Ter problemas com o banco é algo que tira qualquer pessoa do sério. Afinal, precisamos usar os serviços bancários o tempo todo e a vida fica bem complicada quando não temos acesso a eles. Infelizmente, um problema recorrente vem acontecendo com clientes do Banco do Brasil. Ao tentar acessar sua conta ou realizar uma transação, o correntista se depara com a mensagem “Conta Privativa” e todos os serviços bloqueados.

Quando isso acontece, não é possível fazer saques, transferências ou pagamentos. Diante dessa situação no mínimo desagradável, os clientes ficam sem saber o que fazer.

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Para piorar o problema, os funcionários do banco parecem não saber exatamente como orientar os correntistas sobre como desbloquear a conta.

O que significa “Conta Privativa”?

Pesquisando no site Reclame Aqui, observamos dezenas de reclamações sobre a Conta Privativa. Em muitos casos, os clientes abriram uma conta salário recentemente, mas não conseguem retirar o dinheiro por causa do bloqueio. O problema também ocorre em contas correntes, contas poupanças e contas universitárias. Mas apesar da grande recorrência, não existem explicações claras sobre a causa do problema.

Veja uma das reclamações que encontramos no Reclame Aqui:

Reclamação sobre Conta Privativa no BB
Reclamação sobre Conta Privativa no BB

No caso específico desse consumidor, o Banco do Brasil respondeu que a conta estava encerrada e que foi acolhida uma nova proposta. Em outros casos, o banco afirma que existem problemas cadastrais que devem ser solucionados pelo cliente diretamente na agência. Assim, concluímos que não existem uma causa única para o surgimento da mensagem “Conta Privativa”.

Outra explicação encontrada são pendências no CPF devido a problemas com a Receita Federal. Alguns dos clientes que se depararam com a “Conta Privativa” afirmam que foram pegos na malha fiscal ou tiveram outros problemas semelhantes, mas que a conta continuou bloqueada mesmo depois da regularização do CPF.

Como desbloquear a conta?

Está claro que a tal “Conta Privativa” pode dar muita dor de cabeça. Os clientes relatam que a mensagem de erro vem acompanhada de um código, sempre iniciado com G1140 mais outros três dígitos que variam. Alguns dos códigos que encontramos foram: G140-630, G140-550G140-513.

Se você recebeu algum desses códigos ao tentar utilizar sua conta bancária, é fundamental procurar uma agência do Banco do Brasil para buscar mais informações. Uma das soluções apontadas pelo próprio atendimento do banco é o canal do Facebook, enviando mensagens no link: www.facebook.com/messages/bancodobrasil. Para receber o atendimento, é necessário que o cliente informe seu CPF, agência e número da conta.

Sugerimos que você tente primeiro esses canais de atendimento virtuais, porque eles podem ser mais eficazes. Porém, se o problema persistir, o ideal é ir até a sua agência e conversar com o gerente responsável pela sua conta.

Caso haja pendências no seu CPF (Receita Federal), o primeiro passo é procurar o órgão para tentar resolver a questão. Depois que a inscrição de pessoa física estiver regularizada, você pode voltar ao Banco do Brasil e apresentar a comprovação de regularidade.

Atenção: legalmente, o banco não pode reter salário ou benefícios como pensão e aposentadoria sem informar o cliente com antecedência. Para saber se vale entrar com uma ação judicial contra o Banco do Brasil, converse com um advogado.

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