Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Bitcoin Cash: descubra o que é, como comprar, cotação e se vale a pena

O Bitcoin Cash é uma criptomoeda que surgiu em 2017, sendo um hard fork da blockchain do Bitcoin. Descubra o que é Bitcoin Cash, como comprar, mineração, cotação, se vale a pena e muito mais!

20220502_131551-1
Talita Nifa Estagiária de Conteúdo

Afinal, o que é Bitcoin Cash (BCH)? Vale a pena comprar? É a mesma coisa que Bitcoin (BTC)? Ao adentrarmos no universo das criptomoedas, encontramos diversas ofertas de criptoativos. Antes de fazer uma compra, é comum pesquisarmos sobre a criptomoeda que desejamos, para ver se vale a pena, não é mesmo?

O Bitcoin Cash é uma criptomoeda que surgiu em 2017. Sua criação está ligada à alta demanda por Bitcoin, o que deixava mais lentas e caras as transações. Por isso, para trazer melhorias para a rede, resolveu-se criar o Bitcoin Cash, que é um hard fork da blockchain do Bitcoin.

Continua após a publicidade

É como se o Bitcoin recebesse um irmão gêmeo, porém, com maior capacidade para realizar transações de forma rápida e mais barata, por ter um bloco maior. Quer saber mais sobre essa criptomoeda? Neste artigo, entenda o que é Bitcoin Cash, conheça o mercado e descubra como minerar e como comprar essa criptomoeda e muito mais!

O que é Bitcoin Cash e como surgiu?

O Bitcoin Cash é uma criptomoeda que surgiu em 2017. Sua criação está ligada à alta demanda por Bitcoin, o que deixava mais lentas e caras as transações. Por isso, desenvolvedores, mineradores e corretoras estavam insatisfeitos com essa situação. Portanto, resolveu-se criar o Bitcoin Cash, que é um hard fork da blockchain do Bitcoin.

Continua após a publicidade

Mas, afinal, o que é hard fork?

Hard fork se refere a uma profunda divisão dos códigos e regras da blockchain de uma criptomoeda. Existem dois tipos de fork:

  1. soft: ocorre quando há mudança nas normas, porém, elas não são significativas a ponto de comprometer a existência dos blocos da rede;
  2. hard: acontece quando os blocos precisam ter uma nova rede separada, devido ao fato de as mudanças e atualizações na rede blockchain terem sido muito drásticas.

O fork do Bitcoin Cash ocorreu em 2017. Isso fez com que houvesse um upgrade SegWit, solução também conhecida como Segregated Witness. Então, em vez de as informações das transações serem armazenadas no bloco, a proposta era armazená-las em outro arquivo, para que a blockchain do Bitcoin tivesse mais transações no seu bloco.

Além disso, houve elevação do tamanho do bloco e, atualmente, a rede consegue suportar blocos de até 32MB. Nesse processo, a blockchain foi dividida, para que surgisse a nova criptomoeda. Isso trouxe escalabilidade e aumento do volume de transações mais baratas. Atualmente, o Bitcoin Cash se destaca entre as principais criptomoedas em capitalização de mercado.

Para que serve o Bitcoin Cash

Como mencionamos, o Bitcoin Cash surgiu como um hard fork do Bitcoin, servindo para agilizar as transações com a criptomoeda. Assim, o número de transações aumentou, em relação ao tempo e, além disso, o custo das negociações diminuiu, trazendo mais escalabilidade para os negócios.

Continua após a publicidade

Porém, o Bitcoin Cash também se destaca como dinheiro eletrônico e reserva de valor e, ao longo do tempo, ganha ainda mais suporte em casas de câmbio. Sendo assim, é possível realizar transações e enviar essa criptomoeda para pessoas em qualquer lugar do mundo, em qualquer momento e sem intermediários.

Além disso, ao utilizar o Bitcoin Cash como moeda de troca, há possibilidade de ganhar descontos exclusivos, já que o pagamento com criptomoedas elimina gastos com as taxas de cartões de crédito.

