Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como o HODL funciona no mercado das criptomoedas?

“HODL”, no mercado de criptomoedas, é uma estratégia cujo objetivo do investidor é comprar um ativo e mantê-lo até sua valorização. Confira o que é HODL e descubra se essa é uma boa alternativa para seus negócios!

20220502_131551-1
Talita Nifa Estagiária de Conteúdo

HODL” surgiu de um erro de digitação, o certo seria “hold”, que, em português, significa “segurar”. O termo ficou popular no segmento dos criptoativos e faz referência a uma estratégia utilizada no mercado financeiro. Trata-se da chamada buy and hold (do inglês, “segurar e manter”).

Como sabemos, existem vários perfis de investidor. Por isso, depois de escolher o investimento ideal para seu objetivo, também é muito importante levar em conta as estratégias que vai utilizar na sua aplicação, certo?

Continua após a publicidade

Será que HODL é a melhor estratégia para você? Ao final deste artigo, você saberá do que se trata a estratégia e quais são suas vantagens e riscos. Assim, poderá descobrir se essa é uma boa oportunidade para você. Confira!

O que é HODL?

HODL se refere a uma estratégia muito comum no mercado das criptomoedas. Essa expressão tem o mesmo sentido de “buy and hold” (comprar e manter). Nela, o objetivo do investidor é comprar uma criptomoeda e mantê-la até sua valorização, para vendê-la em seguida e lucrar sobre o valor.

Continua após a publicidade

As principais características de buy and hold são:

  • é estratégia de longo prazo;
  • possui execução simples;
  • não demanda muitas análises;
  • os resultados são pouco previsíveis.

HODL surge como uma oportunidade a mais de adequação às necessidades do investidor. Isso é importante, afinal, existem investidores de diversos perfis, porém, dificilmente um tipo de investimento poderá atender completamente a todos.

Sendo assim, criar estratégias dentro de uma mesma modalidade de investimento traz um melhor direcionamento para realizar seu objetivo, balanceando ainda mais os riscos e lucros.

Percebeu que mesmo se tratando de um erro de grafia, o significado e aplicação de HODL estão bem delimitados? Mas, afinal, o que gerou essa “confusão” com a escrita da palavra? Vale a pena conferir o que há por trás disso!

Como surgiu a expressão “HODL”?

O termo “HODL” se popularizou no mercado das criptomoedas após um post do usuário GameKyuubi em um fórum BitcoinTalk. A publicação é de dezembro de 2013 e, nela, o usuário digita: “I am hodling”, que podemos compreender com “eu estou segurando”. Naquele contexto, a publicação surgiu como um desabafo, afinal, tratava-se de um momento de queda expressiva do bitcoin, que, em um único dia, foi de 876 dólares para 455 dólares.

Continua após a publicidade

Despois disso, o termo ficou ainda mais famoso, tornando-se também meme entre a comunidade de investidores em criptoativos. Na postagem, o usuário concluiu que a melhor alternativa para aquele momento era manter a criptomoeda consigo, isto é, não vendê-la frente à queda do preço do bitcoin.

Ou seja, “HODL” trata-se de um apelido para “hold“, que vem de “buy and hold“, sendo também uma piada interna para os interessados no mundo dos criptoativos.

Como funciona?

Essa estratégia é bem simples e a própria expressão da qual ela deriva, diz bastante a seu respeito. Ou seja, como sabemos, a tática consiste em comprar e manter o ativo digital, também conhecida pela expressão “buy and hold“.

No caso de HODL, o investidor compra determinada criptomoeda e a mantém durante um prazo indeterminado, normalmente, por um longo prazo. Portanto, expectativa é que haja valorização do ativo ao longo do tempo, de modo que o investidor possa lucrar vendendo a criptomoeda quando seu preço estiver em alta.

Continua após a publicidade

A aplicação dessa estratégia é simples, já que o investidor tem uma postura mais passiva, não precisando realizar constantes análises de mercado, comparado com outras estratégias. Além disso, não há aflição com as variações do valor das criptomoedas, já que esse é um mercado volátil.

Vantagens e desvantagens

Assim como qualquer outra estratégia, buy and hold oferece vantagens e desvantagens para aqueles que resolvem adotá-la. Por isso, o investidor deve balancear os pontos negativos e positivos, a fim de adotar uma boa postura frente às decisões que irá tomar sobre sua aplicação financeira.

Além disso, quando utilizada nas aplicações em criptomoedas, o investidor deve se atentar também para o fato de que esse é um mercado com alta volatilidade.

Vantagens

Em relação às vantagens, podemos pontuar que HODL se baseia em uma estratégia simples e de fácil execução, já que basta o investidor manter os ativos em sua carteira, não havendo também a necessidade de realizar análises complexas do mercado.

Continua após a publicidade

Além disso, como se aposta no lucro em longo prazo, quem opta por essa estratégia não precisa se preocupar em lidar com muitas taxas, comparado com quem realiza muitas operações. Confira na listagem as principais vantagens de adotar buy and hold:

Vantagens
vantagem execução e estratégia simples;
vantagem menos preocupação com a volatilidade;
vantagem menos gastos com taxas;
vantagem não demanda estudos complexos do mercado.

Desvantagens

Ao optar por buy and hold, o investidor perde algumas oportunidades, se compararmos com outras estratégias. Uma vez que, como dissemos, trata-se de uma estratégia de longo prazo, consequentemente diminuirão as possibilidades de lucrar no curto prazo.

Além disso, é importante ficar atento com a custódia do seu ativo, certo? Por isso, guarde bem as chaves de acesso a sua carteira, afinal, um risco pode ser esquecê-las ou perdê-las com o tempo. E, por fim, tenha sempre em mente que sua aplicação pode não resultar no que você esperou.

Confira abaixo um resumo das principais desvantagens de buy and hold:

Desvantagens
desvantagens menos oportunidades de curto prazo;
desvantagens risco de custódia da guarda do ativo digital;
desvantagens resultados podem não corresponder às expectativas.

DCA, a estratégia que facilita o HODL

DCA (Dollar Cost Averaging) é uma estratégia bastante adotada no mercado dos criptoativos, trata-se da média de custo do dólar. Nela, o investidor reserva parte de seu capital para comprar (em reais) uma quantia determinada de algum criptoativo, em intervalos estabelecidos e regulares.

Continua após a publicidade

De forma prática, o investidor pode aplicar mais em criptoativos quando seu valor estiver alto, e o contrário também, comprando menos durante a alta de preço.

Nesse caso, a aplicação independe da cotação do ativo, ou seja, sua base é a moeda fiduciária. Por isso, essa pode ser uma alternativa aliada a HODL, afinal, como mencionamos, o mercado de criptoativos passa por constantes oscilações, mas com a DCA, é possível gerenciar a volatilidade desse mercado.

Conclusão: Buy and hold vale a pena?

É uma escolha individual decidir se buy and hold é a melhor estratégia para sua aplicação em criptoativos. Afinal, alguns fatores pessoais devem ser levados em conta antes de realizar a escolha, como seu perfil de investidor, a etapa da jornada financeira e seu conhecimento de mercado, por exemplo.

Por isso, vale a pena se atentar às características do HODL para ver se elas se adequam aos seus objetivos. De modo geral, essa estratégia é voltada para o longo prazo e não requer muitas operações, portanto, caso você não queira realizar estudos e análises mais complexos de mercado, essa pode ser uma boa opção.

Continua após a publicidade

Porém, não se esqueça de que os resultados podem não corresponder às expectativas, afinal, a possibilidade de lucro é uma aposta, então não há como se ter garantias. Além disso, caso decida que o HODL vale a pena, não deixe de manter em segurança suas chaves de acesso, afinal, é normal, com o passar do tempo, esquecermos de informações que vão se tornando cada vez mais antigas, não é mesmo?

E, por fim, mantenha-se atualizado sobre o mercado, a fim de descobrir outras oportunidades, como o DCA. Assim, poderá conhecer novas estratégias e aplicá-las em suas negociações, melhorando resultados.

Aqui, no iDinheiro, contamos com conteúdos que podem te auxiliar em sua jornada financeira. Por isso, não deixe de conferir nossas publicações para manter-se atualizado sobre os assuntos de seu interesse!

Continua após a Publicidade

  1. BitcoinTalk. “I am hodling”. Link.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.