17 ideias para fazer um presente caseiro e fácil para o Dia das Mães!

Reunimos 17 ideias de presentes para você colocar a mão na massa e deixar sua mãe muito feliz, sem precisar gastar tanto dinheiro neste momento de crise.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Vem aí mais um Dia das Mães e talvez você esteja se perguntando: como fazer um presente caseiro, bonito, fácil e carinhoso?

Devido à crise financeira recente, muitos não querem ou não podem gastar muito dinheiro com presentes, seja em datas comemorativas, aniversários ou casamentos. Por isso, algo feito em casa pode ser o melhor caminho entre passar em branco ou gastar uma pequena fortuna enquanto tenta manter seu controle financeiro pessoal.

Continua após a publicidade

O Dia das Mães, por exemplo, é uma das datas comemorativas mais queridas e esperadas por boa parte da população. Isso não significa, no entanto, que para comemorar de uma forma bacana essa data especial, devemos gastar muito. Para as mães, inclusive, isso é o que menos importa!

O que vale de verdade é que o presente tenha significado e seja dado com carinho, ou seja, com criatividade e pouco dinheiro você consegue fazer um presente para o Dia das Mães e ainda economizar. Então, confira as nossas ideias para você não deixar o presente da sua mãe para a última hora!

Continua após a publicidade

11 presentes caseiros, fáceis e baratos para o Dia das Mães

Parece coisa de criança, mas não é: um presente feito à mão, usando sua criatividade sempre será especial, principalmente para a sua mãe! Ou, quem sabe, para a sua avó ou sogra – não importa, todas são mães e ficarão felizes com seu gesto cheio de significado.

Mas, talvez, você esteja aqui porque acha que não tem nenhuma habilidade criativa, certo? Mesmo assim, tenho certeza que, com as dicas abaixo, você vai ser capaz de desenvolver um presente muito bacana e único. Pense sobre o que sua mãe gosta, momentos significativos, os materiais e o tempo que você tem disponíveis e vamos ao “faça você mesmo!”

1. Artes no papel

Uma simples folha de papel pode apresentar inúmeras possibilidades! Veja algumas formas de usar para o seu presente:

  • fazer um desenho que represente um momento especial seu com a sua mãe (você não precisa saber desenhar);
  • fazer um cartão decorado com desenhos ou frases (você acha tutoriais de dobraduras no Youtube);
  • escrever uma carta emocionante ou engraçada (ou os dois ao mesmo tempo);
  • juntar várias folhas dobradas ao meio e criar um livrinho de histórias;
  • fazer origamis que tenham algum significado.

Esse tipo de artesanato é especialmente interessante para as crianças, que, geralmente, adoram se expressar pela sua arte com lápis de cor ou tinta e pincel! Explore todas as possibilidades!

Continua após a publicidade

2. Vidro de bilhetinhos

Um presente muito fácil de fazer e cheio de significados é o vidro de elogios: pegue um pote de vidro transparente ou caixinha para presente (você pode utilizar algo que já tem em casa), e, em post-its ou recortes de papel, escreva elogios e frases carinhosas para a sua mãe. Depois disso, é só dobrar (ou amassar mesmo) e colocar no pote!

vidro de bilhetinhos para o dia das mães
Fonte: Jornal da Franca

O efeito fica mais bacana se os papeis forem coloridos e/ou se você decorar o pote com um laço, glitter ou o que mais quiser. Quando mais cheio o pote, melhor! Aliás, se quiser, você pode escrever 365 coisas e dizer à sua mãe para abrir uma por dia. Assim, ela terá um presente todos os dias até o próximo Dia das Mães! Aqui vão algumas ideias sobre o que escrever:

  • razões pelas quais você ama sua mãe;
  • frases curtinhas fofas ou engraçadas;
  • pequenos poemas;
  • elogios e outras características positivas da sua mãe;
  • lembranças de bons momentos;
  • desenhos ou palavras de carinho.

3. Quadros e molduras

Pode ser uma foto especial ou uma pintura, você decide! O que vale é fazer algo para pendurar na parede e olhar todos os dias – mas lembre-se que as visitas também vão ver…

Além do quadro, você e as crianças, caso tenha, também podem fazer uma moldura decorativa, com tinta e pequenos objetos decorativos para uma arte 3D! Veja algumas sugestões sobre o que usar no seu quadro:

Continua após a publicidade

  • como você e seus filhos ou irmãos enxergam a mamãe – cada um pinta o rosto da mãe do modo que conseguir;
  • reproduzir um momento especial – faça uma pintura de uma lembrança ou baseada em uma foto do passado;
  • retratar um sonho futuro – se existe algo que a família quer fazer um dia, faça uma pintura sobre como vocês enxergam isso;
  • enfeites para a moldura: macarrão pintado, pedrinhas, estrelinhas, glitter e outros itens de papelaria.

4. Artes com caixas personalizadas

caixa de sapato decorada
Caixa de sapato decorada. Fonte: Ana Caldatto

Caixas organizadoras, caixas de papelão ou de madeira, pequenas caixinhas… Qualquer uma pode servir para fazer um presente criativo e super personalizado para a sua mãe! Olhe só essas ideias:

  • transforme caixas e caixinhas que tenha em casa em pequenos organizadores de gaveta, bastam alguns recortes e uma pintura;
  • decore caixas de papelão ou de madeira com tinta, papel, canetinhas e outros itens decorativos para guardar algo especial;
  • recorte e decore uma caixa para fazer um “baú de tesouros” e coloque dentro memórias especiais, cartinhas, desenhos, lembrancinhas e o que mais quiser;
  • compre uma caixinha de MDF e use toda a sua criatividade para decorar com um propósito especial – pode ser para guardar saquinhos de chá, velas, fotos ou o que mais quiser.

5. Caderninho personalizado

A sua mãe gosta de cadernos ou agendas? Então, você pode personalizar um para ela! E não, você não precisa de grandes habilidades artísticas para isso, bastam alguns materiais ou apenas canetinhas:

  • faça uma capa especial com tinta colorida, tecido e cola ou um desenho ou escrita especiais;
  • escreva ou desenhe algo no cantinho de todas as folhas para sua mãe sempre lembrar de você ao virar as páginas;
  • personalize um bloquinho de anotações ou lista de compras e crie um compartimento para segurar um lápis ou caneta;
  • faça um caderninho de utilidades com um bloquinho, caneta, post-its e adesivos como na imagem abaixo.
bloco de anotações personalizado
Fonte: B&B brindes personalizados

6. Necessaire com mimos dentro

Para esse presente, você vai precisar apenas de uma necessaire e mimos como sua mãe preferir. Do que ela gosta? Faça um kit completo de: maquiagem (batom, rímel, pincéis, demaquilante, sombras), unhas (esmalte, kit de cuidados, algodão, acetona), higiene (shampoo, condicionador, sabonetes), skin care (máscaras, cremes, massageador) e etc.

Você pode também, em vez de comprar uma necessaire industrializada, visitar lojinhas de artesanato ou achar artistas da sua cidade que façam esse tipo de trabalho e deixar seu presente mais exclusivo ainda, além de apoiar empreendedores locais!

Continua após a publicidade

7. Caneca decorada

Essa é uma das dicas mais fáceis para você fazer. Tudo que você precisa é de uma caneca sem estampas, podendo ela ser branca ou colorida, e, com a ajuda de canetinhas à prova d’água ou esmalte, você vai decorar uma caneca especial para sua mãe.

Se quiser, você também pode fazer uma arte personalizada ou escolher uma foto especial e mandar imprimir na sua caneca. Além disso, se você sabe ou conhece alguém que costure ou saiba fazer crochê, pode fazer uma “roupinha” para a caneca ficar ainda mais charmosa. Com certeza será a preferida da sua mãe instantaneamente!

Por fim, pense em acompanhamentos: você pode encher a caneca com um kit chocolate quente, bombons ou, quem sabe, cápsulas de café ou saquinhos do chá favorito da sua mãe.

8. Artes com fotos

Presentes especiais devem ter significados e, certamente, fotografias nos trazem sentimentos e lembranças importantes à mente. Pensando nisso, que tal trabalhar com alguma dessas ideias:

Continua após a publicidade

  • varal de fotos: use uma corda ou barbante e mini pregadores para pendurar as fotos preferidas de vocês em uma parede (que você também pode decorar com luzinhas);
  • álbum comentado: prepare um pequeno álbum de fotos e escreva sobre os momentos retratados;
  • surpresa com fotos: imprima algumas fotos, escreva recadinhos e cole-as pelos armários da casa para sua mãe ter uma bela surpresa quando abri-los.
varal de fotos
Varal de fotos. Fonte: Toda Teen

10. Perfume especial

Sua mãe adora ter a casa perfumada? Aproveite, então, para fazer um presente que vai preencher todos os espaços!

Uma ideia é fazer um difusor aromático (veja aqui um tutorial) com os cheiros que a sua mãe mais gosta ou que a fazem lembrar de algum momento especial da vida de vocês. Ou, se você tem mais tempo e habilidade, pode fazer velas decoradas e aromáticas (aprenda a fazer aqui) para perfumar e aquecer os ambientes. Aproveite para usar flores ou ervas e cores da preferência da sua mãe!

11. Explore habilidades (suas ou não)

Existe algo que você sabe fazer como ninguém ou que tem uma aptidão especial? Use todas as suas habilidades para fazer seu presente caseiro:

  • escreve bem? Faça uma carta, texto, poema ou história para sua mãe;
  • tem boa habilidade com as mãos? Decore algo, faça um quadrinho com pregos e barbante em formato de desenho, construa alguma coisa pequena;
  • é bom em consertos e reformas? Dedique um dia para sua mãe e faça todas as solicitações dela pela casa.

Não importa se você não tem um talento nato, com certeza existe algo que você fazer e vai deixar sua mãe muito feliz! Mas, se, ainda assim, você achar que não consegue fazer nada legal, procure um amigo ou artista local que faça trabalhos manuais e faça sua encomenda – afinal, esse também será um presente personalizado!

Continua após a publicidade

6 presentes caseiros gourmet para o Dia das Mães

Se a sua habilidade é na cozinha ou sua mãe curte muito uma comidinha boa, essa é a sua lista!

1. Almoço ou jantar especial

Você sabe qual a comida preferida da sua mãe? Se não sabe, esse momento será mais especial ainda! Aprenda a fazer o prato favorito dela e capriche na apresentação: decore a mesa, coloque música ambiente e dê todo o tratamento que sua mãe merece. Pode ter certeza que ela vai ficar impressionada!

Ah, e não esqueça de lavar a louça depois, hein?

2. Buquê diferente

buquê de coxinhas
Buquê de coxinhas. Fonte: Curta Mais

Flores são legais, mas você já ouviu falar em buquê de coxinhas? Ou, se a sua mãe prefere doces, que tal um buquê de cupcakes? Coloque sua criatividade para trabalhar e use alguns palitos de churrasco, papeis decorativos e laços para deixar seu buquê perfeito!

Aqui vão algumas outras ideias de comidas: bombons, marshmallows, brigadeiros e beijinhos, morangos cobertos com chocolate, churros, salgadinhos diversos ou até mesmo uma cesta de delícias em formato de buquê.

Continua após a publicidade

3. Caixa de brigadeiros sortidos

Os brigadeiros são super tradicionais e nunca saem de moda, certo? Não bastasse isso, ainda são super fáceis de fazer.

Não sabe como? Temos a receita para você! Para uma receita de brigadeiro (aproximadamente 10 unidades grandes) você vai colocar em uma frigideira ou panela:

  • 1 caixa de leite condensado;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • 3 colheres de chocolate em pó;
  • 1 colher de manteiga ou margarina.

Em fogo médio, mexa até o brigadeiro começar a desgrudar da panela. Então, coloque-o para esfriar. Depois, é só enrolar os brigadeiros, passar no granulado e colocá-los numa forminha de papel. Feito isso, guarde-os em uma caixinha de papel para presente e finalize a decoração com um laço, por exemplo.

Melhor ainda, para sair um pouco do brigadeiro tradicional, você pode adicionar itens na sua receita e variar os sabores, como: frutas, especiarias, nozes e castanhas, leite ninho, outros tipos de chocolate e etc. Veja aqui algumas receitas!

Continua após a publicidade

4. Cesta de café da manhã

Nada como uma bela cesta logo de manhã para alegrar o dia! Mas as cestas compradas geralmente são um pouco caras, certo? Por isso, você pode montar uma sozinho! Basta ter uma cesta ou caixa, ir ao supermercado e comprar todas as coisas preferidas da sua mãe e, por fim, fazer uma decoração bem bacana!

Chegue ou acorde cedo, dê a sua bela cesta e aproveite para fazer companhia para sua mãe!

Você também pode pensar em uma cesta mais especial, como só com produtos naturais, um kit churrasco para passarem o dia juntos em família ou, quem sabe, com bebidas, aperitivos e sobremesas.

5. Geleias caseiras

Falando em cesta de café da manhã, que tal você mesmo fazer uma geleia para acompanhar as outras delícias? Não é tão difícil quanto parece e você pode usar as frutas preferida da sua mãe! Você acha todo o tipo de receitas na internet e a maioria é bastante simples.

Continua após a publicidade

geleias caseiras
Fonte: Guia da Semana

Lembre, também, de comprar os vidros para armazenar sua geleia, eles podem ser de tamanho médio ou pequenos, que ficam muito charmosos! Decore com uma fita ou adesivos e não esqueça das torradinhas!

6. Kit de cookies especiais

Você sabe fazer cookies? Talvez não, mas é bem possível que goste de comê-los! Por que não, então, se desafiar e fazer alguns para sua mãe? Se preferir, pode fazer biscoitos comuns e aproveitar para caprichar na decoração com glacê ou usar formas com diferentes formatos (é uma ótima atividade para as crianças).

Eles também podem integrar aquela cesta que mencionamos ou fazer parte de um kit com vários cookies e café ou chocolate quente. Não esqueça de colocar em uma embalagem bem bonita, como um saquinho transparente e uma fita colorida ou uma cestinha.

Conclusão

Todas as ideias neste artigo servem não somente para esta ocasião, mas também para todas aquelas em que você desejar presentear a pessoa que você ama por meio de um presente caseiro, simples ou mais elaborado. Para isso, basta adaptar as dicas e usar sua criatividade ou fazer uma busca no Pinterest.

Continua após a publicidade

Como você viu, os presentes feitos pelo método DYI (faça você mesmo) são bastante acessíveis e muito úteis caso você esteja procurando estratégias para gastar menos ou, simplesmente, quer fazer algo especial para quem ama.

Presentes são uma despesa que dificilmente as pessoas incluem em seu planejamento mensal e, por isso, às vezes não temos dinheiro disponível para esse gasto. Isso não quer dizer que você não possa dar um presente caro de vez em quando, mas não vale a pena ficar com o orçamento apertado por causa disso. E, convenhamos, um presente feito à mão é muito mais memorável, não acha?

E aí, o que achou das dicas sobre como fazer um presente para o Dia das Mães? Se gostou, compartilhe esse post com seus amigos e familiares (mas não com a sua mãe). Já conhecia alguma dessas dicas ou tem outras ideias bacanas? Conta pra gente nos comentários!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

5 comentários

  1. Júlia

    bom estava procurando por algo mais fácil pra fazer para um dia tão especial quanto o dia das mães, bom vou tentar ver se dá certo,irei fazer uma dessas coisas que foram propostas, depois venho dizer se deu certo.

  2. Camila Lemos

    Opa consegui encontrar as informações que estava
    precisando. Obrigado. Vou compratilhar no meu facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.