Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Fan token: o que é, como comprar e quais times tem?

Entenda tudo sobre fan token, o criptoativo de times que oferece benefícios exclusivos aos torcedores.

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes Especialista em Finanças Pessoais e Investimentos

Para amantes de esportes e de criptoativos, o fan token é uma novidade que está movimentando o mercado, e une esses dois segmentos em um novo produto digital.

Os tokens de serviço já estavam conquistando espaço no universo das moedas virtuais, e, agora, também trazem benefícios para torcedores e sócios de times esportivos. Ao adquirir o ativo, o investidor passa a ter acesso à benefícios exclusivos, além de poder participar diretamente das decisões do seu time de coração.

Continua após a publicidade

A novidade já começou a ganhar novos adeptos, e cada vez mais equipes brasileiras e internacionais disponibilizam seus ativos digitais no mercado. No entanto, muitos torcedores podem não conhecer essa oportunidade, ou não entender como ela funciona na prática.

Pensando nisso, preparamos um guia completo com as principais informações sobre o que é fan token e como negociá-lo. Continue acompanhando para conferir tudo que você precisa saber antes de investir no criptoativo do seu time preferido.

Continua após a publicidade

O que é fan token?

Fan token é uma nova modalidade de criptoativo lançada por times esportivos brasileiros e internacionais, com o objetivo de gerar engajamento e movimentação de recursos para custear investimentos dentro da equipe.

Nesse caso, como o nome indica, trata-se de um token virtual desenvolvido especialmente para fãs, torcedores e sócios que procuram maneiras de acompanhar e fortalecer o seu time. Assim, com o fan token, os investidores poderão injetar capital nas equipes de sua preferência, recebendo, em troca, uma série de benefícios e acessos exclusivos para a fan base.

fan token do Flamengo
Fan token do Flamengo. Fonte: Fla Resenha.

No momento, essa modalidade de ativo está disponível somente nas categorias de futebol, basquete e Fórmula 1. Contudo, o sucesso da modalidade já está fazendo com que outros times considerem o fan token também.

O conceito de token, fora do mercado de investimentos, representa um código numérico instantâneo e auto deletável, utilizado, principalmente, em sistemas geradores de senhas automáticas de segurança.

Continua após a publicidade

Entretanto, no universo financeiro, o token representa nada mais do que um contrato digital, sendo considerado um sinônimo de criptoativo.

Ainda, o fan token faz parte de uma modalidade de criptos chamada utility tokens.

O que são utility tokens? 

Utility tokens, ou tokens de utilidade, como o fan token, são um tipo de moeda digital que oferecem acesso a um serviço ou produto específico.

Nesse caso, eles apresentam algumas características distintas de outros criptos virtuais. Por exemplo, o seu objetivo não é ser um investimento financeiro propriamente dito, com retorno de lucros, mas sim operar como um contrato de troca de benefícios e serviços aos quais estão associados.

Por esse motivo, ativos de utilidade funcionam de maneira descentralizada, emitidos por um responsável próprio. Geralmente, eles não estão inseridos no sistema de mineração computacional convencional.

Continua após a publicidade

Além disso, os valores de utility tokens são definidos pelas companhias que regem esses contratos. No caso do fan token, são os times que eles representam.

Como funciona o fan token?

Na prática, um fan token funciona como uma assinatura de sócio torcedor para o seu time preferido.

O ativo ainda está ligado ao mundo dos esportes, mas vem ganhando novas projeções, e as expectativas são de que outras categorias, além das citadas, ganhem seu próprio token de fã.

Com ele, torcedores e sócios passam ter um vínculo direto com o time, sendo possível:

Continua após a publicidade

  • participar de decisões internas em reuniões;
  • ganhar prêmios e descontos;
  • ter acesso a conteúdos exclusivos e diferenciados;
  • escolher os uniformes;
  • determinar jogos;
  • acessar os bancos de reserva;
  • conhecer pessoalmente os jogadores.

Assim, o fan token permite ao torcedor uma cesta considerável de benefícios, em troca do investimento necessário para adquirir uma criptomoeda personalizada.

Grande parte das vantagens incluem maior controle sobre as estratégias financeiras do time, permitindo que o torcedor possa participar ativamente das decisões da equipe. Enquanto isso, o time registra novos investimentos para custear contratações, novos patrocínios e treinamentos, sendo um elemento vantajoso para ambas as partes.

Usualmente, um fan token é criado dentro de uma blockchain que já existe no mercado. A mais comum é a rede Ethereum, que possui um sistema aberto para a criação de tokens chamados ERC-20. Não à toa, a rede é utilizada pela Socios.com da Chiliz (CHZ), a principal emissora de fan tokens do mundo.

Especialistas no segmento e peritos em programação realizam a inserção do token na rede já criada, possibilitando transações de compra entre torcedores.

Continua após a publicidade

Além disso, uma vez que a rede é aberta, o código pode sofrer inúmeras modificações, com a possibilidade de incluir quantos tokens o time desejar. No entanto, o procedimento é complexo, de modo que muitos optam por um número restrito de acessos, o que ajuda na precificação e valorização do contrato de investimento.

O fan token é uma criptomoeda? 

Ao mencionar blockchain e outros elementos que fazem parte da composição do fan token, muitas pessoas podem se perguntar se esse componente é uma criptomoeda.

Nesse caso, de certa forma, sim. Isso porque a tecnologia para que eles pudessem se desenvolver surgiu no sistema que cuida de moedas virtuais.

No entanto, o fan token é uma modalidade de utilidades, e, assim, uma de suas características básicas inclui a ausência de promessas de valorização. Afinal, não existe competitividade suficiente para as movimentações desse token criarem uma base de precificação auto regulável. 

Continua após a publicidade

Claro, um fan token pode se valorizar financeiramente ao longo do tempo, mas isso não é uma garantia, pois depende do interesse dos torcedores e do engajamento de recursos. Para times que disponibilizaram uma quantidade reduzida de contratos, as chances de valorização com o tempo são maiores. No entanto, o volume de investimentos recebidos em um primeiro momento é consideravelmente menor.

Por fim, o objetivo principal é permitir que o torcedor tenha uma parcela de influência nas decisões da equipe, e não gerar lucros, por exemplo.

Por conta dessas características, o fan token pode ser considerado uma criptomoeda, mas não integralmente.

Como comprar um fan token?

Como qualquer outro criptoativo, o fan token deve ser negociado em uma plataforma especializada do nicho.

Continua após a publicidade

Em um primeiro momento, existem corretoras e gestoras de recursos que podem disponibilizar este produto em seu catálogo. No entanto, se torna menos acessível encontrá-lo como outros criptos. Nesse caso, é recomendável procurar por corretoras do mercado virtual, como o Socios.com, que tem todas as ferramentas necessárias para atender essa demanda.

Depois de encontrar o fan token do seu time de coração, o próximo passo é seguir com a compra em sua corretora. Assim, antes de mais nada, é fundamental ter uma conta autenticada e saldo disponível para a transação. Caso o investidor não tenha se atentado para esse elemento, é importante verificar como funcionam as regras de venda de ativo, como quantidade mínima de compra e taxas adicionais.

Posteriormente, será capaz de comprar seu fan token, e tê-lo em sua carteira já para acessar conteúdos exclusivos sobre o tema.

Com a ausência de competição no mercado e valorização por meio de oferta e procura, são os times que decidem os valores de cada token. Por isso, o torcedor deve seguir o guia disponibilizado pelo portal da equipe que torce e verificar as plataformas parceiras para comprar o ativo.

Continua após a publicidade

Contudo, depois de se atentar para esses pontos, é simples adquirir um fan token, com os mesmos procedimentos de outros ativos.

É necessário possuir uma carteira ativa na corretora indicada, além de transferir saldo suficiente para efetuar a transação de compra. Em seguida, deverá confirmar que o token está em seu nome, e liberar os benefícios com o time que administra o produto diretamente.

No futuro, se desejar revender seu fan token, poderá realizar o procedimento diretamente da sua conta na corretora.

É seguro comprar fan token?

Enquanto isso, algumas pessoas podem questionar a segurança do fun token antes de comprá-lo. Nesse caso, o mais recomendável é verificar os componentes que fazem parte desse conjunto e determinar se o procedimento é confiável.

Continua após a publicidade

Antes de mais nada, o fan token está ligado a um time de esportes, que carrega credibilidade e segurança em suas transações. Por isso, já é possível determinar um certo nível de segurança nessa operação.

Além disso, esses ativos não estão diretamente ligados ao mercado financeiro, o que confere maior estabilidade para eles. Embora não deixem de ser uma classe de criptoativos, trata-se de um produto extremamente flexível, e sem grandes variações de preço.

Assim como outras operações realizadas nesse mercado de investimentos, caso seja realizado por meio de corretoras e instituições confiáveis, é seguro comprar um fan token do seu time preferido.

Quais as vantagens dos fan tokens?

Para conhecer mais sobre o fan token, vale a pena verificar, também, algumas das vantagens que esses criptos podem oferecer. Dessa forma, o torcedor poderá avaliar se é interessante adquirir seu ativo e o que poderá ganhar com ele no dia a dia.

Continua após a publicidade

Por isso, veja mais sobre os benefícios de investir em um fan token:

1. Itens de colecionador

O fan token opera como uma assinatura exclusiva para o torcedor do time, de modo que ele passa a ter acesso a itens de colecionador, que podem não estar disponíveis nas lojas oficiais.

Alguns dos principais itens incluem:

  • camisetas autografadas;
  • produtos do mascote;
  • conteúdos e atualizações disponíveis em tempo real.

Dessa forma, ao se tornar um sócio ainda mais fiel ao time, o torcedor estará contribuindo com a equipe, enquanto pode comprar e ganhar itens exclusivos.

2. Eventos especiais

Para quem possui um fan token, é possível aproveitar eventos especiais do time, desde jogos, até confraternizações e encontros. Em partidas oficiais, o torcedor poderá ter acesso a ingressos gratuitos, além de experiências na área VIP, acesso ao banco de reservas e até mesmo encontro com grandes jogadores.

Isso significa que o sócio do time com um criptoativo de investimento terá a chance de participar de inúmeros eventos oficiais, inclusive alguns sem grandes custos adicionais.

Continua após a publicidade

Apesar do produto estar mais difundido entre o segmento futebolístico, outros esportes também contam com esses mesmos benefícios.

3. Participação nas decisões

Uma das grandes vantagens do fan token é a possibilidade do torcedor participar das decisões tomadas pela equipe administrativa do time.

Claro, em um primeiro momento, os sócios apoiadores da equipe não terão poder em seus votos, mas poderão expor sua opinião diante dos gestores e indicar pontos a serem melhorados dentro do time. Ainda, mesmo que o torcedor não tenha direito a um voto, em determinadas situações, ele ficará a par de todas as grandes decisões envolvendo seu time.

Apesar desse benefício já atrair diferentes torcedores mais entusiasmados, que sonham em ter uma participação mais ativa dentro da equipe.

Continua após a publicidade

Quais são os fan tokens de times brasileiros?

Apesar de ser uma novidade no mercado de investimentos digitais brasileiro, o fan token ganhou reconhecimento dos times nacionais, e já faz parte de uma série de equipes.

Entre os principais nomes, é importante mencionar alguns times populares e de grande porte, com milhões de torcedores em todo o País:

  • Atlético Mineiro;
  • Cruzeiro;
  • Vasco da Gama;
  • Corinthians;
  • Flamengo;
  • Coritiba;
  • São Paulo Futebol Clube;

Além disso, outros times cogitam entrar para esse mercado, como o Botafogo, que ainda não confirmou a possibilidade oficialmente.

Vale a pena mencionar que a própria Seleção Brasileira já possui seu fan token, vendendo milhões de assinaturas em alguns meses.

