Factoring: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Entenda qual a função do factoring, quais são as modalidades e os pontos de atenção que devem ser considerados!

Escrito por Thainá Cunha

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Você já ouviu falar de factoring ou fomento mercantil? Se você é um pequeno ou médio empreendedor, esse mecanismo pode ser uma boa opção para equilibrar a saúde econômica do seu negócio. Afinal, quem decide empreender acaba por estar exposto a muitos riscos para continuar operando.

Podemos dizer que o factoring facilita a capitalização das empresas por meio da compra de créditos de suas vendas a prazo por uma empresa de factoring. Com esses créditos futuros, elas passam a ter um poder maior de negociação nas compras corporativas.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, aprenda o que é, como funciona e quais as vantagens do Factoring. Boa leitura!

O que é Factoring?

Factoring ou fomento mercantil é um mecanismo em que pequenas e médias empresas comercializam os créditos de suas vendas a prazo para uma empresa de factoring. Assim, com esses créditos futuros, elas passam a ter um maior poder de negociação nas compras corporativas.

Em outras palavras, isso significa o adiantamento das receitas, o que garante uma certa estabilidade para a saúde econômica do negócio de quem empreende.

Na história, o factoring remonta à Europa dos séculos XIV e XV. Naquela época, o papel do Factor, que é aquele quem compra o crédito, era exercido por agentes mercantis. Eles vendiam as mercadorias de outras pessoas nas colônias em troca de uma comissão, assim como um representante comercial.

Com o passar do tempo, também passaram a antecipar o pagamento aos fornecedores, como se estivessem revendendo os itens, até chegar ao que conhecemos hoje em dia. Mas vale destacar que, atualmente, são empresas fomentadoras envolvidas nisso.

Como funciona o factoring?

Para entender como funciona o factoring, em primeiro lugar, é importante não confundir as atividades das empresas de fomento mercantil com as das instituições financeiras, certo?

Isso porque as empresas de fomento mercantil não concedem empréstimos ou fazem descontos de títulos com os bancos.

Aí surge a pergunta: então, o que as empresas de factoring fazem? As empresas de factoring adquirem títulos de crédito e se responsabilizam por questões administrativas, como gerenciamento do fluxo de caixa.

No entanto, elas não fazem uso de recursos de terceiros para isso, somente adquirem os títulos de crédito e os controla.

Logo, podemos afirmar que essa atividade comercial ajuda pequenos e médios empresários a lidarem com a escassez de recursos, além de auxiliá-los na gestão financeira do negócio.

Quais são as modalidades?

A seguir, detalhamos as cinco modalidades de factoring. Veja!

Factoring Convencional

O Factoring Convencional é a forma mais praticada no país, ou seja, por meio de contrato de fomento mercantil, é formalizada a aquisição dos direitos de créditos da empresa fomentada.

Factoring Maturity

No Factoring Maturity, a fomentadora administra as contas a receber da empresa fomentada, dessa forma, o empreendedor não precisa se preocupar com cobranças, por exemplo.

Factory Trustee

O Factory Trustee engloba o Factoring Tradicional e do Factoring Maturity e consiste na administração das contas a receber da empresa fomentada.

Factoring Exportação

O Factoring Exportação envolve a exportação de bens ou serviços. Assim, duas empresas de fomento fazem a intermediação da operação das empresas de cada país.

Factoring Matéria-Prima

A empresa fomentadora atua como intermediária da fomentada e de seus fornecedores de matéria-prima. Quem compra o crédito paga o fornecedor à vista, garantindo o seu direito de receber o reembolso desse valor a partir dos lucros obtidos.

O Factoring Matéria-Prima pode ser com recursos ou sem recursos. No primeiro caso, existe a obrigação de reembolsar o valor adiantado, se o devedor não honrar seu compromisso. Já no segundo, o risco de inadimplência é de quem compra o crédito.

Quais as vantagens do Factoring?

Se você leu até aqui, já consegue compreender as vantagens do Factoring, certo? Confira, a seguir, quais a lista que preparamos com todas elas.

Antecipação dos créditos

O recebimento à vista por vendas realizadas a prazo, ou seja, a antecipação dos créditos, pode ser importante para o capital de giro, principalmente, sem não houver a necessidade de um empréstimo bancário.

Não incidência de juros

Ao contrário de um empréstimo bancário, não há cobrança de juros numa operação de factoring. Isso porque a fomentadora realiza previamente uma análise dos riscos.

Transferência do risco de inadimplência

Dependendo da modalidade de factoring escolhida, a responsabilidade de lidar com um cliente que não pague e assumir o risco da negociação é da empresa fomentadora.

Disponibilidade para focar em outros setores do negócio

Por ter uma equipe cuidando da gestão das contas, o pequeno e médio empreendedor terá mais tempo para focar em outros setores do negócio.

Facilidade de compra de matéria-prima

Como a compra de matéria-prima é paga por quem compra o crédito, o pequeno e médio empreendedor não precisará gastar a quantia imediatamente. Isso mesmo ele tendo adquirido os materiais à vista.

Quais são as empresas de Factoring no Brasil?

Dentre as empresas de factoring no Brasil, algumas das mais conhecidas são Capital Brazil, Smart Factor e Factor Mix.

As empresas, cujo objetivo é o financiamento de pequenos e médios negócios por meio do factoring, são chamadas de agências de fomento.

O que considerar antes de realizar essa operação?

Antes de realizar uma operação de factoring, lembre-se de que elas só podem ser realizadas entre pessoas jurídicas. Além disso, tenha em mente que um contrato de factoring não é um contrato de empréstimo, já que uma empresa fomentadora não é uma instituição financeira.

A empresa fomentadora apenas oferece o dinheiro, porque tem a venda da empresa como garantia. Assim, como ela antecipa o valor que já cairá na conta da pequena e média empresa, o risco de não recebimento do dinheiro é muito reduzido.

Se você tem como objetivo ampliar o capital de giro do seu empreendimento e manter as contas em dia, o factoring permitirá a negociação de prazos para os clientes ainda maiores.

Por outro lado, essa antecipação pode ser um problema para o fluxo de caixa, caso não haja um planejamento prévio adequado.

O capital de giro também é chamado de ativo circulante e é um dos conceitos mais importantes para as finanças do seu negócio. Afinal, trata-se do valor que a empresa possui em caixa para custear o seu funcionamento.

Conclusão

Agora que já sabe o que é factoring, como ele funciona, quais são suas modalidades, você tem condições de avaliar se esse mecanismo é interessante ou não para sua pequena e média empresa. A finalidade do fomento comercial é justamente proporcionar liquidez financeira para negócios de menor porte.

Dentre as vantagens do factoring, podemos citar a antecipação de créditos, a não incidência de juros, a transferência do risco de inadimplência, a disponibilidade para focar em outros setores do negócio e a facilidade de compra de matéria-prima.

Contudo, não se esqueça de que, sem um planejamento prévio adequado, a antecipação de créditos pode ser um problema para o fluxo de caixa do empreendimento. Afinal, você não vai contar com o valor adiantado no mês seguinte.

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Perguntas frequentes

  1. O que é a operação factoring?

    Operação factoring é um mecanismo em que pequenas e médias empresas comercializam os créditos oriundos das suas vendas para uma empresa de factoring.

  2. Como funciona o factoring?

    Factoring é um mecanismo em que pequenas e médias empresas comercializam os créditos oriundos das suas vendas para uma empresa de factoring. Assim, ao receber esses créditos futuros, é possível ter um maior poder de negociação em compras corporativas.

  3. Qual a vantagem do factoring?

    Dentre as vantagens do factoring, podemos citar a antecipação de créditos, a não incidência de juros, a transferência do risco de inadimplência, a disponibilidade para focar em outros setores do negócio e a facilidade de compra de matéria-prima.

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