Os códigos de erro do PagSeguro estão entre as principais reclamações de erros do cartão que os usuários dessas maquininhas de cartão costumam relatar.
Mas, na maioria das vezes, esses problemas são fáceis de serem solucionados e exigem apenas uma nova tentativa.
Caso você seja portador de uma máquina do PagSeguro e esteja verificando uma incidência recorrente de códigos de erro, vale a pena saber o que eles significam e, principalmente, como corrigir cada um deles.
Afinal, como destacado pelo portal G1, ela já é a segunda maquininha mais presente no mercado.
Para tanto, esse conteúdo será de enorme ajuda. Nós listamos os erros mais recorrentes e trouxemos explicações sobre cada um, juntamente com as maneiras de solucioná-los. Confira!
Quais são os códigos de erro do PagSeguro?
Os códigos de erro do PagSeguro são informações alfa-numéricas correspondentes a condições que estão interferindo no funcionamento da maquininha.
Quando há algum tipo de problema na utilização, seja por problemas internos do terminal, seja por questões paralelas, como a queda na rede de internet, a maquininha informa um erro em sua tela.
Veja quais são os 20 códigos de erro mais frequentes e o que fazer para solucioná-los de maneira rápida e fácil!
1. Código A001
O código A001 se refere à operação cancelada. Esse erro acontece quando a ativação da máquina não é completada, de modo que ela não se torna apta para operar. Imediatamente, tente passar o cartão novamente.
Caso tenha algum problema de contato ou leitura, a operação será validada. Confira se o botão vermelho está aceso ou apresentando algum tipo de mal contato. Se estiver, veja o que fazer no erro de código “teclado / botões não funcionam”.
2. Código A004
Esse código indica que a operação não foi realizada devido à indisponibilidade do servidor. Nesse caso, o ideal é esperar até que o sistema se estabilize e, posteriormente, realizar uma venda teste.
Se a situação não se resolver, será necessário abrir um chamado no suporte técnico, informando falhas no funcionamento.
3. Código A052
Esse código aparece quando há erro na impressão do comprovante, devido à bateria baixa (menos de 5%). Nesse caso, a solução é carregar o equipamento, idealmente direto na tomada, sem o uso de régua ou adaptador. Se o problema persistir, experimente trocar a fonte de alimentação.
4. Código A099 5007
Esse erro frequentemente surge quando a maquininha é substituída por uma versão mais nova. Ele se refere a um erro de carregamento dos dados, que são passados de uma para a outra pelo sistema.
Aqui, a solução pode acontecer de maneira simples, apenas reiniciando a máquina. Nesse caso, a reinicialização poderá puxar os dados que faltaram. Se o problema persistir, será necessário entrar em contato com o suporte técnico e solicitar a troca do terminal.
5. Código S826
O código de erro do PagSeguro S826 surge na tela quando a operadora não libera a confirmação da venda. Caso o sistema PagSeguro identifique uma possível fraude, ele impede que a operação se realize.
Isso serve para garantir que o cartão não seja usado quando for roubado/furtado ou quando está na blacklist. A identificação dessa situação acontece quando há um comportamento de compra muito diferente do habitual, por exemplo, um saque muito grande no cartão.
6. Código B029
Esse código é um indicativo de que a forma de uso do cartão é inválida. Essencialmente, significa que o cartão foi passado da forma incorreta. Para solucionar o código, realize uma nova operação, desta vez usando o chip e adequando a forma de pagamento.
7. Código B033
O código de erro do PagSeguro B033 surge quando o cartão é considerado inválido, por não ter encontrado o BIN do cartão.
Nesse caso, a solução exige algumas ações:
- verifique se a venda foi cadastrada com a modalidade correta (crédito/débito /voucher);
- em caso de voucher, confira se a maquininha suporta transações com a bandeira do cartão;
- verifique as condições do cartão e se ele está apto para ser lido no terminal;
- verifique se a máquina não está desatualizada;
- desative e ative novamente o terminal;
- realize um teste de venda.
Caso a venda não seja efetivada mesmo após as ações indicadas, será necessário entrar em contato com o suporte e solicitar a troca ou cancelamento da maquininha.
8. Código B051
O erro B051 é indicado quando há problemas no call-back. Ou seja, quando o cliente retira o cartão antes da venda ser aprovada. A solução, aqui, é aguardar alguns instantes e passar a venda novamente, dessa vez aguardando para a retirada do cartão.
9. Código C060
Esse erro significa que o cartão foi mal inserido e, por isso, não houve uma leitura correta dos dados. Nesse caso, a solução também é aguardar alguns instantes e realizar uma nova operação, se atentando para que o cartão seja inserido da forma certa.
10. Código C063
O código de erro do PagSeguro número C063 aparece quando o cartão está bloqueado. A solução, nesse caso, é orientar o cliente a fazer o desbloqueio do meio de pagamento, antes de tentar utilizá-lo.
11. Código M0826
Transação não-autorizada pelo PagSeguro. Esse erro surge quando o cartão foi bloqueado, devido a roubo ou furto, ou se encontra na blacklist.
A solução é orientar o cliente a entrar em contato com a operadora, para solicitar mais informações sobre o problema.
12. Código M2012
Esse erro aparece quando há problemas na leitura dos dados do cartão, por ter sido mal inserido no momento da operação.
Nesse caso, a solução consiste em aguardar alguns instantes e repetir a operação, se atentando para que o cartão seja colocado de forma correta.
13. Código M2029
O código M2029 surge na tela quando o cartão que está sendo utilizado possui uma bandeira não suportada pelo terminal. A solução, nesse caso, é trocar o cartão por um cuja bandeira seja aceita pelas maquininhas PagSeguro.
14. Código S512
O erro S512 está relacionado com estorno de pagamento. Ele surge quando a operação de devolução do pagamento é impedida devido a um problema no sistema, como queda e time-out, por exemplo. Neste caso, é preciso aguardar alguns instantes até que o sistema se estabilize e tentar novamente.
15. Código T714
Esse erro sempre surge quando o servidor está ocupado, devido a uma sobrecarga na rede. Ou seja, quando ele está recebendo muitas operações ao mesmo tempo ou quando o terminal está sendo atualizado.
Nesse caso, a solução ideal é aguardar até que a situação se estabilize, desativar e ativar a máquina novamente.
16. Erro PINPAD
O erro PINPAD é indicado quando a máquina não está se conectando com o PinPad. Caso isso aconteça, o certo é desparear a maquininha e pareá-la novamente.
17. Cartão Inválido
O erro “cartão inválido” sempre aparece quando o cliente está tentando usar uma versão incorreta do cartão para determinada operação. Por exemplo, usar um cartão de débito na função crédito.
Para solucionar essa questão, é ideal trocar o meio de pagamento e utilizar uma versão adequada à situação.
18. Comprovante sai em branco
Esse erro é auto-explicativo. Ele aparece quando o comprovante não possui as inscrições a respeito da operação.
Nesse caso, é preciso confirmar se a máquina está carregada e se está devidamente abastecida com a bobina PagSeguro. Se a resposta for sim para as suas questões, é preciso consultar o suporte especializado.
19. Teclado / botões não funcionam
Quando o teclado ou algum dos botões não funcionam, esse erro aparece na tela. A solução é desligar e religar a maquininha.
Caso a situação não se resolva, experimente tirar a bateria e recolocá-la. Se mesmo assim o controle não voltar a funcionar, será necessário entrar em contato com o suporte.
20. Tela Azul
A tela azul aparece quando o sistema precisa ser atualizado e você não consegue realizar a operação sozinho.
Para corrigir a situação, o suporte técnico irá atualizar a sua máquina de maneira remota. Se mesmo após a atualização o problema persistir, o terminal precisará ser trocado.
Saiba também qual o significado do erro 05 do cartão de crédito!
Afinal, como corrigir os códigos de erro do PagSeguro?
Quando surgem os códigos de erro do PagSeguro na maquininha, é necessário identificar o que eles significam. Com base nessa informação, você poderá realizar a ação mais adequada para corrigir o problema instalado.
Caso precise de ajuda especilizada, entre em contato com o suporte técnico do PagSeguro pelo número 4003 6624 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 882 1100 (demais regiões).
Quer continuar acompanhando as novidades sobre o universo financeiro e as melhores oportunidades? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e entre em nosso canal exclusivo do Telegram.
Perguntas frequentes
- O que significa S826 PagSeguro?
O código S826 indica que a transação não foi autorizada pelo PagSeguro. Os motivos que podem levar a esse erro são: furto do dispositivo, uso indevido ou presença do cartão na blacklist.
- Como atualizar a máquina do PagSeguro?
Para realizar a atualização da maquininha, ela precisa estar conectada à uma rede de wi-fi. Após, acesse o Menu, escolha a opção “Configurações” e, depois, clique em “Atualizar”. Caso haja uma versão mais recente do sistema, ele será instalado no terminal.
- O que significa não autorizado PagSeguro?
A mensagem “Não Autorizado” pode significar que os dados do cartão estão incorretos ou que a bandeira dele não é compatível com a máquina do PagSeguro. Caso as informações estejam corretas e bandeira seja aceita, é necessário entrar em contato com a operadora do cartão.
- Porque o PagSeguro não autoriza minha venda?
No geral, a falta de autorização ocorre pela incompatibilidade dos dados do cartão, pela falta de limite do saldo ou pela bandeira utilizada. Porém, caso esses motivos não sejam válidos, é preciso entrar em contato com o PagSeguro.
- O que é erro m826 PagSeguro?
Transação não autorizada pela emissora do cartão, devido a furto do dispositivo, uso indevido ou presença do cartão na blacklist.
- O que é código 51?
O erro B051 é indicado quando há problemas no call-back. Ou seja, quando o cliente retira o cartão antes da venda ser aprovada. A solução, aqui, é aguardar alguns instantes e passar a venda novamente, dessa vez aguardando para a retirada do cartão.
- O que é o erro a018 PagSeguro?
Esse erro aparece quando o comprovante não possui as inscrições a respeito da operação.
Nesse caso, é preciso confirmar se a máquina está carregada e se está devidamente abastecida com a bobina PagSeguro. - O que significa A16 na Minizinha?
O erro PINPAD é indicado quando a máquina não está se conectando com o PinPad. Caso isso aconteça, o certo é desparear a maquininha e pareá-la novamente.
Boa noite, minha menininha chip3 está apresentando um erro na hora do pagamento cod A16 falha de comunicação, podem me ajudar?
Alguém sabe qual o erro B018?
Bom dia!
A minha moderninha plus trava a tela retirar cartão (sem cartão)
Olá, Edvânia! Tudo bem?
Nesse caso, você deve entrar em contato diretamente com o PagSeguro pelo chat direto no site, ou se quiser ligar, os números são: 4003 1175 (capitais e região metropolitana) ou 0800 728 2174 (demais localidades).
A minha moderninha nao inicia para a tela de vendas, congela na tela pagbank
Olá, Jessica! Tudo bem?
Nesse caso, você deve entrar em contato diretamente com o PagSeguro pelo chat direto no site, ou se quiser ligar, os números são: 4003 1175 (capitais e região metropolitana) ou 0800 728 2174 (demais localidades).
Quero fazer um pagamento e o aplicativo da pagseguros está dando erro 30902 reinstalar o aplicativo, como resolver?
Olá, Haroldo! Tudo bem?
Se mesmo após reinstalar o aplicativo o problema persistir, sugiro que entre em contato com a PagSeguro.
A minha está aparecendo cód A017 , o que fazer?
Olá, Carlos! Tudo bem?
Nesse caso, você deve entrar em contato diretamente com o PagSeguro pelo chat direto no site, ou se quiser ligar, os números são: 4003 1175 (capitais e região metropolitana) ou 0800 728 2174 (demais localidades).
Minha maquininha só da erro 018
Olá, Gilnei! Tudo bem?
Você chegou a entrar em contato com o Pag Seguro? Acredito que eles podem te ajudar.
A minha estar dando erro 72300
Minha máquina está dando erro a071 o que eu faço?
Olá, Mabiana! Nesse caso, você deve entrar em contato diretamente com o PagSeguro pelo chat direto no site, ou se quiser ligar, os números são: 4003 1175 (capitais e região metropolitana) ou 0800 728 2174 (demais localidades). Espero que sua situação seja resolvida.
Minha Moderninha Pro está dando código de erro A025, o que fazer?
Helvia, sugiro entrar em contato com o suporte pelos telefones disponibilizados no texto.
Minha moderninha na hora q vou passar o auxilio e FGTS da r 59
Minha moderninha plus está com chip de dados com erro contate o pagbank A015
Minha moderninha não dá sinal, não imprime e apaga o visor
Minha moderninha pro esta apresentando erro no manaipp