Continua após a publicidade

A maioria dos times que já trabalham com esse ativo digital aderiram à novidade nos últimos anos, por conta dos benefícios para as equipes, com a possibilidade de injeção de recursos financeiros para investimentos. Assim, outros times também podem incorporar a lista no futuro, trazendo mais torcedores para o mercado de investimentos.

Times internacionais que possuem fan token

Enquanto isso, outros nomes internacionais, de diferentes esportes, também contam com fan token em seu catálogo de produtos. Inclusive, torcedores brasileiros podem adquirir o produto se desejarem. Alguns dos nomes mais populares são:

  • AC Milan;
  • Argentine Football Association;
  • Club Atlético Independiente;
  • Atlético de Madrid;
  • FC Barcelona;
  • Inter Milan;
  • Juventus;
  • Manchester City FC;
  • Paris Saint-Germain;

A maioria dos times que participam do campeonato europeu de futebol já trabalham com fan token para seus torcedores.

Enquanto isso, esportes como basquete e UFC também contam com equipes participantes nesse mercado, embora em menor número.

Continua após a publicidade

Conclusão: vale a pena comprar fan token?

Depois de conhecer mais sobre o que é fan token e como ele funciona, muitos torcedores questionam se vale a pena adquirir esse criptoativo.

A novidade ainda está em desenvolvimento no mercado, e, por esse motivo, pode apresentar alguns pontos que precisam de melhorias, como ampliar as corretoras e gestoras que trabalham com esse produto.

No entanto, para torcedores fiéis e que procuram maneiras de auxiliar seu time de coração, o fan token pode ser interessante. Ele disponibiliza uma série de vantagens atrativas, incluindo produtos exclusivos e encontros com jogadores, além de acesso ampliado para jogos e eventos oficiais.

Além disso, o valor do token é enviado diretamente para a equipe, auxiliando no financiamento de novas contratações e melhoramentos para o time, por exemplo.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o fan token não é exatamente um investimento convencional de criptomoeda, e não opera com valorização de mercado, por exemplo. Dessa forma, pessoas que consideram essa opção como forma de ter retorno podem preferir analisar outras alternativas mais vantajosas.

De modo geral, trata-se de um produto voltado para pessoas que torcem de maneira mais entusiasmada. Assim, podem contar com o fan token como uma maneira mais prática e acessível de ajudar a equipe, enquanto aproveitam benefícios exclusivos de sócios.

Por esse motivo, pode valer a pena investir nesse ativo digital, caso o torcedor atenda a esse perfil e esteja em busca de alternativas como essa.Contudo, para investidores convencionais que procuravam conhecer mais sobre a novidade, ela pode não ser tão interessante.

O mais recomendável é considerar os pontos positivos deste criptoativo antes de adquiri-lo, para garantir que se trata de uma aquisição vantajosa para torcedores fiéis.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Perguntas frequentes

  1. Fan token é uma criptomoeda?

    De certa forma, sim, o fan token pode ser considerado uma criptomoeda, por ser desenvolvido em blockchain. Mas não possui todas as características de uma moeda digital, não sendo considerado uma de maneira completa.

  2. Para que serve um fan token?

    O fan token serve para torcedores e sócios que desejam apoiar seus times de coração por meio de um investimento direto, recebendo, em troca, benefícios como produtos exclusivos e acesso aos bastidores de jogos.

  3. Onde comprar fan token?

    Assim como outros tipos de criptoativos, o fan token pode ser comprado com corretoras que trabalham com esse produto, por meio de negociações diretas, como no Socios.com.

  4. Quais times têm fan token?

    Atualmente, os times brasileiros que possuem fan token são: Atlético Mineiro, Cruzeiro, Vasco da Gama, Corinthians, Flamengo, Coritiba e São Paulo Futebol Clube. Fora do País, podemos mencionar entre os mais populares o Paris Saint Germain, Real Madrid, Barcelona e outros gigantes da Europa.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.