Como são cobradas Tarifas nas Contas Digitais

Veja como são cobradas as tarifas das contas digitais ou eletrônicas. TED e DOC são isentos, mas e os serviços de depósito, investimento, cartões, cheque etc? Veja o que é pago e o que é gratuito.

flaviomariano
Flávio Mariano

As pessoas têm muitas dúvidas sobre as contas digitais ou eletrônicas. No geral, elas acreditam que, por se tratar de uma conta “online” basta pisar na agência, tomar alguma informação, cadastrar uma nova senha etc, serão tarifadas. Acontece que não é bem assim. De fato, alguns serviços que normalmente eram inclusos em pacotes de serviços não estão disponíveis mas não há uma supercobrança que torna as contas digitais inviáveis. Ser digital, não exime o banco de prestar os serviços.

Estas contas eletrônicas são estabelecidas pela Resolução 3.919 do Banco Central, a mesma que cuida do pacote de serviços essenciais. Nela há a indicação que para certas transferências se efetuadas por meios eletrônicos não serão tarifadas, isso inclui os TEDs e DOCs e transferências para própria instituição. Transferências efetuadas por meios pessoais, como nos guichês de caixa ou telefone, serão cobradas conforme tabela de tarifas.

Continua após a publicidade

O problema é que as Tabelas de Tarifas das Contas Eletrônicas (BB), Digiconta (Bradesco) e iConta (Itaú Unibanco) causam muitas dúvidas nas pessoas e tentaremos esclarecer abaixo como funciona a cobrança de TED e DOC nestes casos. Veja abaixo:

TED e DOC nas contas Eletrônicas

Uma dúvida comum ao analisar a tabela de tarifas dos bancos que oferecem as contas eletrônicas é ver que, na frente da descrição de Transferência por meio de DOC / Transferência por meio de TED efetuadas por Internet, Terminal de Autoatendimento e outros meios eletrônicos, existe um valor estipulado. Esse valor, no entanto não é cobrado ao fazer a transferência pois existe uma coluna ao lado que diz que este tipo de transferência está incluída no pacote como “Isento” ou “Ilimitado”.

Em resumo, o valor atribuído à transação é o valor cobrado pelo banco em qualquer situação mas, como ela está incluída no pacote, não será cobrada. Este valor funciona apenas como referência. O cliente, desta forma, consegue perceber o quanto estará economizando ao optar por este serviço. Veja abaixo para entender melhor.

Tarifas das Contas Eletrônicas, iConta e Digiconta.
Tarifas das Contas Eletrônicas, iConta e Digiconta.

Na ordem estão trechos das tabelas de tarifas do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. Observem onde está sublinhado com a cor laranja. Isto indica que a transação está incluída no pacote e não é cobrada se usada pelos meios ou canais eletrônicos disponibilizados pelo banco. Observe também que o Banco Itaú coloca o valor das tarifas para transações efetuadas por canais pessoais, neste caso, não incluído no pacote e sublinhado de azul.

Confira toda tabela de tarifas dos bancos: Brasil, Bradesco e Itaú.

Outras transações e serviços

Para os outros itens, a regra é a mesma, inclusive para o cadastro inicial para abertura de conta ou relacionamento.

Os cheques não são disponibilizados neste pacote. O BB não oferece talões de cheque a seus clientes de contas eletrônicas já o Bradesco e Itaú podem fazê-lo pelas tarifas descritas nas tabelas.

Cartões de crédito têm anuidade normalmente, portanto, não são gratuitos. Os cartões de débito não têm tarifas. Se o seu cartão for múltiplo e reunir várias funções você poderá optar por não ativar a função de crédito de seu cartão. Além disso, poderá negociar junto ao banco a isenção da anuidade. Devido ao uso ou o perfil do cliente, muitos bancos oferecem isenção. A solicitação de uma segunda via do cartão, no entanto, poderá ser cobrada conforme a tabela geral de tarifas do banco. Além disso, não são cobradas cadastro de senha e outras informações sobre seu cartão, mesmo que feitas em agência.

Saques são ilimitados nos caixas eletrônicas ou Banco24Horas. Se for retirar dinheiro em um guichê de caixa ou em um ponto de atendimento vinculado ao banco, como Correios ou Lotéricas para o BB, haverá cobrança de tarifas também.

Depósitos não são cobrados por padrão pelo banco e não são cobrados nas contas digitais, exceto se forem depósitos identificados, nesse caso, utiliza-se a tabela de tarifa geral do banco. O mesmo vale para depósito de cheques. Depósitos em envelopes, seja em cheque ou dinheiro também não tem custo.

Saldo e Extrato também não são cobrados nos meios eletrônicos como visualização pela internet ou caixa eletrônico.

Investimentos são cobrados conforme regra do próprio investimento. Uma LCA, LCI, CDB, Poupança etc não há cobrança de tarifas, portanto, não serão cobrados. Um Fundo de Investimento, no entanto terá sua cobrança independente do tipo de conta. Obviamente, nem todos investimentos estarão disponíveis em uma conta eletrônica, mas aqueles que tiverem, terão as tarifas de acordo com o prospecto.

Envio de remessas e recebimento de ordens do exterior são cobradas normalmente segundo tarifas do banco.

Continua após a Publicidade

106 comentários

  1. Débora

    Qual a taxa de manutenção de uma digiconta?

  2. MAGNA DA

    Boa Tarde
    Tenho uma conta fácil Bradesco , sendo que todo meu movimento faço pelo aplicativo , pago contas , faço transferência, depósito, se eu migrar para DIGICONTA , continuo com o limite de crédito pessoal disponível ???

  3. Anderson dos

    Bom dia!
    Minha duvida é se os depósitos que serão feitos por mim na minha Digiconta serão tarifados ou não.

  4. Continua após a publicidade

  5. Jerfeson

    Olá,
    Se o Itaú não está aceitando novas adesões… quais opções temos atualmente?
    Bradesco e Intermedium?

  6. Mauro

    Mauro.
    Olá Flávio fui a uma agência do Itaú hoje conversar com o gerente e ele me informou que a instituição não trabalha mais com conta digital ainda existe essa modalidade.
    Obrigado.

  7. Silvia

    Olá Flávio tenho lido suas explicações. Tenho uma conta poupança fácil no Bradesco e estão me cobrando por Doc/TED 8,00. Essa cobrança eh indevida ? Pelo quadro das tarifas acima, não sei se entendi bem mas está marcando transações franqueadas-isento e transações avulsas 8.80. Qual a diferença?

  8. Continua após a publicidade

  9. Marina

    Bom dia, sou correntista do Banco Itaú e possuo VGBL. É possível alterar para iconta e mantê-lo sem alterações?

  10. Fernanda

    Boa tarde, sou correntista do itau a 10 anos, fiz a migração para icontas, eu irei receber um novo cartão de debito? Será necessário pagar algum valor por esse cartão? Meu Lis vai mudar?

    Desde já obrigado …

  11. Cleber Pisete

    Muito bom o seu trabalho aqui. Parabens! “Tirei” todas as duvidas que eu tinha nas perguntas e respostas e agora vou ao itau solicitarminha iconta…

  12. Continua após a publicidade

  13. Tania

    iConta Itau acabará em fim de abril

  14. Tati

    Parabéns pela iniciativa e esclarecimentos!
    Sou cliente Bradesco Prime, apesar de já ter transferido praticamente todo o meu dinheiro para uma corretora. Se eu perdesse a conta, dificilmente conseguiria voltar . Dúvidas:
    1- Ao migrar para uma iconta, vou deixar de ser prime?
    2- O cartão de crédito terá exatamente o mesmo limite?

  15. Thiago

    Olá, recentemente fiz uma conta digital BB e gostaria de saber se posso fazer pagamento de impostos (DAS, GPS) normalmente sem limitação de valor pelo aplicativo. Obrigado

  16. Ana Aline

    Olá, bom dia!
    Tentei fazer uma conta digital no BB e me informaram q n tem mais esse serviço e agora somente conta fácil , primeito me interessei.. Porém quero fazer portabilidade de 2 contas salários do Santander para um única conta digital e o atendente do BB disse q essa conta fácil tem limite de 5 mil para receber de depósitos.. No itau será que eu conseguiria fazer a portabilidade dos meus pagtos sem esse limite?

  17. André Rubio

    Baixei o app do itaú, abreconta, fiz minha conta digital, transferi um dinheiro e fiz um DOC para testar.

    Fui cobrado em R$ 9,25

    🙁

  18. Elisa

    Oi Flavio, fico feliz por este post. Obrigada. Vi va´rios comentarios em outros post sobre cobrança de Doc e TED. Vim pra esse post que como vc recomendou. O fato é que mesmo a tabela dizendo que os Doc e Ted estão incluídos, a cobrança é feita. Já fiz várias veze e já fui cobrada várias vezes na minha IConta. Gostaria de saber como devo proceder pra reinvidicar isso no banco, alguma dica?

  19. jean

    bom dia.

    fiz minha migração para a “iconta” mas tenho quase certeza que me engaram, pois fizeram a migração para a essencial…disseram que eu tenho um limite de quatro saques por mesmo, haja visto que está informação está discriminada na conta essencial, já na discriminação da Iconta é ilimitado…estou correto?

  20. Calil

    Olá Flávio, gostaria de saber se os dados de agência e conta serão alterados?. E se preciso ir na minha agência de origem ou em qualquer agência ( no caso o ITAU), para fazer essa migração?
    Desde já agradeço a atenção.

  21. Daniel Fridman

    Boa noite, Flavio!
    Penso em abrir uma iConta com vistas a investir em bolsa através da Itaú corretora. Gostaria de saber se a iConta é totalmente integrada à conta da Itaú corretora, dispensando o pagamento de TEDs ou DOCs, tal com o ocorre com as contas convencionais no Itaú. Outra coisa, quais são os procedimentos e qual o contato telefônico (ou link na internet) para abrir uma iConta? Grato!!

  22. Adriano

    Adriano
    Bom dia , Gostaria em saber quais corretoras ideal hoje para investimento, e qual conta digital devo ter para minhas aplicações visto que eu tenho conta corrente no Itaú.

  23. Pedro

    Só queria agradecer pela atenção aos comentários!

  24. Eliete Sousa

    Olá!
    Eu recebo pelo Santander, mas fiz Portabilidade para o BB, mas agora quero ir pro iconta. Daí eu faço Portabilidade de novo do Santander para o Itaú ou do BB para o Itaú?
    Desde já obrigada!

  25. Helio

    Muito obrigado, graças a suas informações abri uma conta digital e agora não tenho tarifas. Feliz demais e realmente muito obrigado

  26. Etero

    Por favor.preciso de uma informacao
    Eh necessario falar com o gerente quando eu for fazer uma transferencia da minha conta para corretora para investir no tesouro ?a conta eh digital
    Grato

  27. Alan

    Olá Pessoal. Gostaria de saber se a Conta Universal Itaú é o mesmo que iConta. Entrei no site do itaú com a ideia de fazer essa iConta e quando eu estava fazendo o processo pelo site que me direcionou para finalização do processo pelo app no celular, não me dava essa opção de iConta, mas dava outras opções de contratação de conta. Optei pelo Serviços Essenciais que eu sabia que não tinha cobrança de tarifas, e a conta está na modalidade de Conta Universal Itaú. Essa conta é realmente a iConta ou devo contatar a minha agência e pedir para trocar de conta?

  28. Iva

    Informações precisas! Parabéns pelo post.

  29. Santos

    Sou cliente PRIME do Bradesco e, nesse segmento, não posso abrir uma DIGICONTA, segundo informações. No entanto, o Bradesco possui a conta PRIME DIGITAL, com tarifas reduzidas, mas um tanto “salgadas”, R$ 43,50 por mês. Fui informado também, de que não poderia receber meu salário por uma conta digital.
    Gostaria de saber se posso migrar minha conta PRIME para uma digital sem tarifas e, sendo possível, se posso
    receber meu salário nessa conta?

  30. Eder

    Olá, Se eu fizer uma transferência de uma carteira eletrônica, com moeda diferente da usada na minha conta, tem algum problema e se esse tipo de transação é aceita como modelo DOC/TED. na especificação da minha carteira eletrônica está como Bank Wire, ou Transferência bancaria não especifica nada, obrigado

  31. Renato Monteiro

    Realmente, acredito que só tem o banco Intermedium no momento para este tipo de serviço.

  32. Naiara Bruna

    Olá, abri uma conta na corretora e fui buscar informações sobre contas digitais para não pagar as taxas Doc e Ted, verifiquei iConta do Itaú, a digital conta do Bradesco e do banco do Brasil, porém na do banco do Brasil me informava que pela conta gratuita eu não teria Doc e ted, na do Itaú dizia que tinha taxa e a do bradesco não verifiquei ainda o regulamento. Vi que o Banco central definiu que para transações por meios digitais não se teria taxas, porém o banco poderia ou não oferecer esse serviço, queria saber se hoje com esses bancos citados, consigo fazer doc e ted gratuitos?
    Obrigada.

  33. Valeria

    Por tudo que li, tenho total perfil e possibilidade de ter uma digiconta. Minhas dúvidas são somente se: minha conta é Poupança e eu recebo depósitos semanais efetuados da empresa que trabalho em boca de caixa feitos em meu nome ; se eu migrar para digiconta, posso ser tarifada por esses depósitos? Ou seria possível abrir uma digiconta atrelada à minha conta poupança?
    Super obrigada desde já.

  34. Lari

    Olá! Agradeço pelas informações e pela atenção dada aos comentários.

