Dia dos Pais: confira os melhores meios de pagamento digitais para e-commerces

Com o Open Banking, iniciador de pagamentos é a grande promessa do mercado em relação aos meios de pagamento digitais.

Escrito por Lilian Calmon

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No Dia dos Pais, a ser comemorado no próximo domingo (13), o brasileiro pretende desembolsar, em média, até R$ 176 em presente. A estimativa é que, em 2023, a data movimente um volume em torno de R$ 7,7 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços.

Neste ano, cerca de 34% dos consumidores que vão presentear os pais pretendem gastar um valor maior do que o desembolsado para a ocasião em 2022. Para 39% deles, o valor deve permanecer igual, e, para 23%, abaixo do que o gasto anteriormente.

Os números são resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Iniciador de pagamentos é a grande promessa do mercado em relação aos meios de pagamento digitais

Para aproveitar as projeções promissoras, os e-commerces precisam estar preparados para receber os diferentes meios de pagamento digitais.

“Com tantas inovações no mercado, frutos da transformação digital, o e-commerce precisa diversificar as opções para atender e agradar todo o público. Com mais formas de pagamento, pode-se atingir um número maior de consumidores”, comenta o Head de Solution Finance – OpenX & Fin Services da FCamara, Felipe Correia.

Segundo ele, o iniciador de pagamentos é a grande promessa do mercado em relação aos meios de pagamento digitais. Introduzido pela terceira fase do Open Banking, ele possibilita a iniciação de um pagamento via Pix diretamente de qualquer plataforma online.

Com isso, o consumidor não precisa entrar no aplicativo dos bancos para realizar a transação, reduzindo de 10 para 4 passos o pagamento via Pix no e-commerce. “É uma solução que simplifica a jornada de compra e traz diversos benefícios, como uma experiência mais fluida e redução de até 50% no tempo de checkout. Isso também leva a uma redução no risco de abandono de carrinho”, afirma Correia.

Pix foi a preferência de meio de pagamento dos brasileiros em 2022

No ano passado, o Pix foi a preferência de meio de pagamento dos brasileiros, com cerca de 26 bilhões de transações segundo o Banco Central (Bacen). Para adotá-lo no e-commerce, basta fazer uma integração com uma solução de pagamento que tenha o Pix entre os métodos de venda.

“Há inúmeras vantagens do Pix para as vendas digitais, que vão desde o pagamento à vista até a rapidez de liberar o produto para entrega”, destaca Correia.

Já a carteira digital é um aplicativo que possui os dados bancários da pessoa e permite a realização de compras ou pagamentos digitais. Para realizá-los, o dono da carteira digital precisa confirmar a operação no app, o que pode ser feito com autenticações via biometria ou reconhecimento facial.

Cartão de crédito e boleto bancário continuam a ser muito utilizados pelos consumidores

Outros dois meios de pagamento que continuam a ser muito utilizados pelos consumidores são o cartão de crédito e o boleto bancário, também em sua versão digital.

“Para gerar um boleto digital, uma empresa precisa contratar a solução em uma conta de Pessoa Jurídica nos bancos ou, ainda mais facilmente, contratar uma fintech de meio de pagamento, que além de emitir o boleto, já faz o registro e a baixa automática após o recebimento”, orienta Correia.

Cashback pode fazer sentido para empresa detentora de diferentes marcas

O cashback é uma forma de pagamento que permite ao consumidor receber uma parte do dinheiro de volta depois de concluir uma compra. Ele pode ser oferecido diretamente pelo estabelecimento, via programas de fidelidade ou aplicativos como a carteira digital.

 “O valor do cashback é geralmente concedido como crédito em uma conta ou como desconto em uma compra futura. Implementar uma solução como essa faz ainda mais sentido quando a empresa é detentora de diversas marcas, habilitando maior recorrência de compras nas empresas do grupo”, conclui Correia.

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