Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como transferir a maquininha e fazer a portabilidade?

Aprenda como transferir a maquininha de diferentes marcas e ativá-las para a utilização de novos associados!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha Especialista em Negócios

Saber como transferir a maquininha de titularidade é algo que permite adquirir terminais que já tenham sido usados previamente.

Muitas vezes, o lojista tem interesse em determinada maquininha que não está disponível para o seu perfil. Ou, ela está associada a critérios os quais ele não atende, como contas associadas, por exemplo.

Continua após a publicidade

É por isso que a alternativa de transferir o terminal de titularidade surge como uma possibilidade real para esses indivíduos.

Apesar de relativamente burocrático e exigir um passo a passo bem atencioso, o processo de mudar a maquininha de dono pode ser realizado em casa, sem a interferência de nenhuma instituição.

Continua após a publicidade

Nós reunimos as informações de como fazer a portabilidade de maquininha das principais marcas disponíveis no mercado. Isso vai te ajudar a realizar o processo sozinho, sem precisar entrar em contato com a equipe de suporte técnico dos terminais.

Como transferir a maquininha?

O processo de portabilidade de maquininha de cartão consiste em, efetivamente, trocar o terminal de dono. Esse procedimento se torna necessário quando se adquire o equipamento de terceiros, algo que pode acontecer, principalmente, quando a aquisição é feita em lojas ou de outros empreendedores.

Um cenário muito comum e que justifica essa troca, é quando o dono da maquininha não se interessa mais pelas condições que a administradora oferece, como as taxas de juros praticadas.

Nesse sentido, para evitar o cancelamento do terminal, que exige um processo ainda mais burocrático, vendê-la se torna uma opção mais viável.

Continua após a publicidade

Vale destacar que, ao trocar a titularidade da maquininha, não há nenhuma perda em funcionalidade e nem ela deixa de ser “original”.

O terminal apenas estará sob nova tutela, sendo que o dono, a partir de então, se torna o responsável pela manutenção e bom funcionamento da maquininha.

Nós reunimos informações sobre como transferir a maquininha das principais marcas disponíveis no mercado.

Com o passo a passo que organizamos, será possível realizar esse processo sem recorrer ao suporte técnico.

Entretanto, vale reforçar que os times das administradoras estão prontos para solucionar qualquer tipo de dúvida que surgir. Basta entrar em contato pelos telefones de cada operadora.

Continua após a publicidade

Como transferir a maquininha Mercado Pago para outra pessoa?

A primeira empresa a qual explicaremos como transferir a maquininha de titularidade, é o Mercado Pago. Com um catálogo de terminais que atendem a diferentes perfis de empreendimentos, o Mercado Pago possui enorme relevância no mercado, consolidando-se como um dos líderes do segmento.

Ele figura com a terceira maior carteira de clientes, de acordo com o portal G1. Inclusive, existem opções ideais para a mobilidade, como a Point Mini NFC, até as que dão apoio na gestão, como a Point Smart.

Seus valores variam de acordo com o modelo escolhido, mas, de forma geral, a administradora cobra taxas medianas, mais vantajosas do que algumas concorrentes, como a Cielo, no caso.

Ao adquirir uma das maquininhas Mercado Pago, o titular deve se cadastrar na plataforma de pagamentos e criar uma conta digital. É nela que cairão todos os valores recebidos pela maquininha.

Continua após a publicidade

Essa informação já nos ajuda a entender que um dos passos primordiais de como transferir a maquininha de titularidade envolve trocar essa conta que recebe os pagamentos. Além disso, é necessário ter em mãos um e-mail válido da pessoa que será a nova dona do terminal.

Tendo essas duas informações, o processo se torna bem simples. Veja o passo a passo:

  • acesse a página do Mercado Pago;
  • insira os dados de login e senha;
  • na lista de terminais associados a essa conta, escolha aquele que deseja transferir e selecione o seu número;
  • informe o e-mail do novo dono e confirme a opção de transferir a titularidade.

O procedimento é basicamente esse para qualquer modelo de maquininha Mercado Pago. Após encerrar os trâmites, reinicie a maquininha e ela já estará cadastrada em outra conta.

Vale lembrar que esse novo e-mail deve ser vinculado à conta Mercado Pago que passará a receber os valores.

Continua após a publicidade

Como transferir a maquininha PagSeguro para outra pessoa?

Se você quer saber como transferir a maquininha PagSeguro, também explicaremos um procedimento que pode ser executado pelo próprio gestor.

O próprio PagBank indica que esse tipo de transação é uma maneira de fazer dinheiro com maquininhas paradas, que já não atendem mais às necessidades das empresas.

Isso porque, revendendo os modelos que não usa mais, efetivamente os novos donos precisarão continuar associados ao PagSeguro, já que ele faz a gestão das contas.

No entanto, ele deixa claro que essa transferência só é possível de ser realizada para maquininhas que funcionam sem conexão com celular ou tablet. Isso significa que as “Minizinhas” não podem ser repassadas para outros donos.

Continua após a publicidade

Além disso, a empresa também destaca que o processo é feito em duas etapas, sendo o primeiro a transferência e o segundo a aceitação.

A transferência consiste em, efetivamente, passar a titularidade do terminal para outra pessoa. Mas, esse procedimento só se conclui quando esse indivíduo aceita a ação.

Vamos explicar as duas fases:

Transferência

  • Acesse o site do PagSeguro.
  • No menu lateral, escolha a opção “Venda Presencial”. Depois, “Meus dispositivos”.
  • Escolha qual maquininha você deseja transferir.
  • Clique nos pontinhos laterais e escolha a opção “Transferir”.
  • Depois, insira o e-mail de quem será o novo dono da maquininha PagSeguro.
  • Confirme a operação, inserindo o código que estará disponível no celular cadastrado.

Aceitação

  • Após transferir, é necessário que o novo dono da maquininha aceite a operação;
  • No e-mail recebido, clique em “Aceitar”.

Caso a pessoa ainda tenha conta no PagSeguro, será necessário fazer o cadastramento diretamente pela página da empresa.

Lá, ele deverá inserir todos os dados e, após, cadastrar a maquininha como meio de recebimento.

Continua após a publicidade

Vale reforçar que, após realizar a aceitação do processo de transferência, é necessário ativar o terminal para se tornar operante.

O procedimento de ativação é feito de maneiras diferentes de acordo com o modelo da maquininha. O passo a passo de cada um pode ser conferido diretamente na página do PagSeguro.

Tem como mudar a titularidade da maquininha Ton?

A maquininha Ton também tem uma ótima aceitação entre os lojistas brasileiros e aparece entre as opções mais vantajosas para os trabalhadores autônomos.

A empresa disponibiliza maquininhas de modelos diferentes, justamente para poder atender a todo tipo de empreendimento, desde os que necessitam de mais apoio na gestão, até os que precisam de um terminal compacto.

Continua após a publicidade

As maquininhas da Stone, marca detentora das Ton, se destacam pelo bom custo-benefício de suas taxas. Elas aparecem com valores bem abaixo de suas concorrentes diretas, sendo de 1,29% para débito e 2,87% no crédito.

Além disso, o repasse para o lojista pode ser feito em até 1 dia útil, de modo que os pagamentos podem entrar diretamente no fluxo de caixa do estabelecimento.

Por apresentarem características tão positivas, é comum que seus donos apenas troquem de terminal para fazer upgrades de planos. Nesse sentido, a proposta de vender a maquininha não utilizada é uma forma de torná-la financeiramente viável uma última vez.

Esse procedimento é regulamentado pela administradora do terminal e a própria indica a melhor maneira de como transferir a maquininha Ton.

Continua após a publicidade

Basicamente, basta excluir a conta até então utilizada para receber os pagamentos vindos do terminal e inserir uma nova. Esse processo é feito no app Ton, disponível para Android e iOS.

Como transferir a maquininha da SumUp?

Para quem quer aprender como transferir a maquininha SumUp, vai perceber que ela apresenta um passo a passo bem parecido com a da PagSeguro.

Inclusive, em suas duas etapas de operação, sendo a primeira da transferência efetiva e a segunda que se relaciona com a ativação do terminal pelo novo dono.

Para transferir as maquininhas SumUp, o processo é feito da seguinte forma:

  • acesse o menu do terminal;
  • vá até “Configurações gerais”;
  • escolha a opção “Desativar máquina” e, depois, clique em “Continuar”;
  • após esse procedimento, será necessário confirmar a operação inserindo o código que será enviado no meio de contato cadastrado;
  • confirme a operação e pronto, a maquininha já foi desvinculada da sua conta.

Quando concluir esse processo, é o momento de o novo dono ativar o terminal para começar a utilizá-lo. Logo, o passo a passo se modifica um pouco, como podemos acompanhar:

Continua após a publicidade

  • acesse o site da SumUp;
  • escolha o modelo da maquininha;
  • crie um cadastro com todas as suas informações ou da sua empresa. Caso já tenha, acesse a conta;
  • preencha os dados e vá seguindo os passos indicados para a configuração na tela.

Mas, há um detalhe nesse processo que vale a pena ser melhor explicado. A SumUp conta com alguns modelos diferentes de maquininha disponíveis no mercado, sendo todas elas bem funcionais.

A empresa também possui o seu terminal de versão compacta, que funciona com o pareamento com algum dispositivo móvel, que é a SumUp Top.

Caso a transferência e/ou ativação seja de uma SumUp Top, o procedimento se modifica um pouco.

A transferência se baseia na tecnologia de pareamento: basta que o novo dono tenha uma conta SumUp, faça o login, pareie o seu celular com a maquininha e pronto.

Continua após a publicidade

Como é feita a portabilidade da titularidade da SuperGet?

Entre os terminais mais populares, o último que ainda não citamos é a SuperGet. Essa linha de maquininhas de baixo custo faz parte de uma proposta de popularização dos serviços da Getnet.

Durante bastante tempo a Getnet impediu que pudesse ser realizada a transferência de titularidade de suas maquininhas.

Porém, com o crescimento das ofertas no mercado, muitos associados abriram mão da burocracia da empresa para aproveitar mais liberdade com outras maquininhas, como as Points e as Minizinhas, por exemplo.

Agora, a Getnet permite que seja feita a titularidade de seus terminais. Inclusive, criou um procedimento que pode ser realizado diretamente pelo aplicativo.

Continua após a publicidade

Na área “Minhas máquinas” você verá um botão com a inscrição “Desvincular máquina”. Ao clicar nele, antes de efetivamente romper o vínculo com a empresa, você terá acesso a várias informações que devem nortear o cancelamento.

É importante dar atenção aos informes, já que eles serão úteis não apenas na desvinculação do terminal, como também na sua reativação, já pelo novo dono.

Todo o procedimento é explicado diretamente na tela do aparelho. Basta seguir o passo a passo e rapidamente você entenderá como transferir a maquininha para outro dono.

O que é a portabilidade de maquininha de cartão?

A portabilidade da maquininha de cartão é outro nome para o procedimento de transferência de dono.

Continua após a publicidade

Esse processo é feito de forma dinâmica, já que a grande maioria das empresas que administram esse terminal já criam alternativas que permitem essa transferência.

Alguns desses terminais exigem, além da desvinculação, que haja um processo de ativação posterior, quando ele passar a ser usado pelo próximo dono.

A proposta de transferir a titularidade das maquininhas acaba por ser uma alternativa para quem tem muitos terminais parados e sem uso.

Ao propor a transferência, você poderá vendê-los para pessoas interessadas que, por qualquer motivo, podem não ter acesso direto à possibilidade de compra.

Continua após a publicidade

Um bom exemplo é de quando o lojista deseja ter uma versão da maquininha que não está disponível para o seu perfil como associado.

Dessa forma, a portabilidade se torna uma opção para quem não tem acesso simplificado à aquisição das maquininhas, seja em forma de compra ou de comodato.

Como é feita a portabilidade de maquininha?

O processo da portabilidade muda de acordo com a marca da maquininha e, em alguns casos, até mesmo o modelo do terminal influencia a maneira de transferir a titularidade.

Por isso, é necessário procurar as informações relativas à marca da maquininha que você utiliza ou adquiriu.

Continua após a publicidade

Isso vai reduzir consideravelmente os riscos de realizar um procedimento de transferência incorreto.

Lembre-se de fazer esse processo com muita atenção e em pleno acordo com o novo portador da maquininha.

Afinal, é essencial que ele esteja pronto para realizar a ativação da maquininha e, também, para vincular a sua conta ao novo cadastro.

A questão da portabilidade deve ser tratada com enorme responsabilidade. Isso porque, o novo dono deve arcar com as despesas vindas do uso desses terminais.

Ao mesmo tempo, o antigo dono não pode se apropriar dos valores que ainda podem cair em contas que não foram desvinculadas.

Continua após a publicidade

Vale a pena transferir a maquininha?

O processo de transferência de titularidade de maquininha, apesar de simples, deve ser realizado com muita cautela.

Afinal, ele envolve o cadastramento de contas e ativação que faz uso de dados pessoais. Ou seja, qualquer erro pode acabar prejudicando toda a sua operação financeira.

Além disso, é essencial que você só transfira ou compre maquininhas de pessoas que possuem credibilidade, para evitar qualquer tipo de problema que possa vir a surgir.

Considerando essas ressalvas, a proposta de realizar a portabilidade de um terminal acaba sendo bastante vantajosa.

Continua após a publicidade

Isso porque a burocracia é reduzida e se torna mais fácil acessar qualquer tipo de terminal, mesmo os que não foram liberados para o seu perfil nos portais oficiais.

Indo além, o valor pode ser bem menor do que uma maquininha nova, de modo a não comprometer o seu orçamento.

Ficar sem maquininha de cartão nos estabelecimentos pode prejudicar as vendas, considerando que muita gente realiza pagamentos por esse meio.

Então, a alternativa de obter um terminal mediante a transferência pode tornar a possibilidade de tê-lo bem mais acessível.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o universo financeiro e as melhores oportunidades? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e entre em nosso canal exclusivo do Telegram.

Perguntas frequentes sobre como transferir a maquininha

  1. Como transferir a maquininha para outro titular?

    Para transferir a maquininha para outro titular, é necessário acessar a página da marca e conferir as informações específicas da empresa conforme o modelo de máquina utilizado.

  2. Como transferir a Minizinha chip 2 para outra pessoa?

    Acesse a conta do PagSeguro, vá até em “Vendas” e, depois, em “Meus dispositivos”. Escolha a Minizinha Chip 2 na lista com todos os terminais e clique nos três pontinhos na lateral. Clique na opção “Transferir”, insira o e-mail do novo dono e confirme a operação com o código.

  3. Tem como mudar a titularidade da maquininha Ton?

    Efetivamente, é possível desvincular uma conta da maquininha Ton e inserir outra. Porém, a empresa indica que, caso queira saber maiores detalhes sobre a transferência de titularidade dos terminais Ton, o ideal é entrar em contato com o SAC da empresa e solicitar mais dados.

Continua após a Publicidade

6 comentários

  1. Christian Silva

    Minha Maquininha É Moderninha Plus Tem Como Passar Para Mercado Pago Como Faço?

  2. Kátia Cilene

    Minha irmã me passou a máquina dela. Preciso passar para meu nome. Como faço

  3. Germana

    A minha máquininha é moderninha plus tem como fazer a portabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.