Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.
Ter uma dívida pode tirar o sossego e o sono de uma pessoa. Por isso, é fundamental buscar alternativas para contornar esse tipo de problema e manter-se em dia com as finanças. Até bem pouco tempo atrás era complicado negociar com os bancos, pois o cliente precisava ir até uma agência e conversar com o gerente, o que acabava fazendo com que as pessoas deixassem a dívida de lado, piorando a situação.
Hoje em dia essa negociação ficou bem mais simples com canais para solução de dívidas pelo telefone ou mesmo pelo internet. O Banco do Brasil é uma das instituições que oferece esse tipo de serviço de forma online e descomplicada pelo site próprio.
Continua após a publicidade
Como funciona BB Solução de Dívidas?
O BB Solução de Dívidas é um canal online para negociação de dívidas não pagas ou em andamento. Assim, você pode utilizar a ferramenta para fazer um acordo de pagamento para um débito pendente ou propor um reparcelamento para uma dívida atual.
Além disso, o canal possibilita que o cliente encontre informações sobre o saldo devedor, parcelas em atraso, tarifas pendentes e opções de parcelamento para o valor devido. Dessa forma fica mais simples resolver os problemas financeiros sem sair de casa, nem passar por constrangimentos.
Como negociar minhas dívidas?
Se você tem alguma dívida pendente com o Banco do Brasil, vale a pena ver o vídeo abaixo para saber mais sobre o processo de acordo:
O primeiro passo para solucionar suas dívidas é acessar a página: www.bb.com.br/solucaodedividas. No site o cliente pode entrar com seu login e senha de acesso ao banco online para verificar quais são as contas pendentes ou em andamento. Depois de escolher a opção desejada, o sistema faz os cálculos do valor devido e apresenta possibilidade de parcelamento. O processo é bem simples, lembrando que os acordos só poderão ser realizados de 6h às 20h.
Parcelamento e renovação de dívida
As principais opções de solução são o parcelamento de dívida e a renovação de dívida. No parcelamento é possível renegociar dívidas já vencidas com cheque especial, cartão de crédito e empréstimos. O banco irá calcular o total da dívida e propor o pagamento em parcelas com débito automático em conta corrente. Caso o devedor não seja correntista, o pagamento é feito por meio de boleto bancário.
A renovação é um pouco diferente. Nesse caso, o cliente poderá readequar o pagamento de uma dívida em andamento com as prestações não vencidas. Se você tem, por exemplo, um empréstimo com 10 parcelas a serem quitadas, é possível aumentar o prazo de pagamento para diminuir o valor da prestação. Para esse tipo de operação, no entanto, é necessário que o cliente tenha limite de crédito disponível junto ao banco.
Cuidados ao negociar com o banco
A ferramenta criada pelo Banco do Brasil facilita a vida de quem quer negociar as dívidas, mas precisamos enfatizar que ela deve ser usada com cuidado. Na renovação de dívida o valor total a ser pago se torna maior porque as novas parcelas são taxadas com mais juros. Além disso, esse prazo maior pode prejudicar a vida financeira do consumidor por mais tempo. Já no caso do parcelamento, o ideal é procurar propostas condizentes com sua capacidade de pagamento.
Se for o caso, procure o gerente para conseguir uma negociação mais adequada ao seu bolso.
Continua após a Publicidade
no serasavconsta um empréstimo em meu nome em 2005 não fiz nenhum empréstimo com esse banco do Brasil
Claudia, converse com o banco para entender melhor a situação.
Gostaria, em caso de falecimento, há um consórcio q gostaria d negociar com banco, acontece q o gerente não liberou os boletos. logo q o titular faleceu foi para central de cobranças e querem valor abusivo. teria como negociar diretamente com Banco do Brasil?
Olá, Ivete! Nesse caso, acredito que você pode entrar em contato com o Banco do Brasil, eles podem te orientar melhor. Se quiser ligar, os números são: 4004 0001 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades). Eles também disponibilizam atendimento virtual via WhatsApp, o número é 61 4004 0001.