FGTS retido: Conheça situações em que o saque é permitido

Segundo o IBGE, três em cada dez desempregados estão em busca de trabalho há mais de dois anos. Nesse momento, o FGTS pode trazer um alívio importante para o bolso.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A taxa de desemprego no Brasil recuou para 9,3% no trimestre encerrado em junho, de acordo com dados divulgados no final de julho pelo IBGE (Instituto de Geografia e Estatística). No entanto, a falta de trabalho ainda atinge 10,1 milhões de pessoas no país.

Outro ponto em destaque no levantamento sobre o desemprego no Brasil diz respeito ao tempo sem trabalho: dados divulgados na última sexta-feira, 12, também pelo IBGE, mostram que aproximadamente três em cada dez desempregados estão em busca por emprego há mais de dois anos.

Nesse momento, o saque do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) pode trazer um alívio importante para o bolso. Por isso, o iDinheiro reuniu as principais informações e explica como realizar o saque do FGTS retido.

Como funciona o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todos os trabalhadores que possuem carteira assinada. Ele foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, a partir da abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

Dessa forma, o empregador deposita o valor do FGTS todos os meses em contas abertas na Caixa Econômica Federal (CEF), em nome do empregado. O valor mensal corresponde a 8% do salário do empregado. Assim, o total desses depósitos mensais constitui o FGTS.

De modo geral, o saque desse Fundo só é permitido quando o trabalhador sem justa pelo empregador. No entanto, existem outras modalidades do saque do FGTS como, por exemplo, o saque extraordinário anunciado pelo governo em março. Nesse caso, os trabalhadores com contas ativas e inativas tiveram a liberação de um saque de até R$ 1 mil.

Como sacar o FGTS retido?

Além das duas modalidades citadas anteriormente, o trabalhador também pode realizar o saque do FGTS retido de quatro formas diferentes.

icon

Saiba mais sobre o FGTS retido

O FGTS retido é aquele que está disponível em contas de contratos antigos de trabalho, ou seja, quando a conta deixa de receber depósitos porque o trabalhador foi demitido por justa causa ou pediu demissão.

Saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que permite que o trabalhador retire parte do saldo do Fundo no mês do seu aniversário. A adesão a essa modalidade pode ser feita diretamente no aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, onde o trabalhador também pode fazer uma simulação do valor do saque.

Saque do FGTS inativo após 3 anos

Trabalhadores que permanecerem por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS também podem realizar o saque do Fundo. Nesse caso, o valor estará disponível a partir do mês de aniversário do trabalhador. Segundo informações da Caixa, o saque pode ser solicitado de duas formas:

  • No aplicativo do FGTS, na opção “Meus Saques”;
  • Em uma agência da Caixa, apresentando documento de identificação e a carteira de trabalho (física ou digital).

Saiba mais sobre o saque do FGTS após 3 anos.

Compra de um imóvel

Já quem vai realizar a compra de um imóvel também pode solicitar o saque do FGTS retido, tanto para dar a entrada quanto para a amortização do financiamento. Nesse caso, o imóvel deve estar localizado no mesmo município em que o trabalhador tenha um vínculo empregatício ou consiga comprovar a residência a mais de um ano.

Outras condições especiais para o saque do FGTS retido

Além desses casos específicos, também é possível sacar o FGTS retido nas seguintes situações:

  • Aposentadoria;
  • Necessidade pessoal urgente decorrente de desastre natural causado por desastres naturais, como chuvas ou inundações;
  • Questões de saúde (doenças graves) do trabalhador ou seu dependente;
  • Rescisão por falência;
  • Suspensão do Trabalho Avulso;
  • Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos.

Como consultar o saldo do FGTS?

O saldo disponível no Fundo pode ser consultado de duas maneiras:

  • Pelo aplicativo FGTS: o trabalhador pode consultar a data prevista para o pagamento, o valor que será creditado e realizar alterações de cadastro para criação da Conta Poupança Social Digital.
  • Pelo site do FGTS: é possível consultar se o trabalhador tem direito ao saque extraordinário e a data de crédito na Conta Poupança Social Digital.
Antecipação do saque-aniversário FGTS Meutudo
Antecipação do saque-aniversário FGTS Meutudo

Perguntas frequentes sobre o FGTS

  1. Como sacar o FGTS retido?

    O saque do FGTS retido pode ser feito através da modalidade saque-aniversário, na compra de um imóvel e no caso de trabalhadores que permanecerem por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS.

  2. Como consultar o saldo do FGTS para realizar o saque?

    Para consultar o saldo da(s) conta(s) do Fundo de Garantia, o trabalhador deve acessar o site da Caixa ou o aplicativo do FGTS.

  3. O saque-aniversário do FGTS vai acabar?

    Em pronunciamento feito em janeiro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que as solicitações para o saque-aniversário do FGTS devem ser suspensas a partir do mês de março. No entanto, a informação ainda não foi confirmada pelo governo e os trabalhadores ainda podem aderir ao saque-aniversário.

Leia também: Desemprego ainda atinge mais de 10 milhões de brasileiros, segundo IBGE; veja dicas para aumentar a chance de conseguir emprego.

Quer continuar acompanhando as notícias que impactam o seu bolso? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

  1. Eduardo

    Recentemente fui dispensando sem justa causa, e estou em dúvida se vou conseguir sacar FGTS das empresas em que pedi as contas? Se sim como proceder? E se não, gostaria de saber se houve alguma mudança porque há uns 4 anos atrás saquei da empresa em que havia sido dispensado e saldo anteriores a outras empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp