Como Transferir o Salário de um Banco para Outro

Qualquer trabalhador pode solicitar a transferência de seu salário para outro banco. Saiba como funciona a portabilidade salarial e veja os formulários para todos os bancos.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

portabilidade de salário foi criada em 2006 pelo Conselho Monetário Nacional por meio da resolução 3402-06. No entanto, quase dez anos depois ainda existem dúvidas sobre como é feita a transferência de um banco para o outro.

O processo, na verdade, é bastante simples. Todos os bancos são obrigados a realizar a transferência sem taxas para outra instituição após a solicitação do cliente. Mesmo que você tenha financiamentos ou empréstimos com o banco, o valor relativo ao crédito poderá ser descontado em folha e, depois disso, o restante é transferido para a conta indicada.

Continua após a publicidade

Como funciona a portabilidade?

Os funcionários de empresas privadas ou instituições públicas têm o direito de escolher em qual conta manterão conta bancária. Por isso, a portabilidade permite que esse trabalhador receba seus proventos em uma conta e as transfira para o banco de sua preferência.

Muitos empregadores têm um contrato de folha de pagamento com um banco. Assim, é preciso que o funcionário tenha uma conta-salário nessa instituição financeira para receber o salário. A conta-salário, para quem não sabe, é aberta somente pela empresa pagadora e serve para o depósitos de pensões, aposentadorias, soldos, benefícios e outros vencimentos.

Esse tipo de conta não pode ser movimento por cheque, mas o cliente pode transferir o que recebe nela para outro banco automaticamente e sem custos. Dessa forma, a conta-salário é mantida somente para o recebimento, mas não para movimentação bancária.

A portabilidade salarial é um direito de todo trabalhador
A portabilidade salarial é um direito de todo trabalhador

Como transferir meu salário para outro banco?

O trabalhador que deseja transferir seu salário para outro banco preciso comparecer a uma agência e informar sobre o interesse na portabilidade. A solicitação deve ser feita por escrito ou através de meio eletrônico, desde que o banco aceite o pedido online.

Após a solicitação, o banco tem um prazo máximo de 10 dias úteis, a partir da data de recebimento do pedido, para executar a alteração nos dados do cliente. Assim, na próxima vez que o salário cair na conta ela deverá ser automaticamente transferido para a conta informada no pedido. A transferência deve ser feita no mesmo dia, em até 12 horas.

Solicitação de transferência

Com a regulamentação recente, o cliente pode solicitar a portabilidade através de sua própria conta corrente, sendo que o banco a qual quer receber cuidará do processo em até 10 dias. Não é necessário utilizar os documentos abaixo, embora elas ainda possam ser utilizados por quem preferir.

Para facilitar a vida de nossos leitores, seguem os documentos de solicitação de transferência de salário dos principais bancos do país:

Clique nos links para ter acesso aos documentos. Depois imprima e preencha adequadamente com os seus dados. Você deverá informar o número da conta e da agência onde deseja receber mensalmente o seu salário. Com todas as informações já preenchidas, procure o banco onde você recebe seu salário para entregar o documentação. Não deixe de solicitar um protocolo que ateste que a solicitação foi recebida pela banco. Dessa forma, caso ocorra algum problema você terá como comprovar que efetuou o pedido junto à empresa.

Importante: aposentados e pensionistas do INSS não têm direito a conta-salário.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

803 comentários

  1. José Rodrigues

    quero trans ferir meu pahamemto para acaixa

  2. Joy

    Boa noite, recebo meu salário em uma conta do Bradesco, se eu mudar para o next ainda é o Bradesco que iria administrar?

  3. Elizabeth

    Boa tarde. Após a portabilidade de banco em qual instituição eu vejo o lançamento futuro. No App da banco antigo ou do Novo?

  4. Continua após a publicidade

  5. Simone

    Bom dia…
    Na empresa que trabalho está mudando a folha para BANCO DO BRASIL, na Cidade possui apenas um correspondente do Banco do Brasil e não abre CONTA SALÁRIO somente CONTA ESSENCIAL, consigo pedir PORTABILIDADE?
    Existe a informação que só seria possível a portabilidade após o recebimento do primeiro pagamento, isso é legal?

  6. Lalinha

    Eu vou receber aposentadoria por invalidez no Banco itau mas eu tenho conta corrente no bradesco. Eu posso pedir a portabilidade antes do dinheiro cair? So vai cair dia 4.

  7. Lorena

    Tenho uma conta salário no Bradesco e queria portabilidade para minha conta poupança na caixa é possível? E será cobrado alguma taxa?

  8. Douglas

    Recebi aumentou salarial queria saber se o bamco automaticamente atera o valor da minha folha salarial? Me ajudem porfavor!!

  9. luiza

    Olá, boa tarde! Tenho uma conta corrente no Banco Santander, porem a empresa pediu para que eu abrisse uma conta salário no Itáu.. posso transferir o dinheiro da da conta sálario itau para o Santander? e o cartão eu irei utilizar o mesmo do santander? como eu faço para fazer essa solicitação? Desde já agradeço a resposta.

  10. charles

    boa tare a firma que trabalho deposita pagamento no banco santander ,mas quero que meu pagamento caia direto na minha conta da caixa economica . ja tenho portabilidade mas não quero que meu dinheiro passe no santander como faço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.