Shiba Inu criptomoeda: vale a pena comprar?

Conheça a moeda meme inspirada na raça de cachorro japonesa, avalie se vale a pena inseri-la em sua carteira de investimentos e confira as novidades do ecossistema Shiba Inu!

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Shiba Inu criptomoeda (SHIB) é uma meme coin (moeda meme). Isso significa que ela foi inspirada em piadas da internet, sendo o adorável cachorro da raça shiba inu o viral que levou ao seu surgimento. Além disso, é considerada a concorrente de outra meme coin, a Dogecoin (DOGE), inspirada no mesmo cachorro. Tanto a Shiba Inu como a Dogecoin são ativos altamente especulativos.

Sendo assim, muitas pessoas podem ter dúvida se realmente vale a pena investir na Shiba Inu (SHIB). Afinal, o valor das criptomoedas pode subir ou descer com frequência. Mas, no mercado das meme coins, também acompanha a popularidade da piada entre internautas. Contudo, esse é um fator difícil de prever.

A Shiba Inu criptomoeda também se popularizou com notícias de Elon Musk e Vitalik Buterin envolvendo essa meme coin. Mas, será que vale a pena comprar Shiba Inu (SHIB). Neste artigo, conheça mais sobre esse criptoativo e avalie se vale a pena inseri-lo em sua carteira de investimentos.

O que é Shiba Inu (SHIB)?

A Shiba Inu (SHIB) é uma criptomoeda da categoria das meme coins (moedas meme). Ou seja, ela foi inspirada em piadas da internet, sendo o adorável cachorro da raça japonesa, shiba inu, o viral que levou ao seu desenvolvimento.

Cachorros da raça shiba inu são bastante populares no Japão, sendo um dos mais antigos do país. O cãozinho que ganhou até mesmo o mercado de criptoativos, é símbolo da Família Imperial Japonesa, além de ter sido declarado Monumento Natural do Japão em 1934.

shiba-inu-g9b9b84896_640
Imagem de Kenji Ogusu por Pixabay

A criptomoeda, por sua vez, surgiu em 2020, portanto, é bem recente. Foi criada na rede Ethereum, tendo como base de desenvolvimento o padrão ERC-20. Sendo assim, o pouco tempo em circulação no mercado é um dos fatores que torna a Shiba Inu um ativo digital altamente volátil.

Ou seja, seu preço pode aumentar ou diminuir com frequência. E, pelo pouco tempo de mercado, fica mais difícil de especialistas preverem o comportamento e tendências específicas do ativo. Mas, existe também o fato de que analistas do segmento financeiro podem não se interessar por esse tipo de ativo.

Isso ocorre porque algumas meme coins não possuem um projeto por trás do desenvolvimento ou, há especialistas que podem não ver solidez nesse tipo de criptomoeda. Afinal, geralmente elas se baseiam em memes ou piadas da internet, o que pode não ser levado a sério por certos públicos.

Outro fato é que a criptomoeda Shiba Inu é considerada a concorrente de outra meme coin, a Dogecoin (DOGE), inspirada no mesmo cachorro. Além disso, até mesmo ganhou o apelido de “Dogecoin Killer”, ou “assassina da DogeCoin”, traduzindo do inglês.

Como surgiu a criptomoeda Shiba Inu?

Assim como no caso do Bitcoin (BTC), saber quem criou a Shiba Inu também é um mistério. SHIB surgiu em agosto de 2020, criada sob o pseudônimo de Ryoshi na rede Ethereum, com base de desenvolvimento no padrão ERC-20.

Seu mecanismo de validação e mineração na rede é o Proof of Stake (PoS) ou Prova de Participação. E, em seu lançamento, contou com fornecimento total inicial de 1 quatrilhão de moedas.

Ao contrário de algumas criptomoedas, que surgem com o objetivo de trazer alguma solução para o mercado, a Shiba Inu surgiu com base em uma piada da internet. No caso, trata-se do cachorro shiba inu, que se tornou um meme viral entre internautas.

No Brasil, por exemplo, o vira-lata caramelo é protagonista de vários memes, que também incentivaram a criação da meme coin brasileira, conhecida como Vira-Lata Finance (REAU). Com a raça japonesa shiba inu é a mesma coisa. O cachorrinho conquistou o mercado dos criptoativos, sendo inspiração para outras moedas, como Dogecoin (DOGE), Doge Killer (LEASH) e Dogelon Mars (ELON).

Tokens do ecossistema Shiba Inu

A Shiba Inu vai além da criptomoeda e, conta com um ecossistema em desenvolvimento. Essa expansão é uma das medidas para atribuir ainda mais relevância à aplicação. O ecossistema Shiba Inu conta com dois tokens. Confira:

Tokens do ecossistema Shiba Inu
Doge Killer Doge Killer (LEASH): é um token de incentivo da ShibaSwap, exchange descentralizada, também com base no padrão ERC-20 da Ethereum. Ao contrário da Shiba Inu (SHIB), possui um fornecimento total mais limitado, de apenas 107.646;
Bone ShibaSwap Bone ShibaSwap (BONE): é um token de governança, que permite ao seus detentores votar em decisões propostas no Doggy DAO. Seu fornecimento máximo é de 230 milhões.

Shiba Inu x Dogecoin

A Dogecoin (DOGE) surgiu em 2013, sendo uma das precursoras no âmbito das moedas meme inspiradas em cachorros. Mas, em quais pontos DOGE e SHIB se aproximam ou se distanciam?

Embora ambas se inspirem no cachorro de mesma raça e tenham surgido no ambiente de piadas da internet, esses dois ativos são diferentes em alguns pontos.

Como mencionamos, o ecossistema Shiba Inu está buscando se expandir e, para esse fim, já conta com dois tokens. Sendo assim, se por um lado a Dogecoin não possui muitas bases técnicas sólidas para se valorizar, a Shiba Inu está buscando ferramentas e possibilidades de agregação de valor

Confira as semelhanças e diferenças entre a Shiiba Inu criptomoeda e a Dogecoin:

CaracterísticasSHIBDOGE
surgiu inspirada em uma sátira viral na internet:check mark check mark
sua valorização é altamente impulsionada pela mídia:check mark check mark
conta com mecanismo de validação Proof of Stake (PoS):check mark símbolo
possui blockchain própria e trabalha com Proof of Work (PoW):símbolo check mark
tem limitação de fornecimento de moedas que podem circular:check mark símbolo

Onde comprar a Shiba Inu criptomoeda?

As principais formas de comprar SHIB são por meio de uma corretora de criptomoedas ou diretamente com um vendedor, em uma modalidade de negociação conhecida com peer-to-peer.

Comprar a Shiba Inu criptomoeda em uma corretora é uma alternativa bastante segura, principalmente para iniciantes. Ao contrário da modalidade peer-to-peer, que é mais indicada para pessoas com mais experiência. Mas, como funciona cada alternativa?

1. Corretora de criptomoedas

As corretoras de criptomoedas também são conhecidas como exchanges. São plataformas para a negociação de criptoativos e intermediam compra e venda entre as partes envolvidas. Dessa forma, a transação ocorre de forma prática e ainda mais segura.

A NovaDAX, por exemplo, lista a criptomoeda Shiba Inu para compradores interessados em adquiri-la. Mas, também conta com mais de 150 criptomoedas disponíveis na plataforma. Além disso, possui recursos como conta digital gratuita e cartão pré-pago próprios.

Embora as corretoras tenham uma finalidade comum, algumas se diferenciam em alguns recursos com os quais contam, como interatividade do design da plataforma, taxas e suporte, dentre outros pontos. Por esse motivo, vale a pena comparar as opções disponíveis no mercado. Confira opções de corretoras em “Melhores corretoras de criptomoedas no Brasil para 2022“.

2. Peer-to-peer

Para comprar Shiba Inu (SHIB) em uma negociação peer-to-peer (P2P), você precisará entrar em contato diretamente com a pessoa que está vendendo o criptoativo. Nesse caso, não existe uma instituição intermediando a transação, como no caso da compra em corretoras de criptomoedas. A abordagem e os acordos da negociação, como quantidade e taxas, normalmente são feitos em algum canal de conversa.

Portanto, a base da negociação será a confiança. Por esse motivo, transações P2P costumam ser mais indicadas para pessoas com experiência no segmento. Assim, caso você tenha interesse de comprar a Shiba Inu nessa modalidade, mas ainda não tem experiências, pode buscar alternativas para entender melhor esse serviço.

Por exemplo, um passo importante é criar afinidade com a aplicação. Para tanto, você pode entrar em contato com pessoas que já compram criptomoedas dessa forma e obter informações, além de indicações de vendedores confiáveis. Outro ponto relevante é buscar por vendedores que podem comprovar outras transações já realizadas com sucesso.

Conheça melhor como funciona a negociação P2P no artigo “Peer-to-peer (P2P): o que é, como negociar, é seguro?“.

Onde armazenar a criptomoeda Shiba Inu?

Caso você compre Shiba Inu (SHIB) na NovaDAX, corretora que mencionamos acima, poderá contar com a proteção da plataforma e não precisará se preocupar com o armazenamento da moeda.

De modo geral, as próprias corretoras cuidam da custódia dos ativos que você adquirir na plataforma. Contudo, você também pode armazenar seus ativos em carteiras de criptomoedas, que são sistemas que armazenam as chaves de acesso a sua criptomoeda Shiba Inu ou qualquer outro criptoativo. Essas carteiras podem ser quentes ou frias.

Confira onde armazenar a criptomoeda Shiba Inu:

símbolo da moeda shiba inu com o cachorro fundido sobre um fundo vermelho Carteiras quentes (hot wallets)símbolo da moeda shiba inu com o cachorro fundido sobre um fundo vermelho Carteiras frias (cold wallets)
aplicativo para celular;dispositivo hardware;
software para computador;impressão da chave (paper wallet).
sites com armazenamento em nuvem.

Para cada tipo de carteira, existe um sistema específico para garantir seu funcionamento. Carteiras quentes funcionam com conexão com a internet, mas carteiras frias não são conectadas à rede.

Veja também:

Vantagens e desvantagens da Shiba Inu (SHIB)

Investir em SHIB envolve possíveis vantagens e riscos. Trata-se de uma aplicação que conta com alta volatilidade, cuja valorização não possui muitos fundamentos técnicos. Sendo assim, é uma criptomoeda altamente especulativa e, portanto, suas vantagens podem se aplicar às pessoas com perfil de investidor alinhados com esse ponto.

Isso ocorre porque o preço da criptomoeda pode subir ou descer com frequência, não havendo garantias de qualquer retorno financeiro.

Confira as principais vantagens e desvantagens da Shiba Inu criptomoeda:

VantagensDesvantagens
vantagem possibilidade de ganhos futuros: o projeto é novo e pode se desenvolver e conquistar valorização;desvantagens volatilidade: faltam fundamentos técnicos para explicar a valorização repentina;
vantagem ecossistema: ao contrário de outras moedas meme, SHIB possui um ecossistema que inclui tokens, configuração de contratos inteligentes, NFTs, mineração;desvantagens especulação: assim como outras criptomoedas, sofre influencia da especulação, o que aumenta ainda mais por ser uma moeda meme;
vantagem possibilidade de aceitação: à medida que mais empreendimentos aceitarem a moeda, ela pode se valorizar.desvantagens carência de análises: a moeda tem pouco tempo de mercado, o que compromete a qualidade de análises, além de não contar com grande atenção de alguns especialistas.

Cotação da Shiba Inu (SHIB) hoje

O valor da Shiba Inu (SHIB) varia de acordo com a oferta e a demanda pelo ativo. Quando mais gente compra a moeda, seu preço tende a subir. Em contrapartida, caso mais pessoas se desfaçam de seu ativo e decidam vender SHIB, seu preço tende a cair.

SHIB custa hoje, nos meses finais de 2022, menos de R$ 0,01. Com cerca de R$ 0,0000538 é possível comprar uma criptomoeda SHIB. Entretanto, o valor pode subir ou descer com frequência, por isso, para ter dados precisos o ideal é acompanhar a cotação em tempo real.

