Como fazer a portabilidade de salário para a poupança CAIXA?

É possível receber seu salário pela poupança da CAIXA? Veja como fazer a portabilidade do de sua conta salário de qualquer banco para uma caderneta de poupança Caixa Econômica Federal.

Continua após a publicidade

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Como fazer a portabilidade de salário para a poupança CAIXA?

Muitas vezes, quando começamos a trabalhar para uma empresa, somos solicitados a abrir uma conta salário ou corrente em um banco específico para receber o salário mensal.

Essa situação é bastante comum, pois muitas empresas têm algum tipo de parceria com a instituição onde deposita os proventos de seus funcionários.

Continua após a publicidade

No entanto, muitas vezes, isso implica em ter que administrar mais uma conta além daquela que já tínhamos anteriormente. Nesse caso, o que podemos fazer é o que chamamos de portabilidade de salário (que já explicamos nesse post como funciona em detalhes).

Mesmo assim, é comum as pessoas se questionarem se a portabilidade de salário pode ser feita para contas poupança.

Continua após a publicidade

A resposta é que sim, porém, nem todo banco aceita a transferência de TED, o que quer dizer que algumas instituições podem não receber a portabilidade em uma conta poupança como explicamos aqui.

Mas esse não é o caso da CAIXA Econômica Federal. Portanto, continue lendo para entender sobre os seguintes tópicos:

  • o que é a portabilidade de salário CAIXA e suas vantagens;
  • como fazer a portabilidade para poupança CAIXA para quem já é correntista;
  • como fazer a portabilidade para poupança CAIXA para quem ainda não é cliente;
  • perguntas frequentes sobre a portabilidade de salário; e
  • se realmente vale a pena.

O que é a portabilidade de salário CAIXA

logo da caixa econômica federal

A portabilidade de salário CAIXA dá a possibilidade de escolher o banco no qual você quer receber seu salário. Esse é um direito garantido em lei e não pode ser negado ao trabalhador.

Também não há custos e a CAIXA garante que você receba seus proventos na mesma data em que está acostumado.

Continua após a publicidade

Após a solicitação, a portabilidade leva até 10 dias úteis para ser efetivada.

Como vantagens, a CAIXA destaca:

  • isenções em tarifas de cesta de serviços;
  • descontos em taxas para empréstimos e financiamentos;
  • benefícios exclusivos em produtos de seguridade;
  • desconto na anuidade do cartão CAIXA.

Como fazer a portabilidade para Poupança CAIXA – correntista

Antigamente, era preciso fazer a solicitação da portabilidade junto ao banco de origem. Hoje em dia, depois da Circular 3.900/2018 do Banco Central, esse processo é bem mais simples.

Por isso, basta comunicar à uma agência CAIXA que você gostaria de fazer a portabilidade para a sua conta poupança e preencher o formulário de portabilidade, ou, ainda, solicitar diretamente pelo site.

É importante saber que essa transferência só pode ocorrer para contas de mesma titularidade ou conta conjunta em que o solicitante é o 1º titular, mas nunca para conta de terceiros.

Para saber mais detalhes, você pode consultar os termos e condições neste link.

Como fazer a portabilidade para Poupança CAIXA – clientes novos

Caso você ainda não tenha uma poupança da CAIXA aberta, é muito simples fazer a abertura de uma caderneta. Basta ir até uma agência CAIXA e fazer a solicitação da abertura.

Continua após a publicidade

É preciso ser maior de 18 anos ou emancipado e ter a nacionalidade brasileira ou, se estrangeiro, estar com residência legal no país. Menores de 18 e maiores de 16 precisam da presença de um responsável legal.

Leve consigo os seguintes documentos:

  • documento oficial de identidade com foto: RG, CNH de motorista ou outro documento de mesma classe;
  • CPF regular junto a Receita Federal;
  • comprovante de residência.
  • declaração de renda (não há obrigação de um documento, mas é preciso fazer uma declaração).

Para validar sua poupança, faça um depósito de qualquer valor. Depois de aberta a poupança, é só solicitar a portabilidade de salário.

Perguntas frequentes sobre a portabilidade de salário

Como ainda podem haver dúvidas, separamos algumas das mais comuns para facilitar sua vida!

1. Como cancelar a portabilidade?

Caso não queira mais sua portabilidade, você pode cancelá-la a qualquer momento, basta comunicar a agência na qual solicitou a transferência e fazer o cancelamento.

Você pode fazer isso se decidir que quer receber no banco de origem ou se quiser fazer uma nova portabilidade para outro banco também.

Continua após a publicidade

2. Posso fazer portabilidade de benefício do INSS?

Pode, sim. Nesse caso, não se trata de uma portabilidade de conta salário, pois não é o caso do recebimento do INSS, mas não há nada que impeça a troca de banco.

O processo é bem parecido, basta fazer a solicitação junto à agência bancária onde quer receber seu benefício.

3. Posso fazer a portabilidade de salário com dívidas no banco de origem?

Sim, pode! Não há nenhum impedimento quanto a isso.

No entanto, caso as dívidas já sejam descontadas diretamente do seu salário, o banco de origem pode continuar descontando parcelas normalmente antes de transferir para a nova instituição.

Do contrário, o desconto só pode ocorrer caso você esteja ciente e tudo esteja acordado em contrato.

Continua após a publicidade

Enfim, vale a pena fazer a portabilidade de salário para a poupança CAIXA?

Em geral, a portabilidade de salário pode ser uma boa alternativa para quem quer mais facilidade em administrar várias contas.

Isso porque, muitas vezes, acabamos ficando perdidos com receitas e despesas em contas variadas, o que dificulta bastante o planejamento mensal.

A conta poupança também pode ser uma opção mais interessante que a conta corrente, pois permite que seu dinheiro renda juros compostos, mesmo que pouco, do que apenas fique parado.

Então, se você já é correntista da CAIXA, esse movimento pode valer a pena para manter seu recebimento em um só lugar.

Por fim, se você precisa de ajuda para administrar suas finanças, considere usar uma planilha financeira ou, até mesmo, um aplicativo de gerenciamento financeiro. Assim, você mantém tudo organizado e mais claro!

Antes de ir, não esqueça de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos como esse diretamente na sua caixa de e-mails!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

149 comentários

  1. Gabriel Gustavo

    Boa noite tem como eu fazer portabilidade do Bradesco para conta poupança da caixa?

  2. MARLENE CARNEIRO

    Quero fazer transferência do meu benefício para a cx economica

  3. Vanessa

    Olá, consigo fazer essa portabilidade sem ter que ir ao banco?

  4. Continua após a publicidade

  5. Maria de

    Quero a portabilidade da minha aposentadoria para a caixa

  6. Fabio

    Fiz uma conta salário na caixa, posso fazer portabilidade para receber na conta poupança Itaú ou preciso fazer uma conta corrente?

  7. Naiara

    Fiz uma portabilidade de conta do Santander para uma poupança na caixa econômica Federal .pois tenho um empréstimo no Santander e queria que parrasse descontar esse empréstimo automaticamente da minha conta para assim eu poder fazer uma nova negociação com o banco. Gostaria de saber se o Santander pode descontar do meu salário na caixa mesmo fazendo essa portabilidade.

  8. Continua após a publicidade

  9. Maria Helena

    Fiz uma portabilidade da conta salário do banco Bradesco, para uma conta poupança da Caixa, solicitei no dia 13/05/2021/meu salário tinha que ter caido no dia 20/05 /2021 hoje dia 27/ 05/2021 não tinha caido na portabilidade. Será que posso sacar no banco de origem?

  10. CARLOS OTAVIO

    Eu preciso ir até a agência aonde eu criei a conta caixa poupança ou eu posso pedir a portabilidade em qualquer outra agência Caixa?

  11. Monica maria

    Eu recebo meu beneficio no agibank.mas queria fazer portabilidade pra caixa economica aonde eu ja tenho uma conta aberta.
    O que eu faço

  12. Continua após a publicidade

  13. Raimundo Nonato

    Tenho uma conta Corrente no Banco do Brasil e quero fazer a portabilidade para a minha conta poupança da Caixa, como fazer?

  14. Paulo Ricardo

    A minha conta poupança tem um limite de 3 mil. No caso si eu for mandado embora e o valor ser mas de 3 mil oque acontece?

  15. José Romário

    Tenho empréstimo pessoal no Bradesco, posso fazer portabilidade de salario pra caixa? Será descontado do meu salário?

  16. MARCELO LEMES

    Posso fazer quantas portabilidade se eu quiser? Se sim, quando for fazer uma segunda portabilidade é preciso cancelar a anterior?

  17. Maria domingas

    Tenho uma conta salario posso fazer portabilidade para conta poupança?

  18. Manoel

    Bom dia eu tenho uma conta salário no banco banpará posso fazer a portabilidade para mim outro conta corrente no Itaú.???

  19. Eudenir Pires

    Tenho uma conta corrente no banco do Brasil onde recebo meu salário, posso fazer portabilidade para conta poupança caixa,mesmo devendo cdc no banco do Brasil?

  20. Alexandre farias

    Meu nome é Alexandre já faz três dias que tento fazer a portabilidade da conta salário para a conta poupança sò perdendo dia de trabalho para resolver essa situação, e a gerente da caixa aqui de Itapecerica da Serra insisti constantemente que eu preciso fechar minha conta poupança que eu já tenho há anos e abrir uma conta corrente,
    Isso é um absurdo além de não atenderem o cidadão decentemente ainda nos fazem de palhaço por que já são três dia tentando abrir essa conta e a insistencia da gerente é constante Dia 20 já é o dia do vale e pra eu receber eu tenho que ficar durante horas no banco,
    Gostaria de resolver esse problema mas o banco da caixa econômica não dá essa opção, gostaria de saber como eu posso estar resolvendo essa situação

  21. Mauro

    Caros, Tenho Poupança no Santander e na Caixa, sendo que as contas são :
    Antiga (Depósitos até 3/5/2012) com rendimentos 0,5 /am
    Nova (Depósitos a partir de 4/5/2012) com rendimentos 70% taxa da Selic.
    Pergunto-lhes, posso fazer a “portabilidade” sem perder as propriedades das contas como ja citadas, e como fazer?
    Minha conta é em Sp (Cotia), porem estou em Alagoas (Maceio) posso fazer por alguma agencia de Maceio?
    Agradeço a atenção e torço para que seja possivel esta operação.

  22. Ronaldo santos

    Boa tarde, fiz a portabilidade da conta salário do banco Santander para minha conta poupança da caixa e até agora não recebi meu pagamento,o que devo fazer

  23. luciane

    Oi sou luciane tenho conta corrente no bradesco gostaria de fazer portabilidade para conta poupanca da caixa tem como? e se tiver como posso cancelar a conta corrente do bradesco ou nao ?

  24. Leonardo

    Bom dia!
    Quando abri a conta corrente no Bradesco o de recebo meu salário, a empresa que me pediu a abertura na época me levou de Santos até São Bernardo (agência da conta da empresa) para abrir a conta. Hj não trabalho mais naquela empresa, mas na empresa atual recebo por meio desta mesma conta. Pergunta: Posso solicitar a portabilidade por meio de uma outra agência do Bradesco aqui de Santos ou terei que ir até São Bernardo para resolver isso??

  25. Victor

    Recebo meu salário por uma conta corrente do bradesco.
    Posso pedir a portabilidade para minha poupança da caixa?
    Tenho que cancelar a conta corrente do bradesco?

  26. Ivania Cristina

    Minha mãe recebe a pensão do meu pai no bradesco e tem umas taxas que estão sendo cobradas , ela quer fazer a portabilidade para a caixa econômica. Existe a possibilidade de ela fazer essa transferência para a caixa ?

