Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como ganhar dinheiro com criptomoedas? 6 formas!

Quer entrar no mercado de criptomoedas em 2022? Veja como ganhar dinheiro com elas!

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes Especialista em Finanças Pessoais e Investimentos

Se você deseja saber como ganhar dinheiro com criptomoedas, certamente faz parte do grupo de pessoas que em 2021 se empolgou com o rendimento de quase 120% do Bitcoin.

Ao longo dos últimos anos, não apenas os Bitcoins, mas inúmeras criptomoedas vêm recebendo atenção crescente do  mercado. Inclusive, vários analistas, que há pouco tempo questionavam a viabilidade das moedas digitais como forma de ganhar dinheiro, hoje já reconhecem algumas delas como projetos sérios e de grande potencial de crescimento. 

Continua após a publicidade

O motivo de tanto interesse não é difícil de entender: mesmo com alta volatilidade, as criptomoedas superam os rendimentos das bolsas de valores em todo o mundo. 

O desenvolvimento tecnológico em escala cada vez mais veloz, tem produzido mudanças de paradigmas em quase todas as áreas. No segmento financeiro, em especial, a disrupção tem acontecido em todas as frentes. As criptomoedas decorrem desse processo.

Continua após a publicidade

Continue a leitura e conheça as principais criptomoedas e as inúmeras formas de ganhar dinheiro com elas. 

O que são criptomoedas?

Criptomoedas são moedas digitais que só existem de forma virtual. Trata-se de um novo tipo de dinheiro.

A definição clássica é de Satoshi Nakamoto, responsável pela criação do Bitcoin em 2009: “um sistema de dinheiro eletrônico ponto a ponto”. Este é o conceito definido no white paper que criou o Bitcoin e, obviamente, pode ser estendido a todas as demais criptomoedas que vieram depois dele. 

Atualmente, se você quiser pagar alguém de forma online, precisa utilizar um banco ou um aplicativo de pagamentos para realizar a transação.

Continua após a publicidade

A proposta das criptomoedas é possibilitar que você faça esse pagamento online diretamente ao recebedor, sem utilizar as intermediações financeiras convencionais. Isso é o que torna o Bitcoin e demais criptomoedas algo tão disruptivo: as moedas digitais possibilitam que você faça no online exatamente o que faz com o dinheiro físico.

Criptomoeda: simples como dinheiro

Para entender facilmente o que é criptomoeda, pense numa situação corriqueira, por exemplo, quando você saca uma cédula da carteira e paga a compra de uma água de coco em um ambulante na praia.

Você e o vendedor de água de coco não se identificam previamente para fazer a transação, e nenhum banco ou governo fica sabendo que você usou R$ 5,00 que tinha na carteira para comprar a água de coco. Certo? Além disso, após entregar os R$ 5,00 para o ambulante, ele lhe entrega seu coco e vai embora. Você não tem como cancelar a transação e obter sua cédula de volta. 

É exatamente este o princípio da criptomoeda: pagamentos em espécie, entre pessoas, de forma anônima e irreversível. Só que, ao invés de cédulas de dinheiro físico, você utiliza moedas digitais. 

Continua após a publicidade

Como ganhar dinheiro com criptomoedas?

Há várias maneiras de ganhar dinheiro com criptomoedas. Contudo, é importante você entender que trata-se de um ativo volátil e de alto risco, portanto, antes de mais nada, é preciso estudar profundamente, entender os princípios, os riscos e oportunidades. 

Existem ótimos projetos de moedas digitais no mercado, porém, seria ingenuidade acreditar que em meio a mais de 15 mil criptomoedas no mundo, não existam projetos ruins e até mesmo oportunistas tentando golpes. 

É preciso atenção e muita pesquisa. Só depois disso você terá condições de avaliar se alguma das formas de ganhar dinheiro com criptomoedas é aderente ao seu planejamento financeiro. 

1. Mineração

Mineração é o processo de produção digital de criptomoedas. Trata-se de um processo complexo que envolve conhecimento de algoritmos, além da necessidade de super computadores e softwares específicos.

Continua após a publicidade

Quem atua como minerador, recebe como recompensa uma fração de criptomoeda, então, para realmente ser uma atividade compensadora, é necessário alto poder computacional para resolver milhares de equações por segundo. Um unico equipamento para mineração pode custar em torno de USD 15 mil. Portanto, convém avaliar muito bem se o custo compensa, quando comparado ao tempo que irá levar para ter retorno do investimento.

Além de consumir muito tempo, tanto para estudos quanto para a atividade em si, para valer a pena, é necessário ter vários computadores ligados 24 horas por dia, o que, no caso do Brasil, além do preço em dólar dos equipamentos, significa também um alto custo com o consumo de energia elétrica.

