Extensão MetaMask: como usar a carteira de criptomoedas?

A extensão MetaMask funciona como carteira de criptomoedas e integra diversos dApps. Veja como utilizá-la, suas funções e como protegê-la!

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A extensão MetaMask funciona não apenas como uma carteira de criptomoedas, mas também integra diversas aplicações descentralizadas. Assim, permite o armazenamento de criptoativos e conecta apps e tokens da rede Ethereum, sendo uma das plataformas mais completas e acessíveis do mercado para essa funcionalidade.

No segmento das criptomoedas, a pessoa que compra ativos digitais é a responsável por armazenar suas moedas. Ou seja, podemos imaginar que você é seu próprio banco, devendo cuidar da proteção e guarda de suas moedas digitais, afinal, está operando em um mercado descentralizado. Por isso, encontrar um local seguro para armazenar seus recursos é fundamental.

Sendo assim, se você procura uma hot wallet para guardar suas criptomoedas, pode estar se perguntando se a extensão MetaMask é confiável. Afinal, essa é uma das soluções mais populares, além de abrigar outras alternativas, além do armazenamento. Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a conhecer melhor a carteira MetaMask. Veja como utilizá-la, se vale a pena e como protegê-la!

O que é MetaMask?

MetaMask é uma ferramenta que funciona não apenas como uma carteira de criptomoedas, mas também integra diversas aplicações descentralizadas. Ela se enquadra em um tipo de solução conhecida como hot wallet (carteira quente). Ou seja, é uma plataforma que funciona conectada à internet para armazenar chaves de acesso às moedas digitais de seus usuários.

Assim, permite o armazenamento de criptoativos e conecta tokens e apps da rede Ethereum, sendo uma das plataformas mais completas e acessíveis do mercado para essa funcionalidade, pois garante que você se conecte com diversos protocolos e serviços do mercado de criptomoedas.

Portanto, principalmente quem possui tokens que seguem o padrão de desenvolvimento ERC-20 ou ERC-721 pode querer instalar a extensão Metamask em seu dispositivo. Alguns nomes de criptoativos que seguem um desses padrões incluem:

  • ApeCoin (APE);
  • Axie Infinity Shards (AXS);
  • Chainlink (LINK);
  • Chiliz (CHZ);
  • Decentraland (MANA);
  • Polygon (MATIC);
  • Theter (USDT);
  • Uniswap (UNI);
  • NFTs (tokens não fungíveis).

Para que serve?

A extensão MetaMask reúne, em uma só aplicação, diversas ferramentas úteis para as pessoas que lidam com ativos digitais ou aplicativos descentralizados.

Veja o que você pode acessar com sua MetaMask wallet:

símbolo oficial da MetaMask armazenamento de criptomoedas;
símbolo oficial da MetaMask conversão de moedas digitais;
símbolo oficial da MetaMask compra e venda de moedas do metaverso;
símbolo oficial da MetaMask negociação P2P de NFTs;
símbolo oficial da MetaMask gerenciamento de chaves da sua conta;
símbolo oficial da MetaMask transferência da custódia de ativos.

Como funciona a extensão MetaMask?

É possível utilizar a extensão Metamask tanto em dispositivos mobile como desktop. Ou seja, você pode acessar a plataforma por meio de extensão para navegadores da web mas também utilizando um aplicativo de celular, disponível em cerca de 58 idiomas, inclusive, português do Brasil.

A ferramenta atua melhorando a escalabilidade de jogos em blockchain e de corretoras de criptomoedas descentralizadas (DEX). Além disso, não requer qualquer custo para instalar a MetaMask, pois é gratuita, necessitando apenas de uma valor mínimo em Ethereum (ETH) para usar as principais funcionalidades.

Assim, a extensão se destaca, principalmente, por alguns pontos. Confira:

símbolo oficial da MetaMask grande compatibilidade com serviços DeFi;
símbolo oficial da MetaMask praticidade de uso;
símbolo oficial da MetaMask armazenamento seguro das chaves de acesso aos criptoativos.

Como utilizar a extensão MetaMask?

Para se beneficiar dos serviços que a MetaMask oferece, muitas pessoas ficam em dúvida sobre onde baixar e como instalar e configurar a extensão. Existem etapas que precisam ser cumpridas para garantir o sucesso do processo.

Além disso, há aplicações enganosas que podem confundir algumas pessoas que estão procurando pela ferramenta, principalmente iniciantes.

Sendo assim, é importante se certificar de que está instalando a solução correta, disponível no site oficial da Metamask. A operação pode ser concluída em poucos minutos e você poderá acessar sua nova carteira digital.

Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir:

  • acessar o site da Metamask;
  • instalar a extensão em seu dispositivo;
  • criar e configurar sua carteira;
  • depositar recursos em ETH.

1. Acesse o site da Metamask

O primeiro passo para começar a utilizar a extensão MetaMask é acessar o site oficial da ferramenta. Depois, já poderá selecionar a forma como pretende rodar a aplicação, considerando seu navegador ou sistema operacional.

Captura-de-Tela-86
Imagem/Reprodução: tela inicial do MetaMask em desktop

A ferramenta está disponível para os seguintes sistemas operacionais e navegadores da web:

  • Android;
  • iOS;
  • Brave;
  • Chrome;
  • Firefox;
  • Mozilla;
  • Opera.

Assim, ao acessar a página inicial, clique na aba “download” e, na página seguinte, selecione como irá usar a Metamask.

2. Instale a extensão MetaMask no seu dispositivo

Seja qual for a forma que você escolheu para criar sua carteira digital, o processo de instalação costuma ser bem semelhante. Além disso, no seu navegador, você não precisará fazer download de qualquer programa, bastará adicionar a extensão própria no seu dispositivo.

Captura-de-Tela-88
Imagem/Reprodução: aba de extensões

Então, após ter clicado em “instalar”, bastará selecionar a opção “usar no Chrome” ou no navegador de sua preferência. Em seguida, precisará selecionar “adicionar extensão”.

Mas, caso opte por instalar a MetaMask no celular, ao selecionar o sistema operacional (Android ou iOS), você será direcionado para loja de aplicativos oficial do seu celular, bastando realizar o download do “MetaMask – Blockchain Wallet”.

3. Crie sua carteira

Depois de instalar a extensão MetaMask ou o aplicativo, você será direcionado para a página abaixo, na qual precisará clicar em “comece agora” para prosseguir.

Captura-de-Tela-89
Imagem/Reprodução: MetaMask

Depois, é necessário ler e concordar com os Termos de Uso da ferramenta. Na próxima página, você poderá importar uma carteira de outra corretora, se desejar ou tiver. Mas, para criar uma nova, do zero, selecione “criar uma carteira”.

Em seguida é necessário criar uma senha forte com, no mínimo, 8 caracteres. Você precisará de duas senhas:

  • uma senha para acessar a extensão MetaMask;
  • uma senha para acessar a carteira de criptomoedas.

Veja mais detalhes sobre cada uma:

Senha da extensãoSenha da carteira
tem ao menos 8 caracteres;é uma chave secreta e individual;
serve para desbloquear o app/extensão.gera palavras aleatórias e secretas que devem ser combinadas para acessar seus ativos.

Após criar as senhas, sua carteira MetaMask estará criada e configurada! Logo a tela inicial da sua aplicação será semelhante ou igual a da imagem a seguir.

Captura-de-Tela-90

Portanto, depois disso você terá acesso às principais funções da ferramenta, dentre elas:

  • compra e venda de criptoativos ERC-20 (moedas) ou ERC-721 (NFTs);
  • envio e recebimento de ativos digitais;
  • conversão de ativos (swap).

4. Deposite recursos em ETH

Para começar a realizar operações como compra e venda será necessário adicionar dinheiro à carteira. No caso, os fundos compatíveis com a extensão MetaMask são da rede Ethereum, especificamente, sua moeda nativa, a Ether (ETH).

É possível converter moedas fiduciárias, como real ou dólar, em ETH de duas formas. Uma é utilizando o processador de pagamentos Wyre e a outra é por meio de transferência, utilizando um endereço blockchain. Para movimentar os recursos você precisará de sua chave pública da carteira.

Onde usar a carteira MetaMask?

Embora a carteira MetaMask seja mais utilizada para aplicações descentralizadas (dApps) e tokens que rodam na rede Ethereum, ela também é aceita em por outras plataformas, como a Binance Smart Chain.

Confira algumas possibilidades:

  • marketplaces de tokens e NFTs, como OpenSea;
  • protocolos descentralizados;
  • liquidity pools;
  • plataformas de landing;
  • jogos NFTs;
  • dApps.

Como proteger sua carteira MetaMask?