  27. Janaína Patrícia

    Tenho uma conta corrente no Bradesco onde recebo meu salário, posso fazer a portabilidade para uma poupança da Caixa econômica federal?

  28. Ivone

    Tenho uma conta no Bradesco conta simples posso fazer a portabilidade para poupança na caixa

  29. Paulo

    Pessoal! Não é mais necessário entregar a solicitação no banco de origem, basta que você manifeste o interesse junto a uma agência da Caixa, preenchendo o formulário de portabilidade.

    Depois de 2018 não precisa mais ir até a agência do banco que tem conta-salario pra pedir portabilidade, basta ir no Banco que você deseja que receber seu salario, tipo na Caixa e falar que quer fazer a portabilidade do banco-conta-salario para Caixa.

    De acordo com a circular do Circular 3.900/2018 do Banco Central.

  30. Glauber

    Fiz um empréstimo consignado onde recebo na minha conta corrente do Santander. Se eu fizer a portabilidade para minha conta poupança da Caixa será debitado esse empréstimo? E será que haverá algum impedimento por estar usando o cheque especial do Santander?

  31. Carlos Eduardo

    Bom dia. Possuo conta salário no Banco Bradesco.
    Também tenho uma Conta Poupança na Caixa Econômica. Desejo fazer portabilidade. Consigo fazer esse procedimento via o app ou site da caixa ou preciso ir no Banco do Bradesco ou Caixa, pessoalmente?
    Obrigado,
    Carlos Eduardo

  32. Marcelo Cachoeira

    Abri minha conta salário na caixa e fui pedir portabilidade para uma conta poupança também da caixa e eles falarão que só pode fazer para conta corrente e verdade.

  33. Vasconcelos

    Bom dia!! Sou aposentado pelo INSS e recebo meu salario pelo Itaú, gostaria de fazer a portabilidade para a caica econômica, minha conta e poupança. É possivel fazer?

  34. Rosangela Luz

    boa tarde!
    tenho conta corrente no bradesco e gostaria de receber meu salario na minha conta poupança na caixa!
    me informaram que tenho que imprimir o formulario no site da caixa, porém o formulario e de conta salario, teria algum problema? ou posso imprimir e preencher e entregar na caixa?

  35. Luciana

    Fui na Caixa Econômica Federal,do bairro Alípio de Melo e A funciona da Caixa negou a possibilidade de transferir minha conta salário,para uma conta poupança que eu já tenho. Alegou que só é possível no caso de eu abrir uma conta corrente.

  36. Daniel

    No caso tenho conta salário no Bradesco, mas tenho um certo valor em conta, para eu fazer a portabilidade para uma conta poupança da CAIXA é preciso eu sacar o valor que tenho, ou já transferem esse valor automáticamente?

  37. Altemar

    Bom dia Flavio,
    Fiquei sabendo que estava tramitando uma nova determinação quanto a portabilidade, que não é mais necessario a pessoa ter que ir no banco onde possui a conta salario para solicitar a transferencia, e sim, no banco onde possui a conta poupança e fazer a portabilidade. É verdade??

  38. Edson

    Tenho uma conta salário no Itaú fui na agência para pedir o serviço de portabilidade o atendente falou a princípio q so poderia fazer se a outra conta fosse corrente. Mais depois falou q ia tentar fazer para conta poupança da caixa. Mais eu n levei esse formulário tem algum problema?

  39. Soely

    Se estiver com restrições no CPF, consegue fazer a portabilidade?

  40. Soely

    Consigo fazer portabilidade do BB para a Caixa se tiver com dívidas em atraso no BB?

  41. Josias Barroso

    Boa noite!! Gostaria de saber se eu posso fazer a portabilidade de uma conta corrente no Itaú para conta poupança da Caixa econômica federal?

  42. Mariana

    Boa tarde tenho uma conta no sandander posso fazer portabilidade pra caixa poupanca

  43. lais

    Ola boa noite! recebo meu salario no banco Itau e gostaria de transferir para a conta poupança caixa. O formulario preenchido devo levar no banco Itau onde recebo o salario ou no Banco Caixa onde gastaria de receber ?

  44. Michel Konig

    Gostaria de saber se ainda é feito este mesmo procedimento citado acima, devido as novas regras de portabilidade comunicadas em julho de 2018

  45. Fabiula

    Recebi uma carta de encerramento de CC
    a pedido do banco Santander . Então fui orientada a abrir conta em outro banco para receber meu benefício inss , fui na caixa onde já tenho Conta Poupança e não quiseram transferir e me obrigaram abrir CC com 3 condições :Tx da conta $50, um título de capitalização de $80 , e uma poupança integrada com $50 reais pelo fato de eu ter restrições no nome! Isso procede? Obrigado pela atenção

  46. Magno

    Fiz portabilidade da minha conta salário Santander para no Banco agibank, Fiz um empréstimo pessoal descontado em conta, fui no Santander e pedi a portabilidade da minga conta salário para corrente do Santander.
    O agibank não vai poder descontar as parcelas no Santander?

  47. Ana Bia

    Boa tarde!
    Tenho uma conta corrente no Santander e gostaria de fazer portabilidade para uma poupança caixa, é possível? Grata!

  48. Rudy

    Se o Banco negar a minha portabilidade,oferecendo pacotes e taxas baixas e emprestimos com juros baixos.?

  49. Marcia

    Meu salário cai na conta do Santander, porém estou com dívidas no banco e se pedir a portabilidade do meu salário para a caixa mesmo assim eles vão descontar os devo antes de transferir o salário?

  50. Rodrigo Souza

    Rodrigo
    Bom dia, gostaria de saber se tem como fazer a portabilidade direto no site da Caixa, do Itau para a Caixa ?

  51. Wanderson

    Acabei de abrir uma conta salário no Santander e fiz portabilidade para uma conta poupança da Caixa, porém, sem o formulário de portabilidade. Esse formulário é obrigatório ou se o Santander já fizer portabilidade direto não há necessidade?

  52. Ana Carolina

    Boa noite, tenho uma conta salario no itau e desejo fazer a portabilidade para a conta da caixa operação 013. É possivel? o Itau disse que nao e o valor volta para conta de origem(salario). Aguardo esclarecimentos.

  53. Flaviana Araújo

    A minha empresa mudou para o banco Santander, eu prefiro ficar na Caixa, tenho que pagar taxa de portabilidade, essa taxa é única ou mensal?

  54. Lorena Carlini

    Bom dia , não estou conseguindo acessar o link disponível para o preenchimento do cadastro.

  55. Jeferson

    Boa tarde! Eu tenho conta poupança , mas a prefeitura para me pagar me deu um contra cheque e abriu conta salário. Mas ainda não pedir meu cartão. Tem como fazer a portabilidade para minha conta poupançada caixa? Sendo que tô recebendo só com contra cheque pela mesma caixa.

  56. Evilásio

    Bom dia, a empresa que trabalho abriu uma conta corrente no Itaú para fazer o pagamento de salário, é possível fazer a portabilidade para uma conta salário da caixa?

  57. maria

    Bom dia gostaria de saber se essa conta salário e poupança eu poderei fazer empréstimos pela caixa.

  58. Rosângela Seixas

    Boa tarde eu recebia pensão no Santander fui na agência relp e fiz um refinanciamento passando a receber o meu salário para minha conta poupança da Caixa econômica , vai descontar a primeira parcela agora de 700.00 reais em 12 vezes ,eu posso tentar fazer a portabilidade com a caixa para diminuir as parcelas e o tempo de desconto , ???

  59. Filipe

    Bom dia!!
    Fiz uma conta salário no santander que a empresa que eu trabalho pediu, pedi a portabilidade pra uma conta poupança da caixa e o gerente falou que só podia fazer pra conta corrente, me mostrou lá ele escolhendo a opção de poupança mas quando ele ia concluir o sistema voltava e selecionava a opção de corrente como se não aceitasse. Pode caber uma reclamação nesse caso também???

  60. Márcia tavares

    Boa noite!
    É possível fazer a portabilidade de uma conta salário Itaú para uma conta fácil da Caixa?

  61. robson

    bom dia. minha conta salario é da caixa, e tenho conta poupança da caixa,posso pedir ao banco para fazer transferência automática para minha conta poupança?

  62. Henrique

    Olá fiz a portabilidade do meu banco atual B para caixa, mas minha conta era Corrente e o da caixa poupança, ainda terei que paga taxas como manutenção de cartão para o antigo banco ou para caixa ?????

  63. Ricardo

    Tenho um empréstimo no Santander posso fazer a portabilidade mesmo assim pra caixa?

  64. Elizabeth De

    recebo meu beneficio pelo bradesco quero passar a receber pela caixa,ja possuo conta poupanca,o que e necessario.

  65. Alex

    Me tirem uma dúvida eu uso banco Santander fiz a portabilidade para o banco Caixa, eu posso fechar a conta do Santander pois não a utilizarei mais

  66. Kenedy Cavalcante

    Bom dia, minha dúvida é, tenho uma conta fácil no Banco do Brasil e queria fazer a portabilidade para minha conta poupança da caixa, é possível?

  67. Mariana silva

    Boa tarde,
    Tenho cinco dias que abrir uma conta salario no banco Santander, meu primeiro salario só cai em dezembro 2017.
    já posso pedir portabilidade de salario para a minha conta poupança da caixa?
    Grata
    Mari.

  68. Edima

    Tenho conta poupança na Caixa e recebo meu salário em uma conta corrente Santander posso fazer a portabilidade para a caixa ? E depois posso fechar a conta Santander para não ter cobranças ?

  69. Bruna

    Boa tarde , hoje fui ao banco da caixa , na qual dizeram que não pode fazer portabilidade para a minha conta poupança na Caixa , dizeram que eu tenho que abrir uma conta corrente

  70. Iris

    Tenho conta corrente no Santander onde recebo meu salário, mas gostaria de fazer portabilidade para minha poupança da caixa.
    Se eu fizer, mesmo assim tenho q pagar manutenção de conta para o Santander? ??

  71. Josinea

    Bom dia..tenho uma conta corrente no Itaú,e gostaria de fazer a portabilidade para caixa, é possível..o banco Itaú poderá cobrar taxa de portabilidade?

  72. Alberto

    Alberto Braz
    Bom dia Comecei trabalhar numa empresa agora ela pediu uma conta pra depositar meu salário mais eu só tenho uma conta poupança da caixa eu posso receber meu salário nessa conta ou tenho que abrir uma outra conta .

  73. Marcos Aurélio

    Muito obrigado. Fui a agência fazer o procedimento. A princípio me informaram que só poderia ser feita a portabilidade para cc. Então abri essa página é mostrei para a pessoa que estava me atendendo . Ele ficou sem jeito , disfarçou e fez .

  74. daiane

    Quero faze portabilidade do BANESE para minha conta poupança da caixa pode ser

  75. Wesley

    Tenho uma conta poupança caixa por onde recebo meu salario mensal!queria fazer portabilidade para outro banco com conta corrente é possivel?

  76. Alessandra

    Fiz portabilidade pra conta poupança da caixa. Mas estava de licença não remunerada durante um ano tenho que fazer de novo?

  77. Lucas

    Boa noite. Tenho uma conta salário no banco ITAU. Queria fazer uma portabilidade para uma conta poupança da CAIXA. Já levei até a carta que e disponibilizada no site para fazer a transferencia do meu salário ITAU para a CAIXA, mas o ITAU não aceita. Disse que só podeira transferir meu salário para uma conta corrente. Isso procede?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.