Também é possível trabalhar como minerador em empresas especializadas nesta atividade. Neste caso, o ganho é em dinheiro corrente, na forma de salário. O mercado de trabalho para profissionais de programação, especialistas em criptografia e demais atividades correlatas tem crescido bastante.

2. Trade

Fazer trade com criptomoedas é uma atividade bem comum. Muita gente tem aproveitado a volatilidade das moedas digitais para ganhar na diferença entre compra e venda em curtos intervalos de tempo. Muitas vezes, inclusive, até no mesmo dia.

Continua após a publicidade

Esse tipo de atividade requer acompanhamento do mercado de forma mais disciplinada e constante, além de conhecimentos mínimos na análise gráfica. Entrar no trade sem esses pré-requisitos é se expor a um risco muito elevado.

Além disso, é importante ficar atento às taxas da operação, do contrário, o lucro pode ser consumido integralmente por elas.

A alta volatilidade das criptomoedas pode fazer com que um trader perca muito dinheiro, principalmente se for um iniciante sem qualquer embasamento técnico. Portanto, tenha cuidado e, sobretudo, estude o tema em profundidade.

3. Valorização no longo prazo

A forma mais simples de ganhar dinheiro com a valorização das criptomoedas é comprar e guardar para longo prazo. O histórico de valorização das moedas mais consolidadas é impressionante. Tomando como exemplo o Bitcoin, desde sua criação, há 12 anos, a moeda já se valorizou mais de 65 mil vezes.

Continua após a publicidade

Apesar disso, é necessário salientar quanto à volatilidade das criptomoedas e também quanto à imprevisibilidade de algumas algumas delas enquanto projeto. Ao mesmo tempo que o número de moedas digitais cresce de forma exponencial, milhares delas deixam de existir todos os dias.

Atualmente, estão no mercado mais de 15 mil criptomoedas. Contudo, outras 7 mil já ficaram pelo caminho e deixaram de existir.

Sendo assim, é muito importante conhecer os projetos por trás de cada criptomoeda que você tenha intenção de comprar e entender se o racional do projeto faz sentido para você e se realmente tem potencial reelvante para continuidade em médio e longo prazo.


ETF de criptomoedas: em qual vale a pena investir?


4. Forma de pagamento

Caso você possua uma empresa, é possível ganhar dinheiro com criptomoedas oferecendo aos seus clientes essa modalidade de pagamento da mesma forma como você já oferece outras, como cartões de débito e crédito, pix e QR code de aplicativos de pagamento.

Continua após a publicidade

Ao receber em moedas digitais você tem a opção de mantê-las em sua carteira digital e deixar para converter em reais no momento em que estiverem em alta. Com isso, você pode melhorar as margens de seu negócio graças ao ganho de capital obtido.

Entretanto, isso precisa ser feito de forma muito planejada, pois da mesma forma que você pode obter ganhos significativos, estará sujeito também à perdas, caso precise converter moedas digitais em reais justamente em um momento de baixa das criptomoedas.

5. Empréstimo

É possível emprestar suas criptomoedas através de plataformas chamadas DeFi, que remuneram o proprietário da criptomoeda com juros.

O processo é semelhante a um empréstimo convencional. Porém, as moedas digitais emprestadas são utilizadas pela plataforma para dar liquidez a operações efetuadas por outras pessoas.

Continua após a publicidade

Os juros pagos são bem altos, pois o risco é grande. Ao colocar suas criptomoedas para empréstimo numa plataforma, elas ficam retidas e não podem ser comercializadas por você. Dessa forma, ficam sujeitas a todas as oscilações do mercado sem que você possa fazer nada.

Há ainda um outro risco nesse tipo de operação: bugs tecnológicos e ataques hackers acontecem com certa frequência nestas plataformas. Se algo assim ocorrer enquanto suas moedas digitais estiverem sob a custódia da plataforma, você pode ter perdas significativas.

6. Jogos

Quem curte games online está acostumado a, eventualmente, pagar para jogar, porém, com a tecnologia blockchain muita coisa está mudando.

Hoje, é possível ganhar criptomoedas jogando. Plataformas de jogos virtuais cada vez mais complexas possibilitam que os jogadores façam transações entre si, negociando objetos, terrenos, fantasias, avatares, armas e muito mais. São os famosos NFTs – tokens digitais que comprovam a propriedade de bens intangíveis e só existentes no mundo virtual.

Continua após a publicidade

Esses NFTs têm grande valor dentro dos games de realidade virtual e são negociados em criptomoedas. Ou seja, você vai ganhando bens ao passar fases dos jogos e depois pode negociar essas posses recebendo moedas digitais.

Jogos como Farsite, Chainmonsters, The Sandbox e muitos outros, mobilizam juntos mais de 3 bilhões de pessoas no mundo. Ou seja, algo próximo a 40% da população mundial joga videogames. Daí inferimos o enorme potencial dos NFTs e criptomoedas.

Existem também sites de apostas que pagam os prêmios em moedas digitais. Aqui, um alerta extra: jogos de azar viciam! Só acesse se você estiver seguro de que tem total controle sobre isso. Loterias e cassinos virtuais com prêmios em criptomoedas devem ser vistos exclusivamente como entretenimento e não como uma forma de renda.


Fan token: o que é, como comprar e quais times tem?


Quais as criptomoedas mais populares?

Quando você pensa em como ganhar dinheiro com criptomoedas, certamente o primeiro nome que vem à cabeça é o Bitcoin. Entretanto, existem aproximadamente 15 mil moedas digitais além dele. Algumas dessas moedas são bem populares, muito comercializadas nas exchanges e aceitas como forma de pagamento em várias empresas no mundo inteiro.

Continua após a publicidade

Top 5 criptomoedas:

  • Bitcoin (BTC): é a moeda pioneira no mercado e também a mais popular e mais negociada em todo o mundo;
  • Ethereum (ETH): é a segunda maior criptomoeda em negociação. Tornou-se muito procurada devido à valorização de mais de 1000% obtida desde a sua criação, em 2015;
  • Litecoin (LTC): tem operação bem semelhante ao Bitcoin na forma descentralizada das transações, contudo, por ter processamento mais rápido, tem grande potencial para uso cotidiano nas transferências peer-to-peer;
  • Binance Coin (BNB): é uma das moedas digitais mais populares como forma de pagamento para produtos e serviços. É negociada na Binance Exchange, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo;
  • Ripple (XRP): apesar de não ser exatamente uma moeda digital como as demais, o XRP é muito popular no segmento cripto por trata-se de uma referência para as transações feitas com diversas criptomoedas dentro da plataforma Ripple, que atua como uma rede de pagamentos globais. Apesar da grande popularidade, convém pesquisar em profundidade a plataforma. Olhar com reservas para o ativo devido ao histórico recente ligando o nome da plataforma a atos ilícitos como fraudes e manipulações de mercado.

Qual a criptomoeda mais rentável?

Quando a ideia é ganhar dinheiro com a rentabilidade das criptomoedas, as opções são muitas. É recomendável estudar e entender em profundidade cada uma delas antes de definir uma montagem de carteira.

Há moedas com grande potencial de crescimento, mas você não pode perder de vista a questão do risco e, portanto, dosar o percentual de seu patrimônio a ser destinado para este tipo de ativo. O ideal é que você não empenhe mais do que 5% a 10% de seu dinheiro em criptomoedas.

Conforme for adquirindo conhecimento e experiência nas negociações, aí você pode ir alterando gradativamente esta proporção, sempre mantendo percentuais que lhe deixem confortável mesmo em momentos de alta oscilação.

É difícil dizer qual a criptomoeda mais rentável, pois isso muda a todo momento. Entretanto, em 2021, o grande destaque foi para a AXS, o token do jogo Axie Infinity que entre janeiro e outubro teve valorização de 28.000%

Continua após a publicidade

Avalie os riscos

Obviamente uma rentabilidade tão elevada mexe com o emocional de qualquer pessoa. Contudo, as quedas são proporcionais às altas, tornando a rentabilidade das criptomoedas muito variável em curtos intervalos.

Sendo assim, não há nenhuma garantia de que a cripto mais valorizada em 2021 não será a que apresente maiores perdas em anos subsequentes.

Veja, no quadro abaixo, um exemplo: filtramos as cinco maiores altas e maiores baixas dos últimos 30 dias. Observe que, assim como você pode acertar na mosca e comprar uma moeda com megavalorização, também pode acontecer de adquirir uma que perderá 99% do seu valor em um mês.

Por isso, reforço a necessidade de estudar muito cada um dos projetos de criptomoedas e a importância de não tomar decisões baseadas exclusivamente em rentabilidade passada.

Continua após a publicidade

criptomoedas: maiores ganhos e maiores perdas
Fonte: CoinMarketCap

No site CoinMarketCap é possível acompanhar em tempo real as cotações, consultar histórico, gráficos, rankings e todas as demais informações sobre as moedas digitais em circulação. Se você está estudando para aprender como ganhar dinheiro com criptomoedas, vale a visita ao site CoinMarketCap.

Abaixo, você vê uma tabela das criptomoedas mais negociadas no mercado na data desde artigo.

criptomoedas mais negociadas
Fonte: br.investing.com

Onde comprar criptomoedas?

Quem quer ganhar dinheiro com a negociação de criptomoedas, precisa ter conta aberta em uma exchange. Este é o nome dado às plataformas digitais onde se guarda e negocia as criptomoedas.

É importante escolher criteriosamente a Exchange onde irá comprar e vender suas criptomoedas. Diariamente, notícias sobre golpes e “corretoras” que sumiram com o dinheiro dos clientes corroboram a necessidade de pesquisar e escolher empresas sólidas.

Continua após a publicidade

Para comprar e vender moedas digitais você precisa tomar algumas providências:

  1. pesquisar bem as Exchanges: avaliar serviços disponíveis, moedas negociadas, tempo de mercado, CNPJ, reputação, as taxas praticadas para saques, depósitos e transferências;
  2. abrir conta online na exchange de sua preferência;
  3. transferir dinheiro em espécie para sua conta da exchange para poder comprar suas criptomoedas.

Exchanges têm modelo de operação muito parecido com as corretoras de valores tradicionais. Entretanto, a CVM e o Banco Central não têm poder de fiscalização sobre essas empresas. Cada uma delas funciona deforma totalmente independente e autônoma.

As principais Exchanges atuando no Brasil, são:

Para conhecer mais sobre corretoras de criptomoedas, consulte nosso artigo: Melhores corretoras de criptomoedas no Brasil em 2022

Conclusão: vale a pena ganhar dinheiro com criptomoedas?

Sim, ganhar dinheiro com criptomoedas vale a pena. Entretanto, é de extrema importância que você entenda os fundamentos.

A disrupção tecnológica e financeira que as moedas digitais estão trazendo só tem precedentes na história humana no tempo em que foi criado o dinheiro. Assim, não há dúvidas que estamos protagonizando um momento histórico. Contudo, muito ainda há que se estudar e evoluir nos processos até que as criptomoedas estejam totalmente inseridas no cotidiano da população.

O novo traz o risco dos experimentos até que se organize e consolide. Sendo assim, um longo período de alta volatilidade e incertezas ainda permanecerá por um bom tempo.

A recomendação é que você comece pequeno, aportando valores que estejam dentro daquela parcela do seu patrimônio que é destinada ao alto risco. Além disso, estudar este mercado e se pautar em informações de veículos íntegros e comprometidos com educação financeira de qualidade irá ajudar muito a encurtar o seu caminho para começar a ganhar dinheiro com criptomoedas.

Perguntas frequentes

  1. O que é mineração?

    É a atividade de liberação de criptomoedas dentro da blockchain, que é onde todas as transações ficam registradas. Minerar criptomoedas envolve o processamento e solução de equações dentro de algoritmos, ao resolver uma equação, libera-e um bloco de criptomoedas e o processo todo reinicia no bloco seguinte.

  2. Quais jogos pagam em criptomoedas?

    Inúmeros jogos vem se tornando fonte de renda para os jogadores. É a GameFi, onde incentivos financeiros são pagos aos jogadores conforme eles avançam. Alguns exemplos de jogos que pagam em criptomoedas, são: Alien Worlds, CryptoBlades, Upland e Axie Infinity.

  3. Quanto custa uma criptomoeda?

    Os preços das critptomoedas variam bastante, já que é um mercado altamente volátil. Entretanto, entre as moedas tradicionais temos, na cotação de 21/12/2021 o seguinte cenário: Bitcoin (BTC) = R$ 275.630,00; Ethereum (ETH) = R$ 22.834,31; Litecoim (LTC) = R$ 873,70; Riplle (XRP) = R$ 5,06; Binance Coin (BNB) = R$ 2.993,40. Esses valores, equivalem a uma unidade de criptomoeda. Contudo, é possível adquirir prequenas frações delas, os chamados satoshis.

  4. Onde comprar criptomoedas de forma segura?

    Para adquirir criptomoedas com segurança, você deve ter conta numa Exchange, plataformas virtuais que negociam criptomoedas, e que funcionam de forma análoga às corretoras de valores tradicionais.

Continua após a Publicidade

CoinMarketCap. “Todas as criptomoedas”. Link.

CoinTimes. “7 mil criptomoedas já sumiram e stablecoins não são estáveis, alerta FMI”. Link.

Ripple. “Ripple”. Link.

Axie Infinity. “Axie Infinity”. Link.

CoinMarketCap. “CoinMarketCap”. Link.

4 comentários

  1. Samanta Oliveira

    Muito bacana a matéria. Estou iniciando nesse mundo, querendo aprender e começar a investir. Gostaria de saber se você tem alguma outra matéria onde ensina especificamente os significados dos termos mais fundamentais (básicos e não básicos, mas importantes) para poder ir me familiarizando. Se não tiver, fica a sugestão. Obrigada.

  2. Ana Maria

    Boa tarde!
    Li todo o texto, percebi que a moeda BDM Digital não está enquadrada na lista; pode me dizer algo a respeito desta moeda?
    O Ecossistema Dakila é o propagandista desta criptomoeda; preciso de uma opinião abalizada!
    Agradecida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.