É preciso ter internet para usar a máquina de cartão?

Muitas pessoas ficam em dúvida quanto ao funcionamento das maquininhas. Uma das dúvidas mais comuns, é se elas precisam de internet para vender. Leia este artigo e confira!

Escrito por Thamires Coelho

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


As máquinas de cartão estão presentes em praticamente todos os estabelecimentos. Hoje em dia, a maioria dos consumidores preferem pagar por suas compras usando o cartão de crédito ou de débito. Assim, você empreendedor precisar de adaptar a esta demanda.

Atualmente no mercado, existem inúmeras opções de máquinas para o comerciante escolher e adquiri-las é bem simples e fácil. No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida quanto ao funcionamento das maquininhas. Uma das dúvidas mais comuns, é se elas precisam de internet para fazer vendas. Para responder a esta pergunta, vamos explicar como é o funcionamento das máquinas.

Como Funciona uma Máquina de Cartão?

As máquinas de cartão, assim como qualquer caixa registradora com acesso ao sistema de cartões tem o nome de POS (Point of Sale ou Point of Service – Ponto de Vendas). Esses terminais podem ser usados também para a impressão de ingressos, recebimento de contas, coleta de dados e muitas outras funções.

As máquinas de cartão mais comuns e conhecidas atualmente precisam de internet para funcionar, seja através do Chip, Wi-Fi, ou bluetooth. Porém, existe uma opção que não precisa internet, e sim, de uma linha telefônica para concluir a venda.

Elas possuem um filtro para a linha telefônica do local ou podem ter uma linha telefônica dedicada para a máquina. Então, esse tipo de máquina não precisa de conexão com a internet para funcionarem. Basta possuir uma linha telefônica fixa.


Veja também: Posso vender ou alugar uma máquina de cartão usada?


Pra que a Conexão com a Internet?

Muitas das máquinas mais atuais vêm com a opção de conexão à internet. E como acabamos de falar que não há necessidade da internet para funcionarem, muitas pessoas se perguntam: pra serve esta conexão? Além de se utilizarem desta conexão para complementar as transações, as maquininhas mais atuais podem se beneficiar e oferecer mais recursos se estiverem conectadas à internet.

Bom, se você tem uma maquininha que permita o acesso à internet, poderá integrar a máquina ao seu sistema de banco de dados do estabelecimento. Assim, o controle de estoque e controle de vendas será atualizado automaticamente. Para que o sistema funcione de forma integrada e completa, você precisará de acesso à internet. Muitas empresas utilizam a internet para gerenciar os seus negócios através da integração de sistemas.

Alguns modelos mais novos, disponíveis no mercado, têm uma conexão USB para computadores. Nesse caso, é necessário a conexão com a internet. Alguns modelos de pagamento também precisam da internet para completar a transação, normalmente feita através de sites na internet.

Maquininhas Sem Aluguel

As maquininhas sem aluguel, que funcionam com leitor de celular, não utilizam a linha telefônica fixa. Essas precisam de uma conexão GPRS ou acesso à internet. Nesse caso, vai depender do modelo de maquininha que você está adquirindo.

A Moderninha da PagSeguro, uma das maquininhas sem aluguel mais vendidas no país, tem conexão WIFI, 3G e GPRS. Você pode usá-la da forma que achar melhor.

Afinal, existe máquina de cartão que não precisa de internet?

Sim, existem opções de máquinas de cartão que não será necessário utilizar a internet para concluir a venda. É o caso dos equipamentos de pagamento integrados a linha telefônica, mas vale mencionar que nos dias de hoje pode não ser uma boa opção, se comparada as versões mais modernas. Visto que uma máquina que precisa de uma conexão com fio limita a mobilidade, além de não ser tão ágil como opções que proporcionam conexão 5G.

Algumas das opções de máquinas de cartão sem internet, são:

  • Sicredi TEF – uma solução de pagamento conectada com a automação comercial da empresa, ideal para negócios com alto volume de vendas;
  • Rede Pin Pad TEF – mais integração para negócios que vendem direto no caixa e aceita mais de 50 bandeiras de crédito, débito, vales benefícios ou carteiras digitais.
  1. Qual maquininha não precisa de internet?

    As maquininhas Sicredi TEF e a Rede Pin Pad TEF, são algumas das opções de máquinas de cartão que não precisa de internet, pois funcionam via linha telefônica.

  2. Qual a máquina de cartão que não precisa de celular?

    As máquinas de cartão que não precisam de celular, são aquelas que possuem conexão com Chip. Alguns exemplos são: Ton T3, InfinitePay Black Smart, Moderninha Pro, SafraPay Pro, SumUp On, Point Pro 2 e SuperGet POS 3G + Wifi.

  3. Qual a melhor maquininha para autônomos?

    Algumas das melhores opções de maquininhas para autônomos, conforme o ranking do iDinheiro, são: Rede ; Granito; MagaluPay; Ton; PagSeguro; e SumUp.

  4. O que é uma máquina TEF?

    TEF é a Transferência Eletrônica de Fundos, um sistema que trabalha com o intuito de transferir valores relacionados a compra de cartões de crédito e débito de forma eletrônica.

Referências do artigo

11 comentários

  1. William

    Comprei minizinha NFC não pega no 3g/4g só no Wi-Fi não sei oque fazer se alguém tiver uma dica ou se é configuração por favor me ajudar !

  2. Januaria

    Comprei a maquininha PagSeguro minizinha chip 2. Para utilizá-la preciso de internet?

  3. Cleber

    COMPREI UMA MÁQUININHA MODELO D 150 PRECISO DE INTERNET VIA CELULAR PRA USAR

  4. Jaqueline

    Moro na zona rural e não tem sinal de telefone posso usar a maquininha só com wi-fi?

  5. VALDIR

    acabou de chegar em casa a maquina pagseguro.
    pergunto para usar preciso de internet???????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp