Erros do cartão de crédito: entenda o que cada código significa e como solucionar!

Saiba quais são os principais erros que podem ocorrer na hora de fazer uma compra com o cartão de crédito. Saiba também como resolver o problema.

Escrito por Lucas Proença

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Um dos principais motivos de desconforto no momento de efetuar o pagamento de uma compra, tanto para os lojistas, quanto para os clientes, é a maquininha acusar erros do cartão, pois além de causar um problema, eles também geram dúvidas. Afinal, o que eles significam?

A verdade é que cada um dos códigos de erro do cartão é relativo a um problema em específico e, para saber o que explicar ao cliente quando um desses erros sugirem no visor da maquininha e ter o conhecimento sobre o que deve ser feito, vale a pena conhecer os erros mais comuns. Acompanhe a leitura e confira!

Principais códigos de erros do cartão de crédito

A praticidade da compra por cartão de crédito vai embora quando o erro surge no visor das máquinas de cartões. Ou, até mesmo, dos sites onde compras estão sendo realizadas.

Dessa maneira, ter noção do que cada um dos erros significa pode ajudá-lo de forma significativa, uma vez que você poderá resolver não apenas a questão do pagamento do produto ou soeviço que oferece, mas também contribuir para que o cliente procure ajuda do banco, caso seja algo mais sério.

Sendo assim, veja a seguir quais são os erros do cartão mais frequentes e os seus respectivos significados:

Erro 01 – Venda Não Autorizada

Um dos erros do cartão que são mais comuns, é o designado pelo código 01. Quando ele ocorre, significa que a operadora do cartão não autorizou a efetivação da compra por uma questão de segurança.

Quando surge alguma transação com valor acima do habitual, fora dos padrões comuns, ela pode impedir que a efetivação aconteça.

Para resolver essa situação, basta acionar a operadora do cartão e confirmar que está realizando a compra com valor mais alto.

Erro 03 – Transação não encontrada

Quando os erros do cartão são indicados pelo código 03, ele está relacionado com algum impedimento que o próprio serviço oferece.

Significa que, apesar de existir um limite disponível para compra associado àquele cartão, a quantidade de parcelas informadas não pode ser contratada.

Para corrigir esse erro, é necessário entrar em contato com a operadora do cartão e solicitar a mudança no perfil de consumo.

Erro 05 – Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão

Quando o erro do cartão é o número 05, isso significa que não há limite suficiente para a efetivação da compra.

Nesse caso, a transação é impedida, por não estar dentro dos parâmetros pré-acordados entre o consumidor e a operadora do cartão.

Esse erro também pode aparecer quando o serviço entende que a compra é suspeita, respeitando os critérios do erro anterior.

Para solucionar essa questão, é necessário que o cliente entre em contato com a empresa que administra o seu cartão e solicitar o aumento do limite.

Erro 07 – Transação negada. Venda não autorizada

O erro número 07 é muito semelhante ao anterior. Nele, a transação também é impedida devido ao limite ter sido ultrapassado.

Da mesma forma, a solução desse problema é feita diretamente com a operadora do cartão, solicitando o aumento desse limite.

Erro 08 – Código de segurança inválido

O erro do cartão número 08 significa que o código de segurança  do mesmo foi digitado de maneira incorreta.

Esse código é uma espécie de autenticador da transação e serve para reforçar a validade da compra, como destacado no portal G1.

Para solucioná-lo, basta corrigir o número digitado, substituindo-o pelo certo, e continuar com a transação normalmente.

Erros do cartão 10 – Não é permitido o envio do cartão

Esse erro está relacionado com a efetiva liberação de uso da maquininha de cartão. Ele aparece, quando a transação ainda não é suportada naquele terminal.

Uma alternativa para resolver a situação, é tentar passar a compra em outra máquina para atender ao cliente rapidamente.

No entanto, é fundamental entrar em contato com a administradora do aparelho para solicitar a solução desse problema e liberar o uso da maquininha.

Erro 11 – Venda com Parcelado tipo 2 não habilitado

Esse tipo de erro aparece quando há uma tentativa de parcelar a compra em uma quantidade de pagamentos maior do que o permitido pela loja.

Sempre que isso acontece, a transação é suspensa, para a adequação do número de parcelas em efetivo.

Para solucioná-lo, basta conferir qual é o limite de parcelamento que está cadastrado no terminal e refazer a operação, agora, com o número correto.

Erro 12 – Venda não autorizada

O erro do cartão de número 12 está relacionado com alguma avaria que possa estar prejudicando o uso do mesmo.

Pode ser sujeira do chip, riscos na tarja magnética ou outra condição que atrapalhe a leitura digital dos dados.

Para solucionar a questão, tente limpar esses pontos do cartão e experimente outro terminal. Se o erro persistir, o ideal é orientar ao portador que peça um novo modelo de cartão.

Erro 13 – Venda não autorizada

Quando o erro 13 surge, significa que houve algum erro no momento de digitar o valor das parcelas e da compra.

É comum que ele aconteça, quando se tenta passar um valor abaixo do pré-estabelecido pelo parcelamento.

A solução desse erro é bem simples: verifique se os valores estão corretos e tente novamente.

Erro 41 – Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão

O erro do cartão de número 41 surge quando o limite do cartão foi estourado e, por isso, a transação não pode ser concluída.

Ele também está relacionado com transações suspeitas, já que o valor excede o comum.

Se a maquininha acusar esse erro, é necessário contatar a operadora do serviço e verificar quais os motivos que podem estar causando essa situação.

Erro 51 – Transação negada – Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão

O erro 51 também está relacionado com o limite do cartão ter sido estourado.

Da mesma forma, é necessário que o portador entre em contato com a operadora, para avaliar a situação e resolvê-la.

Erros do cartão 54 – Cartão vencido ou data de vencimento incorreta

Esse erro surge quando a data de vencimento do cartão foi digitada incorretamente ou se estiver tentando usar um cartão que já está vencido.

Se o problema for o erro na digitação, basta corrigir a data e o serviço será efetuado. Mas, se for por cartão vencido, é necessário que o cliente solicite um novo.

Erro 57 – Venda não autorizada

O erro 57 acontece quando alguém tentar passar um cartão que possua bandeira diferente da aceita pela maquininha.

Mas, se a bandeira estiver correta e esse erro surge da mesma forma, é necessário contatar a administradora para saber o que pode estar acontecendo.

Erro 78 – Transação negada – Venda não autorizada

O erro 78 aparece quando o cartão que está tentando passar está bloqueado. Isso pode acontecer devido ao uso incorreto da senha, por suspeita de fraude ou ainda não ter sido desbloqueado pelo usuário.

A solução desse problema se dá indo até uma agência bancária ou a um caixa eletrônico, para fazer o desbloqueio ou solicitar um novo junto ao banco.

Erro 96 – Autorização negada

O erro do cartão número 96 acontece quando há falha da maquininha, que não transmite a informação da compra.

Para resolver a questão, basta tentar novamente ou trocar de terminal.

Erro 99 – Sistema do banco temporariamente fora de operação

Esse erro, de número 99, aparece quando o sistema do banco está fora do ar.

Nesse caso, é necessário aguardar a estabilidade e tentar novamente.

E quanto ao erro do “Desfazimento não permitido”?

O erro “desfazimento não permitido” tem aparecido em algumas transações, principalmente que se utilizam do sistema InfinitePay.

A empresa não indicou exatamente o que ele significa, mas está relacionado a algum tipo de impedimento relacionado aos dados do cartão.

Por isso, caso esteja enfrentando esse erro em seu terminal, a indicação é entrar em contato imediatamente com a operadora, para solicitar a troca da maquininha.

Perguntas frequentes sobre erros do cartão de crédito

  1. O que é erro tipo 1?

    O erro tipo 1 acontece quando a operadora do cartão não libera a transação, devido a um valor de compra muito maior do que o habitual do cliente. Nesse caso, o pagamento é impedido por uma questão de segurança e, para liberá-lo, basta acionar a instituição financeira.

  2. O que significa erro 3?

    O erro 3 surge quando o cartão do cliente não permite que a compra seja dividida no valor de parcelas que está tentando passar. A solução desse problema é feita diretamente com a operadora, solicitando a mudança no perfil ou reduzindo o número de parcelas.

  3. O que acontece quando dá erro no cartão?

    Para solucionar problemas como os de erros do cartão, tenha sempre em mãos o telefone da central de atendimento técnico da administradora de suas maquininhas.

  4. Como resolver o erro 51?

    O erro 51 está relacionado com o limite do cartão ter sido estourado. Assim, é necessário que o portador entre em contato com a operadora, para avaliar a situação e resolvê-la.

  5. O que significa código 21 no cartão de crédito?

    O código 21 aparece quando o cancelamento da compra não foi concluído. Nesse caso, é preciso tentar novamente ou entrar em contato com a administradora.

  6. O que é erro 22 no cartão de crédito?

    O erro 22 do cartão de crédito significa compra não autorizada pela instituição emissora do cartão.

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  1. Daniela Noleto

    Aconteceu comigo hoje, 11/03/2022. Tentei passar um cartão Hipercard na minha Infinity Pay e deu esse erro “desfazimento não permitido”. Passei um cartão Pic Pay e deu certo, mas o Hipercard não. E o cliente veio aqui só pra passar esse cartão… Affff

  2. Meu cartao deu esse erro 5 hj eu tentei passar 3 vezes valor baixo/parecido o proprio vendedor tinha me alertado que pode houver esse erro se passar valores multiplos em um pouco espaco de tempo amanha tentarei passar dnv se o erro continuar eu vou ter q ir na agencia =/

  3. Thiago

    to com um erro da hipercard “desfazimento não permitido”.

    Passei com meu nubank não deu erro, esse deu não sei oq é

  4. Joao paulo

    Meu cartao drbito conta poupanca facil fala contate o banco…eu excedi o limite mes passado e zeraram a conta..porem a moca do cx falou q no proximo mes podeiria deposita normal dentro do limite..e meu cartao deu a mesma coisa agora

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