Conheça mais sobre o Bitcoin Cash no site oficial do projeto.

Qual a diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash?

As duas criptomoedas possuem nomes muito parecidos, fazendo com que algumas pessoas fiquem intrigadas. Afinal, qual a diferença entre Bitcoin (BTC) e Bitcoin Cash (BCH)? Elas são a mesma coisa?

Ambas são duas criptomoedas distintas, embora estejam interligadas. Confira as principais diferenças entre elas:

tempo de transferência: o tempo de transferências do BCH é menor, ao contrário das transações com BTC, que podem levar até 10 minutos em verificação;
manipulação de transações: o BCH consegue manipular mais transações a cada segundo e, por isso, mais usuários podem usar o BCH ao mesmo tempo, ao contrário do BTC;
taxas de transferência: as taxas de transferência do BCH são mais baixas do que as do BTC;
mineração: a mineração de BTC é mais concorrida do que a do BCH, fazendo com que minerar BCH possa trazer mais lucros para os pequenos mineradores;
tamanho do bloco: o limite de tamanho dos blocos do BCH é maior, já que nele a capacidade é de 8MB contra 1MB do BTC, o que melhora a escalabilidade do BTC.

Como minerar Bitcoin Cash?

É possível minerar Bitcoin Cash entrando em um pool de mineração ou participando de soluções como o cloud mining. Veja como funciona cada alternativa:

Continua após a publicidade

  • pool de mineração: vários mineradores se juntam, unem a capacidade de processamento de seus equipamentos e dividem os lucros que tiveram com a mineração. É possível minerar tanto com uma placa de vídeo ou processador, ainda que eles não sejam feitos exatamente com esse objetivo;
  • cloud mining: nessa alternativa, você terceiriza a mineração, fechando contrato com uma empresa que presta esse serviço. Você pode pagar mensal ou esporadicamente, daí, quando a empresa lucrar com mineração, você recebe um percentual do retorno.

Mas, é possível minerar Bitcoin Cash em casa? Sim, porém, minerar em casa eleva muito o consumo de energia, portanto, não costuma valer a pena. Além disso, requer investimento em equipamentos de alta performance, porém, o retorno do capital investido costuma ser baixo em relação aos ganhos com a mineração.

Como comprar Bitcoin Cash?

Investidores que possuíam Bitcoin em sua carteira, no bloco 478558, receberam Bitcoin Cash quando essa segunda criptomoeda surgiu. Entretanto, comprar Bitcoin Cash hoje funciona de uma forma muito parecida com a compra de outras criptomoedas. Sendo assim, as formas mais comuns são via corretora ou diretamente com usuários.

Exchange

Exchanges são empresas especializadas em transações com criptoativos, também chamadas de corretoras de criptomoedas. Utilizar a plataforma é bem semelhante ao modo como utilizamos demais corretoras.

Portanto, basta criar uma conta na exchange pelo site ou aplicativo, preenchendo seus dados pessoais.

Continua após a publicidade

No Brasil, várias corretoras de criptomoedas oferecem o Bitcoin Cash. Uma delas é a Coinext, na qual você pode abrir uma conta gratuitamente e comprar frações da moeda digital a partir de R$ 25,00.

P2P

P2P é a abreviação de peer to peer, termo inglês que significa “pessoa para pessoa”. Ou seja, ao optar pela negociação P2P, você negocia a criptomoeda diretamente com outro usuário da rede blockchain. Normalmente, ambas as partes fazem a negociação por algum canal de conversa, sem qualquer intermediário.

Portanto, optar por esse método requer confiança, afinal, não há garantias de que você realmente receberá sua criptomoeda após realizar o pagamento. Sendo assim, o ideal é escolher usuários que já construíram uma reputação com esse serviço e que tenham como comprovar o sucesso de negociações anteriores.

Qual a cotação do Bitcoin Cash?

Para conseguir essa criptomoeda por um bom preço, é interessante ficar de olho na sua cotação. Neste link você consegue acompanhar a cotação do Bitcoin Cash, consultando o preço e variações atuais e passados, além de gráfico e conversor para moeda real (BRL).

Continua após a publicidade

Onde guardar o Bitcoin Cash?

Quando você compra a moeda digital em uma corretora, pode armazená-la no próprio site da exchange. Isso garante praticidade, pois você pode realizar transações com a criptomoeda a qualquer momento e de forma segura.

Além disso, é possível armazenar suas criptomoedas em carteiras específicas para esse tipo de criptoativo. Elas podem ser digitais ou físicas.

As carteiras digitais são conhecidas como hot wallets e funcionam conectadas à internet. Podemos encontrá-las em versões web, desktop ou mobile, ou até mesmo pelo navegador ou instalando softwares em um computador.

Já as carteiras físicas são dispositivos que podemos conectar ao computador, semelhante a um pen-drive. Além disso, podemos encontrá-las em papel, com a impressão das chaves do investidor.

Continua após a publicidade

Descubra como escolher uma carteira de criptomoedas neste artigo: Carteira de criptomoedas: o que é e como escolher?

Quais são os benefícios do Bitcoin Cash?

Confira os benefícios dessa criptomoeda:

confiável: opera em uma rede blockchain, considerada estável e segura em seus processos de validação, verificação e privacidade;
rápido: tem blocos de tamanho maior e permite realizar transações em segundos e confirmações que levam alguns minutos;
taxas baixas: as transações custam apenas alguns centavos e podem ser feitas para pessoas de qualquer lugar do mundo;
promoções exclusivas: negociações com Bitcoin Cash eliminam custos com cartões de crédito, por isso, surge a possibilidade de comerciantes ofertarem descontos ou melhores taxas na transação.

Bitcoin Cash hoje

O valor do Bitcoin Cash é determinado pela oferta e demanda, não tendo ligação com o Bitcoin. O mercado de criptomoedas é bastante volátil, e isso se aplica também ao valor do Bitcoin Cash, que pode oscilar com frequência, de acordo com as variações do mercado.

Contudo, essa moeda conta com alta capitalização de mercado e, em sua maior alta, chegou a valer mais R$ 10 mil cada unidade. Ao final de julho de 2022 o Bitcoin Cash pode ser negociado por cerca de R$ 700, tendo sua capitalização de mercado superior a R$ 13 bilhões.

Conclusão: Bitcoin Cash vale a pena?

Existem muitas especulações a respeito do valor do Bitcoin Cash, com expectativa de altas e dúvida se vale a pena investir nessa criptomoeda. Porém, o mercado das moedas digitais conta com alta volatilidade, ou seja, o valor dos ativos digitais oscila com frequência.

Continua após a publicidade

Portanto, decidir se vale a pena comprar Bitcoin Cash é uma escolha individual e, a fim de tomar boas decisões, o ideal é você estudar tanto o mercado financeiro como identificar suas necessidades e alinhá-las com seu perfil de investidor e seus objetivos.

Por exemplo, como dissemos, o segmento das criptomoedas é bastante volátil. Porém, sabendo disso, você pode se preocupar, primeiramente, em construir uma reserva de emergência, para não correr o risco de aplicar um valor que não pode ser perdido, já que há esse risco.

Aqui, no iDinheiro, contamos com muitos conteúdos para te auxiliar a tomar as melhores decisões financeiras! Por isso, não deixe de acompanhar nossas publicações e assinar nossa newsletter.

Perguntas Frequentes

  1. Qual a diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash?

    O Bitcoin Cash é um hard fork da blockchain do Bitcoin. A principal diferença é nos tamanhos do bloco de cada criptomoeda, sendo maior no Bitcoin Cash, que faz transações mais rápidas. Outra diferença é na valorização de mercado, destaque que vai para o Bitcoin.

  2. Para que serve o Bitcoin Cash?

    O Bitcoin Cash surgiu para agilizar as transações com Bitcoin, porém, também se destaca como reserva de valor e moeda eletrônica.

Continua após a Publicidade

Bitcoin Cash. “Bitcoin Cash: dinheiro eletrônico de pessoa para pessoa”. Link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.