Proteger sua carteira MetaMask ou qualquer outra carteira de criptomoedas, é fundamental para a sua segurança. Confira alguns cuidados que podem auxiliar na sua proteção:

check mark ative a autenticação de dois fatores: isso poderá te ajudar a se proteger de possíveis ataques hackers;
check mark verifique os endereços das carteiras: antes de transferir ativos, você pode conferir as 3 primeiras e últimas letras do endereço da carteira para qual vai fazer o envio;
check mark delimite a finalidade da carteira: a MetaMask não é indicada, por exemplo, para reserva de fundos. Já que trata-se de uma carteira quente, é mais indicada para quem realiza movimentações mais constantes, sendo uma cold wallet mais indicada para reservas;
check mark tenha um dispositivo seguro: certifique de usar um aparelho protegido, com antivírus ativado e ao qual só você possa ter acesso.

Como a MetaMask foi criada?

Aaron Davis e Dan Finlay desenvolveram a MetaMask em 2016. O objetivo do projeto era facilitar e tornar mais agradável a usabilidade das aplicações que envolvem redes blockchain.

Isso pois, até então, muitas dessas ferramentas costumam não ter um design tão intuitivo para os usuários, ponto que pode fazer toda a diferença para o ingresso e continuidade do uso desses sistemas pelo público.

Inicialmente, a extensão MetaMask ficou disponível em julho de 2016 apenas para Chrome. Entretanto, nos anos seguintes passou a fazer parte de outros navegadores e sistemas operacionais.

Desde então, a ferramenta vem conquistando grande espaço entre o público, destacando-se pela facilidade de uso, que une as principais ferramentas do segmento dos criptoativos, sem abrir mão da segurança.

MetaMask no Brasil

No Brasil, a MetaMask também chama a atenção por ser a primeira carteira digital a integrar o sistema PIX como meio de compra de criptomoedas diretamente para usuários da plataforma. O PIX foi lançado em 2020 pelo Banco Central do Brasil e integrado à MetaMask wallet em 2022, com parceria com a MoonPay.

Portanto, agora é possível comprar as principais criptomoedas com PIX na MetaMask, o que inclui ativos do ecossistema de redes como Avalanche C-Chain, Binance Smart Chain, Celo, Ethereum e Polygon.

Como comprar criptomoedas com PIX?

Você pode comprar criptomoedas com PIX utilizando o app ou extensão MetaMask, desde que a sua carteira esteja criada e configurada.

Veja como prosseguir para realizar a operação:

  1. na tela inicial da carteira, selecione “comprar”;
  2. escolha o país “Brasil” e “PIX” como meio de pagamento;
  3. escolha a criptomoeda ou token que deseja comprar;
  4. insira o valor da negociação;
  5. escolha como provedor de serviço “MoonPay”.
  6. se for sua primeira compra com a MoonPay, você precisará fazer seu cadastro na plataforma da fintech. Mas, caso já seja cliente, revise os detalhes da transação e clique em confirmar.

Contudo, lembre-se de considerar outros fatores antes realizar a compra, como seu perfil de investidor, taxas, condições do termo de uso e se a aplicação em moedas digitais faz sentido para você. Afinal, existem algumas variáveis importantes de se considerar, afinal, trata-se de um mercado especulativo.

Veja também:

Vale a pena utilizar a extensão MetaMask?

Um dos principais pontos de vantagem da extensão MetaMask é sua praticidade. Afinal, a ferramenta possui um design intuito e integra diversas possibilidades em um único espaço. Dessa forma, é possível acessar diferentes redes descentralizadas e realizar operações com criptoativos e armazenar chaves de acesso.

Por esses motivos, muitas pessoas podem considerar que vale a pena utilizar a extensão ou o aplicativo MetaMask no celular, principalmente quem realiza operações com frequência. Além disso, o fato de a carteira interagir com diversas aplicações descentralizadas pode ser um diferencial para quem está buscando opções de carteiras digitais.

Afinal, a ferramenta entrega praticidade, boa usabilidade, é fácil de mexer e está disponível em dezenas de idiomas.

Ainda assim, não deixe de verificar suas necessidades para ver se a extensão MetaMask é a melhor alternativa para você. Verifique as taxas e atente-se para as condições de uso da plataforma. Além disso, considere que carteiras quentes, como essa, podem não ser as indicadas para reservas de fundos. Mas, caso você realize mais operações no dia a dia, ela pode ser uma alternativa.

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp