Fliper app vale a pena? É seguro? Conheça!

Saiba como o Fliper funciona e quais as suas vantagens de uso.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Para investidores que desejam ter um maior controle sobre suas aplicações, o Fliper app pode ser uma aposta interessante, e o primeiro passo é conhecer mais sobre a plataforma.

Em comparação a outros aplicativos de investimento, a opção é relativamente nova, mas já reúne alguns números bastante expressivos, ganhando espaço no mercado.

Continua após a publicidade

Agora, o investidor possui mais uma alternativa para administrar os seus ativos, mas, para decidir se a plataforma pode atender às suas demandas, é fundamental conhecer mais detalhes sobre suas funcionalidades e como ele opera.

O que é o Fliper app?

Fliper app é uma plataforma que consolida investimentos de bancos e corretoras de forma automática, além de oferecer diversas ferramentas de gerenciamento de ativos.

Continua após a publicidade

Vídeo de apresentação do Fliper App

O recurso pertence à fintech Fliper, lançada em 2018. Atualmente, a Fliper faz parte do grupo XP Inc., que adquiriu a empresa em junho de 2020, junto com todas as suas funcionalidades, incluindo o Fliper app. O grupo é uma das maiores instituições financeiras do País, dono de marcas como XP Investimentos, Rico, Clear e Infomoney, por exemplo.

Segundo os fundadores da fintech, o objetivo do aplicativo de investimentos é auxiliar os usuários a investir com mais confiança e inteligência, além de acompanhar seus ativos com facilidade.

A proposta também busca trazer mais transparência para o mercado de aplicações, motivo pelo qual investiu no recurso de consolidação automática.

No Fliper app, é possível visualizar a rentabilidade da carteira do investidor, acompanhar a evolução do seu patrimônio e conferir as notícias dos principais portais financeiros e suas atualizações. Além disso, a plataforma também oferece serviços adicionais, como curso para iniciantes e um blog com conteúdos voltados para o mercado financeiro.

Continua após a publicidade

Embora seja mais nova do que outros aplicativos, o Fliper app já supera mais de 500 mil contas ativas, e pretende crescer 200% nos próximos anos, com a aquisição pelo grupo XP.

O Fliper app é seguro?

Muitos consumidores podem questionar se o Fliper app é seguro, seja por seu lançamento relativamente recente, ou pela falta de informações sobre como a plataforma funciona. No entanto, a plataforma já possui mais de R$65 bilhões em patrimônios mapeados, e o número de clientes apenas aumenta.

Seu catálogo conta com mais de 18 corretoras de valores e bancos disponíveis para consolidação, incluindo nomes prestigiados do mercado financeiro.

Dessa forma, é possível concluir, em um primeiro momento, que o Fliper app oferece um serviço confiável, afinal, possui vínculo com diversas instituições respeitáveis.

Continua após a publicidade

Em 2020, a fintech foi adquirida por um dos maiores grupos financeiros do Brasil, que administra outras plataformas e sites de respeito, trazendo ainda mais confiabilidade para o recurso.

Além disso, toda a plataforma foi desenvolvida sob rigorosos protocolos de segurança, com criptografia de ponta, utilizada em transações bancárias de todo o mundo.

Antes do seu lançamento, o Fliper app também foi credenciado e regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), recebendo autorização para atuar em parceria com outras instituições no mercado de ativos.

Enquanto isso, o aplicativo de investimentos também segue todas as diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante total transparência e privacidade aos dados dos usuários. Com isso, os clientes poderão inserir suas informações com mais segurança e garantias, além de fazer todas as comparações dos investimentos sem riscos de exposição ou vazamentos.

Continua após a publicidade

Em resumo, o aplicativo Fliper pode ser considerado seguro e autêntico, seguindo todos os parâmetros digitais para oferecer um serviço de confiança.

O Fliper app é gratuito?

Outro diferencial do Fliper app é a sua gratuidade. Ou seja, o investidor não paga nada para acessar a plataforma e todas as suas ferramentas.

Muitos aplicativos de investimento também possuem versões gratuitas para os usuários, porém com funções reduzidas ou restritas. No entanto, o Fliper app disponibiliza todos os recursos sem que o usuário tenha que pagar nenhuma mensalidade ou assinatura.

Mesmo após a compra da fintech pelo grupo XP, a intenção é manter as funcionalidades gratuitas, mesmo no período de teste da versão Beta, com novas ferramentas.

Continua após a publicidade

Atualmente, o investidor pode utilizar recursos como consolidação automática ou manual de ativos, verificação de rentabilidade e acompanhar a evolução do seu patrimônio na modalidade livre.

Outros serviços adicionais, como notícias de canais relevantes, resumo financeiro e conteúdos exclusivos do blog Fliper também são gratuitos.

Como funciona o Fliper app

Por ser um aplicativo de investimentos gratuito, basta o usuário se cadastrar para ter acesso às ferramentas do Fliper app.

Existem algumas funções básicas que marcam o funcionamento da plataforma, e disponibiliza outros recursos secundários para o usuário. Confira mais detalhes:

Consolidação automática

Continua após a publicidade

Após se cadastrar gratuitamente no Fliper app, o usuário deve seguir para a inclusão dos seus ativos na plataforma. Dessa forma, poderá começar a acompanhar suas aplicações com mais facilidade, além de reunir todos os dados em um só lugar.

Para isso, o aplicativo de investimentos Fliper oferece uma opção interessante, a consolidação automática de ativos. Com esse recurso, o investidor pode incluir todos os seus ativos diretamente, sem necessidade de inserir os dados de forma manual, economizando tempo e otimizando as análises das carteiras, por exemplo.

Essa integração é possível por conta do vínculo que o Fliper app apresenta com outras corretoras e bancos.

Por ser uma plataforma voltada para a concentração de investimentos em um só lugar, essa função pode ser vantajosa para clientes que possuem ativos em diversas instituições.

No entanto, caso prefira, também existe a possibilidade de inserir os ativos manualmente, escolhendo seu tipo, rentabilidade, valor e outras informações de monitoramento. Para isso, basta acessar a tela inicial do aplicativo, sendo uma das principais opções disponíveis.

Funções de monitoramento

Uma vez que consolida os ativos, o Fliper app passa a disponibilizar uma série de funções de monitoramento, permitindo que o investidor tenha mais controle sobre suas aplicações.

Continua após a publicidade

Em um primeiro momento, os investimentos podem ficar alocados por classe de ativos ou por instituição, o que facilita sua organização e visualização.

Depois de inserir as aplicações, o investidor também poderá visualizar gráficos de análise sobre cada produto, como a sua rentabilidade a longo prazo e a evolução dos rendimentos.

As ferramentas do Fliper app também permitem a configuração de avisos no celular do investidor, informando sobre pagamentos de dividendos e juros, por exemplo.

Continua após a publicidade

Nos períodos adequados, o usuário também poderá acessar relatórios sobre seus ativos, além de solicitar o informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda.

A inteligência artificial presente no aplicativo de investimentos também mostra quais as informações que foram coletadas da base de dados dos bancos e corretoras associados aos documentos do investidor.

Dessa forma, além da consolidação automática e mais prática, o usuário também tem total transparência sobre as operações.

No entanto, é importante mencionar que o Fliper app apenas apresenta os dados em modo de leitura. Até o momento, a plataforma não pode ser utilizada para realizar transações de compra e venda de ativos, como outros concorrentes.

Embora essa opção esteja em negociação, é necessária aprovação do Banco Central e de outros órgãos de fiscalização, de modo que a função ainda está em fase de elaboração.

Contudo, uma vez que o investidor entra em contato com a sua corretora de valores ou instituição financeira administradora para realizar novas transações, o aplicativo atualiza automaticamente. Isso facilita o acompanhamento dos investimentos em tempo real, além de otimizar os gráficos e análises da carteira.

Continua após a publicidade

Como cadastrar ativos no app

Para cadastrar ativos no Fliper app, o usuário conta com duas opções disponíveis, a consolidação automática, e a inclusão manual. Confira mais detalhes sobre cada alternativa:

Consolidação automática

Como mencionado, a opção de inclusão automática dos investimentos é um dos diferenciais da plataforma. Ela permite que o investidor conecte a sua conta, permitindo que o sistema do aplicativo reúna todas as informações pertinentes sobre os ativos.

Para isso, basta acessar a área de conexão e escolher entre as mais de 18 instituições financeiras disponíveis, entre corretoras de valores e bancos.

cadastro automático de ativos no fliper

Depois de escolher a empresa onde possui ativos cadastrados, o investidor realiza a integração de contas permitindo o acesso do Fliper app aos seus dados. Essa confirmação garante a segurança da operação.

Continua após a publicidade

Em seguida, a plataforma localiza as aplicações e identifica todos os detalhes importantes, como:

  • data do investimento;
  • aporte inicial;
  • rentabilidade;
  • juros, rendimentos ou dividendos já distribuídos;
  • data de vencimento do contrato;
  • classe do ativo.

Dessa forma, além de cadastrar o ativo, o Fliper app também pode organizá-lo corretamente, seja por sua classe ou por instituição.

Assim, mesmo que o investimento apareça nos gráficos e na tela inicial, por exemplo, o usuário também poderá conferi-lo em sua própria divisão e categoria.

Além disso, a consolidação automática também analisa todos os ativos relacionados ao mesmo CPF dentro da instituição selecionada, mesmo que sejam de carteiras diferentes. Por exemplo, se o investidor possui fundos, ações e títulos de renda fixa em uma mesma conta, o Fliper app irá identificá-los.

Ainda, no caso de atualizações no investimento ou novas transações, o aplicativo irá identificar automaticamente, modificando o ativo em sua exibição e nas análises.

Continua após a publicidade

Inclusão manual

Enquanto isso, o investidor também poderá cadastrar seus ativos de forma manual, inserindo cada informação na tela de cadastro.

Essa opção é útil para usuários que desejam manter um maior controle sobre sua carteira, ou especificar uma nova aplicação. Além disso, essa alternativa permite simulações de carteira, análise e gráficos, sendo uma forma interessante do investidor analisar possíveis aplicações para o futuro.

cadastro manual de ativos no fliper app

Para isso, basta entrar no aplicativo de investimentos e localizar a opção de inclusão manual. Em seguida, deverá incluir os principais dados sobre o ativo, como:

  • instituição financeira a qual pertence;
  • valor investido;
  • data de vencimento e duração do contrato;
  • taxa de rentabilidade;
  • classe do ativo;
  • carteira, se possuir.

Essas informações também permitem a devida organização do ativo. Inclusive, ele aparecerá na mesma categoria das aplicações encontradas na consolidação automática.

Em outras palavras, o investidor poderá acompanhar seus ativos em uma mesma tela, independentemente da maneira como foram incluídos na plataforma.

Continua após a publicidade

Funcionalidades do aplicativo

O Fliper app possui uma série de funcionalidades interessantes para o investidor, todas disponíveis gratuitamente.

A princípio, como mencionado, seu principal objetivo é consolidar todos os ativos em um só lugar, facilitando seu monitoramento no dia a dia.

Por isso, entre as suas funções básicas, está o controle dos investimentos, como:

  • visualização dos rendimentos;
  • acompanhamento diário;
  • atualizações do mercado financeiro e relacionados, como Bolsa de Valores;
  • taxa de rentabilidade e tempo restante do contrato.

Todas essas funcionalidades estão disponíveis já na página inicial, inclusive no formato de gráficos, para facilitar o monitoramento.

funcionalidade do app

Além disso, o Fliper app também oferece configurações de avisos sobre proventos, para que o investidor saiba quando recebeu juros, rendimentos ou dividendos de suas carteiras.

As notificações também são válidas para notícias em tempo real, incluindo alguns dos principais canais sobre o universo financeiro. Dessa forma, o investidor pode receber atualizações em sua tela inicial, sem precisar acessar, necessariamente, a plataforma.

Ainda, outras funcionalidades também incluem análises e relatórios sobre os ativos cadastrados. Por exemplo, o investidor poderá visualizar qual a rentabilidade atual da sua carteira, verificar quais as aplicações mais lucrativas e acessar gráficos sobre seus resultados.

Continua após a publicidade

Essas funções são comuns em aplicativos de investimento, mas também estão disponíveis de forma gratuita no Fliper app.

A ferramenta de visão completa da plataforma reúne todos os investimentos em uma única tabela, facilitando sua visualização, com as principais taxas e valor total.

Enquanto isso, para saber mais detalhes sobre cada um, o investidor pode clicar sobre o ativo, acessar sua categoria, a carteira ou mesmo a instituição que o administra. Todas as divisões trazem detalhes sobre os ativos, como data de investimento, qual o rendimento até o momento e previsão para os próximos meses.

Outras vantagens 

Para conhecer mais sobre o Fliper app e realizar uma avaliação completa sobre a plataforma, vale a pena conferir algumas das suas outras vantagens.

Fliper Academy

Com o objetivo de instruir o investidor, especialmente iniciante, e levar mais informações sobre o mundo financeiro para leigos, o Fliper app criou o projeto Academy.

Continua após a publicidade

Trata-se de um curso gratuito, de 8 semanas, que traz os principais conteúdos relacionados ao mercado de ativos para novos investidores.

Dessa forma, iniciantes podem introduzir conhecimentos à sua vida financeira com a ajuda de especialistas, além do material ser acessível e livre para todos os usuários.

Com um módulo chamado “A Rota do Investidor”, o curso é indicado para pessoas que se interessam por esse segmento, mas não sabem como começar.

A iniciativa é interessante para atrair novos públicos, além de facilitar uma série de informações sobre o mercado financeiro, que pode ser confuso para iniciantes.

Blog

Além disso, o blog do Fliper app também é um serviço adicional atrativo para os clientes, pois traz conteúdos únicos sobre diversos segmentos. Por exemplo, ele traz conteúdos educativos sobre ativos, suas principais classes e como escolher o melhor para cada perfil.

Ainda, também publica atualizações sobre o mercado, falando sobre instituições financeiras e empresas que se destacam.

Seus conteúdos incluem dicas, notícias e artigos sobre finanças, de maneira geral, e não apenas voltado para a plataforma em si. Trata-se de uma boa forma de conhecer mais sobre esse universo, além de acompanhar conteúdos escritos por profissionais e especialistas que compõem a equipe Fliper.

Suporte técnico

Por fim, outra vantagem interessante do Fliper app é seu suporte técnico, voltado exclusivamente para problemas na plataforma.

É comum que instituições e aplicativos de investimento tenham uma equipe de assistência, para dúvidas e questionamentos. No entanto, além desse serviço, a empresa também oferece um canal de acesso direto para relatar problemas na execução das funcionalidades.

Dessa forma, o problema pode ser relatado e eventualmente resolvido com mais facilidade e rapidez.

Vale a pena usar o Fliper app?

Se você é um investidor e procura novas alternativas para controlar os seus ativos, certamente vale a pena conhecer o Fliper app.

A opção se destaca entre outros aplicativos de investimento, por ser gratuito e apresentar uma série de funcionalidades práticas e acessíveis. Além disso, sua consolidação automática recebe elogios dos usuários, por ser assertiva e incluir os dados de maneira completa.

Dessa forma, o acompanhamento da carteira se torna muito mais simples, com outras ferramentas adicionais que potencializam esse controle. Por exemplo, análises sobre a carteira e sua rentabilidade, gráficos sobre as aplicações e previsões sobre os rendimentos futuros.

Ainda, serviços extras como avisos de proventos e um blog de atualizações também são pontos positivos.

Uma vez que a plataforma é confiável, sendo parte do catálogo do grupo XP, podemos concluir que vale a pena conhecer mais sobre o Fliper app.

Mesmo que o aplicativo não atenda ao seu perfil de investidor, é importante utilizar um aplicativo de investimentos, para acompanhar os seus ativos com mais facilidade, além de reunir todas as informações em um só lugar. Por isso, considere essa ou outras alternativas, para investir com mais segurança e ter total controle sobre as suas carteiras.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.