Contudo, a cotação da Shiba Inu criptomoeda não tem apresentado oscilações de preço tão altas. Observando o valor do ativo pelo período de uma ano, com base em dados do site CoinMarketCap, em outubro de 2022 SHIB está em queda crescente, custando por volta de R$0,000053. Quando observamos seu preço um ano atrás, a maior alta foi em 27/10/2021, em que a Shiba Inu custou R$ 0,00043.

preço da SHIB em uma ano
Imagem: Reprodução/CoinMarketCap

Previsão da Shiba Inu: quando vai valer 1 real?

A Shiba Inu está entre as 20 principais criptomoedas em capitalização de mercado, destacando-se como a segunda meme coin de mais representatividade, atrás somente da Dogecoin. Porém, não se sabe quando a Shiba Inu vai custar R$ 1,00. Até então, esse ativo não atingiu esse valor e, por ser especulativo, é difícil prever quando isso acontecerá, pois não é possível determinar seu comportamento no mercado.

Como mencionamos, o ecossistema Shiba está se ampliando, o que pode influenciar na valorização da moeda. Porém, qualquer análise sobre esse ativo é baseada em tendências de mercado, que podem se alterar por diversas influências. Sendo assim, quem deseja investir na Shiba Inu criptomoeda, deve considerar a importância de acompanhar o mercado de perto.

Confira o que pode influenciar o valor da Shiba Inu e de outros criptoativos no artigo “O que define o valor das criptomoedas e como ver a cotação?“.

Shiba Inu criptomoeda vale a pena?

Ao contrário de algumas moedas memes, o ecossistema Shiba Inu está se ampliando. Ou seja, não se restringe apenas à criptomoeda. Já conta com a exchange descentralizada, ShibaSwap Dex, além de dois tokens. Ainda, o lançamento mais recente, em outubro de 2022, é o Shiba Eternity, jogo da Shiba Inu (SHIB).

Shiba Eternity, 24h após seu lançamento, já estava no top 20 dos jogos mais baixados na loja de aplicativos para Android, a Play Store, conforme noticia o BEinCrypto. Trata-se de um jogo play-to-earn, de estratégia de cartas.

Porém, não se pode prever, no longo prazo, como essas novidades vão impactar a Shiba Inu criptomoeda. É possível observar os dados até o momento atual e indicar tendências, porém, isso também sofre influência de outras variáveis que podem ser difíceis de prever.

Vale lembrar que trata-se de uma aplicação altamente volátil, não sendo recomendável alocar grande parte de seus recursos na moeda. O indicado é aplicar uma quantia que você possa perder, pois existe essa possibilidade de cenário negativo.

Por exemplo, conforme pesquisa da KuCoin e apontado pela Exame, de cada 6 investidores brasileiros em criptomoedas, 1 deles aloca mais de 90% de seus recursos para investimentos em ativos digitais. Porém, isso não é indicado, uma vez que pode comprometer a saúde financeira do investidor, em caso de prejuízo, já que trata-se de um mercado muito volátil.

Portanto, antes de considerar SHIB como possibilidade de investimento, é importante balancear os riscos da aplicação e as possibilidades de ganho, o que deve estar alinhado com seu perfil de investidor.

Veja também:

Perguntas Frequentes

  1. O que está acontecendo com a Shiba Inu?

    O ecossistema Shiba Inu está se ampliando para além da criptomoeda. Conta com a exchange descentralizada, ShibaSwap, os tokens Doge Killer (LEASH) e Bone ShibaSwap (BONE) e o jogo Shiba Eternity. Essa expansão pode impactar na valorização da criptomoeda.

  2. Como comprar Shiba Inu?

    As principais formas de comprar Shiba Inu (SHIB) são por meio de uma corretora de criptomoedas ou diretamente com um vendedor, em uma modalidade de negociação conhecida com peer-to-peer.


Referências do artigo
  • NovaDAX
    1. Vira-lata Finance. “Ecossistema financeiro descentralizado do Brasil”. Link.
    2. CoinMarketCap. “Shiba Inu”. Link.
    3. BEinCrypto. “Shiba Eternity, novo game da Shiba Inu (SHIB) entra no Top20 da App Store”. Link.
    4. Exame. “64% dos brasileiros considera cripto o futuro, diz pesquisa de corretora”. Link.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp