Não dá para ficar sem maquininhas! Hoje em dia, qualquer negócio e, principalmente o comércio, não funciona bem sem uma máquina de cartão. Ela é a maneira mais prática e segura de receber os pagamentos sem precisar de dinheiro.
Por isso mesmo, novas máquinas de cartão surgem a todo momento, com novas tecnologias e facilidades, mas alguns problemas ainda são velhos e acontecem com frequência. Entre eles, está ficar fora do ar, travar ou simplesmente não funcionar. Antes de se desesperar e ligar para o fornecedor, siga alguns passos para resolver a situação.
Máquina de cartão fora do ar? Veja algumas dicas que podem te ajudar!
Não importa qual a empresa responsável pela sua maquininha, pode ser Stone, Safrapay, Ton, Getnet ou qualquer outra, ainda assim, sua máquina de cartão pode ficar fora do ar por algum tipo de problema que às vezes nem está diretamente relacionado ao produto.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar quando você tiver com a máquina de cartão fora do ar. Confira a seguir:
1. Verifique se está tudo conectado
Confirme se os cabos estão bem encaixados entre o roteador ou rede telefônica e a máquina de cartão, se for o caso, veja se o chip não saiu do lugar.
2. Procedimento padrão
- Veja se as luzes na cor verde, onde fica o cabo de conexão, estão ligadas na máquina de cartão. Ela também pode aparecer no visor.
- Reinicie o roteador.
- Desligue a máquina de cartão. Retire os cabos e desligue o roteador da internet, aguarde 10 segundos, ligue e conecte tudo novamente. Retire a bateria da maquineta e coloque de novo.
- Ao ligar, espere mais 1 minuto para verificar se a máquina voltou a funcionar.
3. Verifique a rede
Teste a conexão de internet com um computador ou veja se a linha telefônica está funcionando, esta é a maior incidência de falha. Veja também se a velocidade da internet não está reduzida, o que pode ser a causa do problema.
4. Não deixe para ver a rede somente quando for usar
De tempos em tempos, confira se a máquina não ficou fora do ar. Assim, quando precisar utilizar, evitará constrangimento com o cliente, podendo ter resolvido o problema antecipadamente.
5. Tenha mais de uma máquina de cartão
Apesar dos custos com aluguel (a não ser que você compre uma maquininha sem aluguel), ter mais de uma máquina de cartão evita que a perda de negócios se transforme em uma perda de dinheiro, caso uma máquina fique fora do ar ou tenha outro problema.
Dessa forma, você também poderá avaliar as melhores opções do mercado.
Não deixe de conferir nossa lista das máquinas de cartão com menor taxa!
6. Área de cobertura
2G, 3G e até 4G já estão disponíveis em vários modelos de máquinas de cartão, entretanto, não acabam com problemas de conexão. Para garantir a disponibilidade, verifique a área de cobertura com a operadora. Desse modo, evitará que fique fora do ar.
7. Reinicie para destravar
Às vezes, a máquina não está fora do ar, mas travou. Assim como acontece com celulares, máquinas da Cielo e maquininhas da Rede também podem sofrer com o problema. Para resolver, basta desligar e ligar novamente. Caso não consiga desligar, tire da tomada ou remova a bateria.
8. Não fique passando o cartão
Passar várias vezes o cartão é constrangedor e chato para o cliente, que ainda pode ficar desconfiado que a transação foi aceita nas outras vezes. Portanto, quando der problema, tente com outra máquina ou aguarde até reiniciar e verificar se está tudo conectado e funcionando.
9. Procure o suporte
Mesmo depois de realizar todos os procedimentos, nada adiantou? Entre em contato com o suporte da empresa. Deixe o número do telefone em um lugar fácil, para resolver qualquer problema rapidamente.
10. Efetue a troca da máquina
Se a máquina apresentar problemas com muita frequência ou mesmo não funcionar, solicite a troca como um último recurso.
Além de perder negócios, você deve evitar processos. De acordo com o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade da máquina de cartão fora do ar é tanto do estabelecimento quanto da administradora do cartão, porém, o estabelecimento deve oferecer outras formas de pagamento e evitar qualquer tipo de constrangimento do cliente.
Assinar uma promissória pode ser um alternativa quando o problema acontece, mas ter uma outra máquina à disposição seria o ideal, pois evitaria até mesmo a perda de tempo.
Máquina de cartão fora do ar e ainda não resolveu o problema? Tenha outras opções para seus clientes!
Evite constrangimento a seus clientes! A maquininha de cartão não está funcionando? É importante conhecer opções e oferecer outras alternativas ao seu público, a fim de não perder uma venda, ou ainda pior, deixar uma impressão negativa do seu negócio.
Dessa forma, uma excelente opção para casos assim, é o link de pagamento. Por meio dessa ferramenta qualquer vendedor pode gerar um link para seu cliente efetuar o pagamento, sem precisar da máquina de cartão. E ainda assim, o cliente consegue continuar a compra através do próprio cartão de crédito.
Gostou dessa opção? Então saiba mais em: Link de pagamento: o que é, como gerar e qual o melhor?
Perguntas frequentes
- O que é erro de comunicação na máquina de cartão?
Os possíveis erros de comunicação que uma máquina de cartão pode apresentar, são identificados por códigos. Dessa forma, é indispensável conhecê-los, a fim de orientar o cliente de forma correta e evitar constrangimentos.
- O que fazer quando a maquininha Cielo trava?
Às vezes, a máquina não está fora do ar, mas travou. Assim como acontece com celulares, máquinas da Cielo também podem sofrer com o problema. Para resolver, basta desligar e ligar novamente. Caso não consiga desligar, tire da tomada ou remova a bateria.
- O que fazer quando a máquina da Rede trava?
Se a máquina de cartão da Rede travou, você pode tentar reiniciá-la. Para isso, é só desligar e ligar novamente, ou ainda tirar da tomada, remover a bateria e aguardar alguns minutos. Caso não funcionar, faça contato com o suporte da Rede.