11 dicas para organizar uma ceia de Natal simples e econômica

Não é preciso muito dinheiro para passar o jantar de Natal em família. Veja dicas para economizar!

Escrito por Camille Guilardi

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O final do ano é uma época marcada por festas, desde uma ceia de Natal simples em família ao amigo secreto, virada do ano e festas de confraternização nas empresas. Todos esses eventos, no entanto, demandam um pouco mais do que só sua presença e tempo, eles também levam uma parte de sua renda, e da tão esperada gratificação natalina.

No Brasil, essa é a data que representa maior consumo no ano inteiro. Com a chegada do 13º salário, as famílias tendem a gastar um pouco mais. Contudo, dependendo da sua situação financeira, esse dinheiro não deve ser gasto de forma tão abundante e sem planejamento.

Por isso, no artigo de hoje, nós vamos falar em como organizar uma ceia de Natal simples e econômica, mas também vamos dar algumas boas dicas sobre decoração, presentes e outras coisinhas que animam a festa. Pensando não somente neste ano como nos próximos, que tal aprender como fazer uma ceia de Natal simples? Um bom planejamento financeiro e gerenciamento dos seus recursos garante um mês de dezembro mais tranquilo, contribuindo para que você possa aproveitar todas as celebrações.

Como organizar uma ceia de Natal simples? 11 dicas sensacionais!

1. Local da ceia e preparativos iniciais

O primeiro passo é definir onde será a celebração. Caso sua família não seja tão grande, a casa de algum dos familiares sempre pode ser utilizada. Cada pessoa contribui com uma parte em dinheiro ou se responsabiliza por levar um prato para aliviar os custos.

Porém, se a família for grande e o costume é fazer um jantar de Natal tradicional com todos juntos, o ideal é que se pesquise alguns meses antes um local para alugar que possa ser dividido por todos (caso ninguém possua uma casa com espaço para todo mundo ficar confortável).

Dependendo de onde você mora, a festa pode se estender às ruas ou calçadas, mas verifique com a prefeitura antes de fechar o espaço. A verdade é que se todos arcam com uma parte, ninguém sai com dívidas que poderão se tornar difíceis de pagar nos próximos meses.

Ademais, faça uma lista de comidas e bebidas que tente respeitar o gosto dos participantes, mas que seja econômica e que ao ser dividida caiba no bolso de todos. Utilize uma planilha para criar sua lista de comidas para a ceia natalina, lista de presentes e pessoas, enfim, organizar direitinho sua celebração, dessa forma não tem erro!

2. Faça compras antecipadas e planejadas

Tanto os itens da ceia natalina quanto os presentes representam um custo bastante alto no orçamento, isso não é só culpa da crise, mas também pelo fato da procura ser grande nessa época do ano. Veja o que você pode fazer para poupar dinheiro com comidas/presentes.

Presentes

Converse com os familiares e crie uma lista com limite de preços para os presentes, procure comprar antecipado e saber o tamanho e gosto da pessoa, mas não se preocupe em ser perfeccionista, a maioria das lojas costuma fazer trocas.

Outra ideia bacana é sugerir um amigo secreto, assim todos ganham presentes e você não precisa se preocupar em comprar um para cada convidado. Se não deu tempo de aproveitar a Black Friday este ano, não desanime, com um pouquinho a mais de esforço e uma boa vontade de pesquisar, você será capaz de encontrar preços agradáveis ao bolso.

Comidas e bebidas

Assim como ao longo do ano você comparou e pesquisou ofertas no supermercado (se não o fez, trate de incorporar este hábito urgentemente!), na ceia de Natal não deve ser diferente. Nesta época, a probabilidade de errar e gastar mais do que devia é bem maior.

Lembre que o mesmo funciona com a premissa dos presentes, a procura nesta época do ano é mais alta também para artigos de alimentação. Mas cuidado! Compre antecipadamente apenas os ingredientes necessários para o cardápio e que não são tão específicos.

Vale lembrar ainda de fazer pesquisa em mercados que vendem no atacado, pois eles normalmente têm preço mais barato, o que faz toda a diferença, principalmente se tratando de uma grande compra. Calcule mais ou menos quanto cada pessoa deverá comer para evitar desperdícios e não esqueça de ser democrático e sugerir que cada pessoa leve algo.

3. Procure marcas mais baratas e de qualidade

Eu sei que provavelmente te enche os olhos comprar produtos de uma marca super conhecida e algumas vezes você até deseja produtos importados, isso pode ser na hora de comprar um presente ou mesmo na escolha das bebidas para a festa.

Porém, é importante ter atenção aos valores, sejam os produtos de marcas nacionais ou vindos do exterior, pois o preço costuma se alterar devido a diversos fatores, como por exemplo a cotação do dólar.

Mesmo que você deixe para comprar produtos de marca apenas em ocasiões especiais, como é o caso do Natal, trocar esses produtos por versões de marcas mais baratas pode ser uma alternativa para o alto custo. A ceia de natal pode ser simples, mas ainda assim manter o charme.

4. Mude o cardápio de Natal

Peru, chester, tender e outras aves especiais tradicionais para receitas da ceia de Natal tendem a encarecer mais a cada ano. Novamente batemos na tecla do aumento da procura e não dá para simplesmente comprar carnes antecipadamente, pois o risco de estragar é alto.

Na hora de fazer as compras para uma ceia de natal econômica, se você não quiser abrir mão das aves ou peixes para o prato principal, pesquise bastante, procure por ofertas e promoções, tendo em vista que estes cortes de carne sofrem aumentos significativos neste período do ano.


35 receitas de Natal econômicas para comer bem sem gastar muito


5. Cuidados com os presentes de Natal

Calma, já demos algumas dicas ali em cima, mas aposto que você pode fazer bom uso de mais algumas, não é mesmo? Para alguns, o ponto alto da celebração é a hora de trocar presentes, esse momento é especialmente importante para as crianças, entretanto, sabemos o quanto isso pode pesar no bolso. Então, vamos ver como economizar além da ceia de Natal econômica, mas sem decepcionar quem a gente ama.

Faça uma lista de pessoas

Comece fazendo uma lista com os nomes das pessoas que você pretende presentear. Vieram muitos nomes à mente? Agora, estabeleça uma hierarquia entre essas pessoas: quem são as pessoas mais próximas, aquelas cujos presentes podem ser de maior valor e merecem um agrado a mais?

Pais, irmãos, filhos, marido, parentes e amigos próximos são as pessoas que vão para o topo da lista. Lembre-se que, no geral, se a pessoa não for muito íntima, uma lembrancinha pode bastar.

Estabeleça um teto de gastos para os presentes

Hora de definir o quanto você pode gastar com os presentes, qual o valor máximo que cabe no seu orçamento? Atenção! Esse valor de forma alguma deve ser ultrapassado, se sobrar, melhor ainda.

Com seu orçamento em mente e a lista de pessoas a presentear, é hora de começar a pesquisar. A pessoa mais próxima de você vai ganhar o quê? Se você já tem alguma ideia do que vai dar de presente, pode começar a determinar valores para as outras pessoas também.

Procure em outros lugares

Fuja do comum! Procurar presentes em shoppings pode acabar acarretando em mais compras impulsivas. Outros tipos de centros comerciais também podem te surpreender com boas ofertas. Você pode visitar, por exemplo, feiras de artesanato, bazares ou quem sabe fazer uma visita a negócios locais e encontrar boas pechinchas no seu bairro. Mas tenha em mãos suas listinhas de compras e cuidado para não se empolgar e gastar além do que pode.


11 ideias de presentes de Natal de última hora


6. Detalhes e enfeites da festa de Natal

Agora é hora de pensar nos extras que fazem os olhos da gente brilharem. Criar uma decoração de Natal por si só já é divertido, mas comprar aquela roupa especial para comemorar esse momento também. Confira como poupar dinheiro nisso!

Reinvente a decoração

Uma casa bonita e decorada para o Natal é sempre um lugar aconchegante, mas gastar uma boa parte do orçamento com enfeites usados apenas uma vez ao ano não é aconselhável.

Selecionamos alguns tutoriais em vídeo de decorações de Natal simples e baratas para quem quer dar um up na decoração. Mas, se der tempo, procure também como fazer você mesmo alguns enfeites. Existem centenas de tutoriais maravilhosos na internet.

Use sua criatividade e materiais que você muitas vezes já tem em casa, nada de cansar dos enfeites antigos. Não descarte, tente reaproveitar ou reformar alguns mudando suas cores.

Uma decoração de Natal não precisa ser extravagante, estamos em tempos de minimalismo. Que tal aderir a isso também na sua decoração? Separamos um vídeo sobre isso. Confira logo abaixo!

Como fazer decoração de Natal gastando pouco

7. Roupa para o Natal

Eu sei que você quer usar uma roupa muito bonita no Natal, porém, esse é um gasto que muitas vezes não é necessário. Por isso, é importante saber escolher uma roupa para essa data, algo que você possa vestir novamente em outras ocasiões.

Sabendo fazer novas combinações, um mesmo vestido pode ser usado em outras festas, assim como camisas e calças masculinas. O ideal é saber investir em uma peça-chave que te faça se sentir bem, e não gastar muito em uma única roupa que você provavelmente não usará novamente tão cedo.

8. Pesquise, pesquise e pesquise

Tanto para a ceia como para os presentes, é preciso pesquisar bastante os preços e as alternativas antes de finalmente comprar. Seja em encartes, folhetos promocionais ou pela internet, não deixe de pesquisar. Assim, você pode planejar antes o que e onde vai comprar. Quem sabe na sua pesquisa você até não muda de ideia quanto a um presente e consegue um mais barato e mais a cara da pessoa?!


Despesas de fim de ano: saiba se preparar financeiramente


9. Não deixe as compras para a última hora

Você já deve ter ouvido essa mesma dica em todos os anos anteriores, mas uma coisa é certa, o melhor é evitar o aumento de preços que costuma acontecer na véspera do Natal.

Em alguns locais, a variedade da oferta de produtos também diminui na última hora. “Todo mundo já veio antes e comprou, né?” Além disso, em geral, as filas aumentam muito. Portanto, se você quer economizar tempo e dinheiro, faça as compras com antecedência.

10. Vá com calma

Nada de pressa quando o assunto é economizar. É preciso algum tempo para comparar o preço, tanto dos presentes quanto dos alimentos, e atenção redobrada ao verificar a validade dos produtos.

Nas compras de presentes, é preciso tempo para checar a qualidade dos produtos e negociar bons descontos. Com uma boa conversa e paciência é possível diminuir alguma quantia apenas falando com o vendedor ou gerente. Uma coisa é certa, ao sair às compras com tempo de sobra, você se permite fazer melhores escolhas.


Décimo terceiro salário: 9 dicas para usá-lo com eficiência!


11. Ajuste suas finanças com aplicativos

Colocar na ponta do lápis (ou melhor, na tela do aplicativo) o quanto de dinheiro se tem e em que ele precisa ser gasto é a fórmula ideal para controlar o fluxo de caixa. Não existe milagre se você quer gastar menos!

Você pode seguir dicas para poupar e priorizar a economia em prol dos sonhos que deseja realizar, como viajar para o exterior no próximo Natal com toda a família, por exemplo.

Nesse sentido, os aplicativos de controle financeiro orientam você com dicas e apontam as categorias de gastos em que você pode economizar fazendo pequenas mudanças. Use um deles ou uma planilha e tenha uma ceia de natal muito mais econômica.

Então é Natal e Ano Novo também…

A ceia de Natal de 2021 pode ser inesquecível, mas não esqueça que o ano seguinte sempre chega e para evitar o comum endividamento que acontece nos meses posteriores a essa época do ano você pode seguir as dicas deste artigo.

Com o ano acabando daqui a pouco é hora de começar a pensar e planejar as suas finanças para 2021. Aproveite bem as festividades com sua família (sem fugir tanto do orçamento) e se prepare para um novo ano de prosperidade.

Seja a ceia de Natal simples, tradicional ou completa com tudo que tem direito, lembre que essa é uma data em que o principal objetivo é celebrar a união. Se seu orçamento não te dá a possibilidade de fazer uma celebração grandiosa, entenda que mesmo na simplicidade, o mais importante é a família se manter unida.

E quem sabe com a boa economia realizada neste jantar de Natal, você não consegue ainda aproveitar o restinho de férias e viajar em janeiro? Tudo depende de você.

Espero que você tenha gostado das dicas e que tenha uma ceia econômica e maravilhosa!

Perguntas Frequentes

  1. O que tem que ter em uma ceia de Natal simples?

    Existem algumas receitas que comumente aparecem em ceias de Natal simples, entre elas: frango recheado com farofa, arroz de natal, salada de batatas e pavê.

  2. O que fazer para a ceia de Natal com pouco dinheiro?

    Se está pensando em economizar na ceia de Natal, aposte em frutas, verduras e legumes para criar a ilusão de fartura e deixar a mesa decorada. Ademais, troque o peru por um chester ou frango, que são opções mais em conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp