Ter dívidas com bancos é sempre uma enorme dor de cabeça. Por isso, o ideal é sempre ter controle de todos os seus gastos para não ficar devendo para nenhuma instituição. Entretanto, quando nos encontramos nessa situação é comum surgirem dúvidas, entre elas, a principal é: será que o banco pode tomar bens do devedor?
Atualmente, os maiores casos de dívidas com bancos se deve ao cheque especial e ao cartão de crédito. Por terem as maiores taxas de juros do mercado, o não pagamento das parcelas pode causar um aumento rápido no valor da dívida. E, quando isso acontece, muitos bancos enviam cartas ameaçadoras para seus clientes a fim de receber o seu dinheiro devido.
Em muitas dessas cartas de cobranças, os bancos ameaçam tomar os bens dos devedores para quitar suas dívidas. Mas será que isso é legal?
O banco pode tomar seus bens por dívidas?
Ter dívidas é preocupante, mas será que o banco pode tomar seus bens para quitá-las? Vamos esclarecer.
As maiores fontes de dívidas com bancos são o cartão de crédito e o cheque especial, devido às altas taxas de juros. Isso pode levar a um rápido aumento da dívida, resultando em cartas ameaçadoras de cobrança.
Bancos têm o direito de cobrar dívidas judicialmente. Se o banco optar por esse caminho e ganhar a causa, a justiça pode determinar a penhora de bens do devedor. Cartas ameaçadoras sem ação judicial são ilegais e podem ser denunciadas.
Dívida bancária pode ir parar na justiça?
O aumento dos preços e o período de crise vivenciado nos dias atuais ocasionaram no agravamento das dívidas bancárias. Dessa forma, a questão, antes já agravante, tornou-se ainda mais recorrente por toda a situação vivida pelos brasileiros, que tiveram que recorrer aos bancos.
Porém, as instituições são conhecidas por cobrarem taxas altas que podem rapidamente colocar o cidadão em situação de endividamento. Com o tempo, a condição vai se agravando e, quando você for ver, vai se encontrar um uma bola de neve de dívidas.
Portando, saiba que, se você tem dívidas, o credor tem o direito legal de cobrá-las. Assim, alguns optam por realizar a cobrança fora do âmbito judicial através de ligações ou e-mails. Porém, se for da vontade do credor, ele pode levar a questão diretamente ao judiciário, onde podem ser impostos meios que forcem o devedor a pagar suas dívidas.
Atenção
O que é penhora de bens?
Primeiramente, a penhora de bens é um instrumento utilizado para tomar bens de devedores visando que o mesmo seja utilizado para pagar a dívida negligenciada. Sendo assim, a penhora é uma última ação judicial que atua como uma sentença para que o débito seja quitado.
De acordo com o Novo CPC, além de custear o valor da dívida, a penhora do bem ainda deve custear os juros, custos processuais e demais gastos, conforme diz o artigo 831:
“Art. 831. A penhora deverá recair sobre tantos bens quantos bastem para o pagamento do principal atualizado, dos juros, das custas e dos honorários advocatícios.“
Quando o banco pode tomar bens do devedor para quitar dívida?
Dessa forma, em caso de dívidas não pagas, o que deve ser feito pelos bancos é entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da mesma. Logo, esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens do devedor. Preste bem atenção, depois da decisão judicial apenas.
Bens que não podem ser penhorados
Entretanto, esses bens que podem ser penhorados em caso de dívidas, são muito poucos. Existem muitos bens que não podem ser tomados pelo banco para pagamento de dívidas, como já é de conhecimento do público. Eles são chamados de bens impenhoráveis. Assim, é importante se manter atento! Abaixo, deixamos alguns dos bens inpenhoráveis para dívidas no cartão de crédito e cheque especial, confira!
Bens impenhoráveis: | – salário, aposentadoria e pensão, sendo possível apenas penhorar uma parte deles, tendo em vista que auxiliam na sobrevivência do devedor; – Automóvel que serve para a sobrevivência do devedor; – Imóvel onde a família do devedor mora; – Valor disponível na poupança que não é utilizada como conta corrente, desde que não ultrapasse 40 salários mínimos; – Bens que não podem ser alienados e nem disponibilizados na execução para pagar o credor, como imóveis públicos ou tombados. |
Banco pode tomar meus bens se eu não pagar empréstimos e financiamentos?
Em caso de dívidas de financiamentos, a garantia é o próprio bem financiado. Portanto, o banco pode sim tomar o bem, caso a dívida não seja paga. Por exemplo, se você comprar uma casa financiada por um banco e começar a atrasar as parcelas, o banco poderá entrar com um recurso exigindo o pagamento das mesmas. Dessa forma, caso as parcelas não sejam pagas, a instituição poderá tomar a casa como forma de pagamento da dívida.
Entretanto, no caso de empréstimos, depende do contrato. Alguns empréstimos, oferecem bens como garantia. Nesse caso, como está especificado em contrato, o banco poderá tomar o bem citado como forma de pagamento. O mesmo acontece com os empréstimos consignados, onde a garantia de pagamento é o próprio salário, e pode ser descontado diretamente pelo banco ou financeira, segundo informado em contrato.
Não tenho bens em meu nome, e agora?
A princípio, no caso de o devedor não possuir bens em seu nome que possam ser penhorados, fica de responsabilidade do juiz determinar meios alternativos para o pagamento da dívida. O caso pode, por exemplo, ser arquivado até que o devedor tenha como pagar a quantia, ou pode ser determinada um percentual do salário. Entretanto, isso varia muito de dívida para dívida.
Após penhorar meu bem a dívida é dada como paga?
Não! É importante que você tenha consciência que a penhora de algum bem nem sempre significa que a dívida foi paga. Assim, para que o bem penhorado pague a dívida é preciso que o seu valor seja correspondente ao que é solicitado pelo credor. Em caso contrário, mesmo que penhorado, a dívida não é considerada inteiramente paga, então fique atento!
Banco pode tomar meus bens se eu não pagar o cartão de crédito?
A resposta, como já citamos acima, é sim! É possível que o atraso nas dívidas do cartão de crédito levem à penhora de bens, porém, somente em situações onde a dívida possui uma valor elevado e significativo.
Para os bancos, por exemplo, não compensa entrar com uma ação contra o devedor por quantias pequenas, como costumam ser as dívidas de cartão de crédito, pois as mesmas são uma pequena parcela do que é arrecadado. Assim, costuma ser mais vantajoso, nesses casos, cobrar a dívida de forma extrajudicial.
Conclusão
Portanto, a penhora é um mecanismo utilizado pela justiça para garantir o pagamento das dívidas geradas. E, apesar de ser uma última medida, pode levar o banco a tomar bens do devedor. Dessa forma, é imprescindível que você busque outras formas de negociar suas dívidas, buscando regularizar a sua situação.
Ademais, conta pra gente nos comentários o que você achou desse artigo. Ficou com dúvidas? Esquecemos de alguma coisa? Será nosso prazer te responder nos comentários!
existe uma cláusula na nubank em relação a empréstimo no caso 10 mil que diz o seguinte :O Contratante autoriza expressamente o Nubank, em caráter irrevogável durante a vigência do Contrato, outorgando todos os poderes necessários para tanto, a debitar de qualquer conta ou aplicação de titularidade do Contratante em favor do Nubank o montante suficiente para pagar a parcela mensal vencida, inclusive eventuais encargos.
No caso minha dúvida é se eles pode mexer em outras contas minhas no caso do Itaú q recebo meu salário?
Olá, Guilherme! A princípio, é proibido que o banco credor retire dinheiro de outras contas para pagar suas dívidas, dessa forma, acredito que a claúsula se refira a outras contas/aplicações do Nubank em sua titularidade.
Boa noite! Não vou conseguir arcar com dividas do cheque especial, cartão e empréstimo pessoal. Tenho uma casa financiada pelo mesmo banco, que esta em dia com as parcelas do mesmo. O banco pode tomar ou penhorar minha casa? Eu resido nela com família.
Olá, Marcos! Se essa casa é seu único imóvel e você reside nele, o mesmo se torna impenhorável. Do contrário, é permitida a penhora.
Tenho uma terreno onde moro nao tem escritura so contrsto dr compra e venda registrado em cartorio a judicial pode pegar pra pagar divida
Sim, um terreno onde você reside, adquirido por contrato de compra e venda registrado em cartório, mas sem escritura definitiva, pode ser penhorado para pagamento de dívidas. No entanto, se este for seu único imóvel e servir de moradia para sua família, ele pode ser considerado bem de família e, portanto, impenhorável, conforme a Lei nº 8.009/1990.
Recomenda-se regularizar a propriedade obtendo a escritura definitiva e consultar um advogado para avaliar a proteção do bem em relação às suas dívidas específicas.
Eu tinha um investimento na XP com liquidez em 2025, sem resgate antecipado, porém servia como garantia do cartao de credito. Acabei devendo o cartao ea a xp tomou todo o meu investimento, que era um valor superior a divida, como garantia. Estaria ok se tivessem tirado o dinheiro exato pra pagar, mas tiraram muito mais e continuam cobrando e meu nome continua sujo. Pode isso?????
Olá, Elisa!
Nesse caso, precisa ver com eles se houveram taxas ou juros que incidiram o suficiente para corroer todo o seu investimento. Em geral, dívidas de cartão são bastante salgadas e ficam caras muito rápido.
Peça explicação da XP e tente algum tipo de negociação para que sua dívida não fique ainda mais pesada.
Abraços!
Fiz um empréstimo de 15 mil no nubank, porém não consegui pagar, o banco pode penhorar minha aposentadoria por invalidez ou minha única casa?
Olá, Lilian! Não, esses itens não podem ser penhorados, como está descrito no conteúdo (veja a tabela com a lista). No entanto, não deixe de procurar meios de negociar essa dívida para que ela não fique ainda mais custosa.
Eduardo
Boa noite. Tenho imóvel quitado e outro ainda financiado pela CEF. Estou devendo cartão de credito. Recebi uma ligação da CEF dizendo que se eu não pagar o cartão, eu perco o meu imóvel q está financiado pelo banco.
Olá, Eduardo! Para que o banco utilize o imóvel financiado como forma de quitar dívidas de cartão de crédito, seria necessário um processo judicial específico que autorizasse a penhora do bem. Contudo, como o imóvel está sob alienação fiduciária, ele não integra plenamente seu patrimônio até a quitação do financiamento, o que dificulta sua penhora para outras dívidas. Já o imóvel que está quitado e registrado em seu nome pode ser alvo de penhora em caso de dívidas, inclusive de cartão de crédito, desde que haja uma ação judicial que determine essa medida. Entretanto, se este for seu único imóvel e servir de moradia para você ou sua família, ele pode ser considerado bem de família, o que o torna impenhorável em diversas situações, conforme a Lei nº 8.009/1990.
Bom dia, possuo uma dívida com valor considerável no cartão de crédito. Gostaria de saber se o banco pode penhorar uma casa herdada dos meus pais que está em meu nome e de mais três irmãos.
A casa se encontra alugada no momento para manutenção dos meus pais.
Olá, Toko!
Dificilmente isso poderia acontecer, e teria que ser por vias judiciais. O melhor a fazer é procurar o banco para negociar essa dívida e pagar em parcelas que caibam no seu orçamento. Deixar uma dívida correr pode trazer muitas dores de cabeça, então, meu conselho é sempre buscar a negociação.
Abraços!
Bom dia, possuo uma dívida no banco original. Tenho uma moto no meu nome.
Que uso para deslocar ao trabalho, ela pode ser penhorado?
Olá, Thiago! Depende, o critério para penhora de automóveis é que o mesmo precisa ser essencial para a execução do seu trabalho, então depende do nível de depedência que você tem na sua moto.
Olá, meu pai tem uma dívida que está em 20mil na nubanck com o juros, e não tem como paga pois recebe o salário loas, e ele tem a casa que mora própria , mora a muito tempo , e tem 2 de aluguel que e tipo um barraco , casa simples . Eles podem quera penhora a casa que ele mora?
Olá, Francilene! Não, o imóvel próprio em que você reside se torna impenhorável, no entanto, os outros que são utilizados para aluguel podem ser penhorados.
Estou com cartão de crédito nubank atrasado quase 1 anos, tenho um carro que não está no meu nome ainda,se eu passar tenho risco de perder? Hoje valor está alto será consigo negociar para próximo de qnd atrasei pois era bem pouco
Olá, Elton. Sim, se o carro for passado para o seu nome é possível que ele seja penhorado caso a dívida seja cobrada judicialmente. Ademais, é sempre possível tentar negociar com o banco a sua dívida ou tentar com empresas negociadoras de dívidas, como a Acordo Certo!
Tenho cartão de crédito e cheque especial em atraso e uma moto financiada no mesmo banco, o financiamento está em dia, o banco pode tomar a moto?
Se você possui dívidas em atraso no cartão de crédito e no cheque especial, mas mantém o financiamento da moto em dia, o banco não pode simplesmente tomar o veículo para quitar essas dívidas. No entanto, é importante entender as possíveis implicações: Para que o banco possa utilizar seus bens, como a moto, para quitar dívidas de cartão de crédito ou cheque especial, é necessário que ele entre com uma ação judicial. Se o banco obtiver uma decisão favorável, a justiça pode determinar a penhora de bens do devedor. Isso significa que, mesmo que o financiamento da moto esteja em dia, ela pode ser penhorada para saldar outras dívidas, desde que não seja considerada bem essencial ou ferramenta de trabalho indispensável. Em resumo, embora o banco não possa automaticamente tomar sua moto por dívidas de cartão de crédito ou cheque especial, há a possibilidade de, por meio de ação judicial, seus bens serem penhorados para quitação dessas dívidas. Manter uma comunicação aberta com a instituição financeira e buscar acordos é a melhor forma de evitar complicações legais.
Emprestei meu cartao de credito e entrei em uma divida altissima que esta dificil de pagar. Se eu parar de pagar com o objetivo do banco reduzir estes juros mais para frente, o banco pode mexer no meu investimento de carta de credito de imovel?
Olá, Raquel! Não, o banco não pode fazer nenhuma movimentação na sua conta sem a sua autorização prévia, assim, é melhor conferir se existe alguma cláusula em algum contrato ou termo foi assinado na hora de fazer o investimento.
Bom dia!
Preciso de ajuda, estou desesperada!
Deixei de pagar uma divida de cartão de crédito da Nubank no valor de 3 mil reais em junho/2022. Hoje o valor está quase 18 mil. O banco pode pedir algum bem meu? Tenho 1 carro em meu nome que usamos para o trabalho meu edo meu esposo, bem como levar minha filha na escola etc. Uma casa onde moramos. E tbm valor em previdência privada em meu cpf. Eles podem tomar alguma dessas coisas? Coisas em nome do meu esposo? Casamos em comunhão parcial de bens, ele tem obrigação de assumir minhas dividas legalmente?
Olá, Priscila! Sinto muito pela situação. Sim, é possível que o banco peça a penhora de algum bem, no entanto, se o seu carro é essencial para o exercício do seu trabalho, ele é impenhorável, o mesmo vale para a sua casa se é seu único imóvel e é onde você vive. Já os bens do seu esposo, por via de regra geral, é possível que penhorem os bens que vocês adquiriram juntos depois de casados, porém recomendo que você entre em contato com um advogado de confiança que entenda melhor os detalhes do seu caso.
Oii , tenho dívida de empréstimo no meu cnpj que não consegui pagar ! Tenho um carro no meu nome, no dia do contrato NÃO colocou ele como penhora ! Mesmo assim o banco pode me tomar esse carro ?
Olá Daniela! Em geral, os bens pessoais dos sócios não respondem pelas dívidas da empresa, exceto em situações específicas, como fraude, má administração ou confusão patrimonial, que podem levar à desconsideração da personalidade jurídica. Nesses casos, o patrimônio pessoal, incluindo veículos, pode ser utilizado para quitar débitos empresariais. Portanto, mesmo que o carro não tenha sido oferecido como garantia no contrato, ele pode ser alvo de penhora se houver desconsideração da personalidade jurídica.
Olá Camille, tire uma dúvida por favor.
Tenho 3 imóveis quitados em meu nome, porém preciso de dinheiro rápido no momento. Estou querendo refinanciar 1 desses imóveis, caso eu atrase ou por força maior não consiga pagar o finaciamento. O banco pode tomar algum dos outros imóveis meu, além do alienado ?
Olá, Décio! Sim, qualquer imóvel que não seja a sua residência fixa pode vir a ser penhorado em uma possível cobrança judicial no futuro, tendo em vista que o único imóvel impenhorável é onde você habita. Espero ter ajudado!
Boa tarde. Eu queria tirar uma dúvida. Eu tenho um carro financiado pelo Banco X e um cartão de crédito no mesmo banco X. Infelizmente, não consigo pagar mais o cartão de crédito e estou devendo o mesmo. A pergunta que eu faço é: O banco X pode levar o meu carro pelo não pagamento por um mandado de busca e apreensão em alienação fiduciária? Mesmo que esteja em dias com o financiamento.
Olá, Marcelo. Sim, o seu carro financiado pode vir a ser penhorado desde que ele não seja essencial para o exercício do seu trabalho.
Boa tarde Camille, tenho uma dívida com financeira empréstimo pessoal do valor +- 3 mil, e qndo fiz o contrato não tinha nenhum bem em meu nome, e não paguei toda a dívida e agora vou ganhar um lote em meu nome e corre risco de ser penhorado o mesmo já q não coloquei nenhum bem como pagamento na epoca?
Olá, Cassia! Sim, mesmo que você não tenha colocado nenhum bem como pagamento no momento, este lote pode vir a ser penhorado no futuro, já que não se enquadra como um bem impenhorável.
Peguei um empréstimo consignado mas foi cordado tenho um carro ainda pagando
O empréstimo e no Itaú
O carro e do outro banco
O Itaú pode pedi a pinhora
Obs sou deficiente
E tenho enteado tambem deficiente
O banco pode pedi a pinhora desse carro será
Olá, Bartolomeu! Não é permitida a penhora de carros de pessoas com deficiência devido ao dever estatal de promover inclusão e acessibilidade.
Tenho uma dívida no Santander entre Cartao de crédito e limite cheque especial que chega em 260 mil reais
Tenho um imóvel na mesma instituição que é financiado e pago em dia, e minha esposa tem um financiado que está alugado, podemos ter problema com penhora
Olá, Edson! A penhora é uma possibilidade tendo em vista que você possui um imóvel no seu nome mas não o habita, assim, por mais que esteja pago em dia, ele não se qualifica como o seu único imóvel, ou seja, pode ser penhorado caso a dívida vá ao tribunal. Já o imóvel da sua esposa, é improvável que seja penhorado por uma dívida sua já que você, teoricamente, tem os próprios bens para quitar a sua dívida. Espero ter ajudado!
Boa tarde eu comprei ums livros no valor de 1000 Reais e não consegui pagar.eles pode tomar a minha casa
Olá, Angela. No caso de a sua casa ser o único imóvel residencial no seu nome e você residir nela, a mesma se torna impenhorável.
Olá
Tenho uma dívida no Itaú em 3 cartões de crédito e tenho um financiamento de carro que está sendo pago certinho, essa dívida no cartão pode influenciar no meu financiamento? O carro está no meu nome, mas meu marido utiliza para trabalho. Eles podem penhorar?
Olá, Amanda. Sim, é possível que peçam a penhora do carro já que você não o utiliza para o exercício do seu serviço, no entanto, é possível recorrer e explicar a situação ao juiz, que é quem vai decidir o que será penhorado. Sendo assim, sugiro que procure os serviços de um advogado para um melhor auxílio.
Tenho uma dívida de 23.000 com o cartão de crédito não paguei por 3 meses agora já está perto dos 60.000 e também tenho um imóvel financiado pelo mesmo banco, único que tenho eles querem penhorar este imóvel, oque devo fazer ?
Olá, Renata. Esse imóvel financiado é o seu único imóvel, onde você reside? Nesse caso ele é impenhorável, basta apresentar provas de que você reside nele e não tem outros imóveis no seu nome, assim, sugiro a procura de um advogado que possa te auxiliar nesse processo. Boa sorte!
fiz empréstimo consignado pela caixa tem so que recebo pouco, tenho uma casa so que nao ta so no meu nome so que pago um mes sim e um mes nao corro risco de perde a casa
Olá, Gabriela. Não, sendo esse seu único imóvel ele é considerado um bem impenhorável.
Olá. Tenho uma dívida de 13 mil no cartão de crédito Bradesco. Meu carro é financiado pelo mesmo, porém as parcelas estão em dias. O banco pode tomar o carro ?
Olá, Ana! Sim, é possível que ele seja penhorado desde que o carro não seja considerado um item essencial para o exercício do seu trabalho.
Tenho uma divida de 8mil no cartão sem contar os juros . Esse valor já é interessante pro banco entrar com ação ? Tem uma faixa de valor q vale mais a pena pra eles seguirem com processo?
Olá, Andy. Em pricípio, não existe um determinado valor que faça com que o banco entre com uma ação contra o cliente, o credor pode ingressar com uma ação para cobrar as dívidas em qualquer momento, no entanto, a primeira opção sempre costuma ser a cobrança extrajudicial.
Ola!! Eu fiz um emprestimo para pagar na fatura do cartao…nao consegui pagar….eu nao tenho nada no meu nome..mais meu esposo tem uma carro..minha mae tem uma casa …os bens deles podem ser penhorado para pagar minha divida??
Olá, Deubla. Em alguns casos, é permitido a penhora de bens de terceiros, por exemplo, a lei diz que os bens que forem encontrados no domícilio do executado, mesmo que sejam de terceiros, são presumidos como propriedade do executado, assim, o carro do seu esposo poderia ser considerado seu. No entanto, é uma alternativa que pode ser remediada, já que o seu salário pode ser penhorado ao invés de outros bens.
Olá, fiz um emprestimo no nubank de 35 mil+1500 de credito e infelizmente não tenho como pagar, no meu nome eu tenho apenas uma moto, estou desempregado e estudo integral e uso ela pra locomover até a universidade, corro risco de penhora?
Olá, Emanuel. Sim, existe a chance de, caso a dívida vá ao juri, a sua moto ser penhorada, já que ela não é um bem essencial para o exercício do seu trabalho.
Olá tenho uma dívida no cartão de crédito no valor de 2000 mil reais.
Mas com os juro já tá 5000 mil reais.
O banco pode tomar algun bem meu?
Deixa lê perguntar na hora que o banco entra na justiça ele ,ele entra com esse valor da dívida? Ou com o valor total contando com os juros?
Olá, Daniel. Sim, é possível que ocorra a penhora de algum dos seus bens se a justiça assim decidir. Em relação à cobrança, ela ocorre com o valor total, contando já com os juros, tendo em conta que você concorda com eles ao assinar o contrato do cartão de crédito com o banco. Espero ter ajudado!
Olá . Tenho uma dívida no consignado com Itaú de 14 mil. E tenho uma dívida no cheque especial de 11 mil com o mesmo banco . Estou desempregado , tenho um apartamento financiado pela caixa onde não estou morando atualmente , este bem pode ser penhorado ? O imóvel não está alugado , apenas cedo para um parente morar para cortar gastos
Olá, Gustavo! Sim, o imóvel pode ser penhorado, já que não é o seu único imóvel e nem onde você reside, sinto muito.
Olá tenho uma dívida de 30,000$ no cartão de crédito no mesmo banco que tenho um financiamento imobiliário só que as parcelas da casa está em dias e só tenho mais um carro que está no meu nome que viajo a trabalho com ele , eu sou MEI e não tenho salário certo, o banco pode penhorar meu carro é minha casa?
Olá, Leandro. Não, o banco não pode penhorar a sua casa se ela é o seu único imóvel, no entanto, o seu carro pode ser penhorado se não for um bem essencial para o seu trabalho, assim, seria necessário comprovar que a falta de um automóvel próprio impossibilitaria o seu trabalho.
Sou Eduardo tenho uma dívida de cartão de crédito Santander eu errei. Não tenho nada em meu nº . Não quero deixar de pagar mais se eu não pagar o que acontece se eu não tenho nada em meu nome sou casa tudo está em nome da esposa
Olá, Eduardo. Em casos onde você não possui nenhum bem, cabe ao juíz, caso a dívida seja cobrada judicialmente, decidir como será feita a cobrança da mesma.
Boa tarde,peguei um emprestimo de 200mil e gastei meus cartoes investindo na minha empresa e nao deu certo,os gastos com cartaes foram 130 mil,nao tenho como pagar,estou desesperado,tenho 2 imoveis quitados e um carro financiado,o banco pode penhorar?
Olá, Alexandre. Sinto muito pela situação, no entanto, sim, os imóveis, se não estão ocupados por você e sua família, e o carro, se não é essencial para o exercício do seu trabalho, podem ser penhorados.
Olá. Minha esposa realizou um empréstimo no banco no valor de 45 mil, ela estava pagando certinho, mas as coisas complicaram e não conseguiu mais pagar as parcelas, temos um terreno, o banco pode penhorar este terreno, mesmo que seja o único que temos? Moramos de aluguel e pretendemos construir.
Olá, Douglas. Sim, o terreno pode ser penhorado, já que vocês não o utilizam atualmente como moradia.
fiz um emprestimo no banco bradesco de 50 mil e nao consigo pagar, agora recebo meu salario no banco do brasil, o bradesco pode reter 30% do meu salario no banco do brasil se for pro juiz?
Olá, Alexandro. O Bradesco não pode reter o seu salário, o que pode acontecer é que a insituição te processe e o juíz determine a retenção de uma porcentagem do seu salário, que vai ser designada para o pagamento da sua dívida.
Fiz um empréstimo por outra instituição financeira, sem ser pela qual tenho financiamento de imóvel. Ele pode ser penhorado por essa outra instituição
Olá, João. Sim, não sendo esse imóvel o que você reside, ele pode ser penhorado pela outra instituição.
Tenho uma dívida com Nubank, cartão de crédito e empréstimo pessoal.
Posso ter meu carro penhorado? E se receber uma ação judicial, tenho chance de negociar antes de ter o carro penhorado?
Olá, Mariana! Sim, sempre é possível apresentar uma proposta para o banco, no entanto, cabe a eles aceitar ou não. Ademais, sim, o seu carro pode ser penhorado desde que não seja essencial para o exercício da sua profissão.
Fez um empréstimo conseguindo do INSS pelo loas só que foi cordado e não tem como paga
Tenho um carro ainda pagando as prestações meus pais que ajuda apaga
Esse carro pode se penhorado pra paga essa dívida só tenho esse carro
Olá, Bartolomeu! O carro pode ser penhorado desde que não seja essencial no exercício da sua profissão, ainda mais se for o seu único bem.
Sou deficiente e tenho um enteado que também e deficiente
Mesmo assim corro risco de o banco pedi a pinhora do carro
Olá, Bartolomeu! Fique tranquilo, sendo você e o seu enteado deficientes e necessitando do carro, é dever estatal promover acessibilidade e inclusão, o que torna o veículo impenhorável.
Olá boa noite tudo bem fiz um empréstimo no banco do Brasil de 2000 reais e já estou devendo o mesmo banco 7000 reais, sou casada mais não tenho nada em meu nome o banco pode penhorar a casa e o carro. Eu posso perder a minha CNH
Olá, Roberta. Se a casa não está no seu nome ela não é considerada seu bem, ademais, sendo a sua única residência, ela se torna impenhorável. Em relação ao carro e a CNH, o mesmo pode ser penhorado desde que não seja indispensável para o exercício da sua profissão, já a CNH pode, sim, ser suspensa em casos de dívida.
comprei um carro paguei 16 parcelas
o banco pode pegar o carro como forma de pagamento.
Olá, Matielo. Sim, o carro pode ser penhorado, desde que não seja essencial no exercício do seu trabalho!
Olá, eu tenho uma dívida no cartão de crédito 57 mil, mais não tenho bens em meu nome, moro de aluguel, só água e luz no meu nome, oq acontece nesse caso?
Olá, Luzirene. No caso de não ter bens em seu nome, o mais comum é que o juiz encontre meios alternativos para o pagamento da dívida, como a retenção de uma porcentagem do salário, assim, sugiro que, se possível, você converse com um advogado especializado.
Olá estou com uma divida de 25 mil de um aluguel de imóvel, recebi uma carta falando da penhora de bens pois o proprietário entrou com ação, essa dívida já tem uns 3 anos. Tenho um imóvel q está financiado e não tenho carro nem outro imóvel, o credor pode tomar meu único imóvel de moradia ?
Olá, William. Não, o seu único imóvel é um bem impenhorável se você o habita!
Olá,sujei meu nome em vários bancos com cartão de crédito somando uma dívida de 20 mil reais
Tenho um carro financiado em meu nome que uso no dia a dia mesmo para ir trabalhar,lazer e levar meu filho a escola essas coisas
Ele pode ser penhorado ?
Olá, Bruno. Sim, não sendo o automóvel de uso essencial para o exercício do seu trabalho, ele pode ser penhorado.
oi, fiz um empréstimo de 25k e não tenho como pagar. Não tenho nenhum bens no meu nome, eles podem tomar alguma coisa de pessoas da minha familia?tipo meus pais
queria saber tbm se algum dinheiro que entrar no banco que estou devendo ou qualquer outro que eu n esteja se eles podem bloquear minha conta ou tirar dinheiro dela pfv me responde
Olá, Nathan! É raro que os bens de terceiros sejam envolvidos, mas, quando ocorre, se deve ao fato de que os terceiros participaram do processo de empréstimo como garantidores, ou seja, podem se responsabilizar pela sua dívida. Assim, se os seus pais não participaram do contrato, não correm risco. Ademais, o banco só irá pegar o seu dinheiro se você tiver autorizado o débito automático em contrato, do contrário, o banco não pode fazer movimentações na sua conta para pagar a sua dívida!
Olá, acabei fazendo dividas em 3 cartões onde não estou em condições de pagar no momento pois fiquei sem emprego oque acontece com quem deve em 3 cartões???
Olá, Kailane! As dívidas são tratadas de maneira isolada, dessa forma, seja uma dívida ou três, como no seu caso, os resultados são o mesmo: nome negativado e dificuldade na liberação de crédito, além da queda do score, na grande maioria das vezes.
Ola eu tenho uma divisa de cartão de crédito de 18 mil. Tenho um carro financiado ainda falta pagar 20 parcelas, e sou casado minha esposa tem um apartamento no nome dela que também esta financiado. Queria saber se a empresa onde devo 18 mil de cartão pode tomar meu carro ou o a apartamento que está no nome da minha mulher ?
Olá, Yuri! Ambas as situações dependem. Em relação ao carro, pode ser penhorado desde que não seja essencial para o exercício do seu trabalho, já em relação ao apartamento da sua esposa, depende do regime de separação de bens que foi firmado. Espero ter ajudado!
Olá,minha mãe tem uma dívida no cartão de crédito que está em 80 mil mais ou menos,ela é aposentada, o banco pode tirar o único imóvel onde ela reside?
Olá, Josi! Não, sendo esse o único imóvel no nome dela e ela morando nele, o mesmo se torna impenhorável, sendo assim, a dívida, caso fosse parar na justiça, seria paga por meios alternativos.
Não pois ter um único imóvel é impeoravel
Tenho dívida no Itaú, Bradesco e alguns cartões de crédito, a maior é no Itaú, só tenho um imóvel comercial alugado em meu nome, não o dei como garantia os empréstimos são todis cdc, o banco pode ajuizar?
Olá, Eduardo! Não sendo esse o imóvel em que você reside, sim, ele pode ser dado como opção de penhora caso a dívida vá parar na justiça.
Oi boa noite.. tenho uma dívida de cartão de crédito na Caixa econômica federal na faixa de 6mil
Tenho um financiamento de um apartamento na Caixa, porém pago certinho as parcelas. o imóvel está alugado..
Minha dúvida é se a Caixa econômica pode tomar o apartamento, já que é o mesmo banco??
Gostaria
Olá, Renata! O financiamento tem o próprio apartamento como garantia? Caso não, acho difícil que o mesmo seja penhorado devido ao valor da dívida. No entanto, sim, é possível que o apartamento seja penhorado já que não é o seu único imóvel. Espero ter ajudado!
Olá ,meu esposo tem alguma dúvida de cartão de crédito, ele tem bens no nome dele mas também são meus ,pois casamos com separação de bens corre o risco de ser penhorado a minha parte também?
Olá, Natalice! Em resumo, sim, os bens podem ser penhorados para pagar a dívida do seu marido, no entanto, tudo depende do regime da sua separação de bens.
Ola! Fiz um empréstimo de 25 mil na nubank e não conseguir pagar.
Conseguir um trabalho de carteira assinada mas o valor ficou muito alto
E meu salario e para sustendo da minha familia.
Fiquei sabendo que podem pegar alguns % do meu salario ou ate cancela minha CNH e Verdade?
Olá, Jovan! Sim, em casos onde a dívida vai parar na justiça pode ocorrer a perda da CNH e a retenção de até 30% do seu salário para o pagamento do débito em atraso. O que você pode tentar fazer é pegar outro empréstimo com juros mais baixos para pagar o empréstimo atual, ou então, tentar uma renegociação com o banco em questão. Espero que dê tudo certo!
Boa noite Camille guilard tudo bom olha só eu antes da pandemia fiz um empréstimo consignado de 5.000 no banco Banestes e mim deram um cartão de crédito de 3.500 mais entrou a pandemia e minha empresa mandou uns 20 funcionários embora por azar estava no meio sempre paguei minha dívida em dia depois da pandemia não pude mais pagar meu consignado meu cartão e hoje uma dívida de 7 mil está em 18 mil eu queria saber se eu tiver 13 mil em outro banco eles podem pegar ou seja essa dívida de 18 mil o banco pode entrar com uma ação judicial contra mim corro o risco pós já tem 3 anos e até agora eles só ficam mandando mensagem de entrar com uma ação judicial tenho medo de ser broqueado minhas contas por favor mim ajude .. agradeço desde já espero resposta
Olá, Leozenir! Primeiramente, sinto muito pela situação. No entanto, não, nenhuma instituição pode bloquear suas demais contas ou movimentar o seu dinheiro seu a sua autorização em contrato ou ordem judicial. Assim, recomendo que você analise quais opções podem ser melhores para o seu caso, como pegar um novo empréstimo com juros menores para quitar a dívida ou tentar renegociá-la. Espero que dê tudo certo!
Olá fiz um empréstimo de 1000 e faz 3 anos e já está praticamente 14 no total d juros e tenho uma moto mas uso pra trabalho eles podem tomar minha moto ?!
Olá Carlos! A penhora de veículos só é possível quando eles não são essenciais para o trabalho, não sendo o seu caso, cabe dizer que a sua moto não seria penhorada, entretanto, recomendo que, se possível, você consulte a opinião de um especialista.
Ele podem tomar cachorro ??
Olá, Natalia. Não, pets de estimação não se configuram como bens do devedor, logo, o seu cachorro não pode ser penhorado!
Boa noite! Meu marido deve 150mil no banco .
Vivemos juntos a 8 anos mas sem ser casados , ele pegou esse dinheiro parte de contas e o que sobrou interou com o que a gente tinha e compramos uma casa! A casa esta so no meu nome
. Agora ele nao ta conseguindo pagsr o emprestimo ! Eu posso perde minha casa e a unica casa que temos
E ele nao deu a casa como garantia so ele assinou todos os papeis do emprestimo que foi atravez da empresa dele
Olá, Camila. Como a casa é o seu único imóvel, ela se torna um bem impenhorável, assim, seriam utilizadas outras formas para pagar a dívida caso ela vá parar na justiça, como a retenção de salário e penhora de automóveis. Espero que dê tudo certo!
Banco cooperativo me ameaçou hj a me ajuizar e afirmou q irão bloquear meus bens de imediato, inclusive um valor na conta do meu marido, que não tem nada haver com a dívida e no qual somos casados com separação total de bens isso pode ocorrer?
Estou grávida e o gerente veio na minha casa e me seguiu até a escola do meu filho para fazer essas afirmações no qual me deixou muito abalada e temerosa com a tal situação. Já deixei bem claro a ele que tenho sim intenção de pagar porém devido problemas que aconteceram no decorrer desse segundo semestre me endividei e o único dinheiro a possuo é justamente para q eu possa sobreviver até receber meus valores no qual eu recebo um vez ao ano pois meu sustento vem de produção anual.
Olá, Bruna. Minha primeira recomendação é que você denuncie as práticas abusivas por parte da instituição aos órgãos competentes, como o Procon, tendo em vista que ameaçar e constrager infrigem os seus direitos de consumidora. Portanto, recomendo que você entre em contato com um advogado, que já irá lhe auxiliar na renegociação da dívida também. Espero que dê tudo certo!
Olá boa tarde
Fui fiadora do meu irmão. E ele não.pagou. recebi uma carta de cobrança extrajudicial. Porém tenho comércio em.meu nome. O banco.pode penhorar meu comércio?
Olá, boa tarde!
caso você tenha figurado como fiador de alguém em algum contrato, a primeira coisa que você deve estar ciente é de que, caso essa pessoa não pague a dívida, o seu patrimônio estará em risco para cobrir o pagamento.
Olá boa tarde tenho um empréstimo no picpay e um cartão sendo que n consigo paga se eu tiver dinheiro em outro banco eles pegam?
Olá Bruna. Não, os bancos não podem movimentar ou retirar dinheiro de outra conta ou outra instituição, essa é uma prática ilegal.
Tenho dívida no cartão de crédito e já mandou para protesto. Moro na casa de minha mãe. Quero saber se a casa de minha mãe será penhorada? Gostaria tbm de saber se existe possibilidade do dinheiro da poupança dela pode ser penhorada ou só meu mesmo?
Olá Adailton. A penhora de bens de terceiros é possível em alguns casos, assim, é necessário consultar com o seu advogado, se possível. Espero que dê tudo certo!
Boa Noite! No Caso acima, que ele mora com a mãe, sendo a única propriedade imóvel dela, torna-se impenhorável?
Olá, Jota. Em alguns casos é possível que os bens de terceiros sejam penhorados caso você não possua bens, já que a lei define que os bens que forem encontrados no seu poder são presumidos como seus. No entanto, sendo a casa da sua mãe o seu único imóvel familiar, ela se torna um bem impenhorável.
Tenho 3 empréstimos com o banco, e tenho 2 imóveis, sendo que um deles eu moro e outro alugo (ambos quitados), de onde vem minha única renda. O BANCO pode tomar meu imóvel que é alugado para quitar dívida? Sendo que é de onde tiro meu sustento?
Olá Dora. É determinado que no caso do imóvel ser alugado a terceiros e a renda ser usada para a sua sobrevivência, fica vedada a penhora. No entanto, recomendo que você converse com um advogado especializado, se possível, para entender melhor as singularidades do seu caso.
Não pode penhorar o que você mora porque é bem familiar, porém, o imóvel alugado pode ser penhorado mesmo sendo sua única renda.
Boa tarde, estou devendo 50 mil reais pro um empréstimo que fiz, não tenho como pagar. Não possuo nada em meu nome, posso ser preso se o banco entrar na justiça e eu não ter como pagar, caso o juiz determine isso? Obrigado
Olá Leila. Não, ninguém é preso por não pagar suas dívidas. O que pode acontecer, além do seu nome entrar na lista de negativados, é um processo judicial onde, comprovada a falta de bens e de um salário que possa ser descontado, o juiz pode vir a definir a suspensão da execução pelo prazo de 1 ano. Espero ter ajudado.
Olá boa noite, fiz um empréstimo de 40 mil e já está num valor de 100 reais cobrado pela Itaú, com os juros. Não tenho como pagar. Não tenho carro no meu nome e não tenho casas também. Não trabalho de carteira Assinada. Fiz o empréstimo pra pagar uma dívida e só. Corro risco de ser preso ou algo assim? Já que não tenho bens para penhorar e nem como pagar
Olá Cássio. Não, fique tranquilo, ninguém é preso por não pagar dívidas, entretanto, o seu nome pode ir parar na lista de negativados e você pode ser processado pela instituição para qual esta devendo. Geralmente, quando não há bens ou um salário, o juiz ordena a suspensão da execução durante 1 ano, onde não esta suspendida a prescrição. Espero ter ajudado!
Bom dia. Devo cartão de crédito (100 mil), sei que eles podem penhorar parte do meu salário, mas isso mesmo se a margem de 35% já estiver comprometida com empréstimo consignado?
Olá Lucas. Não é possível a penhora de mais de 35% do seu salário líquido, entretanto, recomendo que você fale com um advogado especializado para saber mais detalhes do seu caso.
Boa tarde….
Fiz um empréstimo pessoal no banco e cartão de crédito e não tive como pagar .. e sujei meu nome .. mais tenho um carro financiado no mesmo banco Itaú .. tem como empenhorar o mesmo sendo ele financiado? E pagando as parcelas em dias
Olá Leandro. Não, veículos financiados não podem ser penhorados pois pertecem ao banco, ainda mais se as parcelas de pagamento estão em dia. No entanto, o que pode acontecer é a penhora dos direitos do contrato do financiamento, onde você irá terminar de pagar as parcelas mas quem irá adquirir o seu veículo como proprietário é a instituição para qual você deve. Espero ter ajudado!
Olá minha mãe tem una divida de cartao de crédito que ultrapassou os 100 mil reais oque pode acontecer pois agora ela está desempregada e não consegui pagar mas as faturas e a tendência e alimentar cada dia mais por causa dos juros que e muito alto
Olá Vanessa. O mais recomendado é que a sua mãe apresenta a situação ao banco e peça um renegociamento das dívidas, em alguns casos é vantajoso inclusive pegar um empréstimo com juros menores e prazos melhores para que você consiga quitar a dívida. Ademais, o que pode acontecer é o banco entrar com uma ação judicial exigindo o pagamento da dívida e a inserção do nome da sua mãe na lista de negativados. Espero que dê tudo certo!
Fiz um emprestimo consignado com a creditas e nao consegui pagar as parcelas e nao pude pagar as parcelas devido a pandemia e trabalho por conta propria e agora eles estao cobrando um valor pendente desse emprestimo e o carro que tenho estar no nome da minha esposa e a casa no nome do meu pai o carro é o meu instrumento de trabalho posso perder meus bens?
Olá Flavio. Sendo o carro seu instrumento de trabalho e a sua casa o seu único imóvel, ambos são considerados impenhoráveis a princípio. Entretanto, recomendo que você converse com um advogado especialista para saber as especificações do seu caso.
Olá meu nome e josiele tenho umas dívida em umS 9 cartões de crédito somando tudo equivale a uns 90000 com juros não tenho nada no meu nome meu esposo tem uma casa que está construindo agente mora na casa da minha mãe enquanto não termina com uma criança tem risco de penhora a casa pela justiça sou contratada trabalho na prefeitura da minha cidade agente e casado no civil a justiça descobrir que ele tem uma casa em construção
Olá Josiele. A penhora vai depender do regime de separação de bens que vocês assinaram ao se casar, entretanto, é vedada a penhora do único imóvel onde a família reside.
Olá, tenho dívidas com empréstimos, cartões de crédito e cheque especial, tenho um imóvel quitado onde moro, e outro alugado, porém deste alugado só tenho o termo de quitação, não registrei escritura em cartório, corro risco de penhora deste imóvel?
Olá Carlos. Se o caso for levado a tribunal, é sim possível que o seu imóvel seja penhorado, tendo em vista que você não vive nele, no entanto, recomendo que você converse com um advogado, se possível, para discutir maiores singularidades.
Olá devo 6 mil reais no cartão de crédito não posso pagar e possível perde meu carro que está financiado….
O carro e cartão são banco diferentes
Olá Francisco. A penhora de automóveis é possível quando o mesmo não é essencial para o exercício do se trabalho.
Tenho uma divida no banco Bradesco, so que não consigo quitar agora, eles não sujaram meu nome ainda mais eu tenho uma moto quitada, eles podem tomar essa moto?
Olá Camila. A penhora de veículos só é possível quando o mesmo não é essencial para o exercício do seu trabalho.
tenho dividas de cheque especial e cartão de crédito em uma conta MEI e possuo uma única casa em meu nome. O banco pode penhorar minha casa?
Olá Luis. Imóveis própríos únicos são considerados impenhoráveis. Espero ter ajudado!
Tenho uma dívida com o Itaú que estava atualmente com juros em 200 mil . Tive proposta do banco de 5 mil para quitar mas não estava c condições. Agora o Itaú vendeu minha dívida sem eu ser notificada e a Ipanema que comprou a dívida me ligou fazendo uma proposta de 99 mil.
Se já estava difícil pagar 5 mil imagine 99 mil
Essa dívida uma vez vendida não tem como retornar mais para o Banco ?
Olá Rosangela. Na prática, a venda de dívidas não pode te trazer nenhum prejuízo, sendo assim, as condições acordadas no contrato original devem permanecer. Portanto, se você identificar alguma cobrança abusiva, como acredita estar identificando, é possível entrar em contato com a instituição e acionar a justiça.
Boa noite,
Tenho uma divida com cartão de crédito no valor de R$ 30 mil e no cheque especial de R$ 20 mil.
Sou aposentado por invalidez e já tenho uns 40% da minha aposentadoria comprometida com consignados, não tenho nenhum bem no meu nome, a justiça pode determinar a penhora de parte dos 60% que restam da minha aposentadoria.
