Como antecipar o Saque Aniversário do FGTS no Banco BMG?

É possível antecipar valores e solicitar empréstimo por meio do saque aniversário FGTS BMG. Leia o artigo e entenda como fazer isso!

Escrito por Regyane Bittencourt

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O BMG é conhecido por oferecer boas condições em empréstimos para os seus associados. Entre os empréstimos que mais têm sido buscados pelos clientes, é o que se utiliza do saque aniversário do FGTS como garantia.

A possibilidade de acessar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) faz parte de uma proposta governamental para aumentar o poder de compra da população. Conheça todos os detalhes do empréstimo por saque aniversário FGTS BMG e veja se ele atende aos seus interesses!

Continua após a publicidade

Conta Clara

Continua após a publicidade

Conta Clara

O que é Antecipação do Saque Aniversário FGTS?

A antecipação do saque aniversário FGTS BMG é uma alternativa que a instituição financeira propôs aos trabalhadores que optaram por essa maneira de acessar os recursos do seu Fundo de Garantia.

O saque aniversário foi uma ação instituída pelo Governo Federal em 2019, com a proposta de permitir que as pessoas formalmente associadas ao FGTS pudessem sacar parte desses recursos.

Continua após a publicidade

Conta Clara

Continua após a publicidade

Conta Clara

O FGTS é um fundo de amparo aos trabalhadores, recolhido pelos empregadores e que tem a função de custear o indivíduo em caso de demissão sem justa causa.

Por lei, eles poderiam ter acesso à parte do montante acumulado caso fossem demitidos, podendo sacar os valores que tivessem sido recolhidos pelo empregador em questão.

Porém, para ajudar os trabalhadores em um momento de crise econômica, o governo instituiu a oportunidade de sacar esses mesmos valores anualmente, no mês de seu aniversário.

A adesão ao programa é opcional, mas ele tem sido cada vez mais buscado pelas pessoas, principalmente por estarem associados a facilidades como a dos empréstimos com garantia. Inclusive, essa é uma solução de crédito que tem atendido milhares de trabalhadores, como destaca o portal G1.

Continua após a publicidade

Conta Clara

Continua após a publicidade

Conta Clara

Como funciona o Saque Aniversário do FGTS?

O saque aniversário funciona da seguinte maneira: tendo saldo no Fundo de Garantia, o trabalhador pode realizar o resgate desses valores anualmente, no mês de seu aniversário.

Para poder participar dessa oportunidade, é necessário que ele se cadastre pelo aplicativo FGTS, que está disponível para download gratuito em versões para Android e iOS.

Todos os meses, o empregador recolhe uma porcentagem do valor do salário e envia para esse Fundo. Ao aderir ao saque aniversário, o trabalhador poderá sacar esse montante anualmente.

Já o empréstimo saque aniversário FGTS BMG é um serviço financeiro à parte. Ele funciona como um empréstimo comum, com a garantia de cobertura do pagamento.

Continua após a publicidade

Conta Clara

Continua após a publicidade

Conta Clara

Os trabalhadores que optarem pelo saque aniversário podem solicitar valores que, no BMG, podem chegar a 10 parcelas anuais, desde que haja saldo em sua conta do FGTS.

O empréstimo funciona da seguinte maneira:

  • O trabalhador solicita o valor ao banco BMG, que faz uma análise do saldo do Fundo de Garantia;
  • Caso ele tenha um montante que equivale ou supera o valor solicitado, o empréstimo pode ser autorizado;
  • O banco BMG, portanto, faz um bloqueio do saldo do FGTS e libera o empréstimo. O dinheiro é creditado na conta de 30 minutos a 1 dia útil.

O procedimento é simples e rápido, já que, como dito, é um empréstimo com garantia. Todos os anos, na data estipulada para o saque, o BMG coleta os valores e uma parcela da dívida é paga.

Essa cobertura é automática, feita com o repasse da Caixa para o banco BMG. Quando todo o valor tiver sido recuperado, é feito o desbloqueio do saldo FGTS.

Em relação à cobrança de juros

Empréstimos com garantia, como se enquadra o do saque aniversário FGTS BMG, geralmente oferecem taxas de juros mais baixas, equivalentes à de consignados.

Continua após a publicidade

Conta Clara

Continua após a publicidade

Conta Clara

Na instituição, esse valor é de 1,99% ao mês. Além disso, é importante destacar que há cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre a operação.

É bastante improvável que haja qualquer tipo de atraso na cobertura das parcelas, considerando que o repasse é feito de maneira automática pela Caixa ao BMG.

Entretanto, se acontecer, é importante que o solicitante saiba que também são incididos juros sobre esse prazo, mora de 1% ao mês, além de multa de 2% sobre o total apurado.

Caso o trabalhador queira quitar ou liquidar parte de seu empréstimo de maneira tradicional, sem aguardar o débito automático no mês do saque aniversário FGTS BMG, ele poderá realizar o procedimento a qualquer momento.

Continua após a publicidade

Conta Clara

Continua após a publicidade

Conta Clara

Nesse caso, há uma redução proporcional dos juros e acréscimos, que serão novamente calculados com base no contrato proposto.

Para tanto, ele receberá um boleto com o valor a ser liquidado, que pode ser pago em qualquer instituição financeira.

Como simular e contratar a antecipação do FGTS no BMG?

Na página do banco, é possível fazer uma simulação sobre o empréstimo de saque aniversário FGTS BMG.

Para tanto, ele deverá seguir esses passos:

  1. Insira o seu saldo FGTS. Caso tenha dificuldades para calcular o montante, você pode usar a nossa calculadora de FGTS;
  2. Insira os dados de data de nascimento, nome e CPF;
  3. Confirme quantos anos você deseja antecipar. É possível escolher de 5 até 10 anos para liberação do empréstimo;
  4. Insira os dados de contato, como e-mail e telefone;
  5. Concorde com os termos e autorizações, e conclua o procedimento clicando no botão “Simular Saque Aniversário”.

É importante informar que as taxas de juros indicadas na simulação podem variar no momento da contratação.

Continua após a publicidade

Conta Clara

Continua após a publicidade

Conta Clara

Para contratar o empréstimo saque aniversário FGTS BMG

Se estiver de acordo com a proposta do banco BMG, o interessado poderá prosseguir com a contratação do empréstimo.

Nesse caso, ele deverá abrir uma conta na instituição financeira, procedimento que é realizado de maneira digital, diretamente pelo app do banco.

Conta digital BMG

Conta digital com 4 saques gratuitos por mês, TED, PIX e boletos de depósitos. Oferece cartão de crédito sem anuidade e cashback nas compras no débito e crédito, além de linha de crédito e investimentos.

Taxa de manutenção: Gratuita
Saque: R$ 5,00 com 4 gratuitos
TED/DOC: R$ 15,00 com 999999 gratuitos

  • Linha de Crédito
  • Investimento
  • Seguros
  • Pix
  • checkmarak Conta para apoiar seu time de futebol
  • checkmarak Linha de crédito pessoal e consignado
  • checkmarak Cartão de crédito sem anuidade e com cashback
  • close Opções limitadas de investimentos
Leia mais sobre Conta digital BMG

No app BMG, que está disponível para download gratuito para Android e iOS, também é onde ele irá contratar o empréstimo.

O passo a passo para a contratação se dá da seguinte maneira:

  1. Abra o seu aplicativo BMG e logue em sua conta com os dados pessoais;
  2. No menu principal, escolha a opção “Empréstimo”;
  3. Entre as opções disponíveis, você verá a do saque aniversário. Ao clicar nessa aba, serão abertas todas as informações sobre o empréstimo, juntamente com as vantagens que os clientes podem ter ao antecipar valores pelo BMG;
  4. Prossiga na operação. O próximo passo será autorizar o banco BMG a consultar o seu saldo FGTS. Esse procedimento serve para verificar o valor total que pode ser liberado no empréstimo;
  5. Após fazer a consulta, o banco BMG fará uma proposta de valor que pode ser contratado para o seu perfil, com base em seu saldo FGTS. O cliente pode optar por emprestar um valor menor que o liberado, caso prefira. Confira as informações e prossiga;
  6. Após, faça a confirmação do pedido e conclua a operação;
  7. O pedido entrará em análise pelo banco, porém a liberação é praticamente certa. É possível acompanhar o andamento da solicitação pelo app;
  8. Assim que for liberado, o valor é creditado diretamente na conta BMG. O prazo para essa liberação vai de 30 minutos a 1 dia útil, dependendo de fatores internos.

Aqueles que já são clientes do banco também poderão simular o empréstimo diretamente pelo app.

Continua após a publicidade

Conta Clara

Continua após a publicidade

Conta Clara

Por fim, ainda há a alternativa de fazer a contratação do empréstimo saque aniversário FGTS BMG pelo WhatsApp. Caso prefira, basta que o cliente entre em contato com a Central BMG pelo número (11) 4002 7007. O atendimento é feito de forma rápida e segura, com a garantia da criptografia de dados. 

É importante ressaltar que esse é o número oficial do BMG. Tome cuidado com mensagens de números desconhecidos oferecendo empréstimos ou exigindo transferências, pois pode se tratar de um golpe.

Algo que vale a pena validarmos é que, mesmo que o trabalhador tenha optado pelo empréstimo saque aniversário FGTS BMG, ele ainda poderá obter outras linhas de crédito do banco. Porém, esses devem ser empréstimos tradicionais, consignados ou crédito pessoal, sem o uso do FGTS como garantia de pagamento. Por isso, deverão ser avaliadas as condições do trato, com nova avaliação de perfil e incidência de juros que poderão ser diferentes dos obtidos no empréstimo via FGTS.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!

Continua após a publicidade

Conta Clara

Continua após a publicidade

Conta Clara

Perguntas frequentes

  1. Como fazer empréstimo FGTS pelo BMG?

    O empréstimo com base no saque aniversário FGTS BMG é feito diretamente pelo aplicativo da instituição financeira. Para tanto, é necessário ser um cliente do banco, procedimento que também pode ser realizado pelo app.

  2. Quanto tempo o Banco Bmg demora para aprovar empréstimo FGTS?

    Após a liberação e efetiva contratação do empréstimo, o banco pode liberar os valores entre 30 minutos até 1 dia útil, dependendo de fatores internos.

  3. Se eu contratar Antecipação do Saque-Aniversário, poderei contratar um outro empréstimo consignado ou outras linhas de crédito?

    Mesmo tendo um empréstimo com base no saque aniversário FGTS BMG, os interessados poderão obter novas linhas de crédito no banco. Porém, essas deverão ser avaliadas caso a caso, para determinar valores e taxas de juros.

Continua após a publicidade

Conta Clara

Continua após a publicidade

Conta Clara
Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp