O que acontece se não movimentar a conta corrente?

Diferentemente do que muitos pensam, não basta deixar de usar a conta bancária para que ela seja cancelada. Veja o que acontece quando o correntista não movimenta sua conta.

flaviomariano
Flávio Mariano

Os bancos são obrigados a encerrar uma conta corrente sempre que o cliente assim desejar. Nessas situações, é preciso apresentar uma solicitação formal junto à instituição financeira para que o contrato seja anulado. Porém, muita gente pensa que basta abandonar a conta para efetuar o cancelamento e ficar livre de todos os encargos. Não é bem assim. Em caso de não movimentação da conta corrente, o banco poderá cobrar pelo uso da conta e o correntista pode, inclusive, se endividar durante o período em que a conta foi abandonada.

Para deixar bem claro, o abandono da conta não corresponde ao cancelamento da mesma. Quando você quiser romper seu contrato com o banco, é preciso ir até uma agência e pedir a rescisão por escrito. Do contrário, continuam valendo todos os termos do contrato de abertura da conta corrente até que a solicitação de cancelamento seja feita.

Continua após a publicidade

90 dias sem movimentação da conta

As normas brasileiras que regem os serviços bancários possuem termos bem claros para o abandono de conta corrente. Quando o cliente não movimenta a conta durante um período de 90 dias, é necessário entrar em contato com o cliente para informar que continuarão sendo cobradas as taxas de manutenção de pacote de serviços contratados.

O que isso significa? Nos primeiros 90 dias você continuará pagando todos os encargos mesmo que a conta não seja movimentada. Depois disso, o banco deverá informar sobre a cobrança, mas se a conta não for cancelada, as tarifas continuarão sendo cobradas.

Um detalhe importante é que os encargos relativos à manutenção da conta são descontados automaticamente do saldo. Se ao deixar de movimentar a conta você retirar todo o dinheiro depositado, o saldo ficará negativo, com possibilidade de cobrança de juros. Muitos consumidores acabam se endividando nesse tipo de situação sem saber. Por isso, o ideal é sempre solicitar o cancelamento no momento que você desistir de usar a conta corrente.

Veja como encerrar sua conta corrente do jeito certo.
Veja como encerrar sua conta corrente do jeito certo.

6 meses sem movimentação da conta

Após 6 meses sem movimentação da conta corrente, os bancos não podem mais cobrar encargos e tarifas. O que ficou pendente nos meses anteriores continua em débito, mas a instituição não poderá fazer mais nenhuma cobrança adicional.

Além disso, o banco poderá, caso queira, cancelar a conta do cliente depois de 6 meses sem uso. Nos casos de cancelamento, o correntista deverá ser avisado com pelo menos 30 dias de antecedência para que possa, se for o caso, recuperar sua conta. As tarifas não pagas continuarão pendentes. Assim, o correntista precisará tudo o que não foi quitado.

Caso a conta tenha saldo positivo, o banco deverá informar o correntista sobre o valor para que seja feito o saque antes do encerramento.

Posso encerrar minha conta com dívidas?

Os bancos podem decidir se vão encerrar as contas com débito. No momento da solicitação de encerramento, o melhor a fazer é tentar uma negociação da dívida com pagamento por meio de boleto. Dessa forma, é possível pagar os valores devidos mesmo sem ter conta no banco.

Para encerrar a conta, o procedimento mais indicado é ir até a agência e preencher uma solicitação por escrito. No momento em que a conta for encerrada, será preciso entregar todas as folhas de cheque não usadas, bem como o cartão da conta. Para evitar problemas futuros, é muito importante guardar uma cópia protocolada da solicitação de cancelamento.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

326 comentários

  1. Marli l.

    Olá bom dia. Fui no Bradesco com a carta de concessao para receber meu primeiro pagamento de aposentadoria.eles disseram que eu tinha que abrir uma conta. Como eu não sabia abri. Agora me falaram que eu posso pedir transferência para minha conta poupança que é mais tranquilo. O que posso fazer para cancelar essa conta ,não peguei cartão nem fui fazer a senha.

  2. Vanessa Costa

    Tenho conta salário… Quero abrir uma conta corrente Porque na salário não consigo usar caixas 24hrs. Como abrir uma sem aderir serviços, e alguém sabe me dizer qnto é a taxa de cobrança. No Santander??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.