Olá Marcos. Não havendo mais bens para a penhora, o juiz pode ordenar que o caso seja suspenso por até 1 ano ou até que você consiga quitar o seu débito.
Olá, tenho divida do Cnpj, o banco pode penhorar meu carro ? Eu uso para trabalhar e está financiado, mas como posso provar que é ferramenta de trabalho ? Sabe dizer quanto tempo leva para o banco entrar com ação judicial ?
Olá, Pamela! A impenhorabilidade abrange o veículo apenas quando ele é indispensável ao exercício da profissão. Sendo assim, cabe a cada juiz averiguar e julgar quais critérios o veículo deve atender antes de determinar a penhora. No entanto, sugiro que você procure um advogado para tratar do seu caso em particular.
Bom dia tenho um empréstimo atrasado no nubank e chegou msg falando que será cobrado extra judicial
Não trabalho é tenho só o carro no meu Nome é possível eles penhorar?
Olá, Grazi. Infelizmente, sim. O seu carro não tendo nenhuma utilizade no exercício da sua profissão pode fazer com que o mesmo esteja disponível para penhora.
Olá tenho uma dívida do banco Empréstimo e cartão de crédito mas no momento não consigo pagar tenho 1 carro no meu nome que uso para ir trabalhar o banco pode me tomar ele?
Olá, Rosemary! Automóveis só podem ser leiloados, a princípio, se não forem essenciais para o exercício do seu trabalho. Sendo assim, recomendo que, se possível, você entre em contato com um advogado para esclarecer as dúvidas do seu caso.
Olá , sou aposentado e acabei de sujar meu nome com os cartões de crédito a dívida deve estar por volta de 4,000 , o banco pode tomar a minha aposentadoria ? Não possuo nenhum bem em meu nome
Olá, Ithalo! Não, o banco não pode reter ou penhorar a sua aposentadoria pois a mesma se classifica como um bem imepenhorável, tendo em vista que corresponde à fonte de subsistência do trabalhador.
Oi tenho uma casa da minha vida minha casa .e devo um financiamento na Caixa estou sem condições de pagar eles podem tomar a casa
Olá Suelma. É proibida a penhora do único imóvel pertencente à família, no qual a mesma habita. Espero ter ajudado!
Olá, sou aposentada e acabei de suja meu nome com os cartões de crédito a dívida deve está por volta de 3,000 reais o banco pode tomar minha aposentadoria ?
Olá, Lindalva! Não, o banco não pode reter ou penhorar a sua aposentadoria pois essa é um bem impenhorável que garante a sua subisistência.
Olá , me tira uma duvida por favor , eu não estava conseguindo pagar meu financiamento imobiliário aí peguei um empréstimo de 100 mil em outro banco e quitei o imóvel porém agora não consegui pagar o empréstimo , posso perder o imóvel já que usei esse dinheiro do empréstimo para quita-lo? É meu único imóvel e resido nele.
Olá Edvan! O imóvel, no geral, não pode ser penhorado se é o seu único imóvel e você reside nele. Entretanto, se ele foi dado como garantia do empréstimo, é possível que o mesmo seja penhorado. Sugiro que você procure um advogado que lhe auxilie melhor!
Boa tarde, fiz um emprestimo no banco itau de 22.000,00 mas perdi meu emprego e não consigo pagar. Até tentei acordo mas o valor da parcele ultrapassa o meu salario, que é minimo. Não tenho nada em meu nome, moro de aluguel e recebo salario minimo. como o banco pode fazer para receber (eu quero pagar, mas nas condições dele não consigo)
Olá Maria! Nessa situação, recomendaria tentar o contato com um advogado, ou então tentar a negociação através de terceiros, como o Acordo Certo. Procure novas formas de tentar baixar as parcelas ou apele ao judicial. Espero que dê tudo certo!
Olá, tenho um empréstimo pela Nubank e dívidas em cartões de crédito, porém não tenho mais como pagar. Gostaria de saber se esses bancos pode ter acesso a valores em outra conta em meu nome, banco virtual por exemplo?
Olá Anderson! Não, fica vedada a movimentação do seu dinheiro em conta por qualquer instituição a não ser que você tenha autorizado a mesma. No demais, geralmente só se pode fazer movimentações através de ordem judicial. Espero ter ajudado!
Tenho uma dívida com cheques a mais de 15anos a pessoa a qual. Passei o cheque protestou quando foi agora minhas contas estão bloqueadas judicialmente hj entrei em um acordo com uma empresa credora pra resolver essa situação deles desbloquear minhas contas será que resolve ?
Olá Tatiane! Sim, é possível contar com empresas credoras para resolver suas dívidas de forma mais descomplicada, pode ficar tranquila! Só é recomendado entrar em contato com o banco para se certificar que a empresa é de confiança. 🙂
Minha prima comprou uns 3 móveis no carnê,e não conseguiu pagar,o que acontece???
Olá Ana! Em relação a móveis, é muito difícil que se faça a penhora deles, se essa é a sua dúvida, pois os mesmos apresentam um valor muito pequeno e não vale a pena para a empresa entrar com uma ação judicial. Assim, a probabilidade é da dívida continuar crescendo até que seja possível pagá-la ou a mesma se torne muito grande.
Devo pra um banco, se passar o carro pro nome da minha esposa eles podem tomar o carro dela?
Olá Marcos! Em raros casos, é possível que mesmo o carro sendo passado para a sua esposa ele seja penhorado. Porém, se o mesmo é essencial para o exercício do seu trabalho, ele não pode ser penhorado. Espero ter ajudado!
Ola. Se eu tenho 2 emprestimos em atraso em diferentes bancos, não tenho nenhum bem em meu nome e for determinado um desconto de até 30% do meu salário para pagamento, esse é o limite, ou cada credor vai acabar podendo descontar até 30%? Por exemplo o primeiro credor desconta 30, e o segundo credor pode descontar mais 30… que já totalitária 60%
Olá Jair! O desconto funciona em até 30% do seu salário, não 30% para cada credor. Espero ter ajudado!
Qual valor mínimo de dívida o banco costuma judicializar?
Olá Camila! O valor mínimo para que um banco decida judicializar uma dívida não é fixado por lei e pode variar conforme a política interna de cada instituição financeira. Portanto, para obter informações precisas sobre o valor mínimo que seu banco considera para judicializar uma dívida, é recomendável entrar em contato diretamente com a instituição financeira.
Boa tarde tenho uma dívida no banco Itaú, que começou em 11.000 e está ocorrendo juros e está crescendo, tenho uma casa financiada pela caixa federal que foi comprada antes de eu casar porém está no meu nome e da minha esposa quero pagar a dívida mas no momento não posso pois estou sem o dinheiro, o que pode acontecer?
Olá Carlos! Em relação a casa, fica vedada a penhora pois você reside nela e a mesma é seu único imóvel. O que pode acontecer a partir disso é que, na possibilidade da dívida ir à justiça, seja pedido que você renegocie a dívida ou que uma parte do seu salário seja penhorada. Espero ter ajudado!
Olá. Tenho dívidas com banco. Minha renda é minha loja de Confecções. Se não for paga o banco pode penhorar minha loja? Mesmo sendo meu único ganha pão?
Olá Bruno! Sim, é permitida a penhora de estabelecimentos comerciais, assim, recomendo que você procure um advogado que possa lhe auxiliar na possibilidade de penhora, mesmo essa sendo pequena.
Boa tarde! Tenho uma dívida de R$10.000, onde R$9.500 é referente a cartão de crédito e R$500,00 a cheque especial. Possuo um apartamento financiado em meu nome e nome do meu noivo, ainda não moramos nele pois está em construção. É o único imóvel em nosso nome (atualmente moramos na casa dos pais). Há algum risco do banco penhorar?
OBS: O banco da dívida NÃO é o mesmo do financiamento.
Olá Thay! Como não é um imóvel onde você resida, pode ser que seja considerada a penhora. Por isso, recomendo que, se possível, você entre em contato com um advogado que possa lhe auxiliar melhor!
Boa tarde! Tenho algumas dívidas de cartão de crédito, e um empréstimo numa financeira que está em protesto, e advogado deles disseram que já está em juizo. Não tenho condições de pagar pois no momento estou desempregado,.
Minha dúvida é, moro com meu pai,. Mas tenho casa que está em meu nome e do meu irmão no inventário. Eles podem tomar de mim?
Olá Davi! Sendo essa a casa onde você reside atualmente e a sua única residência, a mesma não pode ser penhorada. Assim, recomendo que você consulte um advogado para lhe auxiliar durante o processo!
Bom dia,
Tenho dividas em instituições de cartão de credito. Porem só tenho um imovel fruto de herança o qual alugo para sobreviver. moro nele, sou divorciado. Pode ser penhorado?
Olá Rodrigo! Imóveis únicos onde você possui residência não podem ser penhorados, portanto, não, o mesmo não pode ser penhorado, a princípio.
Olá bom dia, tenho dívida com dois bancos em empréstimos e em outros 4 bancos dívidas com cartão de credito, um desses bancos me enviou uma notificação extrajudicial, caso isso for para a justiça eles podem tentar comprometer parte do meu salario para pagamento da dívida levando em consideração que tenho o mesmo comprometido em 50% com pagamento de empréstimo pessoal para outro banco?
Olá Suelen! A princípio, não seria possível comprometer mais ainda o seu salário. Assim, o juiz tentaria encontrar outra alternativa para o pagamento da dívida, por isso, é importante contatar um advogado que lhe informe mais sobre o seu caso!
Olá. Tenho uma dívida de catões de crédito e empréstimo de 5 bancos diferentes, originalmente de 100 mil reais somando tudo, mas com juros dá bem mais. Tenho em meu nome minha casa que habito com minha esposa e filhas e uma outra que está alienada a uma administradora de consócio, por pelo menos mais dez anos. Minha esposa tem um sítio que o pai dela comprou e deixou no nome dela depois de casarmos. Minha dúvida é se algum desses bens pode ser penhorado para pagamento, assim como meu direito sobre alguma herança.
Olá Alexandre. A residência que você não habita pode ser considerada para penhora, entretanto, sua casa e o sítio no nome da sua esposa não correm risco, dependendo da sua divisão de bens.
Olá, eu tenho dúvidas eu tenho algumas dúvidas, quer dizer muitas em vários bancos, com cartão de crédito, cheque especial e empréstimo e não vou conseguir quitar nem com parcelas tá muito difícil um desses bancos que é o original mandou mensagem dizendo que como não indentificaram o pagamento do débito, um processo de penhora foi iniciado, o que eles podem penhorar não tenho nada concreto em meu nome mais tenho minha casa que é financiada pela caixa e estou pagando ainda que é do programa minha casa minha vida, eles podem penhorar ela?
Olá Bruna. Não, sendo a sua casa sua única moradia não é possível que a mesma seja penhorada. Assim, o que costuma ser feito é uma penhora de salário ou o congelamento da dívida até que você tenha condições de pagá-la, entretanto, quem decide isso é o juiz.
Olá queria saber se aposento perde o benefício se não consegui pg dívida de cartão de crédito e loja
Olá Claudia! Não, não é previsto que o aposentado precise ter o nome limpo para que possa receber o benefício, pode ficar tranquila!
Boa noite, tenho uma dívida de cartão de crédito em torne de 45 mil. E por motivo de força maior não consigo pagar. Tenho um imóvel financiado, o mesmo pode ser penhorado ? E após ir para a justiça essa dívida pode ser caducada ?
Olá Victor! Sim, o imóvel pode ser penhorado desde que não se configure como a sua única moradia. Quanto ao caducamento da dívida, ela só caduca se, após 5 anos, a empresa para o qual você está devendo não entrar em contato nenhuma vez acerca do pagamento da dívida.
Olá, tenho uma dívida em alguns bancos que não estão vencidas, dentre elas, financiamentos, empréstimos, cartões de crédito, em meu nome só tenho uma moto que serve de trabalho e uma casa com um contrato de compra e venda, a casa já está quitada, é minha, caso eu não tenha como arcar com minhas dividas, é aconselhável transferir minha residência para outra pessoa, pois o banco poderia penhorar? Ou não precisa? Nunca coloquei a casa em garantia de nada, nem de empréstimo, nem financiamentos, mesmo assim não daria, pois é apenas papel de compra e venda. Moro na casa com minha família.
Olá Larissa. Sua casa não pode ser penhorada pois é sua única moradia, além disso, imóveis em compromisso de compra e venda não podem ser penhorados. Espero ter ajudado.
Olá Camila, tenho um empréstimo no meu cnpj que é o antigo ME, e troquei para unipessoal, tenho uma dívida muito alta no banco e agora não poderei mais pagar esse empréstimo, o imóvel onde resido está em nome do meu marido (não somos casados no papel) e está financiado.. tenho apenas um apartamento na praia em meu nome, ele pode ser penhorado?
Olá Claudia! Pelo que entendi, você não reside no seu apartamento, certo? Caso não resida, o mesmo pode ser penhorado pois você não o ocupa. Espero ter ajudado!
Saí de uma sociedade há 4 anos e recebi um uma carta da SERASA falando de débitos no meu CPF referente a empresa que fui sócia.
Liguei no banco e descobri que fui avalista sem saber… na época que saí da empresa não havia empréstimos nem cartão de crédito. Porém o próprio banco liberou os créditos e agora estão me cobrando. Tem algo que eu possa fazer?
Olá Josy. É possível tentar entrar em contato com o Procon ou o Banco Central acerca da sua situação, entretanto, recomendo que você procure um advogado, se possível.
tenho uma divida no cartão de credito do banco do brasil no valor de 23.000,00 por motivo da crise perdi uma das fonte de renda,e por agora não dou conta de pagar,o banco pode ligar no escritório da empresa que trabalho para me cobrar?
Olá Almeida. As ligações de cobrança são permitidas, desde que não constranjam ou intimidem o devedor, entretanto, não podem ser feitas em qualquer horário e inúmeras vezes por dia.
Boa noite, me tira uma dúvida, recebi uma citação judicial, para pagamento de uma dívida de 20 mil reais, dividido em 6 vezes, divida essa do banco Bradesco.
Tenho 3 dias para que fazer o pagamento, caso não faça, o que pode acontecer?
Não tenho bens penhoráveis, somente meu pagamento, e móveis da minha casa, pode bloquear minha conta e penhorar os móveis da minha casa?
Vou ser citado pra comparecer no fórum pra negociar essa dívida?
Olá Araújo. Para saber o que irá acontecer recomendo que você dê uma lida no contrato que originou a dívida, entretanto, normalmente com a falta de pagamento ela tende a aumentar de valor com os juros aplicados. Ademais, seus móveis não podem ser penhorados pois fornecem sua subsistência, porém, você pode ser chamado no fórum para negociar a dívida.
Tenho dois empréstimos por duas empresas diferentes, responsáveis por empréstimos. Mas não vou conseguir pagar, pq já tenho outros dois empréstimos sendo descontados direto na conta do Itaú. Eles podem me processar para que eu pague? E mesmo eu já pagando um empréstimo, o juiz ainda pode designar parte do meu salário pras dividas?
Olá Christian! Sim, as dívidas podem chegar a serem cobradas em justiça, e sim, o juiz pode designar uma parcela do seu salário para cobrir o valor devido, entretanto, o valor total do seu salário a ser desinado para o pagamento das dívidas não pode ultrapassar 30% da quantia total.
Tenho uma dúvida de cartão de crédito de 15 mim, e não vou ter como pagar, pois tenho um carro financiado que estou pagando, Fipe dele 55k,ele pode ser penhorado para quitação de dívida? Ou parte do meu salário?
Olá Willian. Sim, tanto seu carro como o seu salário podem ser penhorados, o primeiro, no entanto, somente caso o mesmo não seja necessário para o exercício do seu trabalho.
Tenho divida no banco de empréstimo e cartão.vendi meu carro .isso impede a pessoa q comprou fazer a transferência para o seu nome?
Olá Rosana. Não, divídas não impedem tranferências, a não ser que a sua conta esteja bloqueada.
Olá, boa tarde, sou casado c separação parcial de bens, tenho uma dívida de emprestimo pessoal de 500mil e não estou conseguindo pagar, gostaria de saber o que vai acontecer, tenho uma casa financiada (onde moro), carro financiado, em dia, um valor em corretora de investimento e a casa dos meus pais está parte no meu nome e parte no nome da minha irma.
O Banco pode bloquear o valor que tenho na corretora? pode penhorar a casa dos meus pais? e a minha?
Olá André. A princípio, sua casa não pode ser penhorada se é sua única moradia, o mesmo para o carro se ele é necessário para o exercício do seu trabalho. Em relação ao valor na corretora, pode ser considerado para a penhora, no entanto, dificilmente o mesmo se dará com a casa dos seus pais. Ademais, recomendo que tente contatar um advogado.
Oi, bom dia.
Devo 23 mil no cartão de crédito. No momento não consigo pagar, parcelando o valor quadruplica. Sou sócia minoritária em uma empresa. Podem penhorar bens da empresa ?
Olá Bruna. Na inexistência de bens em seu nome, é possível que os bens da empresa sejam considerados, entretanto, recomendo que você procure a opinião de um advogado para maiores detalhes.
Olá, tenho dívidas em cartão de crédito e empréstimos. Desempregado faz um tempo. Morando de favor com meus pais, a casa deles não tem escritura, pode ser penhorada?
Tenho um carro de mais de 10 anos com alguns amassados, ferrugem, este carro poderia ser penhorado?
Olá Rodrigo. Não, a casa dos seus pais, não estando no seu nome ou sendo sua única residência, não pode ser penhorada, o mesmo para o seu carro, caso ele seja necessário para o exercício do seu trabalho, não sendo, o mesmo pode ser penhorado.
Olá, sou filho de uma aposentada do inss, atualmente ela possui um empréstimo consignado que acabara apenas em 2029, este empréstimo por sua vez não possui seguro. Ela possui apenas um imóvel em seu nome, ao qual eu e ela vivemos. Infelizmente ela se encontra doente, e gostaria de saber em caso de uma possível morte se nosso imóvel poderia ser penhorado, ou ele apenas passaria para o herdeiro?
Olá, Roberto! Primeiramente, sinto muito pela situação. Ademais, o imóvel pode ser penhorado para o pagamento das dívidas, assim como também pode ser passado para os herdeiros. Entretanto, o falecimento de uma pessoa com débitos implica que seus bens se destinem ao pagamento de suas dívidas, somente após isso é que se repassa o montante sobrante aos herdeiros. Porém, existe ainda o adendo de que se este é o seu único imóvel e você reside nele, o mesmo se torna impenhorável.
Tenho dívida de empréstimo de 2mil e cartão de crédito uns 3 mil.
Estou desempregada e sem condições de pagar, me casei há 2 anos em separação parcial de bens. Não tenho bens, mas meu esposo tem uma casa que recebeu antes de nós casarmos, não moramos nela. O banco pode tomar a casa dele?
Olá Julia. A comunhão parcial de bens implica que a dívida feita durante o casamento foi em proveito do casal, sendo assim, o patrimônio de ambos pode ser penhorado para pagar a dívida.
Bom dia!!
Meu marido tem uma dívida com o Banco devido a cheque especial e cartão de crédito há alguns anos e infelizmente devido a nossa situação financeira não consegui quitar a dívida e agora está recebendo ligações informando que pode receber um oficial de Justiça na nossa casa para recolher nossos objetos de casa, como geladeira, sofá, TV até o valor da quitação da dívida pois não temos como pagar. O nosso único bem é um carro, porém ele é Uber e trabalha com o carro. Isso é possível?
Olá, Patrícia! Não, tendo em vista que o seu carro é essecial para o exercício do trabalho, ele não pode ser penhorado. Ademais, ameaças como essa vão contra o código do consumidor e podem ser denunciadas.
Boa noite, me chamo Marcos eu tenho duas dívidas de cartão de crédito em meu nome que dá mais ou menos 26 mil, e tenho um carro no meu nome quitado, mas não uso ele para trabalhar, quem usa ele é minha esposa ela usa para levar nossas filha na escola, tem a possibilidade do banco tomar meu carro?
Olá Marcos. Sim, infelizmente, não havendo outros bens para quitar a sua dívida, é possível que penhorem o seu carro, tendo em vista que o mesmo não é essencial para você trabalhar.
To com uma dívida no Banco do Brasil de uns 8 mil e pouco , a dívida e de cartão de crédito , e tá na terceira fatura que não paguei , foi pro Serasa e recebi um e-mail que se eu não pagar nos próximos dias meu nome será negativado, sei que isso não é o pior que pode acontecer , mas gostaria de alguma alerta sobre o que pode ocorrer ?
Olá, Naiara! Com o nome negarivado fica complicado de conseguir acesso a determinados serviços, como empréstimos, por exemplo. Ademais, se a sua dívida se prolongar, pode ser que acabe indo parar na justiça, onde pode ser declarado um meio alternativo de pagamento, caso você não possua o capital para isso, como um percentual do seu salário ou bens em seu nome sendo penhorados.
Peguei um empréstimo e não consigo mais pagar , tenho uma moto no meu nome eu posso perder ela?
Olá, Thaynan! A penhora de automóveis é vedada quando o mesmo é essencial para o exercício do seu trabalho, fora isso, é possível que a sua moto seja penhorada.
Boa noite peguei 90 mil reais de emprestimo pessoal para fazer uma cirurgia no joelho e me manter por 6 meses .
Porem não consegui pagar esse emprestimo .
O banco pode tomar o meu carro ?
Olá Flavio. Se o seu carro não for essencial para o exercício do seu trabalho, sim, ele pode ser penhorado.
Foi penhorada? Também estou nessa situação
Olá, tenho uma divida no cartão de crédito Itaú que somar em torno de 42 mil, não vou ter como pagar, e tenho apenas 2 lotes em meu nome onde está a casa que Moro, o Banco pode tomar minha casa ou uma parte do meu terreno?
Boa tarde, Luan! À princípio, não, não é possível que seu lote seja penhorado pois ele constitui sua única residência. Entretanto, é preciso analisar se o imóvel se encontra, de fato, nos dois terrenos, e, se possível, contatar um advogado que possa lhe instruir da melhor forma.
Olá recebi uma carta do banco dizendo que vao penhorar meus bens. É possível que em um mês de parcela vencida possam penhorar ? Não tive nenhuma intimação judicial nem audiência. A penhora é a primeira opção de pagamento? Estou desempregada e não tenho bens em meu nome. Somente no do meu marido porém nem somos casados no papel.
Olá, Débora. Não havendo bens em seu nome não é possível ocorrer a penhora, fique tranquila. Ademais, não, a penhora não costuma ser a primeira opção de pagamento, antes dela existem algumas outras alternativas, como o pagamento da dívida em parcelas ou com uma porcentagem descontada do salário, por exemplo. Não sendo casada no papel é muito difícil que seu marido seja prejudicado, ainda mais se o nome dele não estiver envolvido no contrato, porém, recomendo que você busque a opinião de um advogado. Espero que dê tudo certo!
