Mini Chip, com pontos como:

  • conta digital e cartão gratuitos;
  • crédito disponível para empréstimo a partir dos recebimentos;
  • rendimento da conta com CDI maior que a poupança convencional;
  • cartão de crédito pré-pago sem anuidade;
  • possibilidade de enviar comprovante por SMS.

Basicamente, conta com todas as funcionalidades de destaque em maquininhas desenvolvidas para serem mais práticas.

Além disso, a maquininha Mercado Pago Point Mini Chip também acompanha, gratuitamente, um kit de QR Code e Pix, as novas formas de pagamento que estão se popularizando no mercado.

Continua após a publicidade

Dessa forma, é possível realizar pagamentos mesmo sem um cartão físico.

Preço

De acordo com o site oficial da maquininha Mercado Pago Point Mini, o preço do aparelho é de 12 parcelas de R$19,82 no cartão de crédito, ou R$237,80 à vista no boleto.

Além disso, o envio é gratuito para todo o Brasil, incluindo o aparelho e o kit de QR Code.

Maquininha Mercado Pago Point Mini NFC

point-mini-NFC-e1634733077105-177x300

Enquanto isso, o novo modelo da maquininha Mercado Pago Point Mini é o modelo NFC.

Em termos práticos, não existem muitas diferenças perceptíveis entre os dois aparelhos disponíveis dentro do catálogo da linha.

Continua após a publicidade

No entanto, a Point Mini NFC foi lançada mais recentemente, como forma de acrescentar algumas funcionalidades importantes, que permitem que ela compita no mercado.

Dessa forma, sua principal característica é a possibilidade de pagamento por aproximação (NFC). 

Atualmente, essa opção é muito escolhida pelos clientes, pela praticidade, segurança e agilidade na hora de realizar o pagamento.

Até determinados valores, não é necessário incluir senha, o que diminui o tempo hábil do pagamento, além de reduzir o contato direto com a maquininha, fator decisivo no ano de 2020, quando o mundo foi acometido pela pandemia de coronavírus, que impunha distanciamento social.

Suas características técnicas são semelhantes ao modelo Point Mini Chip, afinal, ambos fazem parte da mesma linha.

Continua após a publicidade

Dessa forma, apenas algumas distinções tornam os aparelhos diferentes.

Vantagens e desvantagens

As vantagens da Point Mini NFC são, basicamente, as mesmas do modelo Chip.

Assim, o vendedor conta com todas as praticidades da conexão Bluetooth, além de serviços adicionais como conta gratuita, empréstimo exclusivo e cartão de crédito pré-pago.

Outro ponto que se destaca é o sistema inteligente do aparelho, que adapta a luminosidade do visor para facilitar as vendas ao longo do dia e da noite.

Além disso, sua bateria é de 10 horas, otimizada para vendas fora do estabelecimento.

No entanto, alguns pontos podem influenciar negativamente no serviço. Por exemplo, a necessidade do smartphone faz com que o vendedor precise carregar dois aparelhos, em vez de apenas um.

Ainda, o número de bandeiras aceitas pelo aparelho também é reduzido, atuando somente com os principais nomes de crédito e débito. Também não é possível passar vouchers e vale-refeição.

Continua após a publicidade

Essa limitação pode ser uma desvantagem para empreendedores que procuram uma opção mais ampla para seu negócio.

Por outro lado, como modelo mais recente, a maquininha Mercado Pago Point Mini NFC corrige alguns pontos de atenção do aparelho anterior, não trazendo grandes desvantagens consideráveis.

Preço

A maquininha Mercado Pago Point Mini NFC também se destaca pelo preço, pois apresenta o melhor custo-benefício da categoria, entre todas as concorrentes.

Atualmente, seu valor é de 12x de R$3,33. Essa promoção inclui envio grátis para todo o Brasil, além do kit de QR Code, como no modelo Chip.

Continua após a publicidade

As taxas de recebimento também não se alteram, aumentando o custo-benefício total dessa alternativa.

Qual a taxa da maquininha do Mercado Pago Point Mini?

As taxas da maquininha Mercado Pago Point Mini podem mudar de acordo com a modalidade da transação e o prazo de recebimento.

No artigo sobre qual a melhor máquina de cartão com menor taxa, avaliamos que as tarifas do Mercado Pago, no crédito parcelado e com recebimento em 30 dias, são as menores quando comparadas com outras alternativas.

Entenda o porquê na tabela abaixo:

ModalidadePrazo de recebimentoTaxas maquininha de cartão Mercado Pago
DébitoNa hora1,99%
Crédito à vista Na hora 4,74%
Crédito à vista 14 dias 3,79%
Crédito à vista 30 dias 3,03%
Crédito parcelado Na hora 5,31%
Crédito parcelado 14 dias 4,36%
Crédito parcelado 30 dias 3,60%

Como comprar a máquina do Mercado Pago Point Mini?

O processo de aquisição dessa máquina é bem simplificado. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Mercado Pago e selecione a Point Mini.
  2. Faça login na conta Mercado Pago; Mercado Livre ou clique em “Continuar sem me cadastrar”.
  3. Informe o seu e-mail e, em seguida, o seu CEP.
  4. Digite o seu endereço completo, nome e telefone.
  5. Escolha o tipo de entrega e a forma de pagamento.
  6. Clique em “Pagar” e aguarde a confirmação do seu pedido.

Conclusão

A maquininha Mercado Pago Point Mini pode ser uma boa escolha para profissionais autônomos e empreendedores que realizam um volume baixo de vendas.

Afinal, o seu custo de aquisição, as tarifas e vantagens oferecidas pelo Mercado Pago podem fazer a diferença no recebimento dos pagamentos.

Continua após a publicidade

Por outro lado, para quem busca um modelo com maior mobilidade, mais funcionalidades e compatibilidade com mais bandeiras de cartão, pode ser importante analisar outras opções de maquininha.

Dessa forma, é fundamental verificar as demandas e prioridades que devem ser atendidas pelo equipamento antes de fazer a aquisição. Essa avaliação ajudará a definir se essa é realmente uma boa escolha.

Além disso, também vale a pena conhecer outros modelos e marcas para entender qual a opção mais vantajosa. Para isso, leia a nossa análise completa e veja se vale a pena comprar a maquininha SuperGet!

Quer saber mais sobre máquinas de cartão de crédito e finanças no geral? Assine a nossa newsletter e ative as notificações push!

Perguntas frequentes

Qual a taxa da maquininha do Mercado Pago Point Mini?

As tarifas dessa maquininha são de 1,99% no débito com recebimento a hora e 3,03% no crédito à vista com recebimento em 30 dias. No crédito parcelado, a taxa é a partir de 3,60%.

Como funciona maquininha Mercado Pago Point Mini?

A maquininha Mercado Pago Point Mini opera via Bluetooth, o que permite que o vendedor utilize seu smartphone para realizar as operações financeiras, junto com o aplicativo oficial da marca.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.