Empréstimo pessoal Caixa Econômica: Como funciona? Conheça as vantagens!

Conheça os tipos de empréstimo pessoal Caixa Econômica, as vantagens e os pontos de atenção de cada um e escolha a melhor opção!

Design sem nome (1)
Mariana Vieira

Empréstimo pessoal Caixa Econômica

O empréstimo pessoal da Caixa tem juros pré-fixados e um prazo para pagamento que pode variar de 1 a 48 meses. A contratação pode ser feita diretamente em uma agência do banco.

  • Todos os perfis
  • checkmark Os prazos para pagamentos são flexíveis.
  • checkmark O empréstimo pessoal tem mais de uma opção, para que você escolha a mais adequada para a sua necessidade;
  • close A contratação é feita somente em uma agência.

Juros mensais: A partir de 3,66% a.m.
CET: De 0% até 0% a.a.

Valores do empréstimo: Flexíveis
Prazo de pagamento: De 1 até 48 meses
Prazo de liberação: Não divulgado

Leia mais sobre Empréstimo pessoal Caixa Econômica

O empréstimo pessoal Caixa Econômica é uma possibilidade para quem precisa de um dinheiro extra para a realização de algum plano especial aos correntistas quando falamos sobre crédito pessoal.

Apesar de ser um produto financeiro conhecido, muitas pessoas buscam informações mais profundas sobre como a instituição financeira atua em relação ao empréstimo. 

Continua após a publicidade

Entre os principais pontos de dúvida, estão os tipos de empréstimos oferecidos pelo banco, além de taxas e como fazer a solicitação.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para auxiliar nas principais questões sobre o tema para que você tome a melhor decisão possível sobre o tema. 

Continua após a publicidade

Como funciona o empréstimo pessoal da Caixa?

O empréstimo pessoal Caixa Econômica é direcionado aos clientes que possuem conta corrente, benefícios ou o FGTS disponível no banco federal. 

Atualmente existem várias opções disponíveis para a liberação de crédito pessoal pela instituição, o que permite que o cliente possa escolher aquela que melhor se adeque a sua realidade do momento. 

Inclusive, todos os empréstimos oferecidos pela Caixa Econômica estão sujeitos à análise de crédito do solicitante. 

No entanto, uma boa parte dos produtos não é oferecida para negativados, mas há alguns produtos da linha de crédito do banco que podem ser liberados para esse público. Exemplo disso é o empréstimo saque aniversário, que permite aos beneficiários do FGTS adiantarem as parcelas disponíveis no fundo. 

Continua após a publicidade

Além disso, para fazer qualquer empréstimo pessoal na Caixa Econômica, é preciso ter a idade de 18 anos ou mais ou conta corrente aberta e em uso há, pelo menos, seis meses. 

Por isso, é importante ressaltar que consumidores que tenham apenas conta-poupança na empresa, não estão aptos a realizarem a solicitação do empréstimo. 

Principais vantagens que o banco oferece

Uma das principais vantagens de um empréstimo pessoal Caixa Econômica é a confiabilidade passada pela instituição, já que ela é considerada uma das mais tradicionais do Brasil, atuando no mercado desde 1861. 

Além disso, mesmo que os juros cobrados nos empréstimos oferecidos pela Caixa não sejam os menores do mercado, ainda assim se mostram atrativos e dentro da média. 

Continua após a publicidade

Outra vantagem que o banco oferece é ligada aos clientes assalariados, que trabalham em regime CLT e, contribuindo para o FGTS, possuem condições especiais de empréstimo. 

Além disso, quem possui conta-salário no banco também encontra mais opções e maior facilidade para ter sua solicitação de empréstimo aceita. 

Por fim, a Caixa é uma instituição com parcerias travadas com muitas empresas, públicas e privadas, permitindo aos funcionários dessas parceiras pleitearem por empréstimos consignados.

Tipos de empréstimo 

Como bem já mencionamos, o empréstimo pessoal Caixa Econômica é oferecido na forma de vários produtos e com características próprias. Em todas as modalidades, no entanto, há pontos em comum, como as exigências mínimas de documentação e comprovação de renda. 

Continua após a publicidade

Os valores disponíveis por cada uma das modalidades varia bastante de acordo com os tipos de garantia de pagamento dados pelo cliente para o banco. 

As taxas de juros também variam bastante conforme o risco apresentado tanto pela própria modalidade do empréstimo quanto pela análise do perfil do cliente. 

Embora a análise da solicitação seja para todos os tipos de empréstimo, o banco não determina que seja impossível conceder o benefício para quem possui um score baixo.

A seguir, veremos as particularidades de cada uma das modalidades de empréstimo pessoal Caixa Econômica.  

Continua após a publicidade

Crédito Pessoal 

O crédito pessoal da Caixa é uma opção de empréstimo em que o cliente pode utilizar o dinheiro como desejar e escolher entre diversas opções. 

Os valores emprestados pelo empréstimo escolhido podem ser pagos ao banco de uma só vez ou em parcelas que estejam de acordo com o orçamento do cliente. 

É possível também escolher entre opções de taxas de juros pré ou pós fixadas. Nas opções pré fixadas, o cliente sabe o valor que irá pagar em todas as parcelas, pois a taxa de juros é acertada no fechamento do contrato e não muda durante o pagamento do empréstimo. 

Já quando é escolhida alguma das opções pós-fixadas, o valor das parcelas varia conforme as taxas sofrem influência do mercado, podendo gerar algumas vezes valores menores e outras maiores. 

Continua após a publicidade

As principais vantagens desse tipo de empréstimo pessoal Caixa Econômica são:

  • Parcelamento flexível: são até 60 meses para pagar em parcelas;
  • Conveniência: é possível escolher pagar de uma só vez ou em parcelas;
  • Variedade: quatro opções de crédito disponíveis para a escolha do cliente. 

Essas quatro opções do crédito pessoal da Caixa são:

  • Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado: juros pré-fixados e pagamento de 1 a 48 meses;
  • Crédito Pessoal Mensal Pós-Fixado: juros pós-fixados e pagamento de 4 a 36 meses;
  • Crédito Salário Caixa Mensal Pré-Fixado: juros pré-fixados e pagamento de 1 a 48 meses;
  • Crédito Salário Caixa Mensal Pós-Fixado: juros pós-fixados e pagamento de 4 a 36 meses.

As duas últimas opções, do Crédito Salário Caixa Mensal, estão disponíveis apenas para os clientes que possuem conta salário ou algum benefício em conta de depósito da Caixa. 

CDC Automático 

O Crédito Direto Caixa (CDC) Automático é uma modalidade de empréstimo pessoal Caixa Econômica com crédito pré-aprovado e que pode, portanto, ser contratado onde for, pelo App Caixa, no Internet Banking ou em qualquer agência. 

Essa não é uma modalidade de crédito disponível para quem possui alguma restrição no nome, como inadimplência registrada no SPC ou Serasa. 

Dentre as vantagens desse empréstimo estão:

  • Praticidade: pode ser contratado de forma online, pelos canais de atendimento Caixa;
  • Conveniência: o limite é pré-aprovado e as parcelas do empréstimo são debitadas diretamente na conta Caixa do cliente, na data por ele escolhida;
  • Facilidade: valores de R$150 a R$30 mil com até 48 meses para pagar. 

Empréstimo com garantia 

Para quem busca essa opção, é possível escolher entre duas opções de empréstimo pessoal Caixa Econômica com garantia: optando por garantir um imóvel ou um veículo que esteja no nome do interessado. 

Continua após a publicidade

No entanto, em empréstimos com garantia, o não pagamento das parcelas do empréstimo leva à alienação do bem pela instituição financeira. 

Por isso, é muito importante que haja uma organização financeira para que se tenha certeza de que será possível honrar com os valores das parcelas. 

Aporte Auto 

O Aporte Auto é a opção da Caixa de empréstimo com garantia de veículo, oferecida a correntistas Caixa que possuem algum veículo quitado em seu nome. 

É possível ter até 48 meses para pagar o valor emprestado e o cliente tem direito a adiar o pagamento de uma parcela por ano. 

Continua após a publicidade

As principais vantagens do empréstimo pessoal Caixa Econômica Aporte Auto são as seguintes:

  • Parcelamento flexível: possibilidade de dividir o pagamento em até 48 vezes;
  • Praticidade: pagamento feito por débito em conta;
  • Segurança e planejamento: a taxa de juros é pré-fixada, não há sustos na hora de pagar;
  • Flexibilidade: o empréstimo pode ser usado como o cliente quiser.

No entanto, há alguns pontos de atenção para esse tipo de empréstimo, que devem ser considerados antes da contratação, como a verificação do modelo do veículo para saber se ele é aceito pela instituição. 

Para veículos com até 2 anos de fabricação, o crédito pode chegar a até 70% do valor do veículo. Esse limite cai para 60% para os veículos que possuem de 3 a 5 anos de fabricação. 

Além disso, não são aceitos veículos como garantia que possuam as seguintes características:

  • Sejam usados e ao mesmo tempo tenham mais de 5 anos de fabricação;
  • Estejam no nome de pessoa jurídica ou de terceiros (que não esteja no nome do solicitante);
  • Sejam veículos de aluguel;
  • Motos, vans e semelhantes (apenas carros de passeio);
  • Possuem algum tipo de restrição no DETRAN, inclusive multas em aberto;
  • Não estejam com o pagamento completamente quitado. 

Crédito Real Fácil 

O Crédito Real Fácil é o empréstimo com garantia de imóvel oferecido pela Caixa aos clientes que possuem algum imóvel em seu nome. 

Nessa modalidade de empréstimo pessoal Caixa Econômica, clientes da instituição podem oferecer com garantia imóveis de sua propriedade, sejam eles comerciais ou residenciais. 

Continua após a publicidade

O limite do Crédito Real Fácil é de até 60% do valor de mercado do imóvel e as parcelas do empréstimo podem comprometer, no máximo, 30% da renda mensal do solicitante. 

Ao contratar esse empréstimo é necessário também realizar a contratação de dois seguros, o prêmio de Seguro de Danos Físicos do Imóvel (DFI) e o prêmio de Seguro por Morte ou Invalidez permanente (MIP). 

A instituição permite o parcelamento do valor do empréstimo em até 180 meses e oferece a opção de pagamento por débito em conta ou boleto bancário. 

CDC Salário

Essa é uma opção de empréstimo pessoal Caixa Econômica que oferece crédito pré-aprovado e pode ser contratado de onde o cliente estiver, pelo App Caixa, WhatsApp Caixa, Internet Banking ou em alguma das agências espalhadas pelo país. 

Continua após a publicidade

No entanto, essa modalidade está disponível apenas para quem, além de possuir conta na Caixa, também recebe seu salário pela instituição.

Os empréstimos podem ser concedidos em valores de R$300 até R$50 mil, com um prazo máximo de 60 meses para pagar. 

Uma vez aprovada a solicitação do empréstimo, os valores são depositados na conta do cliente a partir do momento da contratação. 

O pagamento das parcelas é realizado por meio de débito automático que será agendado sempre para o dia do recebimento do salário do cliente. 

Continua após a publicidade

A principal vantagem desse empréstimo é que fica muito mais fácil se planejar para o pagamento das parcelas e o risco de esquecimento, que pode levar à inadimplência, é bem menor. 

Por isso, essa modalidade de serviço não está disponível para quem está negativado ou possui algum tipo de impedimento de crédito, como o nome no SPC e Serasa.

Cheque Especial 

O cheque especial da Caixa, chamado de Cheque Azul, funciona da mesma maneira que em outros bancos. Todo correntista possui um limite de cheque especial em sua conta, cujo uso sofre incidência de juros. 

Geralmente, os juros do cheque especial são bem maiores do que aqueles de um empréstimo tradicional, por exemplo. A Caixa oferece uma das menores taxas de juros para o cheque especial, mas mesmo assim este é um serviço para ser usado por curtos períodos. 

Continua após a publicidade

Se houver necessidade de dinheiro extra por um período maior, é muito mais vantajosa a contratação de um empréstimo pessoal Caixa Econômica. 

Crediário Caixa 

O crediário Caixa é oferecido por diversas lojas parceiras e, por isso, não é necessário ser cliente Caixa para usufruir deste serviço. 

Ele permite o financiamento de até 100% do valor em compras de diversos produtos, como materiais de construção, eletrodomésticos e até pacotes de viagem. 

O limite de financiamento é de R$10 mil e o prazo para pagar o crediário é de até 24 meses. O pagamento pode ser feito por boleto bancário ou, para clientes Caixa, débito em conta. 

Continua após a publicidade

Antecipação de crédito

Uma outra possibilidade de empréstimo pessoal Caixa Econômica é aquele que oferece a possibilidade de antecipação de algum crédito ao qual o cliente tem direito. 

Esse crédito pode ser o 13º salário, a restituição anual do imposto de renda ou o saque-aniversário do FGTS.

Antecipação do 13º salário 

A antecipação do 13º na Caixa pode ser feita por todos que possuem seu salário creditado neste banco e está empregado há pelo menos 12 meses ou para os aposentados e pensionistas do INSS.

É possível antecipar de R$500 a R$20 mil e o dinheiro cai diretamente na conta do cliente na Caixa.

Continua após a publicidade

O pagamento do empréstimo é feito em uma única vez, quando o 13º cair na conta do solicitante do serviço em um prazo máximo de 330 dias. 

Antecipação da restituição do imposto de renda 

Outra antecipação de crédito possível na Caixa é a da restituição do imposto de renda, voltada para pessoas que são correntistas do banco e informaram a Caixa em sua declaração. O limite da antecipação corresponde a 75% do valor total da restituição. 

Saque aniversário – antecipação do FGTS 

O empréstimo pessoal Caixa econômica por antecipação do saque aniversário do FGTS está disponível para todos os beneficiários do fundo. 

Para ser elegível a essa opção, no entanto, é preciso primeiramente habilitar o saque aniversário no aplicativo do FGTS.

Continua após a publicidade

O valor total mínimo do empréstimo é de R$500 e é possível antecipar até cinco anos do saque aniversário. 

Crédito pessoal CAIXA energia renovável

O empréstimo pessoal Caixa Econômica para energia renovável está disponível para todo correntista do banco que deseja realizar a instalação de placas fotovoltaicas geradoras de energia em seu imóvel. Podendo, com isso, economizar até 95% da conta de luz e promover a sustentabilidade. 

Neste caso, é possível financiar até 100% do valor total do projeto em um prazo de 1 a 60 meses e carência de até 6 meses.

Para solicitar esse serviço é preciso que o fornecedor dos aparelhos e instalação também tenha conta na Caixa em sua titularidade, conforme nota fiscal. 

Continua após a publicidade

Como fazer um empréstimo pessoal na Caixa?

Para realizar um empréstimo pessoal Caixa Econômica é preciso ir até uma agência desse banco e solicitar as opções disponíveis para o seu caso com um gerente ou colaborador. 

Além disso, para a maior parte dos empréstimos oferecidos pela instituição, é preciso ter uma conta corrente Caixa e, para algumas modalidades, é preciso, além disso, ter o salário creditado também no banco. 

Alguns empréstimos, como mostramos aqui, podem ser realizados pelo aplicativo Caixa, sendo o caso dos CDC salário e automático.

Outras modalidades, como o crediário Caixa, são contratados em empresas parceiras do banco, como lojas e outros estabelecimentos.

Continua após a publicidade

Simulação

A simulação de qualquer um dos empréstimos da Caixa pode ser realizada presencialmente em qualquer agência do banco, que apresentará as melhores opções, de acordo com o perfil apresentado pelo cliente. 

No entanto, para quem desejar saber mais das opções antes de se dirigir até uma agência, pode clicar neste link, escolher as modalidades mais atrativas, clicar nelas e ter acesso às informações completas.

Afinal, vale a pena pedir o empréstimo pessoal da Caixa?

Antes de solicitar qualquer empréstimo, é preciso ter total consciência das próprias condições financeiras e possuir um bom planejamento

Isso ajuda a garantir que, mesmo diante de um imprevisto, será possível honrar com as parcelas do empréstimo.  

Continua após a publicidade

No entanto, em casos em que a pessoa precisa de dinheiro para um gasto não planejado ou para conquistar uma oportunidade e ela não possui uma reserva de emergência, buscar por crédito em instituições financeiras pode ser uma saída atrativa. 

Nesses casos, o empréstimo pessoal Caixa Econômica pode ser uma opção interessante, principalmente por causa da variedade de modalidades que oferece. 

Embora os empréstimos da Caixa não tenham as menores taxas do mercado em suas respectivas categorias, eles ainda são bastante competitivos e possuem um alto nível de confiabilidade. 

Por isso, desde que se tenha organização e planejamento financeiros, pode sim valer a pena pedir um empréstimo pessoal da Caixa. 

Continua após a publicidade

FAQ

O que é preciso para fazer um empréstimo na Caixa?

Para a maior parte das modalidades de empréstimo pessoal Caixa, um dos principais pré-requisitos é ser correntista. É possível acessar as particularidades de cada modalidade aqui.

Quanto posso pegar de empréstimo na Caixa?

Isso vai depender da modalidade do empréstimo e do resultado da avaliação de crédito realizada pela instituição. 

Quem pode pegar empréstimo na Caixa?

Geralmente, pessoas que são correntistas e clientes Caixa e que não apresentem nenhum impedimento nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. 

Qual a taxa de juros para crédito pessoal na Caixa?

A taxa de juros vai depender do produto contratado, sendo maior quando os riscos de inadimplência também são maiores. 

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.