Olá. Tenho dívidas de empréstimos e cheque especial nos bancos do Brasil e Original no valor total de aproximadamente 80 mil. Não tenho como pagar.
Sou recém divorciado, recém aposentado e não possuo bens. Podem penhorar parte da minha aposentadoria, que já está com 35% comprometida para pagar parcelas de empréstimos consignados?
Obs. Banco do Brasil já negativou meu nome. Original ainda está ligando cobrando a dívida.
Olá João! Tendo em vista que sua aposentadoria já se encontra sendo descontada o limite máximo possível, a mesma não pode mais ser penhorada. O que pode acontecer, em caso da sutuação ser levada ao tribunal, é o juiz estipular alguma outra forma de você quitar o débito ou arquivar o caso até que você tenha condições de pagar. Espero que dê tudo certo!
Boa noite eu recebo no Itaú pela a minha empresa e tenho cartão de crédito lá , passei um valor no cartão de crédito e não tenho como pagar ..o Banco pode tirar algum valor do meu salário ?
Olá, Nádila! O banco só pode fazer movimentações na sua conta com a sua devida autorização prévia em contrato. Por isso, sugiro que você analise seus contratos com banco. Ademais, outra forma de movimentação é através de decisão judicial, da qual você será avisada.
Tenho uma dívida no cartão de mais de 20 mil, e um empréstimo a pagar de 6 mil. Posso casa propria, consta meu nome é do meu marido na compra.
Tenho outra conta conjunta onde é depositado todo mes um dinheiro.
Não tenho como pagar o cartão. A negociações são absurdas querendo que eu pague o triplo do valor.
Caso eu não pague o cartão, podem pegar meu imóvel onde resido com meu marido. Ou podem retirar o dinheiro que é depositado na outra conta que sou conjunta com minha mãe em outra agência?
Olá Fernanda. Não, sua casa não pode ser penhorada, pois é onde você reside, além disso, o banco não pode fazer movimentações na sua conta sem a sua autorização prévia em contrato, por isso, recomendo que você dê uma checada nas clausulas. Espero ter ajudado!
Tenho dívidas no cartão de crédito que não consegui pagar porque fiquei desempregada, são dívidas a baixo de 3 mil reais, esse valor baixo tem chance do banco me
Processar judicialmente?
Olá Tamara! É muito díficil prever quais dívidas serão cobradas ou não judicialmente pelo banco. A única coisa certa é que esta dívida irá continuar a crescer e as chances de ser notificada também. Assim, recomendo que desde cedo já busque alternativas para o pagamento ou renegociação com o banco. Espero que dê tudo certo!
Boa noite, estou com uma dívida em torno de 49 mil no cartão de crédito. Infelizmente devido a problemas financeiros não conseguirei pagar agora. Possuo um terreno financiado e um carro financiado para deslocamento ao trabalho. Corro o risco de perder meus bens? Minha esposa pode se prejudicar com as contas dela? O que pode acontecer? Obrigado pela atenção!
Olá Anderson! Primeiramente, as contas da sua esposa não serão prejudicadas, salvo o caso de elas serem conjuntas às suas. Assim, sim, pode ocorrer a penhora dos seus bens caso você não resida no seu terreno financiado, já em relação ao carro, teria que ser provado que você não possui meios alternativos para se deslocar ao trabalho. Portanto, o que pode acontecer no caso de a sua situação ir à julgamento é a possível penhora do seu carro, ou, a decisão judicial de meios alternativos para quitar a dívida, como uma parcela do seu salário. Espero ter ajudado!
Boa tarde comprei 1 carro em 2021 sendo que paguei só 3 parcelas do financiamento de 48 prestações eu fiz uma negociação amigável devolvi o carro sendo que o banco agora que que eu pague 35 prestações que ficou. Alegando que o carro foi vendido e só abateu 14 prestações.
Olá, Poliana! No caso do abatimento de somente um percentual das parcelas, é necessário que se pague o valor restante ao banco. Infelizmente, só é possível saber quanto será abatido após a venda do carro, por isso é comum achar que sua dívida foi abatida.
Pois levei um golpe ajudei a uma pessoa e me deu uma pernada a dívida que eu fiz não foi em contrato assinado foi pelo e-mail do Itaú mais não deubgarantia nenhuma posso ter minhas motos de trabalho e minhas contas que recebo minha comissão bloqueadas?
Olá André! Infelizmente, sim, ambos os bens podem ser penhorados e bloqueados dependendo da decisão judicial. Assim, recomendo que você contate um advogado para que o mesmo lhe ajude melhor no seu caso! Espero que fique tudo bem!
Olá. Tenho um consignado que deixou de ser descontado em folha e passou a ser debitado na minha conta. Estou com problemas financeiros e não estou conseguindo pagar. Tentei negociar com o banco, mas eles são irredutíveis em baixar os juros. Tenho apenas um apartamento que moro com a família e 1 carro que está no nome do meu esposo. O que pode ocorrer?
Olá Cintia. No caso da penhora, fique tranquila, o seu imóvel não pode ser penhorado pois você reside nele, já o carro se encontra no nome do seu esposo, o que não se qualifica como um bem seu. Assim, o que pode ocorrer é a dívida ir para na justiça e o juiz decidir meios alternativos de pagá-la, mas, geralmente, é optado pelo desconto do salário. Espero que dê tudo certo!
Ola, tenho uma divida de 23 mil. Fiz um acordo com o banco, mas nao consigo pagar! O que pode acontecer?
Apenas sujar meu nome e ir pro serasa? Ou posso receber um processo?
Olá Ana! O seu nome pode ir para na lista de negativados e você também pode receber um processo, depende da instituição para a qual você está devendo e como eles vão lidar com o seu débito.
Camille recebi uma carta de protesto em cartório de uma dívida de cartão de crédito que não paguei,me deram três dias para efetuar o pagamento porém não tive como pagar.O que pode acontecer agora??Não tenho bens em meu nome,só no nome da minha mãe.
Olá Daniele! A carta foi de alguma forma ameaçadora? Se sim, recomendo que procure o Procon! Do contrário, não possuindo bens é recomendado que você entre em contato com um advogado e aguarde ser chamada para uma audiência, onde, provavelmente, será decidido penhorar uma parte do seu salário. Espero que fique tudo bem!
Tenho dívidas em atraso na CEF: 40 mil de cartão de credito, mais 50 mil no crédito pessoal (o valor tomado foi bem menor, esses valores já são com os juros exorbitantes…) Também tenho um financiamento imobiliário, mas está sendo pago em dia, pois a parcela é em torno de R$ 900,00. Meu marido tem mais uma dívida de 70 mil reais em outro banco (o financiamento imobiliário está no nome de nós dois)… Gostariamos de saber se mesmo sendo pago em dia o financiamento, mas com esse monte de dívida com o próprio banco (CEF), se seria possível o banco tomar a casa pq o financiamento imobiliário é pelo próprio banco( mas o financiamento imobiliário está sendo pago em dia)… Pois pelo que eu sei, só posso perder a casa (bem de família) se atrasar o próprio financiamento, ser fiador, dívidas trabalhistas, etc… Resumindo, gostaria de saber se o banco pode agregar essas dívidas como se fosse imobiliária e entrar em umas das brechas de penhora de bem de família (atraso de financiamento imobiliário, mesmo o financiamento imobiliário sendo pago em dia, mas com diversas outras dívidas no próprio banco)
Olá Luciana! Sim, o imóvel pode ser penhorado, salvo caso de ser sua única residência, mesmo que com as parcelas sendo pagas em dia.
Olá
Gostaria de saber
Se uma casa sem escritura pode ser penhorada ? Somente com o contrato de compra e venda ?
Olá Rodrigo. Se você não tem a propriedade de um bem, o mesmo não pode ser penhorado para quitar uma dívida sua.
Fiz um empréstimo consignado de 4.600 reais na CEF e vou ter que pagar parcela de 165,70 em 84x que vai dar um valor de quase 15.000 no final de contrato vou pagar mais de 280% de juros, isso tá certo? O que devo fazer?
Olá José! Não é possível que eu confirme se o valor está correto, entretanto, quanto maior o número de parcelas e maior os juros, maior será o montante a ser pago e, consequentemente, a diferença de valor do empréstimo para o que você irá pagar. Assim, o que pode ser feita é uma renegociação com o banco, em prol de tentar diminuir os juros. Espero que dê tudo certo!
Boa tarde,comprei móveis nas casas Bahia no carnê digital e na loja física, só que fui despedida do trabalho e o juros no carnê tá altíssimo, comprei umas coisas no carnê digital, era 3000 mil e coloracam pra 6000 juros abusivos, aí dps comprei um guarda roupa de 1700 e foi pra quase 4000 nao consigo pagar nem a primeira parcela,não tenho nada no meu nome eles pode pegar meus móveis,não tenho condições de comprar outros, só recebo bolsa família agr, mais antes eu trabalhava nao venceu as parcelas ainda,tá pra vencer mês que vem, tô com medo deles tomar alguma coisa de mim ou me levar pra justiça, pq perdi meu emprego tenho 3 filhos moro de aluguel sozinha
Olá Alenice! Não é possível penhorar sua bolsa família, tendo isso em vista, como você já não possui uma renda, caso a sua dívida seja levada à justiça, o juiz provavelmente optará por arquivar o caso até que você esteja em condições de pagá-la. Entretanto, recomendo que, se possível, você entre em contato com um advogado. Espero que dê tudo certo!
Tenho uma dúvida, tenho uma dúvida no banco Itaú de cartão de crédito e de cheque especial desde 2015 , passaram -se todos esses anos e continuam me ligando o dia todo de uma tsl recouvery o unico bem que eu tenho e um carro que no momento nao está em meu nome caso eu o tranfira novamente para o meu nome ele pode ser penhorado como parte de pagamento desra divida?
Boa tarde, Sonia! Sim, caso você coloque o carro novamente no seu nome pode ocorrer a penhora do mesmo como forma de pagamento, a não ser que seja comprovado que ele é essencial para o exercício do seu trabalho.
Tenho uma divida de 150 mil e outra de 120 mil as coisas ficaram ruim e nao conseguir pagar.
As coisas que tenho sao terrenos em meu nome apenas em contrato de compra e venda. Podem me tomar?
Olá, Ednaldo! Sim, a princípio é possível que seus terrenos sejam penhorados, tendo em vista que não constituem sua única moradia.
Tenho uma dívida no Itaú no valor de 10 mil, recebo meu salário em conta corrente do Itaú, no momento não posso pagar a dívida, o banco pode encerrar minha conta ?
Olá, Leandro! Geralmente, o banco pode encerrar as contas dos correntistas quando achar melhor, entretanto, essas informações precisam constar no contrato com a instiuição, por isso, recomendo que você analise o contrato que foi firmado.
Bom dia me chamo Luciana eu tenho uma divida com o banco mercantil ja tem mais de cinco anos e uma na help. Eu comprei uma moto pra serviço se eu colocar no meu nome corre o risco deles me tomarem,eu posso ser presa por isso?
Olá, Luciana! Fique tranquila, ninguém pode ser preso por contrair dívidas. Ademais, tendo em vista que sua moto é essencial para o exercício do seu trabalho, o bem se classifica como impenhorável.
Olá fiz um empréstimo no caixa tem de 1.000 e infelizmente fiquei desempregada tenho um carro em meu nome, o banco pode penhorar ?
Olá, Adriely! A penhora de veículos é permitida quando o mesmo não é essencial para o exercício do seu trabalho. Assim, caso esse não seja o seu caso, é possível que seu carro seja penhorado.
Boa noite, tenho contrato de cartao de crédito e credito pessoal sem garantia. Ja tentei renegociar mas ainda está alto a prestação para eu conseguir arcar. Tenho carro financiado e casa financiada, ambos estão em dia. O gerente ameaça ajuizar meu contrato. Eles podem bloquear meu saldo de contas? O gerente só fica me ameaçando me levar à justiça, ja foi ate no meu trabalho me cobrar. Isso é certo?
Olá, Patrícia! É vedada qualquer ação que constranja ou ameace os devedores, nesses casos, é recomendado que você preste uma queixa aos órgãos de defesa do consumidor. Em teoria, o seu dinheiro em conta pode ser bloqueado, entretanto, isso geralmente só ocorre após decisão judicial.
Boa tarde, estou com uma dívida no cartão de crédito de 3.000,00 e tenho um financiamento de um apartamento no meu nome (como renda principal) e no nome da minha mãe, nós duas juntas. Posso perder esse financiamento?
Olá, Bruna! Sim, o imóvel, se não se constituir como sua única residência, pode ser penhorado.
Oi Camille tudo bom? Me tira uma dúvida por favor….fiz um empréstimo mas não estou conseguindo pagar(só tenho no meu nome o celular e o notebook), meu padrasto tem uma casa e uma moto e minha mãe um carro(no nome deles) o banco pode penhorar bens que não estão no meu nome?
Olá, Bianca! Somente os bens de terceiros que tenham participado do processo de empréstimo como garantidores podem ser responsabilizados pela dívida. Assim, no caso dos seus pais não tiverem participado do contrato, seus bens não correm risco.
Eu tenho uma casa em meu nome é da minha esposa, temos só união estável. Eu poço transferir a casa q esta quitada para o nome dela é não correr o risco do banco tentar me tomar e evita esse risco? Se agente se casa no civil e estando no nome dela corre o risco de ser tomado a nossa casa onde moramos ? Tenho dívida de cartão de crédito e empréstimos com bancos em atraso tudo desse ano. Nossa casa tbm foi comprada nesse ano tbm.
Olá, Cristiano! Os bens particulares de um dos cônjuges pode responder pela dívida do outro considerando o regime de bens adotado e a natureza da dívida contraída. Por exemplo, uma dívida contraída em benefício da família diz respeito ao casal, independente do bem estar no nome de apenas uma das partes. Por isso, é uma situação que varia de caso para caso, dessa forma, recomendo que você fale com um advogado especialista se possível. Espero que dê tudo certo!
Boa noite, caso eu não more no imóvel que eu possuo – o único, por sinal – ele pode ser penhorado?
Olá, Vanessa! Tudo bem?
Basta uma pessoa da família do devedor residir no único imóvel residencial para impedir que seja penhorado.
Olá. Boa tarde. Você pode tira uma dúvida pra mim. Estou com uma dívida no banco, tanto empréstimos como cartão de créditos que somando tudo gira em torno de 400 mil em média. Não tenho como pagar pq fui desligado rescente da empresa. Sempre paguei minhas contas com o banco em dias e até antecipados por anos . Mas agora a situação que eu estou não tenho como pagar. A dúvida é tenho um imóvel no meu nome é da minha esposa sei q pelo fato de ser nosso único imóvel quê residimos o banco não pode penhora . Tenho uma moto no meu nome sem reserva de domínio que uso para nós locomover, tem risco de tomarem a moto ? Melhor indicador seria logo vender ela para não correr o risco de perder ou transferência ela para o nome da minha esposa algo assim ? Creio que meu nome deve ir pra protesto e sofrer ação judicial pq não tenho como pagar agora. Creio que minha conta será bloqueadas tbm, minha esposa terá alguma ação penalizada devido ser minha esposa, temos apenas contrato de união estável mas estamos com planos de casa no civil. Agradeço desde já pelo o esclarecimento. Muito obrigado
Olá, Cristiano! Primeiramente, sendo sua moto não essencial para o exercício do seu trabalho, sim, ela pode ser penhorada. Assim, você deve analisar o que faz mais sentido, tentar vendê-la para pagar algumas parcelas da dívida ou passá-la para a sua esposa. Como vocês não são casados no civil, é difícil que a moto seja penhorada estando no nome dela, entretanto, recomendo que trate do assunto com um advogado especializado. Além disso, nenhuma ação pode ser feita contra a sua esposa, tendo em vista que ela não é a detentora da dívida. Espero ter ajudado!
Me auxiliou muito obrigado!
Boa noite! Fiz alguns empréstimos em 3 bancos q hj já deve tá em torno de 300mil as duas gerentes de um banco estão indo em minha casa e disseram a minha mãe q o q tiver em meu nome nome de meus filhos nome da minha mãe e do meu pai a justiça vai penhorar. As gerentes de bancos podem ir em nossas casas e fazerem essas ameaças? E se eu quiser posso entrar na justiça contra o banco e as gerentes?
OLá, Carlos! O artigo 42 do Código do Consumidor prevê que o consumidor não pode ser exposto ao rídiculo ou submetido a qualquer constragimento e ameaça. Assim, se você foi ameaçado, é recomendado que realize uma denúncia aos órgãos do consumidor.
Tenho o empréstimo 35mil não tô conseguindo pagar as parcelas tenho carro para trabalho e um terreno financiado o banco pode tomar o terreno ou o carro
Olá, Eliane! Em relação ao carro, é impenhorável quando essencial para o exercício do seu trabalho, já o terreno, se não se configurar como a sua única residência, pode ser penhorado.
Oi boa noite!
Meu marido fez um empréstimo com garantia do carro no valor de 7.000,00 e não conseguiu pagar as parcelas, como tinha o carro em garantia eles abriram um processo de busca e apreensão e levaram o carro um polo 2010 semi automático. O valor da dívida estava em 30.000,00. Porém eu queria saber se eles levando o carro quita a dívida? Se o nome fica limpo? Como funciona
Olá, Aline! O nome só volta a ficar limpo após o pagamento da dívida, nesse caso, ou o pagamento da primeira parcela da dívida. Assim, é necessário que a penhora do carro quite toda a dívida para que você se veja livre da mesma, do contrário, é necessário pagar o valor restante.
Olá, tenho uma dívida no cheque especial e um empréstimo no Banco ITAÚ (não está sendo paga), e também tenho um carro financiado pelo mesmo banco que está sendo pago em dia.
O banco está me ligando para eu comparecer na agência para tentar fazer um acordo, pois terá um comitê e eles precisam tomar uma decisão do que fazer.
Pergunta: o Banco pode penhorar meu carro que está financiado e que está sendo pago em dia para quitar as dívidas do cheque especial e do outro empréstimo?
Eles podem sujar meu nome com isso?
Att,
Olá, Gislaine! Infelizmente, sim, o carro pode ser penhorado para quitar outra dívida, desdes que o mesmo não seja essencial para o exercício do seu trabalho.
Tenho uma casa no meu nome e do meu irmão. Agora ele quer pedir um empréstimo dando a casa como garantia pois os juros são mais baixos. Se ele não pagar o meu nome ficará sujo? Posso perder meus bens (aplicações, carro e aposentadoria) ou a dívida será só dos 50% que pertencem a ele.
Olá, Leila. Não, o seu nome não ficará sujo, entretanto, se o empréstimo se contrair em uma dívida, o imóvel pode ser penhorado, mesmo estando no seu nome também. Ademais, seus demais bens estão seguros, visto que a dívida contraída não é sua.
Meu marido tem uma divida onde ele foi avalista da ex esposa e ela hoje nao mora no Brasil e esta divida esta negativada no CPF dele no valor de 125 mil no BB . Eu casei com ele depois dessa divida. Minha pergunta é : Tudo que adquirimos depois do casamento o banco pode tomar ou penhorar??? Porque ela não vai pagar com certeza .
Olá, Adriana! Esses casos são complicados e precisam da ajuda de um advogado especializado. Mas, sim, a princípio, não havendo como contatá-la para o pagamento da dívida, a justiça pode fazer com que o débito vá para os demais nomes em contrato.
Bom dia.
Solicitei um empréstimo e a financeira disse que o valor ficou bloqueado e que eu deveria pagar um valor para desbloquear. O valor é alto não tenho como pagar. Fu informada de que meus bens e cartões serão bloqueados. Está correto este procedimento?
Olá, Gisele! Muito cuidado, você pode estar prestes a cair em um golpe, este não é um procedimento padrão, não existem taxas para a liberação de empréstimos! Antes de pagar, consulte o site do Banco Central, somente empresas supervisionadas são autorizadas a conceder empréstimos.
Olá, tenho uma dívida de 100 mil de empréstimo no Itaú, porém aconteceu um imprevisto e não consegui pagar nem a primeira parcela. E nem previsão para conseguir pagar.. minhas dúvidas são:
Eles podem pegar, tomar.. meu apartamento financiado? Meu único bem
Eles podem bloquear minha conta corrente no Santander ? (Banco diferente da dívida)
Eles podem mexer e pegar o valor que está na minha poupança do Santander?
Eles podem bloquear ou tirar limites de meus cartões de crédito de outros bancos e financeiras?
Posso ser processada ao ponto de ser presa?
Olá, Julya! Primeiramente, não, você não pode ser presa por dívidas. Ademais, seu apartamento é impenhorável desde que você viva nele, a justiça pode bloquear suas contas de outros bancos, mas somente depois de aviso prévio, o mesmo vale para as movimentações. Assim, essas ações só podem ser feitas por um juiz, não pelas instituições bancárias.
Olá boa tarde. Minha mãe fez um empréstimo consignado no BMG que estava sendo descontado normalmente, depois de um certo tempo o empréstimo deixou de se descontado e ela só foi perceber depois de 3 meses quando começaram com as cobranças. Por conta dos juros, ela não conseguiu mais pagar as parcelas, agora uma empresa de cobrança do banco me mandou um e-mail informando que entrou com uma ação extra judicial de penhora de bens. Minha mãe é uma idosa de 70 anos que recebe 1 pensão por morte e só tem uma casa que é onde ela mora. A justiça pode fazer isso?
Olá, Cíntia! Sim, a justiça pode fazer isso, aliás, sua mãe não cumpriu com o acordo bancário. Entretanto, qualquer pensão se declara como impenhorável, e imóveis únicos que servem de residência para o devedor também são impenhoráveis. Assim, o que pode acontecer é o juiz declarar meios alterativos para a quitação do débito, ou o armazenamento do caso até que sua mãe consiga pagar a dívida. Espero ter ajudado!
Meu sogro tem uma dívida de mais de 500 mil,mas antes de a dívida ir a processo judicial passamos as áreas de terra para o seu filho….o banco pode empenhorar elas?
Olá Ricardo! Não, o banco não pode penhorar bens que não estão no nome do detentor da dívida.
Bom dia troquei minha aposentadoria pra receber em outro banco ,no entanto tenho empréstimos pessoal no mercantil ,eles podem descontar esses valores de parcelas na conta onde estou recebendo agora.
Boa tarde, Geni! O banco só pode fazer movimentações na sua conta com a sua autorização prévia, por isso, recomendo que você cheque o seu contrato com a instituição.
Boa Noite! Me chamo Déborah! Tenho uma dívida na CEF de cheque especial, cartão e empréstimo, que acabou de ir para o jurídico, não tenho como pagar o valor que estão pedindo, tenho 3 imóveis em meu nome, todos financiados, eles podem penhorar?
Olá, Déborah! Sim, infelizmente os imóveis podem ser penhorados. O único que se classificaria como impenhorável é o imóvel que você vive, de resto, quase todos os seus bens podem ir à penhora. Recomendo que você entre em contato com um advogado, ele irá saber lhe auxiliar melhor. 🙂
Olá. Tenho uma divida já refinanciada com o Bradesco, tenho outra dívida com o nubank e mais uma dívida com o mercado pago.tudo dá mais de 40 mil, ate Então todas em dia ,quero saber o que vai acontecer daqui pra frente já que vou ficar desempregado mês que vem e não vou ter como pagar. Podem me prender?
Olá Cleber! Não, dever no cartão de crédito, financiamento, empréstimos ou outros serviços de crédito não é crime e não leva à prisão. O que pode acontecer é fazer com que você entre para a lista de negativados, fique com o nome sujo e tenha o bloqueio das suas contas bancárias. Espero que dê tudo certo!
Estou com uma dívida no cartão de crédito no valor de R$ 22.000,00 no Itaú. Esse valor é considerado alto pelo banco a ponto de quererem entrar com uma ação judicial para receber, ou esse valor para banco não vale a pena esse processo?
Olá Claudia! Ao ultrapassar o valor de 20 salários mínimos, a ação de cobrança pode ser feita através do Juizado Especial. No entanto, ultapassando o valor de 40 salaários mínimos, passa a tramitar na Justiça comum. Espero ter ajudado!
Fiz um empréstimo consignado, fiz um acordo com eles, eles me deram o contrato para pagar, porém ainda não realizei o pagamento, por que eles retiraram o dinheiro da minha margem do INSS. Isso pode ?
Olá, Alves! Qualquer instituição só pode retirar dinheiro da sua conta ou fazer movimentações com a sua autorização prévia em contrato, por isso, recomendo que você cheque se não autorizou a retirada.
Oi sou o cidimar Pilatti comprei um caminhão financiado pelo banco Mercedes bens e as parcelas então muito altas referente aí meu serviço ter caído pela metade entrei em contato com o banco porém com eles não tem negociação e me ameaçaram tomar o meu bem pra quinta a dívida porém não estou me negando de pagar e sim quero uma renegociação dos valor da parcela e de 8500 mês mais estou podendo pagar 4300 e com eles não tem acordo simplesmente pode tomar o meu caminhão e fica tudo serto ?
Olá Cidimar! Antes de tudo, saiba que a coerção e ameaça por parte das instituições é crime previsto no CDC. Ademais, sim, no caso do banco se recusar a aceitar sua proposta eles podem entrar com processo para penhorar o seu bem, desde que, no caso de automóveis, ele não seja essecial para o seu serviço. No entanto, algumas alternativas para quitar suas dívidas são fazer portabilidade do débito para outra instituição financeira, ou pegar um empréstimo para em outro banco. Espero ter ajudado!
Boa noite, eu peguei um empréstimo de 20 mil, e não consigo pagar não adicionei nenhum bem pra penhorar no contrato, tenho um terreno.. posso perder ele?
Olá Jhu! No caso de você não habitar o terreno, sim, é possível que ele seja penhorado.
Boa tarde. Por favor tira uma dúvida pra mim. Estou com empréstimos no Itaú e cartões de créditos em atraso. Uma média de 200 mil de empréstimos e 130 mil de cartões de crédito. Sempre paguei em dias os cartões já sou clientes a muito tempo uniclasse. Pagava adiantado todos meus cartões e empréstimos por anos, porém sofri desemprego involuntário em março agora de 2022 e não tenho como pagar todo essa dívida. Tenho uma casa em meu nome é da minha esposa q vivo em “união estável registrado em cartório” e a casa está em nosso nosso . Tenho uma moto quitada sem alienação em meu nome é o carro q eu tenho não está em meu nome porém quitado . Quais os risco q eu tenho de perder a casa onde moramos? Tenho risco de perder minha moto e meu carro?
Olá Cristiano! Não, sendo esse imóvel o seu único imóvel, é vedada a penhora, por ser onde você reside. Ademais, em realação aos automóveis, é possível que sejam levados a penhora caso não sejam essenciais para o exercício do seu trabalho, entretanto, como você acabou sendo desligado da empresa, existe a possibilidade de penhora. Mas isso vale somente para a moto, que esá em seu nome, o carro não corre risco de penhora pois não está no seu nome.
Peguei 500 mil com banco sou casado com comunhão parcial de bens! O os bens adquirido da minha esposa antes dela casar comigo pode ser penhorado? Ou a única casa temos para viver?
Olá Jose! Os bens da sua esposa, adquiridos antes do casamento, não podem ser penhorados, o mesmo se dá para o seu único imóvel, que se classifica como um bem impenhorável!
boa noite, tenho um carro financiado pelo itau, a parcela esta em dias. porem estou devendo o cartão de credito do banco. apos a quitação das pacelas do carro o banco pode n liberar o carro por causa da divida no cartão?
Olá Antonio. A princípio, não! O que pode acontecer, entretanto, é de o automóvel ser utilizado como bem de penhora no caso do não pagamento da dívida, a não ser que ele seja imprescínivel para o exercício do seu trabalho, nesse caso, é impenhorável.
Bom dia, precisei usar meu limite do cartão de crédito do Itaú no valor de $10.000 e logo após fiquei desempregado acho que não conseguirei pagar as parcelas do cartão,tem risco do banco pegar valores que venham a entrar na minha conta corrente do banco do Brasil?
Olá, Jefferson! O banco só pode fazer movimentações na sua conta com a sua devida autorização prévia em contrato, por isso, recomendo que você analise as cláusulas do seu contrato com a instituição.
Oi tenho uma dívida de 100.000 mil reias que e um carnê e cartão de crédito e um empréstimo pessoal o que pode acontecer eu tenho uma casa que ta no meu nome e eu Moro nela com meus filhos e não tenho condições de pagar
Olá Luara! No caso do seu único bem ser o imóvel onde você reside, não é possível penhorá-lo. O que pode acontecer, caso a sua situação vá ao tribunal, é que o juiz atribua outra forma de você quitar a sua dívida.
Tenho um empréstimo consignado,quando era funcionário público,agora não estou mais conseguindo pagar,tenho casa e carro no nome,corro o risco de perdelos?
Olá, Beltor! A casa, no caso de ser moradia única, é classificada como um bem impenhorável, o mesmo ocorre com o carro se ele for essecial para o exercício das suas atividades no trabalho. Caso contrário, seu veículo pode ser penhorado.
Tenho dividas de cartão de crédito e dívidas de empréstimo pessoal sem garantia, se encontro desempregado, até um mês atrás tirei a moto do meu nome e agora não tenho bens nenhum em meu nome, moro com meus pais, minha mãe tem a casa e meu pai tem o carro, tudo no nome deles, eu já desisti de pagar pois o valor ficou muito alto, nesse caso o que pode acontecer comigo? E se eu começar a trabalhar agora também, o que pode acontecer comigo? Agradeço se puder responder, preciso saber urgentemente.
Olá Diego! Não havendo bewns em seu nome, fica a cargo do juiz, caso a dívida venha a ser julgada, meios alternativos de pagar o débito, o que geralmente é uma quantia do seu salário. Assim, o que pode acontecer se você não tem salário é que o seu nome fique sujo entre para a lista de negativados, além da situação de inadimplência e, em alguns casos, o bloqueio da conta bancária. Espero ter ajudado!
Olá! Tenho uma dívida com o banco de empréstimo pessoal. Não foi nenhum tipo de empréstimo com garantia. Porém tenho também com o mesmo banco um financiamento da minha casa, que moro hoje em dia, que está em dia as parcelas. É minha única casa e estou ainda na metade do financiamento. Eles podem tomar para quitar a dívida do empréstimo?
Olá, Jefferson. A princípio, não, a sua casa não pode ser penhorada para pagar a dívida do empréstimo, pois constituia a sua única moradia. Entretanto, te aconselho a checar no contrato se há alguma especificação de bem para penhora em caso de não pagamento.
Olá, meu marido fez um empréstimo de 20 mil no Nubank após nosso casamento, ele não tem nada em seu nome. Eu tenho um carro no meu nome adquirido antes do casamento, sendo em comunhão parcial de bens.
Caso ele não quite a divida, o meu carro poderia ser penhorado para pagar o banco?
Olá, Madalena. O carro pode ser penhorado caso tenha sido adquirido após o casamento, quando o bem estaria no nome do casal. No entanto, se o automóvel for essencial para o exercício do seu trabalho, ele não pode ser penhorado.
Boa tarde! Peguei um empréstimo no Santander e não estou conseguindo pagar, sendo que tenho uma moto no meu nome mas essa moto não é minha, só tirei para a pessoa e ele está pagando as parcelas, o banco pode pegar essa moto?
Olá, Sabrina. Infelizmente, o banco pode penhorar a moto, pois ela consta no seu nome, mesmo que não seja você quem a utiliza.
Fiz um financiamento com o banco Santander para pegar uma moto na honda até então estava pagando tudo certo até que em janeiro fui roubada e seguro do Santander não há nada anti roubou. Estou já a 3 meses sem pagar pois não tenho condições nenum pois usava a moto para trabalho assim cosegui pagar.nao tenho nada em meu nome além d.amoto roubada foi feito bo no dia do roubo mesmo. O banco pode pegar algo que é meu ? Moro de aluguel e ganho as coisas dos outros para tentar sobreviver pois não estou conseguindo noutro emprego no momento.
Olá, Carmen. Sinto muito pela sua situação. Respondendo a sua dúvida, não, o banco não pode penhorar nenhum bem que não está em seu nome. Assim, se você não possuir nenhum bem, o que pode acontecer é, através de decisão judicial, o seu salário ser penhorado ou o caso arquivado até que você possua as condições de pagar o financiamento. Espero que dê tudo certo.
Bom dia! Eu fiz um empréstimo na nubank de 25 mil porém nao vou conseguir pagar nem a primeira parcela, posso ser processada? Não tenho nenhum bens em meu nome . Quando nao se tem nd no nome oque pode acontecer?
Olá Emilia! No caso de não possuir bens em seu nome, normalmente, fica a cargo do juiz definir como será feito o pagamento da dívida. Nesses casos, é comum que se determine ou o arquivamento do caso até que você tenha condições de arcar com os gastos, ou um percentual fixo do seu salário. Espero que de tudo certo!
Peguei um empréstimo com o nubank e dei entrada em um ap no meu nome e da minha namorada, se eu não pagar o empréstimo eles podem tomar o apartamento e a moto que estamos financiando?
Olá, Lucas. No caso de esse ser o seu único imóvel, ele se enquadra como bem impenhorável. Por outro lado, a moto pode ser penhorada, a não ser que ela seja essencial para o exercício do seu trabalho.
Boa noite eu estou devendo 23 mil no cartão de crédito e infelizmente não tenho condições de pagar e possuo uma casa em meu nome corro risco de o banco entrar com ação e penhora meu imóvel ?
Olá, Elcimar! No caso do seu imóvel ser o único bem em seu nome e se configurar como a sua única moradia, ele se classifica como um bem impenhorável, sendo assim, não pode ser tomado. Dessa forma, se o seu caso for levado a juizado, será determinada uma maneira alternativa para o pagamento da dívida.
Meu nome é Tatyana e minha amiga( esposa) quer comprar um apartamento em meu nome,eu tenho umas dividas de empréstimo em alguns bancos. Ela passando o apartamento pro meu nome o banco pode me tomar o apartamento?? Obrigada
Olá, Tatyana. O imóvel só é considerado impenhorável quando é único imóvel. Logo, ao passar o apartamento para o seu nome ele pode, sim, ser colocado para penhora.
Olá! Tenho uma empresa que tem um total de dívidas junto ao banco no valor de 250 mil.
Não estou conseguindo pagar os empréstimos e queria saber o que acontece se chegar a esse ponto?
No meu nome, pessoa física, tenho 1 apartamento (único imóvel) e 1 carro financiados.
Olá, Raphaella! No caso de empréstimos, no contrato o bem específico que poderá ser tomado como forma de pagamento. No entanto, imóveis únicos dificilmente serão penhorados, o mesmo para automóveis que são indispensáveis para o seu trabalho. Recomendo que você analise bem o contrato para não ter surpresas!
meu esposo fez um financiamento pra criar peixes e deu como garantia a nossa propriedade…e não pagou a dívida…esta na justiça posso perder a propriedade? Me ajude por favor
No contrato estava que a propriedade como garantia
Olá Herika, sinto muito pela sua situação. Como consta no contrato, sim, a sua propriedade pode vir a ser penhorada por conta da dívida. Entretanto, esta é uma última alternativa, geralmente, e, em caso de ser a sua única moradia, pode acabar não indo a penhora. Porém, no seu caso, recomendo que converse com um advogado e veja se é possível alegar a não penhora do imóvel.
Olá, fiz um empréstimo de 40 mil no nubank e infelizmente não conseguirei pagar, não tenho nenhum bem no meu nome, o que pode acontecer?
Olá, Heverton. Não possuindo nenhum bem em seu nome você é considerado insolvente e o processo é suspenso até que você tenha meios de pagar a dívida.
Fiz um empréstimo consignado sem garantia de 35 mil e não vou conseguir pagar, e não tenho ND no meu nome, o que pode acontecer?
Olá Felipe! No seu caso, acredito que o melhor seja tentar renegociar a dívida junto da instituição antes que ela se torne uma situação de inadimplência e o seu nome vá parar na lista de negativados. Além disso, o que pode ocorrer é um processo por parte da instituição para que você pague o débito, no qual você terá que provar que não possui nenhum bem em seu nome. Espero que dê tudo certo!
Tenho uma dívida com o Itaú de 10 mil reais do cheque especial,e tenho um carro financiado pelo Itaú, porém as parcelas estão em dia o banco pode pegar o carro para quitar a dívida
Olá, Emerson. Normalmente, automóveis são bens que variam muito para a penhora, mas, no geral, se ele é necessário para o exercício da sua profissão, o automóvel se caracteriza como um bem impenhorável. Caso contrário, existem chances de o carro ser penhorado.
Financiei um carro no meu nome, perdi o emprego na época e acabei ficando sem condições de pagar as parcelas. O banco levou o carro e mesmo assim continua me cobrando um valor exorbitante. Não tenho casa e nem carro próprio e a única conta de banco que tenho é de onde recebo meu salário atualmente. O banco pode entrar com processo judiciário contra mim? Mesmo já tendo levado o bem? Inclusive, ja até leiloaram o carro pq levaram o carro a 3 anos.
Olá, Patrícia. Se o valor do bem levado foi menor do que a dívida o banco ainda pode entrar com um processo no caso da falta de pagamento do restante. Espero que dê tudo certo!
Ola fiz um financiamento de um carro porem infelizmente não consingo pagar ,ja tem alguns anos que essa divida percorre . minha duvida é , se eles pode fazer o bloqueio de contas bancarias por conta da divida ??
Olá, Bruno. Sim, o bloqueio das contas pode ocorrer, no entanto, somente com autorização judicial através de causa ganha em tribunal. Mas não se preocupe, isso costuma demorar e você será avisado antecipadamente.
Boa noite, fiz um empréstimo de 6 mil reais, com esse valor eles podem entrar com ação judicial?
Olá Carlos! Geralmente, as instituições optam por cobrar judicialmente aquelas dívidas mais altas ou que estão pendentes por um período longo, assim, não existe um valor que não pode ser cobrado judicialmente, apenas alguns que valem mais a pena do que os demais. Espero ter ajudado!
Tenho uma divida de empréstimo no cartão o de crédito. Naobtwnho contando banco que opera esse cartão. Naonassinei nada que desse algum bem como garantia. Eles podem me tomar meu único carro por essa dívida?
Olá, Dú. No geral, automóveis são bens impenhoráveis quando são indispensáveis para o exercício da sua profissão, do contrário, podem ser penhorados. No entanto, é uma regra que varia muito dependendo da situação do automóvel.
Olá. Tenho uma dívida no cartão de crédito de 30 mil e tenho um carro financiado mas está em dia. Eles podem tomar o carro.
Olá, Juranda! Geralmente, carros são bens impenhoráveis quando são indispensáveis para o exercício da sua profissão, do contrário, podem ser penhorados. Porém, isso depende muito também da situação do automóvel.
Meu marido morreu e a cooperativa do trabalho cobra 25.000 de empréstimo consignado.so temos uma casa em contrato de compra e venda.podem tomar nossa casinha??
Olá, Evelyn. Sinto muito pela sua perda. No caso de empréstimos, recomendo que você analise o contrato e veja qual bem foi oferecido como garantia. No entanto, é incomum que penhorem o único imóvel. Espero ter ajudado.
Olá,
Em caso de uma divida de R$20.000,00 em cartão de crédito, a operadora C6 Banck, pode entrar com ação para tomar o meu carro?
O carro se encontra financiado e ainda faltam longas parcelas, eles tem direito a algo?
só tenho isto em meu nome.
Olá, Lucas. Automóveis costumam ser bens impenhoráveis quando são indispensáveis para o exercício da sua profissão. Do contrário, podem ser considerados para a penhora.
Boa tarde! Estou com algumas dívidas, meu nome está no Serasa, meu filho pretende adquirir um carro, caso coloque mesmo no meu nome, corre o risco de penhora?
Ficar sem o carro?
Olá, Claudia. Automóveis constumam ser bens impenhoráveis quando indispensáveis para o exercício da profissão. Em caso contrário, ele corre o risco de penhora.
Como seria essa ação judicial para o pagamento da dívida ? Devo 45 mil cartão de crédito.
Olá, Natã. A ação geralmente ocorre em busca de bens que podem ser penhorados para pagar sua dívida, no caso de você não possuir o dinheiro. Se não houverem bens no seu nome, o processo pode ser adiado até que você tenha meios de conseguir pagar.
Olá! Irei me casar essa semana e meu noivo tem uma divida de R$ 200.000,00 de empréstimo mais R$ 6.000,00 no cartão de crédito. O regime será separação obrigatória pois ambos somos divorciados. Eu tenho um apto financiado, aplicação financeira e dois carros em meu nome. Essa dívida dele pode refletir nos meus bens e valores em banco? Obrigada!
Olá, Juliana. No caso da separação obrigatória, não há nada, por lei, a ser dividido. Logo, essa dívida, a princípio, não refletiria nos seus bens, pois eles não estão no nome do seu futuro marido. Bom casamento!
Meu esposo fez um consórcio de um carro no banco bradesco, deu um lance e foi sorteado mas não pegou ai da, depois disso ele esta com o empréstimo atrasado e o cartão de crédito tbm , o banco pode pegar o carta de crédito para cobrir essas prestações atrasadas?
Olá, Silvania. O banco não possui autorização para fazer transações na sua conta sem a sua autorização prévia em contrato. 🙂
Olá, tenho uma dívida com o banco enorme, tenho apenas um terreno em meu nome e moro com meus pais.
Eles podem penhorar meu terreno para pagamento da dívida?
Olá, Jaqueline. Sim, terrenos podem ser penhorados para o pagamento das dívidas, pois é um terreno não ocupado, mesmo sendo seu único bem.
Olá boa tarde!
Uma seguradora entrou em contato comigo, perguntando sobre minha mãe e informando que ela tem uma dívida com o banco referente à um crédito pessoal. Acontece que ela faleceu já faz quase 3 anos e na época, era casada com uma pessoa que deu um golpe e influenciou a fazer essa dívida, levou todas suas coisas e sumiu do mapa logo que faleceu. Como descobrimos tarde esse golpe, só houve tempo de anular um pedido de atualização de casamento, que permaneceu na separação de bens. Por esse motivo, o parceiro dela roubou vários bens e fugiu para não ser pego.
Mas como podemos recorrer sobre essa dívida se somos os únicos herdeiros da minha mãe, e o único bem que sobrou era uma casa que está dividida metade entre eu e meu irmão, e a outra metade já estava em processo de separação do casamento anterior dela (com meu pai, ex-marido)? A seguradora pode exigir o pagamento desta dívida sendo que não tivemos parte disto e nunca assinamos como responsáveis?
Preciso muito de ajuda.
Olá, Maria. Sinto muito pela situação. Quando alguém com dívidas vem a óbito, o pagamento delas se dá pelos bens deixados em seu nome. Se as dívidas somam um valor superior ao valor do imóvel, no seu caso, quem se responsabiliza pela diferença é o credor. No entanto, se possível, recomendo que entre em contato com um advogado. Espero que dê tudo certo.
Olá tenho uma divida com um cartão de credito e minha esposa comprou um carro mas colocamos em meu nome eles podem tomar o carro pelo fato dele estar em meu nome? Desde já agradeço!
Olá, Junior. O automóvel pode ser penhorado desde que não seja necessário para o exercício do seu trabalho.
Boa noite, fiz um empréstimo de 6 mil reais, com esse valor eles podem entrar com ação judicial?
Olá Carlos! Geralmente, as instituições optam por cobrar judicialmente aquelas dívidas mais altas ou que estão pendentes por um período longo, assim, não existe um valor que não pode ser cobrado judicialmente, apenas alguns que valem mais a pena do que os demais. Espero ter ajudado!
Olá
Tenho um cartão de crédito e não tenho conta bancária por esse cartão. Apenas o Cartão de crédito mesmo. Pago mês a mês, não estou em atraso.
Por esse cartão fiz 4 tipos de seguros.
Em Janeiro/22 acionei dois seguros por fratura óssea e auxílio hospitalar.
Mas apenas dois seguros me davam essa cobertura. Sendo que um deles dava a cobertura por fratura invalidez temporário e auxílio hospitalar. O outro apenas Invalidez Física temporário.
Recebi o auxílio hospital com depósito em conta e da invalidez temporário foi debitado o valor da minha fatura. Fechando assim um seguro, dois em um.
No outro seguro foi aprovado e o dinheiro nunca recebi. Ou melhor, eu fiz um empréstimo através desse cartão em 48 meses. 48 x 176,43 as parcelas. Fiz esse empréstimo no valor de R$ 2.250,00 em novembro de 2021 e me cobram mês a mês R$ 176,43 em 48 parcelas. Sendo que a primeira foi em Dezembro/2021 paguei. A Segunda em Janeiro /2022 paguei e a terceira em Fevereiro/ 2022 e …… e em Fevereiro o Seguro, o segundo seguro, me pagou ou melhor, repassou para a operadora do meu cartão o Valor de R$ 8.000,00.
Para meu cartão me repassar. Como fez o outro seguro desse mesmo cartão. Lembrar que a Cardif é a seguradora e meu cartão Cetelem Submarino.
Acontece que não recebi os R$ 8.000,00. Cobrei da Cardif e ela disse que passou para Cetelem. Cobrei da Cetelem e dizem que não receberam. E ficaram o jogo de empurra.
Sai liguei para Ouvidoria Cardif e descobri que eles passaram o dinheiro para Cetelem ( certo) e a Cetelem quitou meu empréstimo. Seria Ok se….
Meu pagamento tanto do cartão como das parcelas de empréstimo estavam ou estão em dia. Sem atraso e sem falta de pagamento.
Mas quitaram as 48 – 03 parcelas que paguei, quitaram as restantes, as 45.
Mas….. todos sabemos que quanto antecipamos parcelas, temos descontos.
E meu R$ 8.000,00 da seguradora ficou todo para cetelem.
Sendo que, mesmo que não tenha desconto nas parcelas…
Vejamos
176,43 x 48 = R$ 8.468,64 menos 03 que paguei de R$ 176,43 ( 3 x 176,43 = R$529,26) daí só estava devendo R$ 7.939,35 teria um “tronquinhos” de R$ 60,65, pouco mas teria. E nem isso me passaram.
Agora acionei a Cardif e eles acham errado, mas nada resolveu.
O que devo fazer.
Deixar bem claro que não atrasei parcelas e nem atrasei pagamento de cartão.
O que devo fazer?
Isso está certo?
Ok! Um absurdo, mas contratei.
Daí a parcela vem mês a mês no meu cartão e pago meu cartão corretamente.
Portanto R$ 2.250,00 em 48 prestações de R$ 176,43 dá um total de R$ 8.468,64. Paguei a primeira, depois a segunda, depois a tercei
Olá, Dulce. Realmente, é uma situação incomum. Nenhuma instituição pode movimentar a sua conta sem a sua autorização, então recomendo que veja se não autorizou previamente o débito automático. No demais, no caso de não ter autorizado, recomendo que entre em contato com um advogado ou acione o Procon. Espero que dê tudo certo!
Bom dia.
Tenho um empréstimo consignado no Itaú e acabei sendo dispensado do trabalho.
Minha dívida está gigantesca, o banco pode tomar minha casa para quitar a dívida????
Boa tarde, Wagner. O banco é impossibilitado de fazer a penhora da sua casa, se este for seu único imóvel. Recomendo que analise quais bens foram colocados como garantia no contrato de empréstimo.
Ola boa tarde. No caso de FIES, o nao pagamento, eles podem penhorar algum bem do fiador?
Olá, Lay. No caso de dívidas com o FIES, o não pagamento pode ocasionar na penhora de bens e no nome sujo do devedor.
Ola, fiz um empréstimo de 25mil na Nubank e paguei apenas 2 parcelas, pois fui vítima de uma piramide e nao consegui continuar pagando, tenho 1 carro e 1 casa no meu nome, eles podem pegar parte do meu salario ou tomar o dinheiro de meu outro banco?
Olá, Matheus! No geral, não é possível fazer qualquer movimentação na sua conta sem que a sua autorização seja dada em contrato. Assim, o que pode acontecer é uma decisão judicial que determine que para pagar a sua dívida seja retirada uma parcela do seu salário, entretanto, você será avisado disso.
Tenho dívida de emprestimo no banco itau de 13mil e cancelei a conta pra não descontarem nada nela. O probpema que arrumei emprego e mandaram abrir conta salario exatamente lá. Eles podem descontar desta conta? Ou tem como eu nao autorizar o desconto? Pois sei que se autoriza descontam até 35% do salário e nao posso ter esse valor descontado agora.
Olá, Carol. Em princípio, o banco não pode movimentar a sua conta sem a sua autorização prévia. Assim, cabe analisar se essa autorização foi dada no contrato do seu empréstimo.
Desempregada com dívidas de empréstimo de 45mil + 25mil no cartão de crédito só tenho a roupa do corpo e uso as coisas dos outros, sou andarilha de rua. Vendi na rua todos meus bens de casa. vão pedir o que de mim se não vou sair mais da marginalidade agora.
Olá, Mizyu. Em casos onde o devedor não possui bens não há muito o que possa ser feito. O banco entrará com um processo requerindo o pagamento da dívida e seu nome, provavelmente, ficará sujo até que essa seja paga, mas recomendo que leia atentamente o contrato de empréstimo.
Boa tarde, passei o meu cartão de crédito na minha própria máquina de cartão, e o valor está alto e não vou ter como pagar nem a primeira parcela, o que pode acontecer, tenho 2 carros quitados em meu nome e mais 2 em nome da minha esposa, podemos perder os carros?
Olá, Flávio. Se o seu carro for necessário para o exercício da sua profissão, este é um bem impenhorável. Se não for este o caso, o banco pode, sim, penhorar seus automóveis.
Olá , tenho uma dívida de 25 mil de empréstimo no nubank e 6 mil em cartão de crédito e não consegui pagar pois estou muito apertado, porém tenho um carro que faço Uber e tiro o ganha pão, eles podem tomar meu carro ?
Olá, Lucas. No seu caso, como a penhora do seu automóvel te impossibilitaria de exercer sua profissão, ele se torna um bem impenhorável. No entanto, recomendo que analise no contrato de empréstimo qual bem foi oferecido como garantia!
No caso eu ganho m no caso sou autônomoeu dinheiro como Uber, esse bem é impenhorável ?
Olá, Lucas. Sim, como você trabalha como uber é possível declarar o automóvel como impenhorável.
Tenho uma dívida de Capital de giro pelo BB de 40.000,00, e não tive como pagar, o banco pode tomar algum bem meu sendo que não tenho nada no meu nome ?
Olá, Daniel. Quando o devedor não possui bens em seu nome torna-se inviável o processo de penhora, assim, seu nome provavelmente ficará sujo até o pagamento da dívida.
Peguei dois empréstimos no banco BTG e deixei de pagar por não ter como pagar. Porém não tenho bens em meu nome é moro com minha mãe! Mesmo sendo uma dívida minha o banco poderia tomar a casa dela estando no nome dela? E se a casa dela não tiver não estiver no nome dela nem no nome de ninguém ainda assim eles poderia tomar a casa dela mesmo ela não tendo nada haver com a minha dívida com o banco?
Olá, Alisson. O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. No demais, a instituição não pode tomar bens que não estão no seu nome. Espero ter ajudado. 🙂
Oi, boa noite, tenho uma divida no banco do Brasil de 11 mil reias e daqui uns 4 meses a minha mãe vai passar o carro do nome dela para o meu, corro algum risco do banco do Brasil penhorar o carro,uma vez que já chegou a carta ameaçando?
Olá, Thiago. A penhora de carros varia muito, mas, no geral, se não impossibilita o exercício do seu trabalho, ele pode ser penhorado. No entanto, essa carta enviada pelo banco ameaçando a penhora infringe o Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que é somente após a causa ganha judicialmente que se define a penhora dos bens.
Boa noite, fiz um empréstimo no BB a mais de 7 anos no valor de R$ 150,000,00, Na época tinha uma empresa a qual quebrou e hoje vivo do salário do meu esposo, pois fiquei com depressão após tudo isso, e na época minha mãe de 80 anos assinou como fiadora, mas não informou bem algum, pois não pediram penhora de nada, eles me acionaram judicialmente em 2015 e até agora está lá o processo. ela tem um único imóvel, no qual possui 50% do mesmo, eu atualmente possuo 25% da parte do meu pai e meu irmão tem 25% da parte dele (no caso os filhos dele pois ele também é falecido) pois nosso pai já é falecido. Minha pergunta caso minha mãe venha a óbito o que acontece? No aguardo, com Urgência, e minha eterna gratidão.
Olá, Mara. Em casos de óbito a dívida não se extingue e o pagamento da mesma deve ser feito pela herança deixada pelo devedor ou, caso já tenha ocorrido a partilha, pelos herdeiros. No demais, o banco só pode tomar os bens citados como forma de pagamento no contrato, como esse não é o seu caso, seria necessário que a instituição ganhasse a causa judicial antes de penhorar o imóvel. Espero ter ajudado!
Gratidão pelo esclarecimento,🙏🙏🙏
Amigo bom dia. Tenho uma dívida com Bradesco de 35 mil de conta garantida. por cpf. Mas não coloquei nenhum bem em garantia. Eles colocaram meu nome no spc ja. Oque pode acontecer? Agora? Espero uma renegociação da parte deles? Essa dívida só aumenta ou derepente posso receber uma proposta mais em conta para pagar avista? Obrigado
Olá Dinho, normalmente as contas garantidas por cpf tem um limite de até 250 mil a cada 4 anos. Como seu nome já se encontra no SPC, sugiro que você entre em contato com o banco e tente entender os motivos de você não ter recebido algum aviso prévio antes de uma decisão extrema ter sido tomada. Acredito que com o diálogo das duas partes será possível discutir propostas e encontrar uma solução viável. Espero que dê tudo certo! 🙂
Financiei um carro pela BV , depois de 3 meses me mandaram um cartao de crédito, O financiamento do carro está em dia, já o cartão faz 2 meses que a fatura está em atraso. Hj chegou uma carta de um cartorio que iriam penhorar meus bens. Podem tomar o carro mesmo as prestações do carro estando em dia?
Olá, Thais! O banco não pode penhorar nenhum bem antes de entrar com um recurso judicial e ganhar a causa. Existe ao seu favor a lei da impenhorabilidade, que evita a perda de bens, entre eles, o único automóvel, caso esse seja o caso. Espero ter ajudado. 🙂
Fiz um empréstimo para terceiro em meu nome
E não foi pago faz 10 anos que tenho essa dívida
E hj tenho 2 imóvel 1 quitado e outro financiado
Posso perder um imóvel mesmo fazendo 10 anos essa dívida com banco
Olá, André. Caso você tenha feito um empréstimo com garantia existe o risco de perder o bem oferecido em contrato, mesmo que seja o último recurso. Caso não tenha feito, o banco tem o direito de entrar com um recurso judicial requerindo o pagamento, mas só pode tomar os bens após vencer a causa. Espero ter ajudado!
Boa tarde!
Tenho um apartamento financiado pela caixa a qual está em dia ,porém a entrada foi parcelada com a construtora e está em atraso a construtora pode tomar meu imóvel?
Olá, Jessica! A via de regra o bancos aceitam até três parcelas atrasadas antes de executarem a dívida e penhorarem o imóvel. Após isso o imóvel passa a pertencer a instituição e só retorna ao seu nome após o quitamento da dívida. No entanto, os bancos tendem a ser flexíveis nessas situações. Sugiro que se esse for seu caso você tente dialogar com o banco uma alternativa benéfica para ambas as partes. 🙂
Olá,
Tenho uma dívida de cartão de crédito e de um empréstimo, o banco envia mensagens extrajudiciais. Só tenho no meu nome um apartamento financiado com parcelas em dia e um carro quitado no meu nome, o juiz pode pedir a penhora do meu apto e meu carro mesmo sendo únicos bens?
Olá! Tudo bem?
Não. O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Eu tenho 2 emprestamos no banco pactual BtG e tbm to devendo o cartão. Porém não tenho bens em meu nome e moro com minha mãe, o banco pode tomar a casa dela?
Olá, Alisson! A via de regra o banco não pode tomar nenhum bem sem antes entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Mesmo após isso, a penhora dos bens só é possível caso o banco ganhe a causa judicial. Espero ter ajudado. 🙂
Boa noite, tenho dívidas com cartão de crédito e lojas Quer-Quero, onde fiz um empréstimo, hoje estou trabalhando e tenho uma moto no meu nome, eles podem me tirar?
Uso a moto para ir pro trabalho, só que o valor da dívida está muito alto e, por enquanto não consigo pagar…perco minha moto?
Olá! Tudo bem?
Não. O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Oi minha esposa está negativado recebemos uma carta para se apresentar com 15 dias no fórum.. temos um sítio porém o sitio n er escriturado só tem o papel de compras e venda agente pode perder esse sítio pode ser penhorado
Olá! Tudo bem?
Não. O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Olá Boa tarde, eu tenho uma dívida de 40 mil no cheque especial, mais 7 mil de cartão de crédito e 20 mil de um empréstimo consignado que fiz na empresa antes de ficar desempregado, todos com banco Itaú .. e ainda tenho um imóvel financiado com essa instituição, mas está em dia, o banco pode penhorar ou leiloar meu imóvel.. não posso outro imóvel só esse financiado que é onde moro com minha família
Olá, Arisvaldo! Tudo bem?
Não. O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Boa noite, devo 18 mil de cheque especial, 40 mil de cartão de crédito e alguns empréstimos no valor de 80 mil ao banco Itaú. Não tenho bens no meu nome. O banco pode penhorar meu salário judicialmente após alguns anos? Como poderia me proteger da penhora de salário?
Olá! Tudo bem?
Não. O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Olá fiz um empréstimo na conta da nubank de 12.500 estou com medo de não conseguir pagar …porém só tenho um bem que é minha casa e está no meu nome o banco pode me tomar ?
Olá, Samara! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Olá tenho uma dívida no meu cartão de crédito de mil Reais Que não consegui pagar qual é a melhor forma para pagar
Olá, Linda! Tudo bem?
Você precisa entrar em contato com a central de atendimento do cartão para solicitar uma renegociação da dívida.
Eu tenho dúvidas de cheques e emprestimos em vários bancos há mais de 6 anos… Se eu comprar uma moto e colocar no meu nome o banco pode tomar?
Olá, André! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Olá. Tenho um contrato de Empréstimo valor R$ 110.000. E devendo atualmente 50mil.
Minha dúvida tenho um único imóvel e único carro pode ter bloqueio judicial .
Olá, Janete! O único imóvel é um bem impenhorável, já o automóvel varia em cada caso, no geral, se é indispensável para o exercício do seu trabalho, também não pode ser penhorado. No entanto, recomendo que leia o contrato do seu empréstimo e analise quais bens foram oferecidos como garantia.
Tenho um emprestimo no nubank, de 22.000, não tenho como pagar, tenho uma casa, que na verdade foi um terreno que comprei e construi, porém na prefeitura ainda esta registrado como terreno, e não casa, e meu único bem. Podem penhorar? Por ainda esta cadastrado como terreno ma prefeitura e não casa?
Olá Ander. Sendo este seu único bem e sua úncia moradia, este se torna um bem impenhorável. Acredito que mesmo que o caso chegue a ser julgado, é possível facilmente atestar que você possui residência fixa no local. Entretanto, para evitar surpresas, recomendo que converse com um advogado. Espero ter ajudado!
Tenho 2 empréstimos 1 pela SIM e outro no Itaú, abri uma conta no Santander (no qual recebo o meu salário) que é dono da SIM, eles podem retirar o dinheiro da minha conta do Santander para o pagamento da empréstimo?, e tbm tenho um carro que estou pagando eles podem tomar o carro, eu não coloquei como garantia o carro
Não, Luiz, pois são entidades diferentes. De qualquer forma, essa informação pode também estar no seu contrato de empréstimo, não deixe de conferir. Sobre o carro, somente poderiam tomá-lo via processo judicial.
Boa tarde,
Meu marido quer comprar um carro com isenção pois ele tem direito por ter cardiopatia grave.
Gostaria de saber se ele pode perder o carro por uma dívida de banco.
Obrigada
Oi, Eliana! Sim, carro PCD pode ser penhorado, mas somente sob ação judicial. Essa condição também deve ser detalhada pelo oficial de justiça responsável por fazer a penhora.
tenho um divida com o bando do brasil de 147 mil, CDC e cartao de credito. Tenho um carro quitado em meu nome, porem não foi dado em garantia. Posso perder o carro pela divida ?
Não, Diego, somente se o banco te acionar judicialmente, o que aconteceria após diversas negociações.
Bom Dia,
Meu marido tem uma empresa de transporte, fez dois empréstimo na conta jurídica da empresa no banco Bradesco e está usado o limite da conta que já está negativa, acredito que não vai conseguir pagar. O que acontece se ele não fazer o pagamento sendo uma conta jurídica?
Olá, Bruna! Tudo bem?
O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Eu fiz empréstimo em meu cartão de crédito e não paguei tbm a fatura pq acabei ficando desempregado. A dívida gira em torno de 40 mil. Não tenho bens em meu nome. Posso ir preso por isso?
Olá, Alf! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
A legislação brasileira não prevê prisão por não pagamento de dívida bancária. A única situação em que a pessoa pode ir presa é no caso de não pagamento de pensão alimentícia.
Só vai preso por dívida de pensão alimentícia no Brasil.
Boa noite , fiz um empréstimo de 142 mil e não vou conseguir pagar, mas não tenho nada no meu nome . Eles pode penhora os bens de minha esposa?
Olá, Uelton! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Boa tarde! Eu acabei fazendo algumas dúvidas no cartão da minha mãe e não consegui pagar. No total são 200mil reais. Ela é aposentada e tem a casa no nome dela, ela pode perder a casa e o aposento do governo?
Olá, Feliciano! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Oi boa noite!! Se eu fiz um emprestimo pessoal no santander, valor que apareceu pelo aplicativo valor pre aprovado,e peguei uns 13 mil de emprestimo pessoal ,pelo aplicativo msm,a empresa que trabalhava que me indicou o banco porém fui demitido e nao tenho como pagar, depois de 5 anos o banco nao tem mais direito de me cobrar? Pode penhorar alguma herança no futuro?
Olá, Igor! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Boa Tarde, fiz um emprestimo consignado em maio de 2018, meses depois fiquei desempragada, estou recebendo mensagens dizendo que tem um bloqueio judicial programado em meu nome, mas o q devo fazer, continuo desempregada e nem tenho dinheiro em conta, a casa q moro é de herança do meu esposo, o que eles realmente podem fazer?
Olá, Lucinete! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Olá fiz um empréstimo pessoal sem garantia de 30 mil no Itaú e mais um de 20 mil no cartão Luiza. O banco pode pegar meu carro mesmo que não seja com garantia?
Oi, Jeferson! Nesse caso, somente por vias judiciais, caso você deixe de pagar as parcelas, mas é um processo bastante demorado e que envolve outras negociações antes.
Tenho dúvidas em vários cartões de créditos e aquele empréstimo pessoa do próprio cartão, não tenho como pagar, a casa que eu tinha passei pro nome da minha filha, moro na casa q está no nome da minha mãe, tenho um carro de trabalho. Corremos algum risco de perder algum imóvel?
Olá Igor, o banco normalmente cumpre um rito de comunicados e tentativas de renegociação antes de entrar na justiça para recuperar a dívida. A partir desse momento, os trâmites ocorrem na justiça e o mais recomendado é consultar um advogado para saber as possíveis consequências e soluções. Desejo que dê tudo certo!
Olá BOM dia,
Eu tenho um empréstimo do valor 86.000 fiz com um renda de uma fazenda, a Fazenda já foi para o judiciário ,eles podem também piorar a casa minha .
Olá Lúcia, o mais recomendado é questionar essa questão para o advogado que está representando sua causa. Existem leis e jurisprudências que podem ser usadas que são bem específicas, necessitando do conhecimento do profissional especialista, no caso, o advogado. Espero que tudo se resolva bem.
Boa noite, É pq meu amigo fez um empréstimo de 10 mil e não está conseguindo pagar, aí ele está pagando um terreno, será que ele tem perigo de perde esse terreno ???
Olá, Alex! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Ola boa tarde
estou devendo cartao de credito do itau, estou empregada, mas meu salário é a unica renda da familia. Eles me enviaram uma carta falando sobre penhora de bens se eu nao pagasse. Tenho um apartamento financiado pela caixa e fico com medo de impactar isso e também de bloquear meu salario. Eles podem fazer isso?
Olá Barbara! Os bancos, normalmente, fazem uma sequência de notificações extrajudiciais convocando os clientes a fazerem renegociações. Somente depois disso, e sem uma resposta do cliente, é que eles entram na justiça. Nesse caso, eles entrariam com um processo e, só se fosse julgado procedente, é que o bem seria penhorado. Aconselho, todavia, que você tente fazer uma renegociação com o banco expondo suas possibilidades para quitar o valor e não deixar a situação chegar até a justiça.
Bom dia. Minha esposa contraiu uma dívida de cartão de crédito. Temos contrato de união estável. Meu nome ficara comprometido também.
Olá Marcos,
Se seu CPF está vinculado ao dela considerando os termos do contrato de união estável, os limites de crédito podem ser comprometidos, mas não existe uma regra clara quanto a isso. Se você mantém suas contas em dia e não compromete sua renda mensal, a tendência é que seu crédito e nome do mercado permaneçam com bom status.
Fiz dois empréstimos no meu nome coloquei meu carro na garantia mais o meu tá financiado e não está no meu nome. Ele pode vim fazer busca e aprencao..
Olá, Michel! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Fiz um empréstimo consignado no banco e nao conseguir pagar tenho uma casa Só no contrato de compra e venda o banco pode me tomar.
Olá Gabriel, o empréstimo consignado é descontado diretamente do seu salário. Nesse caso, você não conseguiu pagar porque saiu do emprego? Nesses casos, os bancos fazem um acordo para que o restante da dívida seja debitado de outra forma. Já sobre a casa que você possui que está registrada apenas no contrato de compra e venda, a possibilidade do banco tomar ou não é uma questão judicial, sugiro conversar com um advogado que terá conhecimento mais claros sobre as leis.
Fiz uma hipoteca rural no valor de 50% da terra e atrasei 3 parcelas. Caso o banco tome a terra, terei dividas ainda com o banco ou ele ja quita a divida tomando a terra?
Leandro, é preciso ver no contrato da hipoteca como é feita a condução dessa penhora. Normalmente os bancos vendem o bem penhorado e, com esse valor, quitam parte ou integralmente a dívida do cliente. Mas cada caso é um caso, e o ideal é que você verifique no contrato mesmo.
Boa noite,
Tenho uma divida de 117 mil de cartão de crédito.
Eles me ligam falando que fiz uma renegociação. Porém n fiz.
Me enviaram uma carta falando que será levado a cobrança Judicial.
O que pode acontecer?
Oi, Thiago! Nesse caso, sugiro procurar um advogado para entender seus direitos e como proceder em relação ao processo judicial.
Ola eu recebia pensão por morte agora já sessou o meu tempo e essa pensão foi passado pro no nome do meu filho quando eu recebia o banco insistiu tanto pra mim fazer empréstimo pessoal e eu caí nisso agora estou devendo 30 mil reais e não tenho dinheiro pra pagar a única renda k tinha era da pensão e eu tenho uma moto em meu nome eles podem pegar pra pagar essa dívida
Oi, Lérida! O ideal seria fazer uma renegociação antes de esperar que eles te acionem por via judicial para tomar qualquer bem. Tenho certeza de que eles prefeririam negociar com você do que aguardar anos por um processo.
Olá tenho dois carros no nome um foi roubado e em atraso, o outro em dia.
