Códigos de erro do cartão: conheça os principais e aprenda a resolver!

A praticidade do serviço de recebimento através de máquina de cartão acaba sendo ameaçada em […]

Continua após a publicidade

flaviomariano
Flávio Mariano

A praticidade do serviço de recebimento através de máquina de cartão acaba sendo ameaçada em situações em que as compras são recusadas pelos códigos de erro do cartão.

Nessas horas, é muito importante saber lidar da forma correta com a situação e, para isso, você precisa saber qual é o significado de cada código de erro. Na maioria das vezes, o erro não acontece por culpa de seu cliente, estando mais ligado à conexão da máquina ou outra questão da operadora.

Continua após a publicidade

Fique atento aos códigos de erros das máquinas de cartão, afinal de contas, a maneira como você ou seus funcionários lidam com esse tipo de situação podem determinar se seus clientes sairão satisfeitos ou não.

Principais códigos de Erro

Código 06: Significa erro genérico, o que pode ser um problema na sua máquina, na rede de dados ou na comunicação entre a administradora de cartão e o banco emissor. Como resolver? Tente passar o cartão novamente na mesma ou em outra máquina, não desfaça a compra.

Continua após a publicidade

Código 08: Significa time-out no emissor ou bandeira. Isso quer dizer que o banco (emissor) ou a operadora (Visa, Master…) estava indisponível no momento da transação. Como resolver? Faça uma nova tentativa, a culpa não é do cliente.

Código 016: Esse código pode significar um cartão inválido da Caixa ou de outros bancos. Como resolver? Nesse tipo de erro, o primeiro passo é repetir a transação para garantir que o problema não é com ela. Caso o erro persista, o consumidor deverá entrar com a instituição que emitir o cartão para resolver

Código 14: Significa que o cartão é inválido, ou seja, o cartão do cliente não é aceito em sua máquina. Como resolver? Veja se a bandeira pode ser aceita em outra máquina de seu estabelecimento ou pergunte ao cliente se ele possui um outro cartão das bandeiras que são aceitas. Caso o problema não possa ser solucionado, pergunte educadamente se ele aceita um outro meio de pagamento.

Código 15: Significa que o banco ou a instituição financeira não está cadastrada em sua máquina. Como resolver? Pergunte ao cliente se ele possui um outro cartão ou meio de pagamento.

Continua após a publicidade

Código 19: Significa que a transação precisa ser repetida por causa de um problema técnico. Como resolver? Por se tratar de problema técnico, apenas faça novamente a transação.

Código 21: Impossibilidade na confirmação da transação, o problema está na máquina. Como resolver?  Reinicie sua máquina ou troque por outra para repetir a transação.

Código 26: Duplicidade ou repetição na venda. Isso significa que você pode ter passado a venda anteriormente. Como resolver? Verifique junto a operadora se a transação já foi confirmada uma vez, senão, terá de restituir seu cliente por motivo de duplicidade na cobrança.

Código 51: Esse é um erro bastante comum e pode indicar falta de limite no cartão ou falta de saldo em conta. Como resolver? Oriente seu cliente para que procure outro cartão ou meio de pagamento.

Continua após a publicidade

Código 40: Também indica falha na rede. Como resolver? Tente novamente.

Código 91: Significa que o sistema do banco se encontra fora do ar. Como resolver? Peça para o cliente aguardar alguns minutos, pois o banco emissor não está respondendo.

Código 96: Motivos técnicos, esse erro solicita a repetição da transação. Como resolver? Tente novamente.

Código AA: Significa que o tempo de espera foi excedido. Como resolver? Peça para o cliente esperar alguns minutos e tente novamente.

Código GA: Esse erro indica que a administradora da máquina de cartão possui algum problema técnico no momento. Como resolver? tente novamente.

Continua após a publicidade

Agora, vejamos alguns códigos de erro que aparecem apenas quando é cometido um erro na hora de operar a máquina. Como resolver todos os casos abaixo? Tente novamente com mais atenção.

Código 03: Você pode ter digitado o código de segurança errado, ou o número do cartão inválido ou a opção de parcelamento selecionada não está sendo aceita pelo cartão.

Código 11: O seu estabelecimento não está autorizado a fazer esse tipo de parcelamento selecionado. Informe as condições de pagamento disponíveis para que a máquina autorize essa transação.

Código 12: Aparece quando você efetua uma transação inválida. Isso pode acontecer quando você tenta passar no débito um cartão que só aceita compras no crédito ou vice-versa.

Continua após a publicidade

Código 25: Significa que algum dado digitado não está correto. Poderá ser: Senha, tipo de cartão, valor ou condição da venda.

Código AC: Você está tentando passar um cartão de débito na função errada: crédito. Veja se é isso que o cliente realmente deseja e explique que o cartão não aceita compras no crédito.


Melhores máquinas de cartão para pessoa física e autônomos


Pagamentos com cartão de crédito
Pagamentos com cartão de crédito estão sujeitos a erros. Confira a lista.

Erros relacionados a segurança

Agora, vamos alistar alguns erros que aparecem quando exige um maior cuidado por parte de seu comércio. Isso porque essas mensagens aparecem por questão de segurança. Imagine o transtorno caso alguém tente utilizar um cartão roubado, você poderá ficar no prejuízo. Como resolver esses casos abaixo? Tenha atenção, solicite um documento de identificação de seu cliente ou peça para ele pagar em dinheiro. Vejamos:

Código 01: Significa que o banco ou instituição financeira do cartão pode ter “segurado” essa transação. Eles geralmente precisam confirmar alguns dados para continuar usando o cartão. Acontece muito em casos em que o cliente faz uma compra de valor muito diferente daquele que está acostumado a fazer. Assim, o cliente deve ser orientado a procurar seu banco para saber o motivo da recusa.

Continua após a publicidade

Código 05: Esse é um código que raramente aparece e indica que o banco emissor não autorizou a compra por um motivo diferente dos demais códigos. O cliente precisará contatar o banco por questão de segurança para resolver esse problema.

Código 13: Significa que a quantia que está sendo comprada não é aceita nesse cartão. Você poderá tentar novamente ou pedir para que o cliente procure outro meio de pagamento.

Código 38: Significa que  cartão de seu cliente está bloqueado por causa de erro na digitação da senha. Ele só vai conseguir desbloquear procurando o banco ou entrando em contato com a central pelo telefone.

Código 41: Significa que o cartão já está cancelado por motivo de extravio. O cartão já é inútil. Verifique e tente novamente em outro cartão.

Continua após a publicidade

Código 43: Indica que o cartão foi roubado. Verifique discretamente a identidade do cliente e esteja preparado para acionar a polícia pois pode estar havendo um crime. Não esqueça de fazer tudo com muita cautela e discrição.

Código 54: Indica que o cartão já está vencido. Consulte o cartão para conferir essa informação, a data de vencimento se encontra na frente de todo plástico. Peça outro cartão ou meio de pagamento para finalizar a venda.

Código 55: Indica que a senha está incorreta pela primeira ou segunda tentativa. Muito cuidado, pois caso o cliente digite três vezes a senha errada o cartão será bloqueado. Por isso, não deixe de alertar que o cartão poderá ser bloqueado.

Código 57: Geralmente indica que o cartão é novo e ainda não foi desbloqueado corretamente pelo cliente. Ele pode conseguir facilmente fazer isso pelo 0800 confirmando seus dados pessoais ou comparecendo no banco onde solicitou o cartão.

Código 61: Indica que o limite já foi excedido. Você pode orientar o cliente a procurar seu banco, pois, poderá conseguir aumentar o limite após uma análise de crédito. Pergunte se ele possui um outro cartão ou meio de pagamento.

Código 78: Aparece quando o cliente precisa desbloquear o cartão no banco.

Uma última dica: tenha sempre em mãos o telefone da central de atendimento da central técnica de sua máquina de cartão, eles estão lá para te auxiliar em qualquer problema na hora da venda.

Continua após a Publicidade

65 comentários

  1. Beatriz Nogueira

    boa tarde fui passar o cartão ticket restaurante do cliente na minha maquina da safra e apareceu o ERRO 020. o que significa e com resolver?

  2. Ednaldo luis.

    Boa tarde.
    Apareceu um erro e o cartão não passa fica roteando e não passa.
    G 3219 – 824 .S

  3. Jessica

    Não estou conseguindo fazer saque nem comprar em débitos, está dando código 96 oque faço?

  4. Continua após a publicidade

  5. Joelma

    Boa noite.
    O meu cartão está dando cartão inválido erro 16.O que tenho que fazer.

  6. daylane

    O meu deu cód 16 o que faço?

  7. Continua após a publicidade

  8. Donizete Godinho

    Gente erro 908 safrapay ok é isto alguém me ajude

  9. Leonardo Pereira

    Meu cartão tá aparecendo inválido código 16 o que faço tô em Brasilia-df já fui 3 vezes no caixa econômica mais não consegui resolve eles mandaram um e meio pra minha agência que fica no Pará mais não responderam ainda……

  10. Josiane

    O meu está dando :
    cartão inválido – Necessário troca
    Como eu faço a troca, pra quem eu posso ligar?

  11. Continua após a publicidade

  12. Gabrielle

    Passei meu cartão hoje a tarde em um estabelecimento e deu tudo certo. Quando passei ele a noite em outro lugar não dava certo e sempre dava o cód. 9107 – Emissor fora. O que isso significa??

  13. sara

    meu cartao poupanca esta dando (16) cartao ivalido; o que pode esta acontecendo

  14. Andreia

    Ola.meu erro aparece operação inválida cod 12 mas o cartao é debito e seleciona o opção debito direto. Insiro a senha correta e da erro . Oque significa?

  15. elaine

    o meu deu erro 16 3vezes o que significa isso nunca deu erro desse tipo

  16. Maurício

    O que significa (NC) não autorizado quando passa na máquina

  17. Everlen

    Apareceu codigo 12. Que diz que é quando tentamos passar débito no cartão que é só crédito.

    Mas, meu cliente so tem credito. O cartão nem tem a opção debito. Entao nao entendo pq desse erro.

  18. Lessandro Patrocínio

    Olá o meu deu erro SO 100 cartão de refeição, não consigo resolver

  19. KatiellyCabral

    Quanto foi fazer pagamento com meu cartao do banco brasil pela maquininha modeninha pedi pra retirar o cartão e apareceu codigo r91 o ta acontecendo

  20. Guilherme

    Boa tarde. Oque fazer quando da o código de erro 12 do pinpad?

  21. Luiz

    Codigo de erro 1500, como resolver? Máquina de Débito e Crédito da Rede?

  22. Luiz Carlos

    tem um máquina da get net direto acontece um tal de código 5999 não consigo antecipar isto é certo e um vergonha não indicou pra ninguém está máquina

  23. Maria

    Tento fazer um cartão de crédito na loja dá rejeitada código é ra 15 ou ra 16 o que significa?

  24. ELIANA GOMES

    qual o significado do erro EX na maquininha? alguém sabe?

  25. Cleuzeni Pinto

    BOM DIA O QUE E O ERRO 3017 QUE ESTA APARECENDO QUANDO VOOU PAZSER A VENDA NO CR~EDITO

  26. Iris

    Coloquei o cartão no caixa eletrônico , deu erro de posição. Sendo que o cartão está correto

  27. FRANCISCO FERREIRA

    Bom dia
    A minha tá dando o código G2.3

  28. Anny

    Fui fazer uma compra e deu cartão inválido. O que pode ser?

  29. FRANCISCO MIRANDA

    Fiz uma tentativa de compra com o meu cartão e apareceu o codigo 05 NÃO AUTORIZADA. Fiz um teste na maquininha da loja do qual sou gerente e deu o mesmo problema. Liguei pro banco emissor e disseram que era problema na maquininha do estabelecimento, no caso do meu estabelecimento. Liguei pro suporte da maquininha e disseram que eu tinha que entrar em contato com o banco emissor do cartão… O que fazer nesses casos??? Um detalhe, fiz o mesmo teste hoje, com o mesmo valor, na mesma maquininha e hoje deu certo…

  30. marcelo

    oi boa tarde
    quando vou efetua uma venda aparece a sequente mensagem g2

  31. HELLEN

    TENTO FAZER UM VENDA NA MODERNINHA DA UOL, MAS QUANDO INSIRO CARTAO DO CLIENTE PEDE PRA RETIRAR CARTAO E APARECE : COOO61 CARTAO COM ERRO OU MAL INSERIDO…

  32. Afonso

    E quando a maquina apresenta o erro ou mensagem, pedindo para fazer novamente a transação, CÓDIGO C1.1.2?

  33. Carlos

    Hoje eu fui ao mercado, e após tentar pagar uma conta deu de primeira codigo 75 Problema senha o que pode ser?

  34. Leonardo

    Oque quer dizer: instituição indisponível no momento …? Obrigado

  35. Jessica Teixeira

    Fui fazer uma compra com meu cartão de crédito,quando digitei a senha,apareceu senha inválida,sendo q minha senha era certa.Nao tentei a terceira vez digitar,pois a moça do estabelecimento falou que era a máquina dela q tava com problema.Quero saber se posso fazer uma compra em outro estabelecimento ? Se não irá acontecer isso de novo?

  36. Maria

    Bom dia tentei fazer uma venda e me dá código A 05 na função crédito e débito minha maquina e da master card também o que quer dizer esse código.

  37. DIRCE DE

    nao estou conseguindo efetivar uma venda aparece um erro de SIMCARD

  38. DIRCE DE

    nao estou conseguindo efetivar uma venda,parece um erro A O15

  39. Teza Bonafe

    Deu código 41 e a cliente reclamou que debitou 2 vezes …O que faço?

  40. ISPV

    O que significa “opção selecionada incorreta”?

  41. cleison

    o meu ta no codigo 91 ja faz 3 dias e nada ainda uqi eu faço ?

  42. Silvia

    Boa tarde, esses códigos é para todas as operadoras? Máquina Cielo, Rede, BIN, Moderninha e etc? Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.