Está pensando em contratar o cartão de crédito Nubank, mas gostaria de saber quais são suas vantagens em relação às outras opções do mercado?

Parabéns, esse é um importante passo e mostra sua consciência financeira! A modalidade de crédito é muito valiosa para a gestão das despesas ao longo do mês, permite aquisições de maior valor com as compras parceladas e muito mais.

Continua após a publicidade


Mas, é claro, precisa ser utilizada e contratada com responsabilidade. Para ajudar na sua análise sobre o cartão de crédito Nubank, fizemos uma revisão sobre suas principais funcionalidades e benefícios. Confira agora mesmo.

O que é o cartão de crédito Nubank?

O Nubank, ou o Nu, como também é conhecido e carinhosamente chamado, é uma das primeiras fintechs que entraram no mercado brasileiro com produtos financeiros diferenciados.

Até então, prevalecia o tradicional, em que os cartões eram adquiridos em grandes bancos e emissores. Mas, o que surpreendeu as pessoas a ponto de esse cenário começar a mudar?

Um pouco sobre a fintech

A Nu Pagamentos é uma fintech que chegou ao mercado brasileiro em 2014 com o cartão de crédito sem anuidade. Com seu sucesso, lançou também a Nuconta, que não possui taxas de manutenção e o Programa Nubank Rewards de benefícios.

São mais de 12 milhões de clientes cadastrados no maior banco digital independente do mundo.

Com esses números, já é possível responder uma pergunta que muitas pessoas fazem:

O cartão de crédito Nubank é confiável?

A resposta é sim. É claro que, assim como qualquer outro serviço, é preciso acompanhar seu movimento para identificar possíveis falhas, mas, o Nubank é de uma geração de empresas que valoriza a transparência e a inovação nos seus processos, portanto, conquistou a confiança de seus clientes com facilidade.

Mais sobre seu funcionamento

O banco digital não possui agências nem papeladas para a solicitação do cartão de crédito, mas o funcionamento dessa modalidade de crédito é igual a todas as outras.

Ou seja, o cliente tem um limite de crédito, pode comprar à vista, de forma parcelada em terminais físicos ou pela internet, pagamentos de conta e empréstimo pessoal.

É possível usá-lo para recarga de celular, fazer doações para as ações que o Nubank apoia e também emitir uma versão virtual, o que aumenta a segurança nas compras online.

A data do pagamento da fatura é definida pelo cliente, que também pode optar por alterá-la posteriormente.

A partir da definição do vencimento da fatura é determinada a data de fechamento 10 dias antes. Assim, as compras realizadas até essa data são contabilizadas para serem pagas na próxima cobrança.

Esse fluxo permite encontrar um dia mais favorável para a compra, ou seja, que dará um prazo de 40 dias para que ele seja pago. Essa data é chamada comumente como “o melhor dia de compra” e acontece um dia após o fechamento da fatura.

A fatura deve ser paga integral ou parcialmente na data do vencimento pois, do contrário,, juros rotativos e outros encargos serão cobrados do cliente.

Ou seja, em resumo, seu produto funciona como todos os outros cartões de crédito, a única diferença mais relevante é que todas as suas movimentações são feitas pelo aplicativo, até mesmo o pedido de aumento de limite, por exemplo.

Você não achou que seria diferente, certo? Afinal de contas, é um banco digital! 

Como fazer o seu cartão de crédito Nubank?

É possível fazer o cartão de crédito Nubank por 4 caminhos: entrando no site do banco digital, baixando o aplicativo do Nubank, aceitando o convite enviado por algum amigo ou pelo blog da empresa.

Todos esses caminhos, no entanto, vão levar ao aplicativo, onde o cliente dará continuidade ao processo de solicitação inserindo seus dados pessoais e também:

  • limite de crédito do seu interesse de acordo com os valores pré-estabelecidos pelo Nubank;
  • data de vencimento para pagamento da fatura;
  • senha digital;

Depois de inserir esses dados, o aplicativo vai informar o status da aprovação ou quantos dias serão necessários para a resposta.

Quais os requisitos para solicitar o cartão de crédito Nubank?

Existem alguns requisitos mínimos para a solicitação do cartão de crédito da fintech, são eles:

  • ter, no mínimo, 18 anos;
  • fornecer o número de CPF válido;
  • informar um e-mail válido que será utilizado para concluir o cadastro, enviar faturas e fazer outras comunicações com o cliente;
  • ter residência fixa no Brasil;
  • ter um smartphone compatível com o aplicativo do banco.

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

O processo de cadastro no Nubank, atualmente, contempla duas modalidades dos seus serviços, ou seja, ao fazer a solicitação, o cliente recebe o acesso a Nuconta e, se tiver o crédito aprovado, também ao cartão de crédito.

Lembrando que nem a conta, nem o cartão de crédito possuem taxas de manutenção ou anuidade, portanto, não representam um custo para o cliente.

Com esse processo, se o cliente não tiver a aprovação do cartão de crédito no primeiro momento, pode demonstrar por meio da movimentação de conta, que tem uma renda regular e saudável.

No entanto, o banco deixa claro em suas páginas oficiais que não existe garantia na concessão, ok?

Quais as vantagens deste cartão de crédito?

Por ser um cartão de crédito de um banco digital, suas funcionalidades serão amparadas por uma boa dose de tecnologia, não é mesmo?

Essa, sem dúvidas, é uma das grandes vantagens do cartão de crédito Nubank, afinal de contas, todas as dúvidas e procedimentos bancários que você precisa fazer em relação ao seu produto está em suas mãos, no smartphone.

Atendimento remoto 24 horas em todos os dias da semana

É possível contatar o atendimento do banco digital 24 horas por dia no chat, email, telefone e redes sociais.

Aliás, as respostas do Nubank nas redes sociais são sempre muito bem humoradas e práticas para seus clientes e interessados.

Cartão de crédito internacional e sem anuidade

Todos os cartões do Nubank podem ser utilizados para transações nacionais ou no exterior, inclusive em e-commerces de outros países.

Não existe cobrança de anuidade ou nenhuma outra taxa de manutenção do cartão e conta Nubank.

É importante, no entanto, ressaltar que algumas funcionalidades têm cobranças adicionais, como é o caso dos saques de dinheiro da conta corrente em caixas eletrônicos. Se for ativado e utilizado, será cobrado o valor de R$ 6,50 por cada saque. 

Antecipação de parcelas

Outra função oferecida pelo NuBank é permitir que você antecipe futuros pagamentos de compras parceladas, com direito a desconto ao fazer isso. Pode ser uma boa vantagem para quem já tem o dinheiro em conta: você faz a compra parcelada e antecipa as parcelas para garantir seu desconto.

Pagamento facilitado

O cliente não precisa esperar o fechamento da fatura para realizar o pagamento parcial ou integral das suas despesas, se for do seu desejo, pode abater os valores com antecedência.

Na mesma funcionalidade que permite abatimentos de valores antecipados, é possível fazer a simulação do pagamento parcial da fatura.

Nesse caso, o cliente já consegue ver quais serão os juros cobrados e o número de parcelas do valor refinanciado no crédito rotativo.

Quais as condições contratuais, juros e outras características do cartão Nubank?

O Nubank tem o costume de reforçar, até mesmo em campanhas de marketing (como o movimento lançado em 2019 conhecido como #asteriscoNão), a importância da transparência e simplicidade nos contratos e ofertas de seus produtos.

Por isso, seu contrato traz as informações sobre o uso e eventuais cobranças de maneira super didática. Resumindo, o que você precisa saber é:

  • não existe tarifa para o uso do cartão de crédito para pagamentos de contas;
  • não existe tarifa para o saque com a modalidade cartão de crédito, porém, os juros serão contabilizados no período;
  • não existe taxa para avaliação emergencial de crédito quando o cliente tenta fazer uma compra que excede seu limite;
  • não existe cobrança para emissão da 2ª via do cartão em caso de perda ou extravio;

Quais os juros do cartão Nubank?

Os juros do cartão de crédito Nubank incidem no caso de atraso, pagamento parcial ou parcelamento da fatura.

Atraso

Em caso de atraso, são cobrados os juros do crédito rotativo (entre 2,75 a 14,00% ao mês), multa de 2% e mora de 1% ao mês sobre o valor atrasado.

Parcelamento da fatura

Para o parcelamento da fatura, os juros são de 0,99% a 13,75% ao mês.

Pagamento parcial

No caso do pagamento parcial, o cliente paga à vista parte do valor da fatura e parcela o restante. Nesse caso, os juros do parcelamento (0,99 a 13,75% ao mês) são cobrados sobre o valor parcelado.

O cartão de crédito Nubank traz muitas vantagens, mas seu combo principal é a isenção da anuidade, aplicativo inovador e serviço personalizado para um público jovem de espírito, que valoriza ideias simples e práticas.

A conta Nubank também tem suas vantagens como é o caso do rendimento diário do CDI no dinheiro que fica parado na conta. Mas esse é um papo para outro dia, por hora, esperamos que essa revisão sobre o cartão de crédito Nubank tenha sido útil para sua decisão financeira.

Mas, se você quiser mais dicas e conhecer outras ferramentas que vão ajudar na sua gestão financeira pessoal, assine a newsletter do iDinheiro e receba toda semana conteúdos exclusivos sobre o que importa para o seu dinheiro.