Se ocorrer busca e apreensão do carro que está em atraso o banco pode penhorar pra pagar a dívida
Oi Vitoria, caso você não tenha dado o bem como garantia, o banco terá que acioná-la por via judicial antes, o que pode levar um bom tempo até que de fato resolvam tomar seu carro.
Boa tarde, eu tenho uma divida do cartão PAG! que está em torno de 4 mil, tenho uma moto antiga de 2007 em meu nome, honda biz, recebi uma cartão que se eu não pagar em 1 dia, vão abrir um processo e tirar meus bens, unica coisa que tenho de valor no meu nome é essa moto.
Eles podem empenhorar ela?
quem está enviando emails é a KITEI.
Jonas, tente fazer uma renegociação amigável antes, mas fique seguro que o processo judicial é longo e eles provavelmente não têm interesse em entrar nesse mérito. Com certeza estarão abertos a outras possibilidades de negociação.
Boa noite fis uma empréstimo na nubank fiquei desempregada e não tenho como pagar eles podem tomar minha casa que está no meu nome? Lembrando que eu não coloquei minha casa como garantia agradeço a atenção
Oi, Riane! Nesse caso, somente via processo judicial mesmo.
Olá. Tenho uma dúvida no cartão de crédito, empréstimo pessoal e cheque especial.
Estou desempregada não estou conseguindo pagar a dívida.
Tenho um apartamento no meu nome que também está no nome das minhas irmãs (somos em 3 proprietárias) o banco pode tomar esse apartamento mesmo estando no meu nome e de outras pessoas? (Minhas irmãs)
Oi, Roberta! Nesse caso, seria apenas via processo judicial. Procure o banco para explicar sua situação e tente uma renegociação, essa é uma saída bem mais amigável do que apenas deixar de pagar.
Minha mãe tem 2 processos trabalhistas contra a empresa dela e deve em 2 bancos, o pai dela (meu avô) faleceu. Minha pergunta é, pra ela receber a parte dela precisa pagar os processos e as dívidas do banco?
Ederson, não sei exatamente como te orientar nesse caso. Acredito que o melhor seria consultar um advogado dessa área para te ajudar.
Tenho um emprestimo pessoal no Itaú e não estou conseguindo pagar.
Recebo meu salário na cx economia.
Posso ter meu salario bloqueado ou retido
Olá, Alex! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Olá… Desde já agradeço a resposta.
Fiz vários empréstimos e usei o limite dos meus cartões, totalizando uma dívida total de 800.000,00. Sabendo que o banco pode entrar com pedido judicial, sendo que não tenho nada em meu nome. O juiz pode observar que houve uma atitude de má fé da minha parte? Existe alguma interpretação para tornar o caso cível ?
Olá! Bom, acredito que nesse caso o melhor seria consultar um advogado para saber como proceder com clareza e quais consequências você pode enfrentar nesse caso. Mas deixar de pagar uma dívida sem dar satisfações ao credor dificilmente é uma boa ideia, você pode tentar uma negociação ou renegociação que ajude a ajustar o pagamento de maneira que seja possível para você quitar a dívida, nem que seja a longo prazo.
Me mata essa dúvida, vamos supor que eu faça um empréstimo dando minha casa como garantia, minha casa vale 400 mil e eu emprestei 100 mil depois de alguns anos não consigo mais pagar as parcelas, o banco terá direito de ficar com a minha casa mesmo ela valendo quatro vezes a mais que o empréstimo?? E eu ficarei sem nada, perderei uma casa de 400 mil por uma dívida de 100 mil??
Oi, Odirlei! Como você deu a casa como garantia, acredito que sim, eles têm direito de executar o bem. O ideal seria fazer uma renegociação para que não houvesse risco de perder a casa, além de consultar um advogado para te orientar corretamente sobre como proceder.
Tenho uma dívida de cheque especial no banco. Eles podem pegar o meu salário CLT para pagar essas dívidas sem a minha autorização? Fiz uma negociação via boleto mas no contrato está como débito em conta sem a minha autorização. O que posso fazer nesse caso ? Vou ficar sem meu salário ?
Oi, Fabiano! Como o cheque especial é um empréstimo imediato, ele está sujeito ao desconto automático, mesmo. Provavelmente você acha essa informação no contrato da conta. O que você pode fazer é transferir seu salário para outro banco, assim ele não faz o desconto e você consegue pagar de acordo com a negociação.
A minha pergunta é um pouco tola, mas é só p tirar uma dúvida, já q não entendo nada disso: Se eu fiz um empréstimo sem garantia de bem nenhum e existe uma casa no nome de minha mãe, na qual moramos, e a casa não está no meu nome, o banco pode tomar essa casa?
Não pode, Tatiane.
Olá, meu pai tinha um carro que foi financiado por um banco, porém já foi quitado em outubro de 2020 e nesse mesmo banco ele pegou um empréstimo e acabou não conseguindo pagar negativando o nome dele, o banco pode tomar o carro?, mesmo ele sendo quitado ? Pois verifiquei agora e está constando como restrição financeira no site do Detran.
Olá, Robert! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Sugiro que entre em contato com um advogado, ele pode te orientar melhor.
Olá, tenho dois financiamentos pelo o mesmo banco, o carro as parcelas estão em dia mas o outro financiamento está em atraso. Eles podem pegar o carro para quitar o outro financiamento?
Olá, Julia! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Boa noite! Gostaria de saber se caso eu não conseguir pagar as parcelas do Fies, eles podem tomar a casa da minha mãe, que é minha fiadora. A casa é o único imóvel da família e é onde moramos atualmente. Obrigada!
Olá, Renalle! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Meu nome é Elvira fiz um empréstimo consignado pele prefeitura no banco do Brasil e já tem 1:não que não paguei mais as parcelas , já estou aposentada o banco via está me ameaçando e eu não posso pagar pois meu salário mal da pra comer ..o bem que tenho é apenas uma casa que moro com a minha família. O banco pode me tomar essa casa?
Não, Elvira. É preciso que um juiz determine que um bem seja usado para pagamento de dívida mas, especialmente sobre bens que são utilizados para subsistência, são resguardados.
Tenho um empréstimo em um banco devo em outro no cartão de crédito meu carro está financiado mais pago e dia posso perde o carro?
Olá, Nathiely! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Olá, fiz um empréstimo pessoal, porém não irei conseguir pagar nenhuma parcela, o banco pode tomar meus bens ?
Olá, Carla! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Eu moro com meus pais e tenho dívidas de cartão de crédito com alguns bancos. Estou desempregado e não tenho condições de pagar nem negociar minhas pendências no momento. Se algum desses bancos entrar na justiça para cobrar a dívida, ele pode pedir a penhora de algum bem dos meus pais? Não tenho bens em meu nome.
Olá, Roberto! Tudo bem?
Não. A penhora de bens só pode ser feita com um bem no nome do titular da conta.
Fiz um consignado, e me aposentei. Pararam de fazer o desconto. Eu fiquei algum tempo sem pagar. Eles entraram em contato e combinamos que eu iria renegociar a dívida, mas antes do prazo combinado, verbalmente, eles me acionaram. Entrei com defesa. Mas, por enquanto, há possibilidade de execução. Não é nenhum valor altíssimo. Mas não estou conseguindo negociar com o banco diretamente. O que posso fazer? Eles não podem tomar minha casa, acredito, pois não é financiamento imobiliário.
Pode me orientar?
Olá Heloísa, lamento pela situação. Se seu caso já está tramitando na justiça, precisa seguir o rito do processo. Porém, se é seu desejo fazer um novo acordo, pode deixar isso claro para seu advogado. Isso porque alguns bancos fazem “feirões” de acordos extrajudiciais para processos em andamento como o seu e, nessas situações, entram em contato com os responsáveis pelos casos (que seria seu advogado). Sobre tomar sua casa, o processo de penhora de bens é uma das últimas medidas e só pode ser realizado depois que a justiça reconhecer a existência da dívida, o que não aconteceu. Além disso, como o valor é pequeno, existem muitas outras possibilidades. De qualquer forma, por se tratar de uma questão judicial, seu advogado será o profissional mais adequado para tirar suas dúvidas! Espero que tudo transcorra bem.
Oi devo Po banco há mais de dês anos uma dívida de onze mil reais o banco pode tomar meu carro
Olá, José! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Devo um empréstimo a Caixa Econômica o Construcard há mais de 10 anos ela pode tomar o meu carro
Olá, Vania! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
bom dia..fiz um emprestimo de 20.mil ja paguei os 20 mil agr estou pagando os juros de 36 mil reais ..eles podem tomar meus bens..se caso eu nao pagar mais.. esse juros abusivo está muito alto…
Olá, Denise! tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Fiz um boleto no banco losango e na credipar fiz um empréstimo via boleto, quero comprar um carro mais tô com medo que me tomem pois estou devendo para eles, nesse caso eles podem tomar o carro que estiver no meu nome ?
Olá, Lucas! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Estou construindo pela caixa,e peguei um empréstimo em outro banco pra pagar umas coisas q não entra no financiamento mas agora me apertei não sei se vou dár conta de pagar isso pode me atrapalhar na averbação da casa?
Olá, Audair! Tudo bem?
o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Sugiro que tente renegociar o valor do financiamento.
tenho um emprestimo consiguinado de 100mil e nao vou conseguir pagar o resto eles podem pegar minha motoe minha casa ????
Olá, Milena! Tudo bem?
Não, o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Olá eu tenho uma dívida de cartão de crédito. E tenho um terreno rural que ganhei de herança e ele é pequeno.no entanto estou desempregado e não tenho como negociar minha dívida.entao eu queria saber se o banco pode me tomar esse meu terreno que eu ganhei de herança?
Olá, Carlos! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Tenho um carro financiado pelo o mesmo banco do meu cartão de crédito se eu não pagar o cartão de crédito ele pode pegar meu carro ou até mesmo pegar todo dinheiro que já paguei do financiamento
Olá, Brayan! Tudo bem?
Não, o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Tô querendo comprar um imóvel, porém este imóvel a maís de 20 anos atrás foi confiscado pelo banco do Brasil, por dívida aonde este imóvel foi dado como garantia os donos do imóvel voltaram a casa sem pagar a dívida, será que depois de 20 anos essa dívida caducou?
Olá, Everaldo! Tudo bem?
Acredito que esse artigo pode te ajudar: https://www.idinheiro.com.br/financaspessoais/divida-caduca/
Amigo fiz um empréstimo de 20 mil reais e não sei conta de paga tenho um carro financiado em meu nome o banco pode tomar o empréstimo que eu fiz e de uma empresa empréstimo sim
Olá, Cláudio! Tudo bem?
Não, o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
olá,
estou com divida em dois bancos, já em um valor aproximado a 40mil.
tenho um terreno financiado,(57x ainda para pagar) onde esse estou honrando a divida,
ou seja o terreno ainda esta em posse da construtora. o banco pode tomar esse terreno, ou o que ja foi pago dele?
Olá, Leandro! Tudo bem?
Não, o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Tenho uma divida de empréstimo e cartão de crédito na nubank , e um financiamento que está em dia no Santander , tenho algum risco de perder o carro ??
Olá, Alex! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Peguei 4 impetimos pessoal de 35 mil cancelei mas nao paguei
posso pder meu carro que trabalho com taxista
Olá, Silvio! Tudo bem?
Não, o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Bom dia fiz uns empréstimo pessoal e gastei muito no cartão de credito mas não consegui pagar devido a falta de serviço por causa da pandemia mas tenho um carro somente e um imóvel me mandaram. Carta dizendo que ia bloquear meus bens isso e possivel e queria saber o tempo que caduca a dívida e se ela caduca mesmo…
Olá, Cleber! Tudo bem?
Não, o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Sobre a dívida, acredito que esse artigo pode te ajudar:https://www.idinheiro.com.br/divida-caduca/
Tenho dois empréstimos em dois bancos que dá uns 30 mil… não consegui pagar por falta de emprego.. mas tenho um carro. Sera que eles tem como tirar o carro como falta de pagamento?
Olá, Otavio! Tudo bem?
Não, o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Tenho um caminhão no meu nome que eu trabalho com ele fiz iz um emprestimo pessoal será que eles pode tomar o meu caminhão
Olá, Fabricio! Tudo bem?
Não, o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Boa noite! Tenho empréstimo e cartões não pagos na caixa econômica, tenho um imóvel quitado que ainda está em meu nome, porém vendi mas ainda estou recebendo as prestações. Recebi uma monitória dizendo que se eu não pagar a dívida vão penhorar meu bem( que a princípio já não é mais meu mas a escritura ainda está em meu nome). Eles podem tomar o imóvel? Mesmo tendo um documento registrado em cartório que a casa já foi vendida? Obrigada.
Olá, Lucilene! Tudo bem?
Primeiramente, acredito que você precisa entender o processo de bloqueio judicial por dívidas. O banco pode entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens que estão no seu nome.
Boa tarde
Tenho um imovel quitado (alugado para terceiros) e outro financiado (onde moro), devo cheque especial e emprestimos, no caso de penhora qual imovel o banco pode tomar? Obrigada desde ja
O imóvel já quitado, Kely.
Boa tarde , tenho 2 empréstimos em um banco que estão sendo pagos em dias e estou devendo só a fatura do cartão de crédito ,mais eu fui amortizando mensalmente , eles querem renegociar toda dívida ,inclusive a que não está em atraso ,o cartão total ficaria 4.300 , e em atraso tem pouca quantia ,eu quero renegociar em um valor mais baixo e com o outro empréstimo que não está em atraso , mais eles querem entrada, E ameaçam em cobrar na justiça e bloquear todas as minhas contas ,mais isso eles fizeram no primeiro mês de atraso, o que posso fazer nessa situação?
Olá, Patricia! Tudo bem?
Primeiramente, acredito que você precisa entender o processo de bloqueio judicial por dívidas. O banco pode entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Sugiro que entre em contato para tentar uma renegociação com o banco.
Dessa forma, para que isso não aconteça, sugiro que tente renegociar o valor novamente. Vá até uma agência e tente renegociar de outra forma… Nesse artigo listamos algumas dicas que podem te ajudar: https://www.idinheiro.com.br/financaspessoais/como-sair-das-dividas-rapidamente/
Boa sorte!
Oi! Tenho um empréstimo de 30 mil, não estou conseguindo pagar. Depois de quanto tempo o banco pode tomar meus bens? Tenho 80 mil num outro banco, que está aplicado. Eu posso ter esse dinheiro tomado para quitar a dívida?
Olá, Rosa! Tudo bem?
É difícil falar em prazo para que o banco solicite a penhora de bens.
O banco pode entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora dos seus bens.
Boa noite..
Tenho um apartamento financiando no Banco do Brasil pago em dias e um carro pelo consórcio Bradesco pago em dia.Fiz um empréstimo pelo Bradesco de 35mil( pelo App do banco) e usei o cartão de crédito no valor de 15 mil,não paguei nada porque fiquei desempregado.Nao penhorei nada,o banco pode tomar meu apartamento ou carro??
Olá, Silva! Tudo bem?
Não, o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Bom dia,
devido a pandemia não estou conseguindo pagar meus cartões e nem um emprestimo de crédito unificado. minha dúvida é: tenho 2 carros financiados com o mesmo banco onde estou devendo, porém os carros estão sendo pagos em dia, o banco pode tomar esses carros mesmo eles não estando atrasados?
Olá !!!
Bom dia!!!
Tenho algumas dívidas no cartão de crédito e tambem empréstimos de crédito pessoal, não estou conseguindo pagar, o banco ou financeiras podem penhorar ou tomar algum bem q possuo caso nao consiga pagar ?
Oi, Silas! A princípio, não é possível o banco tomar qualquer tipo de bem sem que seja por meio de processo judicial. Mas, caso tenha alguma dúvida, aconselho consultar um advogado da área.
Flávio…
Tenho uma casa financiada um carro financiado e estou com cartão de crédito em atraso qual a possibilidade deles penhorar os bens que ainda não são meus pois estão financiados.
Oi, Bruna! Em relação às dívidas do cartão de crédito, como dito no texto, o banco não pode tomar nenhum bem seu, a não ser por uma decisão judicial, que pode levar alguns anos. Porém, em caso de atraso nas parcelas do financiamento, como a garantia é o carro ou a casa, daí, sim, eles poderão tomar o bem.
Tenho uma dívida com um banco, cartão de crédito e cheque especial. O valor total é de R$20.000,00 reais. O pagamento que entra no banco é de de minha aposentadoria, tenho 74 anos, uma casa onde moro com minhas filhas e 5 netos, menores. Fiz uma portabilidade para outro banco. Se eu não pagar os R$500,00 reais que pago todo mês para um total de 42 parcelas, já paguei 3 parcelas de uma nova negociação, pois a anterior de 72 parcelas eu havia pago 10 de R$ 600,00 na primeira negociação. Pergunto: Se eu não pagar as parcelas restantes, o banco pode retirar da minha aposentadoria o valor da parcela antes de encaminhar a portabilidade para o outro banco?
Sem a sua autorização, não, Paulo. Não importa o valor.
Fiz um empréstimo em junho do ano passado no valor de 4 mil,e falei do apto da minha mãe como garantia.
Nesse caso o banco pode tomar o apto dela,
Eu não tenho nada em meu nome.
Isso pode acontecer?
Se o imóvel está como a garantia do empréstimo, sim, o banco pode tomar o bem.
Boa noite minha mãe fez um financiamento de um carro para um neto o mesmo pagou o carro um ano depois vendeu para outra pessoa que se responsabilizou em pagar a dívida com contrato em cartório e tdo
Porém essa pessoa sumiu não conseguimos mais localiza lo e já temparcelas atrasadas
Gostaria de saber se podem bloquear a aposentadoria da minha mãe
Não, Jaqueline. O banco não pode tomar nada que não seja autorizado por vocês ou judicialmente.
Oi financiei uma casa gostaria de saber se eu não pagar eles podem tirar minha casa
Sim, Luisa, pois enquanto você não quitar o financiamento, a casa é de propriedade do banco e eles podem, sim, tomar o bem.
Oi financie um carro queria saber se eu não pagar e ele entrar em busca e apreensão eles podem tirar a minha casa?
Olá, Luisa! Tudo bem?
O banco não pode tomar a casa. O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Devo em 3 cartões de credito e cheque especial falta 3 parcelas para quitar o carro da mesma financeira eles podem tomar o veiculo assim que pago ?
Olá, Williams! Tudo bem?
Não. O que o banco pode fazer é entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens do devedor.
Olá, boa noite,
Fiz um financiamento imobiliário pela caixa econômica federal, ainda não me entregaram as chaves, pois está em construção. Gostaria de saber se eu não pagar as parcelas do financiamento a caixa pode tomar algum bem meu, como carro, para pagamento dessa divida, mesmo sem eu ter recebido a casa? Já fui na caixa, pedindo o distrato, porém ela se nega a fazer o mesmo.
Olá, Anderson! Tudo bem?
Não. O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
ola, fiz um emprestimo de credito pessoal, e usei o limite de alguns cartoes, totalizando 300mil de dividas, paguei algumas parcelas e agora nao consigo mais pagar. o emprestimo nao dei nada como garantia.
tenho uma casa financiada com esse banco (todas as parcelas estao em dia), eles podem tomar esse imovel quando terminar de pagar? podem cobrar a divida do meu marido? fiz a divida so no meu nome, e na minha conta corrente individual
Olá, Diana! Tudo bem?
O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Nesse caso, só entram os bens no seu nome.
Eu tinha um cartão com um banco, atrasei algumas faturas e o banco realizou um consignado sem meu consentimento alegando que seria para quitar a divida do cartão.
A dívida do cartão era de 10 mil já o consignado foi parcelado e gerou uma divida de 20 mil. Isso é legal?
Olá, Davi! Tudo bem?
No seu caso, sugiro que entre em contato com um advogado. Ele pode te orientar melhor.
Olá sou Junior , tinha um emprego bom, e vários limites com bancos e ai perdi o emprego e usei os limites, cartões e empréstimo, e agora não estou conseguindo pagar pois consegui um emprego com o salário 5 vezes menor e vou tentar negociar e eles oferecem a parcelas altas e não tenho condições de pagar, a minha dúvida é se eles podem tomar minha casa para pagar a divida
Olá, Junior! Tudo bem?
O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Olá Boa tarde, desculpe o incômodo, gostaria de saber assim eu tenho uma conta na Embracon vai fazer 5 anos e não tenho a condição de pagar porem a proposta é só avista ou em 2 vezes o problema é que tem fiador incluído me de uma dica como faço se não pagar logo meu fiador pode perder sua casa ?
Olá, Romário! Tudo bem?
Nesse caso, o banco pode entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens do devedor.
Por isso, sugiro que tente entrar em contato novamente com a empresa para tentar renegociar a dívida.
Olá Flávio,me tire uma dúvida por favor,minha esposa e eu financiamos uma casa pelo minha casa minha vida,em momento algum coloquei minha moto já quitada como alienação fiduciária,e hoje fazendo o agendamento do CRLV 2020 descobri que a mesma está nessa situação,a pergunta é: a caixa pode fazer isso sem meu consentimento????
Tenho carro no nome da minha firma estou com financiamento e cartão de crédito em divida e cheque especial podem tomar o carro uso para trabalhar
Olá, Carla! Tudo bem?
O banco não pode tomar o carro. O que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Tenho uma casa financiada pela caixa meu marido deve ao banco por outros motivos mas pagamos as prestações da casa em dia eles podem nos tirar a casa?
Não, Poliana. O que o banco pode fazer é entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida.
Flávio eu fiz um empréstimo no banco R$ 30.000,00, pra investir na empresa, estava pagando , só que não deu certo, as coisas foram se apertando, e aí optei em fechar a empresa, e também cancelei meu cnpj, pra não gerar mais dívidas, porque não tinha mais como manter, hoje não tenho mais nada, não consigo pagar o empréstimo, tenho um apto que está em meu nome é do meu marido e outro apto financiado, que passei para meu cunhado porque não tinha como pagar.
Eu pergunto , o Banco pode tomar meu apto quitado e e o outro apto que foi financiado? Sendo que no empréstimo não coloquei nenhum dos apto como garantia.
Olá, Leonice! Tudo bem?
Não pode. O que o banco pode fazer é entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens do devedor.
Eu tenho uma divida com cartão de credito nubank meu imite era 8 mil e poico e agora estão cobrando 12 mil e pouco e eu não consegui pagar e estou com nome sujo ai agora fui demitido e com meu acerto qro comprar uma moto no valor de 2.500 e queria saber eles pode tomar monha moto? Seria bom eu por no nome da monha esposa?
Olá! Tudo bem?
O que o banco pode fazer é entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens do devedor.
Olá, fiz um empréstimo consignado no valor de 40 mil mais não conseguir pagar, o banco pode tomar meu imóvel de família?