    Você já teve algum problema ao sacar valores um pouco mais altos em caixa eletrônico?
    Como cliente de conta corrente comum, quando preciso fazer um saque acima do limite do caixa eletrônico acabo recorrendo ao guichê de caixa, o que não seria possível para um cliente de conta digital. Você já passou por isso? Tem alguma sugestão de como procederia em uma situação como esta?

    Muito obrigada pela iniciativa e pelo ótimo trabalho!

  35. Simone Cruz

    Abri uma iConta sem tarifas, mas ao verificar tem lá um LIS que nao contratei… pagarei alguma coisa por ter esse LIS disponível lá? Ou só terei cobrança em caso de usar? Obrigada.

  36. Luiza

    Olá Flávio,
    Mudei minha conta universitária hoje para a Iconta no Itaú. A partir de quando os benefícios da Iconta estarão disponíveis para mim ( Ted/Doc sem tarifas)? A cobrança da antiga tarifa universitária era feita no dia 05 de cada mês.

  37. Vitor

    Olá, Flavio se eu fazer um deposito no caixa eletrônico na minha conta, ou para outra conta eu pagarei alguma coisa?

  38. Rafael

    Gostei da possibilidade de deposito de cheque via app como propagandeado pelo Bradesco. A conta digital do Bradesco também tem essa opção? e o Itau, consta com essa facilidade?

  39. THALES

    Fui ao BB , hoje, porém o atendente falou que eu não poderia migrar minha CC comum para uma eletrônica, por ser de categorias diferentes. Blz. Mas ele me colocou na categoria essencial, onde não pagarei mais nada pelo pacote de serviços. A dúvida é, se eu quero investir e transferir para corretora, que usa o Bradesco, se eu transfiro, pagarei tarifa por ser essencial e se fosse digital não pagaria? Outra, eu não posso usar o caixa eletrônico Bradesco que possui em minha cidade para fazer o depósito para a corretora que usa conta Bradesco? Só assim não precisaria tá transferindo do BB pra lá e livraria das tarifas.

  40. Eliege Batista

    Tinha muito interesse no conta digital mas sou correntista do Banco do Brasil e eles suspenderam esse tipo de conta no mês de outubro. Me parece que não estão com o pensamento muito inovador para facilitar para os clientes. Segundo minhas últimas pesquisas, eles agora disponibilizarão uma tal de conta pagamento, algo assim mas não fala nada sobre transferências DOC e TED. Você sabe algo mais a respeito? Já estou avaliando a possibilidade de mudar de banco. Qual banco você julga ser mais interessante hoje para ter uma conta corrente?

  41. Gabriela

    Olá Flávio. Possuo o iconta, gostaria de saber se ao fazer transferências, por exemplo, para a caixa econômica, terá cobrança de tarifa? Entre banco do itau sei que não possui. Obrigada desde já.

  42. Eduardo

    Boa noite acabei de aderir a iconta do Itaú gostaria de saber se o número da agência e conta permanece o mesmo da antiga e se poderá haver alguma cobrança para receber o salário na iconta? Pq recebia normalmente na antiga conta. Obrigado. E ótimo trabalho

  43. Bruno

    Olá, Flávio. Recebo meu salário na minha conta BB, com resgate automático pra poupança. Caso eu mude pra conta eletrônica, conseguiria tb deixá-la funcionando como uma conta-poupança?

  44. Adriano

    Fui informado pela gerência do meu banco(BRADESCO) que não posso abrir uma digiconta, justificativa da gerente foi que já possuo uma conta corrente no banco.
    Procede isso? Ou é má vontade da gerente?

  45. Roberta

    Boa noite. Pelo o q entendi,lendo os posts,o nº da minha agência e conta,no cartão do iconta, seriam os mesmo da minha conta atual.Mesmo assim eles confeccionam outro cadastro,entregam outro cartão e tenho q pagar os 33,00?! Sendo q já tenho conta no Itaú,mas ainda não é Iconta.Entendi certo,ou perdi algo no caminho?!

    2: A taxa q pago de manutenção de conta é 26,00,geralmente vence dia 04 .Fazendo uma iconta,só poderei fazer uma transferência p uma corretora,com isenção de tarifas,dps do dia 04 do mês seguinte ao cadastro da iconta? P garantir q não serei taxada.

    3:Meu limite de cartão de crédito é d 6500,00. O limite do cartão de crédito continua,ou é alterado? Pergunto,só p garantir,pois o gerente pode tentar me persuadir dizendo q o limite diminui.

    Estou adorando o blog.Parabéns.

  46. João Carlos

    Boa tarde, minha duvida é na questão do deposito em cheque.
    se eu depositar um cheque em minha conta e ele voltar, como faço para retira-lo se minha conta é digital?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.