Pessoa Jurídica pode ter Conta Digital (iConta, Digiconta)?

Contas eletrônicas gratuitas são excelentes alternativas para não pagar tarifas em transações bancárias, mas empresas e Pessoas Jurídicas podem ter Pacotes Digitais, iConta e DIgiconta? Veja o que os bancos dizem a respeito.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Falamos aqui sobre a possibilidade de se ter uma conta corrente sem pagar tarifas desde que as transações sejam feitas por meios eletrônicos: caixas eletrônicos, internet, celular, computadores e tablets. Os três maiores bancos oferecem este serviço amparados pela resolução Resolução 3.919, do Banco Central. Embora estas “contas online” tenham algumas limitações, por exemplo, não fornecem cheques aos clientes, elas são muito interessantes por livrar o correntista da tarifa de manutenção de conta, além de isentá-lo de cobranças de alguns serviços essenciais como transferências, saques, pagamentos etc.

Para um exemplo de ilustração, o Pacote Personalizado do Banco do Brasil tem o custo de R$ 15,70 mensais e não inclui transferências via TED ou DOC gratuitas para outros bancos, limitam a quantidade de saque a 4 por mês e também as consultas a saldo e extratos impressos. Ao contrário, cobram um valor de R$7,85 por transação. Por aí, já podemos imaginar o quanto o serviço bancário é caro para o usuário que, além de pagar uma tarifa mensal, ainda tem que arcar com custos extras para pequenos serviços que necessite.

Continua após a publicidade

A pergunta que se segue é: será que estes serviços digitais, isentos de tarifas estão disponíveis para empresas?

Empresas podem ter contas digitais?

Infelizmente, não.

Embora não exista uma proibição direta para que pessoas jurídicas tenham suas contas em formato online, os bancos que oferecem as contas não abriram estes serviços para PJ. Observe abaixo a resposta de cada um deles quando questionados sobre a possibilidade de empresas, comércios, prestadores de serviços, ME, MEI, EIRELI e outros cadastros com CNPJ manterem uma conta online.

Bnaco do brasil digiconta bradesco itau iconta
Confira abaixo o que os bancos dizem sobre contas correntes digitais para pessoas jurídicas

Banco Itaú – iConta

Logo do ItaúA iConta do Itaú se limita a pessoas físicas, no entanto, ofereceram a resposta mais completa, o que é, para mim, um bom ponto de gestão da empresa.

Em resposta à sua mensagem 417454880, informamos que a iConta está disponível para Pessoa Física.

Para seu conhecimento, caso haja interesse, a documentação para abertura de Conta-corrente Pessoa Jurídica pode variar em função da natureza jurídica de cada empresa, por isso para obter orientações sobre a abertura de Conta, por favor, acesse o nosso site: www.itau.com.br > Acesso rápido > Conta-corrente para empresa > Abra sua Conta, e preencha os dados solicitados. Após o preenchimento dos dados, pedimos que aguarde o contato de um de nossos colaboradores.

Se preferir contatar a Agência mais próxima, os endereços e telefones das Agências Itaú podem ser obtidos pelo site: www.itau.com.br > Atendimento > Para você > Para localizar Agências e Caixas Eletrônicos, digite o endereço ou CEP (Código de Endereçamento Postal) ou digite o número da Agência.

Conte com a gente sempre que precisar.

Atendimento | Fale ConoscoItaú – Feito para você

Banco Bradesco – Digiconta

Bradesco

O Bradesco chama seus serviços digitais de Digiconta e também não disponibiliza os serviços para pessoas jurídicas, apenas pessoas físicas como pode ser observado na mensagem abaixo.

A DigiConta é uma conta sob medida para clientes pessoas físicas realizarem, gratuitamente, movimentações em canais digitais, como Internet Banking, Autoatendimento, Rede Banco24Horas, Fone Fácil – Atendimento Eletrônico, iPad e Bradesco Celular.

Para as demais modalidades de conta orientamos acessar o site www.bradesco.com.br ou sugerimos comparecer a uma de nossas agências.

Atenciosamente,

Banco Bradesco S.A.

Logo Banco do Brasil

Banco do Brasil – Pacote Digital

O Banco do Brasil com o Pacote Digital foi o mais breve deles. Perguntados por uma rede social (não há um formulário de email fácil para comunicar com o banco) foram bem diretos:

Boa tarde Flávio. O pacote digital é exclusivo para pessoas físicas.

O BB, no entanto, oferece algumas facilidades para quem precisa de uma conta vinculado a um CNPJ, como as Micro Empresas e Micro Empreendedores Individuais. Em parceria com os Correios, oferecem a Conta Mais para Pessoas Jurídicas e têm preços mais atraentes.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

46 comentários

  1. Glaucia

    Senhores bom dia!
    existe algum canal de consulta no banco Inter para tirarmos algumas duvidas?

  2. Diego Blum

    Olá! Também sou MEI e busco uma solução gratuita ou muito barata para nossa realidade, inclusive que inclua emissão de boletos ou outras soluções de recebimento. Ouvi dizer que o Intermedium estava para abrir conta digital gratuita para PJ também. Quem tem de pessoa física lá fala muito bem.
    Abraços e vamos colaborando

  3. Continua após a publicidade

  4. Marcelo

    Olá. SICOOB Melhor Banco para PJ. Não cobra e nunca cobrou de minha empresa nenhum real de manutenção faz 5 anos, além de ter conta capital por ser um cooperativa de crédito, ficando assim um sócio da mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.