Franquia Santa Lolla: veja o valor e se vale a pena!

Conheça a franquia Santa Lolla, uma das principais marcas do segmento de moda e calçados do Brasil, e saiba se vale a pena investir!

Escrito por Vitor Braga

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InformaçõesSanta Lolla
Investimento inicialEntre R$285 mil a R$355 mil
Faturamento médio mensalR$130 mil
Prazo de retorno30 a 36 meses
Nota do Reclame AquiAproximadamente 5/10
VantagemDiversidade de produtos, marca consolidada no mercado, alto faturamento
DesvantagemInvestimento inicial elevado
Informações sobre a franquia Santa Lolla

A franquia Santa Lolla é uma alternativa para quem se interessa por moda e quer investir em um empreendimento próprio com marca bem consolidada.

A empresa produz suas próprias linhas e lançamentos, com atuação em todo o Brasil, além de um suporte diferenciado para interessados em expandir a marca.

Esse negócio também faz parte de um segmento em crescimento no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o setor de Moda teve um crescimento de 7,2% em 2022, com mais de 5.600 novas unidades abertas.

Por esse motivo, é uma área interessante para investimento, principalmente empreendedores que desejam abrir o próprio negócio, mas sem precisar desenvolver produtos ou estratégias de vendas.

Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre a franquia Santa Lolla, uma das opções disponíveis no setor de moda brasileiro.

Veja os valores de faturamento e investimento dessa empresa, além de detalhes sobre o processo de avaliação que o franqueado deverá enfrentar para ter sua unidade.

Franquia Santa Lolla: confira a história dessa franquia de calçados e acessórios!

A ideia da franquia Santa Lolla começou na década de 1990 com os irmãos Vanessa, Rubens e Fábio Martinez. Eles atuavam no varejo, comercializando calçados, mas tinham o desejo de empreender e ter suas próprias fabricações.

Com isso, começaram a elaborar planos de criar uma empresa, que se concretizou em 2002, com a proposta de oferecer acessórios e calçados femininos que acompanhassem as tendências e oferecessem coleções variadas. 

Com apenas 2 anos de atuação, a Santa Lolla deixou de ser uma empresa local e começou seu processo de expansão, iniciando a sua franquia.

Dessa forma, passou a oferecer, também, suporte para outros empreendedores que desejavam comercializar seus produtos, além das estratégias que testaram ao longo dos anos.

Um dos principais pontos de destaque é a dinâmica da franquia Santa Lolla, que acompanha novos participantes em todas as etapas, desde a escolha do ponto comercial até o treinamento para gerência e equipe. Além disso, trabalha em outras áreas, como:

  • pesquisas de viabilidade;
  • consultoria em marketing;
  • acompanhamento de processos na implementação da unidade.

Assim, a marca se destaca não apenas pelas suas produções exclusivas, mas pelo acompanhamento que realiza com seus franqueados.

Quanto aos produtos, ela opta por uma linha exclusiva, e costuma trabalhar com a criação de cinco coleções por ano, em média. Também possui outros produtos que abastecem as unidades.

Atualmente, é uma marca que está presente em todos os estados brasileiros, com unidades em shoppings center, centros comerciais e quiosques.


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Quanto custa a franquia Santa Lolla?

Em média, o custo da franquia Santa Lolla pode variar entre R$285 mil a R$355 mil. Isso, porque depende do tipo de loja desejado e de outros detalhes acordados entre as partes.

Esse valor também inclui a taxa de franquia, com porcentagem variável, e o valor de R$50 mil referente ao estoque inicial e o mobiliário para a loja. 

Vale reforçar que esse total não interfere, a princípio, no faturamento, pois dependerá da aplicação das técnicas de vendas e do know-how da empresa.

Além disso, também existem outros custos relacionados à franquia Santa Lolla, como a taxa de publicidade, de 4% sobre as compras, e os royalties, no valor de 18% sobre as compras.

O franqueado deverá pagar esses percentuais mensalmente, ou conforme combinado com a empresa, ao contrário do investimento inicial, que deve ser pago somente uma vez.

Qual o lucro médio mensal de um franqueado da Santa Lolla?

O lucro médio mensal da franquia Santa Lolla está avaliado em R$160 mil. Esse total é baseado em uma loja comum da empresa, com aplicações das técnicas e estratégias repassadas.

No entanto, é fundamental reforçar que o faturamento não é pré-determinado, e nem todas as lojas atingirão esse valor, ou manterão a média em todos os períodos.

O lucro varia conforme a gestão do franqueado, as vendas e outros detalhes que comumente influenciam nas atividades, como sazonalidade.

A Santa Lolla é uma marca consolidada e presente em todo o Brasil, de modo que possui um grande alcance para vários públicos.

Assim, dependerá do empreendedor e suas técnicas de vendas alcançar um lucro positivo. Contudo, com base nas médias da empresa, é possível atingir um valor consideravelmente alto com a franquia.

Tempo de retorno da franquia

O tempo de retorno da franquia Santa Lolla é estimado em 36 meses. Isso significa que o franqueado terá seu investimento inicial de volta a partir do terceiro ano de vendas com a loja.