Tomada de bens depende de justiça, e consignado tem regras específicas. Verifique seu contrato.
ola, tenho dividas de emprestimos bancarios, e so possuo uma casa de doação de usufruto, onde é vitalicio a meus pais , o banco pode tirar a casa ?
O banco não tira simplesmente. Há um processo todo envolvido e o juiz resguarda certos bens que interferem diretamente na dignidade e subsistência do devedor.
Boa tarde!
Fiz empréstimo em um banco , pagando algumas prestações. No decorrer do Período deixei de pagar as prestações. Tive alguns problemas pessoais e financeiros.
Como é de costume ( burlando a lei do código de defesa do consumidor – venda casada ), todo empréstimo é liberado pela instituição financeira juntamento com um seguro para casos diversos , como o não pagamento.
Como fica esta situação? Qual a finalidade do seguro, se não cobre a divida? Sendo que a instituição te cobra a divida, mesmo sabendo da situação.
É difícil dizer, Roberto.
Veja na apólice exatamente o que cobre ou não. Problemas financeiros não deve ser exatamente uma cobertura, se for algo mais específico como algumas doenças, perda de renda etc, pode haver alguma.
E, em alguns casos, o seguro é permitido e até obrigatório, como nos financiamentos imobiliários.
Boa noite
Tive um veículo q foi tomado pelo banco pq estava com as parcelas atrasadas, mesmo após levarem o veículo, continuo devendo p banco, se eu comprar outro carro à vista e colocar em meu nome, o banco pode tomar esse veículo p cobrir a dívida daquele q foi apreendido?
Não. Caso não efetue o pagamento da dívida, o banco terá de entrar com ação etc…
Boa tarde,vendi uma moto que estava no financiamento em 2009 , mas a pessoa não pagou ele não tinha habilitação e moto foi presa,meu nome foi pro SPC e depois de 5 anos foi limpo .Agora uma empresa de cobrança vem me ligando querendo fazer acordo , e disse que se eu não fizer o banco irá entrar com processo e bloquear cartões e penhorar bens isso é possível?
O fato de o nome ser limpo não extingue a dívida e o banco irá cobrar com os meios legais, obviamente.
Bom dia. Realizei a compra de apto, já tendo o registrado em meu nome. Todavia, eu e os demais adquirentes dos aptos do prédio, tomamos ciência de que uma instituição financeira busca alguma forma de constrição dos bens para pagamento de dívida, que até então não se sabe se foi entre construtora e alienante fiduciário ou dono do prédio e alienante fiduciário. Sei que no primeiro caso, é cabível embargos de terceiro. E no segundo, qual a defesa em sendo os imóveis garantias da hipoteca ou empréstimo? É possível a constrição nos bens já registrados em nome de terceiros adquirentes?
Boa tarde, me ligaram e me deram uma oportunidade de pagar minha divida com a caixa porém, consegui um emprego a um mês e ainda não tenho como fechar um acordo com eles. Então me mandaram uma msg em meu celular dizendo que um inspetor iria na minha casa para avaliar meus bens. Esta correta essa atitude deles? O que eu devo fazer agora…
tenho uma divida caixa E. federal de 55.000 mil reais já esta em processo judicial , posso peso perder único imóvel.
empréstimo CDC e cheque especial.
Fiz um empréstimo de 260 mil no banco não consegui pagar mas tenho casas de aluguel .. o banco ou judicialmente pode requerer meus bens ?
Com o banco entrando na justiça para requerer o pagamento, o juiz analisará seu patrimônio e capacidade de pagamento para decidir se pode ou não se utilizado.
A casa esta financiada em meu nome e nome do ex, se não for paga a casa ela vai à leilão, isso? Tenho um carro e uma moto no meu nome, o banco pode penhorar se caso o financiamento da casa não for pago? Ou a propria casa é a garantia de pagamento da dívida?
Em financiamento imobiliário, a casa é a garantia de quitação do empréstimo.
Boa tarde amigo. Peguei um empréstimo no meu cartão de crédito comecei a pagar mas fiquei desempregado e não consegui mais pagar esse empréstimo. Estou desempregado e não possuo nada de bens. O que pode acontecer?
É difícil dizer o que irá acontecer, exceto que os juros deixarão sua dívida muito cara.
Olá boa noite. fiz um empréstimo de 30 mil ni banco não paguei nenhuma eu corro o risco de perder meu imóvel o único bem que tenho.?
O banco pode requerer judicialmente a dívida, e, depois de um processo, o juiz define se há algum bem que pode ser penhorado.
É possível ter a poupança confiscada por um financiamento de veículo com prestaçães atrasadas?
Em que altura isso acontece?
Normalmente, a garantia é o próprio veículo. O mais provável é que tomem o veículo que, na maioria dos casos, ainda é do banco até quitação.
Estou com pronf sem pagar o banco do Brasil eu corro risco de perde minha propriedade? Se vier acontecer leva quanto tempo?
Tenho um lote financiado pela Caixa onde moro e uma casa financiada pela caixa.estourei meu cartão de crédito 20 mil reais.nessa falta de pagamento do cartão essa casa que está financiada corro risco de perder por causa do cartão de crédito?
O banco pode solicitar o pagamento através de seus bens na justiça, sendo que pode ser incluído a entendimento do juiz.
Olá.
por favor, qual seria o enquadramento jurídico na situação da locação de um imóvel?
Se eu locar um imóvel dando como garantia minha casa (único bem em meu nome), o locador poderá tomar minha casa como pagamento de atrasos no aluguel?
Hoje há uma dívida com o Bradesco relativa a cheque especial. Tenho uma moto que daria para cobrir a dívida, mas não consegui vende-la até o momento (há meses que tento e sem sucesso).
Posso oferecer a moto ao banco como forma de quitação da dívida?
Ressalto que o valor dela é maior que o da dívida. O banco teria que me devolver algum dinheiro.
Esse tipo de negociação é possível?
Obrigado.
Pouco provável.
Verifique se não é mais vantajoso vender a moto em valor abaixo do mercado e assim evitar que os juros de sua dívida aumente muito. Você pode estar perdendo mais dinheiro com os juros do que com a desvalorização da moto.
Olá, gostaria de sanar uma dúvida. Tive meu carro que estava alienado apreendido após uma ordem de busca e apreensão solicitada pela financeira. Porém ainda restam valores a serem pagos. A financeira pode solicitar a penhora de algum de meus bens como forma de quitação destes valores? Obrigado pela atenção.
Se sobrarem débitos, poderão tomar medidas necessárias para quitação.
Oi Flávio, tenho 50% de casa com minha irmã só quem mora lá e minha mãe e minha avó, uma chacazinha dividida com a minha irmã também, e que também é de uso e fruto da minha mãe para criar gado e tenho um apartamento financiado no meu nome, por conta de um descontrole meu não consegui pagar a fatura do meu cartão, pois ou era a parcela do apartamento ou a fatura do cartão, parcelei mas mesmo assim com os juros altíssimos não estou conseguindo pagar mais e já faz 2 meses, recebi uma carta do banco falando que vão penhorar meus bens, será que mesmo tento minha irmã como dona da metade dos meus bens, tenho apenas o meu apartamento, e possível essa penhora?
O banco vai entrar na justiça e o juiz definirá o que pode ou não ser penhorado para quitar a dívida, obviamente, na proporção do que lhe pertence e da dívida.
O melhor é procurar o banco para um acordo antes dessa situação.
Olá Recebi essa carta de ameaça de retirada dos meus bens por ter dívida em um cartão de crédito Bradesco, já que é ilegal essa prática de ameaça ao consumidor….. Eu posso jogar o banco na justiça?
Olá, Francisco! Tudo bem?
Sugiro que entre em contato com um advogado para verificar.
Boa noite já paguei mais de 70% do valor do meu apto só que fiquei desempregado e não estou pagando e só tenho esse imóvel no meu nome eles podem tomar??
Financiamento imobiliário tem o imóvel como garantia, assim, ele é do banco até a quitação.
Fiz um empréstimo de 15 mil pelo aplicativo do Bradesco, porém sai do meu emprego e estou sem trabalho.
E antes disso comprei um carro pelo Bradesco por financiamento mas eu já quitei há mais de 2 anos, porém eles não deram baixa para o Detran e o carro encontra-se como alienado pelo Bradesco.
Caso eu não posso pagar essa dívida o banco pode tomar o carro para quitar a dívida mesmo ele somente alienado e quitado?
Olá, Joao! Tudo bem?
Não. o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Olá, minha mãe tem uma dívida no banco de mais de 7 mil feita no cartão de crédito, caso ela não pague a dívida o banco pode tomar o carro que está no nome dela? O carro não tem nenhuma pendência
O banco não toma bens diretamente, é preciso que a dívida chegue na justiça.
Neste ponto, o juiz avalia o que pode ser usado para quitar os compromissos.
Eu tenho uma dívida de cheque especial. Gostariabde saber se o banco pode penhorar o meu consultório, que eh a fonte do meu sustento.
Não é o banco quem penhora, é o juiz depois de tratativas de negociação.
O juiz avaliará tudo isso, baseado em sua capacidade de pagamento, seu sustento etc.
a partir de quantos mil em dividas com emprestimos e cartao de credito que o bco entra com acao judicial
Não existe esta regra.
Boa noite minha sogra deve ao banco do brasil emprestimo consignados sendo que ela mudou de banco e recebe a pensão em outro banco e os empréstimos não vem mais no contra cheques ela corre risco de perder bens ou a pensão?
Então não deve ser consignado, mas pessoal.
Se o banco tomar as medidas para pagamento da dívida, pode haver penhora de bens.
Olá boa tarde! Se eu tomar um empréstimo de valor pequeno, e se por acaso não ter condições de pagar depois, perderei algum bem? Tipo minha casa ou carro? Quais os riscos?
O banco precisa entrar com uma ação solicitando o pagamento antes, mas obviamente, a medida tomada pelo juiz é proporcional ao pleiteado.
Boa Noite
Eu e minha esposa compramos um apartamento pela caixa economica federal e Infelizmente eu tive contratempos financeiros e no momento devo 1 cartões de crédito, todo o limite da minha conta e ainda não vou ter como pagar o empréstimo de várias parcelas que fiz há alguns meses…a única cpisa q está em dia é parcela do financiamento desse apartamento que foi feito pelo mesmo banco mas em outra agencia.Em nenhum dos empréstimos ou dívidas assinei nada como bens em garantia.Mesmo assim, o Ap financiado que paguei 60 pode ser tomado pelo mesmo banco por cauda destas outras dívidas?
Depende. É preciso entrar com uma ação na justiça se for este o caso. Não se toma apenas o bem assim.
Recebi uma comunicação extrajudicial do Bradesco dizendo que pode ocorrer penhora de bens caso eu não pague minha dívida de cartão de crédito, porém o único bem que eu tenho não está em nenhuma garantia minha com o banco, eles podem penhorar mesmo assim?
Dependendo da determinação do juiz, sim. Depende do entendimento.
Se o bem for em nome da esposa? E a divida em nome do marido?
Pode depender do regime de comunhão.
Ola. Tínhamos uma micro empresa que foi fechada. Ficaram dívidas no cheque especial. Renegociamos, porem nao tivemos condições de pagar por serem juros abusivos. Entramo apenas com nossos nomes. Meu ex sócio possui um imóvel que depende como renda. O banco pode enpenhorar esse imóvel?
Essa penhora depende de uma longa ação na justiça. O banco pode solicitar o levantamento dos bens para pagamento. A decisão sobre o que entra ou não, dependerá do juiz.
No caso de divida de cartão e emprestimo pessoal em nome do homem casado afeta a esposa?
Depende do contrato assinado. A princípio, não.
Flávio
Tenho uma dívida no cheque especial pela pessoa jurídica, hoje tenho um carro quitado que esta no nome da empresa. Recebi uma carta de um escritório de advocacia informando que os bens da empresa serão penhorados para o pagamento da dívida. Hoje estou como CLT e uso o carro para trabalho. Eles podem tomar o carro para o pagamento desta dívida, esse escritório tem competência para tomar tal ação?
Se o carro é patrimônio da empresa, poderá ser usado conforme determinação do juiz para pagamento.
Em um empréstimo consignado, a pessoa perde o emprego e fica sem renda, existe a possibilidade de penhora de bens?
O banco irá recorrer a todos os meios para ter o pagamento cumprido.
Quando o devedor do cheque especial é um idoso de 78 anos o que acontece ? Qual seria a provável avaliação do juiz sendo a casa usufruto para os filhos?
Não dá para dizer.
Depende do tamanho da dívida, negociação com o banco, outros bens etc.
Eu fiz dois empredtimos um faltava 2 parcelas e o outro nao conseguir nem a pagar por causa de problemas pessoais que tive que resolver ai me mandaram uma mensagem dizendo que etraram em esecuçao com meua bens a minha casa nao é minha é da caixa e liguei pra resolver falaram que o banco central pode debitar em conta isso pode acontecer?
Olá, Adriana! Tudo bem?
Nesse caso, você deve aguardar o processo ser concluído na justiça. Somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens do devedor.
Boa noite
Tudo bem?
Tenho uma divida no valor de 900 mil de empréstimo, paguei 4 parcelas porém não estou conseguindo mais arcar com os pagamentos, os empréstimos foram feitos em nome de pessoa física e na jurídica.
A dúvida é corro o risco de ser presa ? Ou responder processo criminal?
Não tenho bens (Imóveis e nem automóveis).
Infelizmente diante da situação que passamos a dois anos atrás minha vida financeira virou uma bagunça.
E além de tudo moro de aluguel.
Olá Daniela! Não, a constituição brasileira não permite que alguém seja preso por possuir dívidas não quitadas, entretanto, as empresas podem entrar com processos contra você. No caso de não possuir bens, fica a cargo do juiz decidir meios alternativos para o pagamento da dívida, geralmente uma porcentagem do salário. Espero que dê tudo certo!
Estou com uma divida de cerca de 80mil reais de emprestimos no nome da empresa, que esta eu e minha ex mulher de socios, porém estamos divorciados.
Moro em um sitio com 11hectarias em meu nome, uso o terreno para criar vaca leiteira(10animais), minha ex mulher mora na cidade e tem apenas a casa(paga) em seu nome e um carro ainda financiado, as prestaçoes estao atrasadas a 6 meses ja recebi cartas do banco sobre açao judicial.
Minha duvida é, o banco pode tomar o sitio onde moro ou a casa de minha ex mulher?
Não é o banco quem toma, mas um juiz que avalia os bens e determina o que pode ou não ser utilizado para quitar as obrigações com o credor.
Na matéria tem algumas sugestões do que pode ou não ser, Cristofer.
No caso de ação judicial para pagamento da divida, a partir de que momento o bem fica bloqueado? No caso se assim que eu for informada da ação judicial eu tentar tirar o carro do meu nome ele pode já estar bloqueado?
O juiz é quem dá a ordem, Mari e o bloqueio de bens acontece quando não há acordo.
Em casos de financiamento, esta ação pode interferir em seu crédito.
Olá amigo, Tenho uma dívida de cartão de crédito que deu entrada no Serasa em 2012. Depois de 05 anos a dívida saiu do Serasa. Porém a empresa que comprou a dívida vem me cobrando juros abusivos desde 2012. Essa semana recebi um e-mail desta empresa dizendo que colocou meu nome no protesto. Gostaria de saber se minha dívida com cartão de crédito prescreveu com 05 anos? E mesmo saindo do Serasa pode voltar com a mesma dívida em virtude desse protesto? Obrigado!!
A dívida não prescreve simplesmente porque seu nome saiu do Serasa.
Veja esta matéria.
Solicitei crédito em conta de 1000,00 reais, mas com os juros o total da dívida é de 3500,00.
É menos que o valor do imóvel que eu moro, obviamente. E não dei o mesmo como garantia.
Está pra eu começar a pagar as parcelas em junho.
Se eu não pagar,eu corro o risco de perder o meu apartamento?
É o único bem que eu possuo.
E eu estou sem emprego.
Não é simples assim, Juliana.
Mas o banco pode solicitar medidas judiciais para você quitar a dívida.
A dívida de empréstimo com banco não se extingue no prazo de 05 anos ?
Após esse 05 anos passados o banco não pode mais cobrar a dívida e é obrigado a limpar o nome do devedor do SPC e SERASA ?
Não, 5 anos seu nome sai do SPC, mas não quer dizer que está livre da dívida. Veja este outro texto.
Tenho 2 empréstimos com o BB (um deles Finame) e agora estão impagaveis. Outras dividas e empréstimos estou dando conta. Falaram em penhorar as máquinas da loja , todavia se eu não tiver como trabalhar, aí sim jamais será negociado esse pgto. O maquinário não paga nem 15% da dívida. Eles podem mesmo assim penhorar ?
É preciso entender as garantias oferecidas, Erica.
Esclareça com um banco ou procure um advogado.
Também não podem ser penhorados os salários, rendimentos relacionados a investimentos para a aposentadoria e pensões. Livros, máquinas, ferramentas, utensílios, ou outros bens necessários para o exercício de qualquer profissão também entram nesta lista
Tinha dois consignados descontados mas o contrato finalizou em dezembro 2017 ,um de $500 outro de $1200 , estou desempregado. Não tenho condições de pagar. O que faço era servidor contratado
É preciso renegociar com o banco, Rafael.
Ola, tenho uma dívida de 4mil com o banco, e tenho um carro no valor de 10 mil quitado no meu nome,o banco pode pegar meu carro ?
Dê uma lida no texto, Igor. Nele explica as várias situações em que o banco pode ou não tomar algum bem.
peguei um impretimo de 20,000,00 mil paguei uma e nao tive condiçoes de pagar o restante o banco pode penhorar algo meu tipo um carro q ja ta quitado ha mais de 2 anos
Conforme as instruções da matéria, pode existir a possibilidade.
Ola. Recebi uma notificacao do Banco que se eu nao pagar a divida do cheque especial bem como emprestimos realizados, será penhorado meus bens. Tenho somente 50% de um imóvel com meu irmão. E um valor alto em outro banco. Li que se for so um imovel nao sera penhorado e a conta de outro banco com saldo? A justica pode penhorar mesmo sendo de bancos diferentes?
Sim, o juiz avalia os bens e o que está na lei para penhora.
Depositei 1000,00 num banco numa conta poupança que tenho. É provável que uma financeira de outro banco penhore esse valor para quitar dividas de menor valor?
É preciso a decisão de um juiz.
Comprei um veículo e paguei metade das prestações. Acabei atrasando duas prestações e o banco me ligou alegando que o veículo já estava em busca e apreensão. Não quiseram acordo e pediram a entrega do veículo amigavelmente e disseram que meu nome ficaria limpo.
Isso à 6 anos atrás.. Hoje estão ameaçando a retirada de bens que não tenho.
O banco pode penhorar meus bens?
Olá, José! Tudo bem?
Sim, mas somente após um recurso judicial.
O banco pode entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Eu tenho dívida com um banco de cheque especial, consignado e cartão de crédito. No valor hoje de 40.000 mais ou menos com os juros altos deles. Eles podem penhorar meu único imóvel onde moro? Eles podem pegar minha aposentadoria?
Quando devo solicitar ou aceitar acordo para caírem os juros? Deixei de pagar em março desse ano com a pandemia e falta de trabalho.
Olá, Carla! Tudo bem?
Não, o que pode acontecer é o banco entrar com um recurso judicial solicitando o pagamento da dívida. Esse processo pode durar anos e, somente depois de uma causa ganha pelo banco, a justiça poderá definir a penhora de bens.
Sugiro que entre em contato para tentar uma renegociação com o banco.
Boa Tarde,
Infelizmente eu e meu noivo tivemos contratempos financeiros e no momento devo 2 cartões de crédito, todo o limite da minha conta e ainda não vou ter como pagar o empréstimo de várias parcelas que fiz há alguns meses…a única cpisa q está em dia é p financiamento de um carro pela financeira do banco.Em nenhum dos empréstimos ou dívidas assinei nada como bens em garantia.Mesmo assim, o carro financiado em 48 vezes, que paguei 10, pode ser tomado pelo banco por cauda destas outras dívidas?
Eva, veja as indicações do que pode ou não ser reclamado pelo banco no texto do artigo.
Tenho uma dívida de cartão de crédito no Itaú de quase 190mil (sem contar os juros) + 36mil de cheque especial (sem contar os juros). Tenho um carro financiado na C6 bank (pagamento em dia) e tenho um apartamento financiado pela Caixa (pagamento em dia) onde resido atualmente.
Além da negativação do meu nome/CPF, o que mais o banco poderá fazer ?
Olá Adriele,
Essa é uma dúvida que envolve ritos judiciais e, nesse caso, o profissional especialista mais adequado para te responder seria um advogado.
Nossa recomendação é para que você tente usar os canais e feirões de renegociação do banco Itaú para regularizar as pendências, eles costumam oferecer boas condições.
Esperamos que você consiga solucionar sua situação financeira.
No caso de empréstimos?tipo já está com 420 dias de atraso ,ligaram pra negociar uma dívida de 120.000 por 80.000 dividido em vários meses,,,,,
Fiquei sabendo q eles ligam depois dando mais descontos, procede?
Até quanto tempo eles podem entrar com ação judicial?
É verdade q é com uns 3 anos?mil e tantos dias?
A empresa pode ou não fazer outras propostas.
E a cobrança judicial pode ser feita quando o departamento jurídico entender o melhor momento.
Se você acredita que a dívida pode cair, faça uma contra proposta, quanto antes você tiver controle sobre suas finanças, melhor.
Olá boa tarde em caso de dividas no cartão de crédito,o banco poder tomar meu carro que ainda é financiado pela financeira como forma de pagamento da dívida??????
Há um longo processo até poder chegar a este ponto. O mais provável é que não.
Essa tbm é minha duvida, devo o cartao de credito, credito especial e emprestimo consignado… mas tenho um carro financiado pelo banco
Seu carro é garantia do próprio empréstimo. Ele pode ser tomado em não pagamento.
Boa noite meu pai fes um empréstimo no banco Itaú mas ele não conseguiu pagar. Ele tem no nome dele apenas uma moto,só que a mesma está financiada por um outro banco minha pergunta e o banco Itaú ele pode tomar essa moto pra quitar a dívida ???
Não, Daniel. O banco não pode tomar um bem diretamente assim, é preciso de uma ação judicial.
Servidor público com empréstimos Consignado, se aposentou por invalidez, o empréstimo é perdoado? Oi como fica? Como deixar de pagar?
Pois o valor da aposentadoria é menor que o valor do empréstimo, qd estava na ativa, e agora, não vou receber nada e ainda ficar devendo, como vou sobreviver
Olá, Luciene! Na legislação não consta nada que permita com que o servidor deixe de pagar o empréstimo ao se aposentar por invalidez. Assim, recomendo que você tente fazer uma renegociação da dívida com banco, ou então, tire suas dúvidas com um advogado especializado.