iConta Itaú

Informações sobre a iConta: conheça as vantagens da conta digital gratuita do Itaú e saiba como abrir a sua.

flaviomariano
Flávio Mariano

A iConta foi descontinuada pelo Banco Itaú para novas adesões, sendo assim, não é mais possível abrir uma iConta ou migrar de pacote de serviços para uma conta eletrônica. Clientes que já faziam uso da conta eletrônica, continuarão com os benefícios descritos abaixo.

Com a possibilidade de realizar quase todos os serviços bancários por meios eletrônicos, muitos brasileiros evitam as agências bancárias e resolvem a vida financeira sem sair de casa. O que nem todos sabem é que esse modo de lidar com os bancos pode se tornar bem econômico.

Continua após a publicidade

Desde 2011, o Banco Central permite que as instituições financeiras disponibilizem contas bancárias gratuitas para movimentação via internet, telefone ou caixas eletrônicos. Isso quer dizer que com as contas digitais os clientes não pagam nada para fazer transferências, saques e pagamentos sem custos desde que efetuados por meios eletrônicos.

Entre os grandes bancos do país, apenas Itaú e Bradesco oferecem estas contas eletrônicas. O Banco do Brasil descontinuou a sua Conta Eletrônica para novas adesões e existe ainda o Banco Intermedium que oferece essa alternativa entre os bancos pequenos. Hoje vamos falar especificamente sobre a iConta do Itaú.

Como funciona a iConta?

De acordo com o site do Itaú a iConta:

É um pacote em que o cliente movimenta sua conta-corrente exclusivamente pelos canais eletrônicos. É destinado a clientes usuários dos canais eletrônicos do Itaú 30 horas (internet, caixa eletrônico, celular e telefone) e não necessita de atendimento pessoal (Fonte: www.itau.com.br).

Na verdade, essa explicação vale para toda e qualquer conta digital. Ao aderir à iConta, o cliente não tem acesso a serviços que necessitam de atendimento físico, como, por exemplo, descontar um cheque na boca do caixa. E falando em cheque, esse é outro produto bancário que não está incluído no pacote gratuito da iConta. Caso o cliente queira utilizar a forma de pagamento, a emissão do talão será cobrada adicionalmente, o que pode sair mais caro que numa conta tradicional. Veja o vídeo para saber mais:

Abrir uma iConta no Itaú

Se você acha que a iConta pode ser vantajosa para você, a abertura da conta é bem simples. O interessado deve fazer um cadastro prévio no site do Itáu: www.itau.com.br/conta-corrente/abra-sua-conta/iconta/. O banco fará uma análise e entrará em contato para que você procure uma agência e apresente os documentos necessário para o contrato:

  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de renda;
  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Número do CPF.

A conta é liberada para utilização na mesma hora e o cliente recebe um cartão provisório para fazer suas transações.

Já Tenho Conta Itaú

Quem já tem conta no Itaú também pode aderir. No entanto, os correntistas não têm a possibilidade de fazer o cadastro prévio e precisam ir até a agência onde possuem conta. Somente o gerente poderá fazer a migração da conta comum para a iConta.

A iConta Tem Cartão de Crédito?

Cartão de crédito e débito da iConta
Cartão de crédito e débito da iConta

Sim. Ao abrir uma iConta, o cliente ganha um cartão múltiplo internacional, que pode ser usado para movimentação da conta, além das funções crédito e débito. Fica a critério do correntista desbloquear ou não o cartão na função crédito. Com o desbloqueio, tarifas relativas ao uso do cartão, como crédito rotativo e anuidade poderão ser cobradas diretamente na fatura.

É importante ressaltar que o cartão de crédito cobrará a anuidade normalmente, haja vista que este produto é oferecido pelo banco mas não é contemplado pela Conta Eletrônica. Portanto, para ficar sem anuidade no cartão, cancele esta função e fique apenas com débito.

Vale a Pena Ter uma iConta?

A resposta para essa pergunta vai depender muito de como você usa os serviços bancários. Quem não realiza transações na agência mas tem um pacote de serviços que inclui esse tipo de transação pode se beneficiar bastante com a conta sem tarifas. Porém, se você sempre recorre ao atendente do banco, os custos desse tipo de transação podem ser maiores na iConta.

O ideal é pensar os prós e contras e ver se a conta digital condiz com o seu perfil de cliente.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

987 comentários

  1. Crib

    Meu cartao Itaucard International (MasterCard) Iconta simplesmente nao funciona e nao aparece no meu applicativo Itau. Existe um contrato de debito automatico do Itaucard da minha conta corrente (o que faz sentido ja que o mesmo eh um cartao de DEBITO) mas, mesmo assim, nao consigo usa-lo. Tentei desbloquea-lo mas o sistema diz que nao ha cartoes para desbloqueio.
    Alguem poderia me ajudar?

  2. Mayra Barbosa

    Gostaria de saber se esta modalidade iConta ainda esta disponível no banco. pedi a minha gerente para migrar minha conta e ela disse que isso nao existe mais. Queria saber se é verdade.

  3. Aline Barboza

    Boa Tarde!
    Abri minha conta no Digiconta do Itau por aplicativo e falou que em 10 dias corridos iria chegar o cartão mas faz mais de 10 dias corridos e o mesmo não chegou onde verifico?

  4. Continua após a publicidade

  5. Christian

    Boa tarde! Tenho a Iconta Itaú, o meu primeiro cartão eu pedi o desbloqueio da função crédito e débito. Agora estou com um novo cartão, mas só fiz o desbloqueio da função débito. E vem cobrando na fatura a anuidade? O que devo fazer? Falei com o banco e dizem como o primeiro cartão foi desbloqueado a função crédito ele mantem a anuidade mesmo nos próximos cartão. Mas como se a numeração é outra e não pedi o desbloqueio da função crédito no meu novo cartão? Obrigado!

  6. Saulo

    Eu já tenho uma Iconta e a minha dúvida é sobre essa gratuidade de DOC/TED para movimentações internacionais de mesma titularidade. Sendo feito por meios eletrônicos, seria gratuito?

Comments are closed.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.