Esse valor é baseado em uma série de fatores, como a manutenção de um lucro médio alto e do sucesso da unidade.

Como abrir uma unidade dessa franchising?

Após conhecer mais sobre a franquia Santa Lolla, é possível é preciso saber como abrir uma franquia. Inicialmente, o site da empresa não disponibiliza todos os passos internos que realiza para analisar o candidato.

No entanto, é possível se basear ao procedimento divulgado de outras franquias, uma vez que o funcionamento é semelhante.

Assim, é possível se preparar de forma mais completa para ter o perfil aprovado. Veja o passo a passo:

1. Cadastro e Análise

Em um primeiro momento, o candidato da franquia Santa Lolla realiza seu cadastro no site oficial da marca. O formulário exige alguns dados pessoais do perfil, como:

  • Nome completo;
  • Documentos pessoais;
  • Informações de contato, como telefone e e-mail;
  • Ocupação atual.

O envio dessa proposta é para que a empresa entre em contato com o interessado, iniciando o processo de análise do seu perfil.

Ainda, é possível incluir o estado e cidade de interesse para abrir a empresa, pois a marca está presente em todo o Brasil.

No entanto, a solicitação também está sujeito à aprovação. Assim, a equipe comercial da empresa analisa se é viável e se será uma oportunidade lucrativa para ambas as partes.

Na fase de cadastro e análise, o franqueado também deverá incluir seu capital disponível para investimento. Essa é uma das principais informações para acompanhar sua proposta, porque pode ser decisiva na aceitação ou não.

2. Reunião de Apresentação

Uma vez que o perfil do candidato foi recebido e aprovado, os responsáveis solicitam uma reunião de apresentação, com o intuito de conhecer pessoalmente o possível franqueado Santa Lolla e para apresentar a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um tipo de ‘”pré-contrato”.

Esse encontro pode acontecer na cidade informada ou em uma outra localidade, a depender da disponibilidade da equipe comercial.

A princípio, esse encontro não acontece com os diretores e executivos, mas sim com os profissionais que avaliam o interessado inicialmente, conferindo mais dados sobre ele e seus objetivos com o negócio.

Essa apresentação também fala sobre a marca e outros pontos de alinhamento importantes.

3. Prospecção e Avaliação do Ponto

Antes de continuar com a aprovação interna, a equipe da franquia Santa Lolla pode querer avaliar o ponto solicitado para construção.

Essa é uma forma de conferir se a oportunidade é interessante, qual a movimentação e os planos do gestor para a loja.

Ainda, é por meio dessa prospecção que a equipe comercial poderá entender melhor os planos práticos do franqueado, o que ele planeja para as vendas e para o investimento.

4. Documentação

Passadas as etapas de análise, o candidato está aprovado para enviar suas documentações e realizar a assinatura dos devidos contratos.

Com esses certificados, a equipe responsável poderá fazer pesquisas sobre o empreendedor, por exemplo, confirmando se as suas informações são verdadeiras.

Além disso, é o primeiro passo para fechar negócio entre as partes, elaborando os contratos de franchising, parceria e demais burocracias jurídicas.

A documento costuma ser enviada após aprovação de outras etapas práticas, como o perfil do interessado e a localização da construção.

5. Treinamento

Finalmente, com a documentação em ordem, a franquia Santa Lolla inicia a fase de treinamento com o franqueado.

Essa etapa é comum na maioria das empresas de franchising, pois o novo parceiro precisa entender o funcionamento da empresa e como colocar o know-how em prática.

Além disso, é uma maneira de conhecer mais sobre o que a companhia oferece e é um jeito de o empreendedor utilizar suas habilidades de liderança .

Ainda, o suporte para franqueados Santa Lolla é diferenciado, e acompanha o candidato em todas as etapas, desde recomendações sobre o ponto de vendas até treinamentos de técnicas mais exclusivas da marca.

Por isso, acredita-se que essa abordagem seja mais completa, e possa levar alguns dias ou semanas para finalizar.

6. Inauguração

Finalmente, com todos os preparativos prontos, o candidato pode inaugurar sua franquia Santa Lolla no espaço desejado.

A equipe costuma auxiliar nessa etapa também, com publicidades e orientações finais, por exemplo. Além disso, traz recomendações para o gestor quanto à forma de administração do negócio e do pessoal.

Uma vez que a loja foi inaugurada, ela já estará operante, e o franqueado precisará aplicar seus conhecimentos para ter lucros e conseguir ter um negócio bem-sucedido com a empresa.


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Perfil de um franqueado da Santa Lolla

A franquia Santa Lolla exige um perfil de franqueado que tenha, pelo menos, mais de 21 anos, disponibilidade financeira e se identifiquem com moda.

Algumas empresas não trazem exigências quanto às características do interessado, mas, por se tratar de um segmento mais específico, é indicado que o interessado tenha afinidade com a moda.

Outro detalhe importante é a possibilidade de manter as atividades em operação com o mínimo de capital de giro. Caso contrário, o perfil pode não receber aprovação nas primeiras etapas.

A franquia Santa Lolla também exige que exista dedicação integral ao negócio. Em outras palavras, o franqueado não poderá ter outras empresas em sua administração.

Essa é uma forma de garantir que o interessado irá investir no sucesso da unidade, além de não comprometer sua disponibilidade financeira com negócios paralelos.

O site da empresa não informa outras exigências para os interessados, e os perfis podem ser avaliados mesmo sem todas essas características. Contudo, a aprovação pode ser mais concreta se atender a esse conjunto de qualidades.

Vantagens e desvantagens dessa franquia

Investir na franquia Santa Lolla apresenta uma série de vantagens e desvantagens para o interessado, e vale a pena conhecer esses critérios antes de tomar uma decisão definitiva.

Veja quais os pontos que mais se destacam na empresa:

Vantagens da franquia Santa Lolla 

Em um primeiro momento, a franquia Santa Lolla se destaca por ser uma marca consolidada em todo o Brasil. Isso significa que existem mais chances de alcançar o público e concretizar o faturamento.

Suas linhas são trabalhadas de forma exclusiva, o que agrega mais valor para os produtos e traz mais possibilidades e estratégias de vendas.

A equipe de suporte de franquias também é uma vantagem da empresa, pois acompanha o franqueado em todas as etapas, desde orientações sobre o ponto até treinamentos específicos de gestão.

Dessa forma, mesmo iniciantes poderão contar com a ajuda de especialistas, para ter mais chances de sucesso administrando a companhia.

Em termos de recebimento, o faturamento tem uma média consideravelmente alta, uma vez que o setor de moda está em crescimento no mercado.

Desvantagens da franquia Santa Lolla

Por outro lado, existem alguns pontos menos positivos quanto à franquia Santa Lolla que valem a pena ser reforçados.

A princípio, a exigência de dedicação exclusiva pode ser um impedimento para empresários que buscam alternativas de negócio para expandir sua carteira.

Além disso, o investimento inicial e a disponibilidade financeira também são altos, podendo restringir os perfis que conseguem manter as atividades e, consequentemente, recebem aprovação mais rápida.

Não existem informações sobre como ocorre o processo de seleção, e o candidato não consegue se preparar previamente para aumentar suas chances de sucesso.

Ainda, vale a pena mencionar que a marca não divulga quais as formas de franquia que disponibiliza, e o candidato precisa entrar em contato previamente para conhecer suas opções.

A Franquia Santa Lolla vale a pena?

De modo geral, vale a pena conhecer a franquia Santa Lolla, principalmente interessados em ter um negócio de franchising e alinhados com esse segmento.

O setor está crescendo no Brasil, e essa é uma das principais marcas que ganharam espaço na produção nacional e exclusiva.

Suas coleções acompanham as tendências, e podem atingir diversos públicos, o que oferece mais vantagens para o faturamento do franqueado.

Além disso, possui um suporte diferenciado para os interessados, que permite aos iniciantes terem ajuda na gestão do negócio nos primeiros meses.

Embora os valores de aporte inicial sejam mais elevados, o faturamento pode atingir uma média positiva, de modo que é uma alternativa atrativa para quem quer atuar com franquias de moda.


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Santa Lolla no Reclame Aqui

A nota das lojas físicas da Santa Lolla no Reclame Aqui, atualmente, é de aproximadamente 5/10. Essa avaliação é considerada ruim pela plataforma.

No site, a empresa responde todas as reclamações, e vale reforçar que os chamados não são referentes à empresa ou ao sistema de gestão e sim a algumas unidades franqueadas específicas da marca.

A maioria dos registros dos últimos seis meses são sobre produtos diferentes e problemas com devoluções, por exemplo.

Por esse motivo, as classificações do público se tornam menos positivas, gerando uma média abaixo de regular.

Nesse caso, é indicado que o franqueado conheça mais sobre a gestão interna e veja como a marca trabalha, pois a posição no Reclame Aqui é mais voltada para atendimento direto com o consumidor.

Quando abrir uma franquia Santa Lolla?

É interessante abrir uma franquia Santa Lolla quando o franqueado possuir uma ideia de ponto de vendas e tiver afinidade com o segmento.

Vale a pena considerar a opção em locais que ainda não possuem a marca, como shoppings centers e centros comerciais de cidades com mais habitantes.

Além disso, o sistema de franchising é atrativo para quem deseja ter o próprio negócio, mas sem desenvolver um produto exclusivo.

Assim, vale a pena considerar ideias como a franquia Santa Lolla se entender que é o momento ideal desenvolver esse tipo de projeto na sua localidade.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Quem é a dona da loja Santa Lolla?

    Os donos da franquia Santa Lolla são os empresários e irmãos Vanessa, Rubens e Fábio Martinez.

  2. Qual o valor de uma franquia da Santa Lolla?

    O valor da franquia Santa Lolla é variável, mas está na faixa de R$285 mil a R$355 mil
    de investimento inicial, além de royalties e taxa de publicidade mensais.

Referências do artigo
    1. Franquia Santa Lolla. “Seja um franqueado”. Link.
    2. ABF. “Números do franchising”. Link.
    3. Reclame Aqui. “Santa Lolla”. Link.
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