Subadquirente: o que é e qual a sua função?

Entenda o que é subadquirente, para que serve e quais são os exemplos de empresa desse tipo no Brasil!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


As dúvidas sobre o conceito de subadquirente são comuns, principalmente, pela semelhança desse conceito com outros, como de adquirentes, fintechs e gateways, por exemplo.

De forma geral, é necessário compreender as principais características desse tipo de empresa e quais as soluções ela oferece para o empreendedorismo digital.

Continue nesse artigo e saiba o que é e qual a função da subadquirente!

O que é subadquirente?

Também chamada de intermediária, a subadquirente é a empresa que faz a intermediação entre as lojas online e as empresas adquirentes. Assim, tanto as empresas adquirentes como subadquirentes fazem a intermediação de pagamentos eletrônicos.

Porém, as adquirentes fazem a comunicação entre a loja virtual, a bandeira do cartão de crédito, débito ou pré-pago do comprador e o banco emissor do cartão do comprador. Por outro lado, as subadquirentes fazem a comunicação entre as lojas virtuais e as adquirentes.

Veja também as diferenças entre subadquirente e gateway!

Qual a função da subadquirente?

Como detalhamos acima, a função da empresa subadquirente é fazer a intermediação entre a loja virtual e a adquirente.

Por meio dela, os e-commerces disponibilizam cartões de crédito, débito, pré-pago e outros meios de pagamento para seus clientes.

Qual a diferença entre subadquirente e adquirente?

Tanto a subadquirente como a adquirente fazem a intermediação de pagamento eletrônico, certo? No entanto, a adquirente se comunica diretamente com as bandeiras dos cartões de crédito e débito.

Assim, uma empresa de adquirência é aquela que faz a intermediação do pagamento eletrônico entre a loja virtual, a bandeira do cartão de crédito, débito ou pré-pago do comprador e o banco emissor do cartão do comprador.

Qual a diferença entre subadquirente e fintech?

Enquanto as subadquirentes conectam lojas virtuais e adquirentes, as fintechs desenvolvem produtos financeiros digitais para atender a diferentes demandas do consumidor.

Por isso, a proposta das fintechs é simplificar os processos de contratação dessas soluções. Confira os tipos de fintechs de crédito autorizadas pelo Banco Central (Bacen) a operarem no país:

Quais os exemplos de subadquirentes no Brasil?

Agora, saiba quais são as principais subadquirentes brasileiras!

Mercado Pago

Criado inicialmente para ser uma solução de pagamento do Mercado Livre, o Mercado Pago é hoje uma das empresas subadquirentes mais famosas do país. Como destaque, vale mencionar a sua agilidade no processo de contratação e credenciamento de novos lojistas.

PagSeguro

Pertencente ao UOL, o Pagseguro é pioneiro e líder no mercado de subadquirência brasileiro. Atualmente, ele oferece soluções de meios de pagamento tanto para e-commerce quanto para lojas físicas.

Paypal

Além de ser conhecido no Brasil, o Paypal também é famoso internacionalmente. Vale destacar que ele é um dos poucos subadquirentes que fornecem integração com a plataforma da loja virtual e possui seu próprio programa de segurança antifraude.

Veja também o que é instituição de pagamento!

Quais as vantagens e desvantagens das subadquirentes?

Veja, abaixo, quais são as vantagens e desvantagens de trabalhar com uma subadquirente!

icon

Vantagens

O seu processo de integração ser mais simples. Isso acaba facilitando a adesão de pessoas físicas e, também, de pequenas e médias empresas. Além disso, elas possuem um sistema antifraude próprio.
icon

Desvantagens

Os valores das taxas cobradas costumam ser mais altos do que os das adquirentes. Vale destacar também que, pelo fato de as subadquirentes levarem o cliente para uma outra página de checkout, há possibilidade de aumento do abandono de carrinho.

Conclusão

Se você chegou até aqui, já sabe o que é uma empresa subadquirente, para que serve e quais são as suas vantagens e desvantagens, certo?

Então, ao escolher entre uma adquirente e uma subadquirente para sua loja online, lembre-se de levar em conta fatores como a facilidade de integração, a necessidade de contratar uma solução antifraude e o valor das taxas cobradas.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos? Talvez você encontre outros assuntos que possam lhe interessar!

Perguntas frequentes

  1. O que é uma empresa subadquirente?

    Tanto a empresa adquirente como a empresa subadquirente fazem a intermediação de pagamentos eletrônicos. A diferença é que a subadquirente faz a comunicação entre a loja online e a empresa adquirente e a adquirente se comunica diretamente com as bandeiras.

  2. Como funciona uma subadquirente?

    Uma empresa subadquirente faz a intermediação de pagamentos eletrônicos entre a loja online e a empresa adquirente. Já a empresa adquirente se comunica diretamente com as bandeiras dos cartões de crédito e débito.

  3. O que precisa para ser subadquirente?

    Para uma empresa ser subadquirente, ela precisa estar habilitada por uma empresa adquirente, também chamadas de credenciadora.

  4. Como uma subadquirente ganha dinheiro?

    A subadquirente ganha dinheiro o descontar suas taxas do valor obtido com a venda de um produto por uma loja online. Em seguida, o dinheiro é repassado para o lojista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp