Tenho dívidas: o banco pode descontar da conta salário?

Se você tem uma dívida com o banco, ele pode descontar diretamente da sua conta salário? Essa é uma dúvida muito frequente. Veja qual é a resposta para esses casos.

flaviomariano
Flávio Mariano

A conta salário é uma conta aberta pela empresa contratante, em nome de seu contratado, a fim de facilitar o pagamento do salário. Ela deve ser usada exclusivamente para este fim, não sendo possível fazer outros depósitos, assim como utilização de cheques e cartões de crédito. A conta salário pode ser aberta em bancos públicos ou privados, e a escolha é feita pela empresa, que normalmente faz um contrato, efetuando todos os pagamentos através de uma mesma agência.

Antigamente, eram muito comuns os roubos em dias de pagamento, pois os bandidos sabiam que os funcionários estavam todos com dinheiro na carteira. O pagamento do salário através de conta bancária é bem mais seguro para o funcionário e mais prático para o contratante, que normalmente faz transferências programadas, dispensando horas de contas e rios de dinheiro na empresa.

Continua após a publicidade

Já falamos aqui no blog sobre a portabilidade de salário, que é a possibilidade do empregado escolher em qual banco quer movimentar seu dinheiro. Optando por esse serviço, o banco onde o salário é depositado tem que repassar o valor total, sem nenhum tipo de desconto ou cobrança de taxa, para o banco escolhido pelo trabalhador.

E se eu tiver dívidas com o banco? Ele pode descontar do meu salário?

Uma dúvida muito comum entre os titulares de contas salário é a possibilidade de descontos em casos de dívidas. Mas se você estava com essa dúvida, pode ficar despreocupado, pois os bancos não podem fazer descontos do seu salário em caso de dívidas, a não ser que você tenha concordado com isso, e que seja um acordo entre ambas as partes.

Caso o cliente permita este desconto, de maneira formal, ele será feito assim que for feito o depósito do salário na conta. Se o titular da conta tiver feito a portabilidade de salário, o desconto será feito antes que o salário seja repassado para o banco de destino. Dessa forma, o cliente já receberá o seu salário com o devido desconto em sua conta corrente.

O banco pode reter meu dinheiro em caso de dívidas?
O banco pode reter meu dinheiro em caso de dívidas?

O que acontece se o banco reter 30% do salário?

Já aconteceram casos em que o banco fez o desconto de dívidas diretamente da conta salário, sem nenhum acordo prévio com o correntista. Nesses casos, os bancos foram devidamente punidos, já que o cliente entrou com recursos em seu favor.

Retirar qualquer valor da conta salário de um trabalhador sem autorização prévia é uma violação do artigo 649, inciso IV, do Código de Processo Civil, agredindo o princípio da inviolabilidade do salário.

Se você tem dívidas com o banco, o melhor é pagar logo, fazendo um acordo que seja bom para os dois lados. Nesses casos, deixar que o banco desconte diretamente do salário pode ser uma excelente alternativa. Já que você nem vai ver o dinheiro, não tem o perigo de gastar com outras coisas e deixar de pagar a prestação da dívida que podem crescer descontrolavelmente. Faça as contas e não gaste mais do que você recebe. Evitar dívidas, especialmente com os bancos, é a melhor maneira de ter uma vida financeira mais tranquila.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

187 comentários

  1. Luiz

    Fiz um cdc pelo ap e não assinei nada autorizando. O banco pode descontar se eu fizer portabilidade?

  2. TIAGO ALVES

    Tenho um empréstimo no banco acrericoop e usei 6 mil de crédito pré aprovado, porém não quero pagar, pois vai sobrar muito pouco do meu salário, a minha conta onde cai o meu salário é do Bradesco, mas é uma conta corrente e não salário, caso meu nome sujar por eu não pagar o empréstimo do banco acrericoop, é possível que eu sofra um processo onde é descontado diretamente da minha conta corrente do Bradesco?

  3. Leandro

    Tenho conta no Santander e pedi portabilidade pra outro banco. O Santander pode fazer desconto do meu salário antes de transferi o valor pra minha conta da portabilidade.

  4. Continua após a publicidade

  5. Heloísa

    Tenho um divida de empréstimo com o Santander na minha conta corrente. Abri uma conta salário para eles não descontarem o valor. Porém fiz a portabilidade para outro banco e eles estão retendo 30% do meu salário mesmo eu não tendo feito nenhuma negociação de débito automático.

  6. ANGELICA

    FIZ UM EMPRESTIMO NO BANCO ITAU,MINHA CONTA E SALARIO NO MOMENTO NAO POSO PAGAR SE EU PEDIR A PORTABILIDADE PARA OUTRO BANCO VAO ME DESCONTAR O VALOR,DESCONTA AUTOMATICAMENTE POIS E CONTA SALARIO E ME LIGARAM PERGUNTANDO SE EU QUERIA REALMENTE FAZER A PORTABIDADE NAO FALARAM NADA SE IRIAM CONTINUAR DESCONTANDO ESSE EMPRESTIMO

  7. Vinícius

    Sou funcionário público e recebemos pelo banco A, fiz portabilidade para o Banco B e fiz empréstimo consignado, se eu cancelar a portabilidade eu posso ir no Banco B renegociar ou eles vão conseguir me descontar ainda?

  8. Continua após a publicidade

  9. Matheud

    Sou funcionário público estou devendo para o Banco no cheque especial e empréstimo pessoal, no momento estou sem condições de pagar, se eu pedir para transferir o salário para outro banco, ele vai ser descontando?

  10. NILVANEIA ANTUNES

    Tenho conta no Bradesco de devo um empréstimo lá .fiz portabilidade para a viacredi justamente porque não estou podendo pagar a dívida no momento .Eles não descontam do salário e sim quando cai outro tipo de beneficio tipo o 13 salário .Aí eles pegam ,agora recebemos lucro da empresa e eles pegaram novamente metade do valor !Eles podem fazer isso ?

  11. Grazielly

    Tenho uma dívida no banco Santander , eles descontam automaticamente todo mês, só que eu fiz portabilidade de salário para Caixa , mesmo fazendo essa portabilidade eles podem descontar do meu salário?

  12. Continua após a publicidade

  13. NICOLAS AUGUST

    Eu já tenho uma divida que ocupa 30% do salario, agora em vai começar a cobrança do FIES, tentei negociar com banco pois coma soma do fies e essa outra divida quase 80% do meu salario ficaria comprometido, o banco pode cobrar 80%? eu tentei renegociar a divida pra reduzir essa % mas o banco disse que não tem como e vai cobrar ambas a as dividas.

  14. Jackson

    bom dia, tem uma renegociação de dívidas no Santander, mais fiz portabilidade para o Itaú, o Santander pode descontar as parcelas dessa divida antes d mandar meu salário para o Itaú??

  15. Isabela

    Recebo pensão alimentícia e tive que pegar empréstimo com o banco para arcar com algumas contas. O banco está cobrando um valor mensalmente (quase o valor da pensão toda) das parcelas. Essa percentagem se enquadra as pessoas que recebem pensão alimentícia também? Se sim, o que devo fazer?

  16. carlos frederico

    Bom dia!
    Queria esclarecer uma duvida.
    Fiz um consignado pela crefisa, e por problemas pessoais, não tive condições de pagar, (não é descontado em folha), se eu fizer a portabilidade do meu salário para outro banco a crefisa pode debitar antes do salário entrar na conta nova.

  17. Amaro barbosa

    Tenho pendências de crédito pessoal no banco do Brasil , e fiz a portabilidade para receber no banco Santander eles podem reter meu salário ou fazer algum tipo de desconto antes de fazer a transferência do dinheiro.

  18. Helio da

    Bom dia sr.es. Não sei se já existe essa dúvida pois não deu tempo para ler todos tópicos. Peço desculpas antecipadamente, caso eu esteja repetindo. Bem, meu caso é o seguinte: tenho conta corrente no BB onde é depositado meu salário que, compulsoriamente, fui intimado a abrir por ordem do então Presidente Collor, salvo me engano. Recebi há uns dias atrás uma comunicação do banco que me informa que até um determinado prazo tenho que optar por conta corrente (atual) ou conta salário seguindo norma de alguma autoridade bancária, segundo eles (banco do Brasil). Minha dúvida é a seguinte: Tenho um empréstimo que é descontado da margem do meu consignado, logo, descontado diretamente, porém o que me deixa indignado no entanto é o fato do meu plano de saúde GEAP SAÚDE, colocar a sua mensalidade, exatamente, no que restou dessa margem, seguindo norma por decreto conforme eles alegam e se quer cogitam mudar a forma de cobrança total para boleto sendo que o restante da mensalidade ou complemento eles emitem boleto. Com certeza é uma incoerência fatídica, resultada de ¨acordos¨ feitos entre o SIAPE (Governo Federal), GEAP e BB. Agora eu lhes indago; se eu optar por conta salário eu me livro dessa insensatatez (GEAP)? Obrigado.

  19. Rudiery da

    Um débito que está agendado para um dia X do mês pode ser descontado antes de sua conta?

  20. Rui vitaca

    Boa tarde acho que fui enganado por esse mesmo banco , eu tenho uma dívida de 14.000 reais e eles não querem parcelar só aceitam pagamento a vista , resolvi abrir uma conta salario pra que eles não possam descontar 30% do meu salario mas estou desconfiado pois não deixaram eu levar uma cópia do meu contrato, na hora de eu assinar eu fui bem claro que não queria nenhum desconto no meu salario mas mesmo assim eu acho que eles estão me enrolando e vão tentar ficar com parte do meu salario , detalhe a dívida se for paga a vista seria 14.000 reais se eu parcelar pula pra 40.000 reais

  21. EDUARDO ALMEIDA

    Tenho um crédito unificado no Santander no qual recebo meu salário…. porém fiz a portabilidade para a Caixa… se meu saldo ficar negativo eles podem fazer o desconto durante a portabilidade para a Caixa

  22. José Vieira

    boa tarde! tenho uma dívida de cartão de crédito com o banco santander, onde o referido banco descontou todo meu salário, gostaria de saber se é possível tal ato, ou cai no artigo 649 inciso IV do CPC, e quais as medicadas cabíveis, um acordo com o banco ou uma ação no juizado especial, haja vista o salário ser sustento familiar, e não fiz nenhum acordo com o banco

  23. João

    É só pagar as dívidas que não terão problemas. Brasileiro sempre querendo tirar vantagem. Por isso as coisas não vão pra frente, depois querem culpar os governantes. Se cada um honra sua palavra (contrato) o Brasil vira um país melhor!!!

  24. leandro oliveira

    Olá Boa tarde, eu abri uma conta- salário hoje e relendo os comentários alheios, pelo que entendi só desconta direto na conta salário se for algum empréstimo consignado, outras dividas relacionada ao mesmo banco, não isso ? E percebi sobre só se eu autorizar algum outro debito na conta nova salario, mais eu não tive essa abordagem na hora da abertura …

  25. Maria Da

    O Banco do Brasil descontou todo o meu salário de uma dívida que tenho lá. Só que o salário não estava na conta corrente e sim na conta salário que eu nem sabia que tinha. Fui pedir o estorno e eles disseram que não podiam fazer porque eu já tinha feito vários acordos e quebrado e a dívida já estava vencida. O Banco pode fazer isso?

  26. Gilberto

    Meu nome é Gilberto e estou tendo problemas com cobrança indevida com o banco Santander. Sou funcionário público e recentemente passei por problemas financeiros, adquiri umas dívidas junto ao banco e não estava conseguindo pagar. Fiz a portabilidade do salário para o Banco do Brasil, ciente de que seria descontado a parcela do crédito consignado que no momento já corresponde a 30% do meu soldo.
    Mas não é isso que o banco está fazendo, no dia 30 (salário) e no dia 15 (antecipação) está tendo grandes descontos. O banco no dia 15/05 descontou 465,23 de um total de 1410 de remuneração minha, ou seja, 30%.
    No dia 30, além dos 1643,13 da parcela do crédito consignado, que já corresponde a 30% da minha remuneração total, foi descontado mais 1102,88. Na somatória, o banco está retendo mais de 60% do meu salário.
    Fiz uma reclamação junto ao BACEN e o banco afirmou estar certo.

  27. Alessandra Pinheiro

    Ola tinha um empréstimo consignado mas fui demitida fique devendo no banco agora abri uma conta salário no mesmo banco e o banco me descontou 30 por cento do meu salario isto pode eu não autorizei

  28. Gabriel

    A dívida que tenho no itau é cartao de crédito parcelas de renegociação do lis e estou devendo o lis outra vez.

  29. José Adriano

    Eu tenho uma dúvida com o banco na minha conta corrente,e tenho uma conta salário que fiz portabilidade para outro banco só q ficou 30% do valor do meu salário retido na minha conta salário, eu fui lá reclamar e a mulher do banco flw q e lei,eles podem fazer isso sem a minha autorização?

  30. Daniel

    Tenho uma dívida negociada no banco Santander, esta é descontado direito na conta. A dúvida é, eu tenho direito de cancelar este desconto e pagar essa dívida no boleto ou carne, pois está muito ruim da forma que se encontra o débito, gera muito juros.

  31. Arthur

    Eu recebo pelo itau e tenho uma renegociação de devida no santander ao qual eunconcordei o desconto na conta salario, mas eles podem descontar mesmo a empresa pagando em outro banco?

  32. Paulo Almeida

    Devo a crefisa. Quando fui falar com o gerente, no caso da caixa econômica, para mudar de conta para não ter que pagar a crefisa, ele me disse que o número que aparece pra mim de conta corrente, onde tenho acesso ao meu salário, é um, e ele me disse que a folha de pagamento da prefeitura, inicialmente lança o valor a pagar do salário num outro número de conta salário. Ai o gerente fez na hora um procedimento, dizendo que poderia desvincular a conta salário dessa conta corrente, e poderia colocar meu salário para cair dessa conta salário diretamente pra uma outra conta, diferente dessa conta corrente onde tinha acesso ao meu salário, e onde dei os dados pra crefisa debitar quando fiz o empréstimo. Ai ele programou meu salário para cair da conta salário diretamente pra uma outra conta, no caso, poupança que tenho. Frisou que a conta corrente, que até então tinha acesso, era uma coisa, e a conta salário onde a folha da prefeitura lança é outra coisa.

    Falando ainda que a conta salário não pode sofrer qualquer desconto nela. Isso procede mesmo??… A crefisa ainda tem como debitar de alguma forma??

  33. roberto lima

    Boa Tarde ,

    Tenho uma conta salario pelo banco Santander e no meu contra – cheque da empresa diz que o valor liquido a receber é 1,383,00 e quando fui ver o saldo no banco so constava 1,183,00 . onde e o que houve e como posso resolver esse caso , que até o momento a empresa diz que foi depositado o valor corretamente conforme veio no contra – cheque.

  34. César

    Sou funcionario publico e tenho emprestimos consignados e pensão alimenticia. Qual o maximo em percentual que os dois podem atingir ?

  35. Duglesquim De

    Duglesquim
    Boa noite, Flavio tenho uma duvida, tenho uma conta corrente em uma agencia do BB e uma conta salário em outra agência do BB, meu pagamento caiu na conta salário e o banco mudou minha opção de conta sem eu saber, o meu pagamento foi transferido para conta corrente e como tenho pendencias nesta conta foi totalmente descontado, fui ate a agência e fui informado que o banco só devolve o dinheiro na conta corrente mas por causa das pendencias vai descontar de novo… a pergunta é… O banco pode fazer isso??? como faço para reaver este dinheiro???

  36. Silvana de

    Flávio, obrigada por me responder! só mais uma pergunta…Eles podem descontar algum valor nessa conta salário?

  37. Joao Renato

    Boa Tarde Flavio,

    Tenho uma dívida de cheque especial com o banco Itaú, recentemente me recoloquei no mercado de trabalho e a empresa faz o pagamento através do banco em questão. Minha dúvida é, caso eu solicite a portabilidade de salário para outro banco, eles podem reter o dinheiro antes mesmo da transferência tratando de cheque especial, onde sempre que haja depósito eles abatem no valor!?

  38. Ladianne

    Tenho dívida no cartão e nome negativado,quando eu arrumar um emprego será necessário abrir uma conta salário,sendo que já tenho conta corrente?Quero saber se vou poder sacar o salário com o cartão de débito que já tenho,mesmo no negativo.

  39. Daniela Pinheiro

    Meu esposo tem conta corrente no Santander onde o mesmo fez acordo de empréstimo.
    ele fez portabilidade para o banco Bradesco. A pergunta é : o banco desconta a parcela do acordo de empréstimo antes de mandar o valor para o novo banco?

  40. Everan

    Boa noite…

    tenho conta salário no SANTANDER, pq não consigo acessar via celular e até mesmo usar internt baking pra pagamento e demais serviços….

  41. Alexandro dos

    Alguém sabe dizer pode fazer portabilidade mesmo com nome sujo se tem alguma lei que permita?

  42. Alexandro dos

    Boa tarde infelizmente sou cliente do Santander mas queria fazer portabilidade para caixa econômica só que tem um porem tenho nome sujo sera que consigo fazer portabilidade mesmo com nome sujo tem alguma leia que permita fazer?

  43. Claudio

    Tenho dívidas recente com o Santander ,vou abrir conta salário pela empresa que trabalho, o banco pode descontar algo da minha conta salário

  44. Francisco

    Posso pegar um empréstimo com minha conta salário, mesmo com o nome restrito?

  45. Rodrigo

    Boa tarde !
    o banco pode descontar valores referentes a emprestimo pessoal diretamente do meu salário ? sou servidor e vou aderir a portabilidade…

    o contrato fala o seguinte:

    O Bradesco fica instruído, em caráter irrevogável e irretratável, a debitar na Conta Corrente de titularidade
    do Cliente, os valores relativos aos pagamentos da operação de Crédito Pessoal com os respectivos encargos,
    inclusive os decorrentes de mora, IOF, tarifas e demais despesas, de acordo com as condições previamente .

    2.4.1 – O Cliente se obriga a manter saldo suficiente para o acolhimento dos lançamentos devidos na Conta
    Corrente de sua titularidade, sendo que na hipótese de não haver saldo suficiente nessa Conta Corrente para
    quitar as obrigações decorrentes da operação contratada, fica o Bradesco, conforme previsto nos artigos 368 e
    seguintes do Código Civil, instruído, em caráter irrevogável e irretratável, a debitar em qualquer outra conta de
    depósito ou aplicação mantida junto ao Bradesco em nome do Cliente.

    Pelo que entendi, o banco só poderá descontar o valor disponível em conta corrente, sendo vedado o desconto do salário antes da portabilidade, correto?

  46. Giovanna

    Bom dia!
    Negociei minha dívida do cheque especial no banco Bradesco e autorizei débito em conta corrente, porém quero pedir portabilidade pro Santander. Eles irão descontar esse valor antes da portabilidade?

  47. Joao

    Estou devendo 38 mil no santander cartao de credito e mais 30 mil consignado valor do consignado 380 reais meu salario e 1300 reais a gerente me falou que meu salario nao vai cair mais na conta corrente .vai cair numa conta 071 que e de todos os funcionarios depois eles para as contas correntes .ela falou que vao descontar 30% do meu salario decimo terceiro e ferias .ate que achei um bom negocio.

  48. Tatiene

    Oi tenho uma conta salario no Bradesco e esses dias fui mandada embora e já caiu minha recisao só q ainda ñ assinei os papéis gostaria de saber se poder haver algum desconto da conta já q o valor e maior do q o salario q recebia mensalmente

  49. Eduardo

    Olha FLAVIO BOM DIA ! Fiz um empréstimo consignado no Bradesco ! Mais por motivo maior não estou conseguindo pagar as parcelas ! Gostaria de saber que a empresa que eu trabalho faz pagamento no Bradesco e no Itaú através de conta salário nisso eu queria saber se caso eu abrir uma conta salário no Itaú o banco bradesco poderá descontar o valor da parcela ou melhor penhorar algo que esteja no meu nome tipo moto carro ou casa ?

  50. Danilo

    Fiz um acordo com o banco Santander pelo aplicativo do celular porém me arrependi pela alto valor do juros…Posso cancelar esse contrato já que não houve assinatura?

  51. Rafaela

    Flávio tenho uma dívida de cheque especial mais cartão de crédito, não tendo como pagar a dívida total o banco enviou uma proposta pelo aplicativo do celular e eu sem ler o contrato acabei autorizando o parcelamento total da dívida porém os juros são altíssimos O que acontece que acabei pedindo a portabilidade para outro banco para não haver esse desconto pois está afetando minha vida familiar,Porém mudei de banco e eles continuam descontando da minha conta salário antes de enviar para o outro banco,isso é correto?
    Caso eu tenha concordado deles descontar algum valor (sem ler o contrato).Eu posso cancelar esse contrato já que foi feito por aplicativos e não houve assinatura?

  52. Dela

    Fiz um empréstimo consignado pela C.E.F. Por motivos de força maior, tive que mudar de cidade e sair do emprego. Agora terei que abrir uma conta-salário no mesmo banco. É possível que seja realizado desconto. É possível eu renegociar para que as parcelas sejam mais acessíveis (menores que 30% do salário)?

  53. Rafael

    Flávio ! Tirei um carro em meu nome para meu irmão,a concessionária financiou pelo banco bradesco, meu irmão deixou o carro virar pokemom, não pagou , o banco veio ate aqui em casa e levo o carro. Agora vou trabalhar em uma empresa que paga pelo bradesco , eles podem descontar da minha conta salário ?

  54. Tiago Santana

    Olá, estou devendo para o banco Santander uma dívida de cartão de crédito, o banco pode descontar algum dinheiro da minha conta corrente?

  55. Lorena

    Olá!
    Abri meu aplicativo do banco hoje e havia R$1500 na minha conta salário(havia a palavra limite junto).Posso sacar o dinheiro ou por ser um limite,o banco descontará dos meus próximos salários?

  56. Juliana da

    Olá, tenho uma dívida de uma conta corrente com o Bradesco, mas precisei abrir uma conta salário, porém conversei com meu patrão sobre me pagar no meu trabalho, pois haviam me informado no banco que seria descontado 30% do meu salário por conta da dívida com a conta corrente, fiz um acordo e estava pagando a dívida, quando me comunicaram que eu teria que fechar a conta corrente, que ainda estava aberta, pra pararem de me cobrar juros… Fui a minha agência pra fechar a conta e corrente e descobri que estava devendo novamente, mesmo pagando o acordo, e me disseram na minha agência que só poderia fechar a conta corrente quando eu quitasse acordo. Achei um absurdo, pois o juros é altíssimo, e não paguei mais o acorda, em cada agência me dizem algo diferente. Tem algo que eu possa fazer a respeito dessa confusão toda ?

  57. Vanderlene

    Boa noite, sou servidora do estado e recebo meu salário pelo Bradesco, quero fazer portabilidade para o banco do brasil, mas meu décimo caí na conta Bradesco daqui uns 5 dias. Por exemplo se eu fizer portabilidade hoje e quando meu décimo for cair na conta do Bradesco, o bradesco transfere para o BB automaticamente.

  58. Israel

    O juiz pode determinar o desconto de teu salário sendo cartão salário.a dívida é de 2010 d banco Santander

  59. Joilson

    Ola flavio tenho uma duvida tinha um emprestimo consignado em uma outra empresa que trabalhei. Agora estou em outra empresa abri uma conta salario e possivel ser descontado dessa nova conta salario. Obrigado

  60. Fabio

    Boa tarde, abri uma conta salário no Itaú, mais tenho uma dívida de leasing vencida desde 2014, que virou uma bola de neve, de uma pessoa q assumiu o carro é a dívida e sumiu com os dois e nunca pagou e fiquei na mão, em resumo amigo Flávio, o que quero saber é se uma outra pessoa que não seja a empresa, fazer um depósito pra mim nesta conta salário, o banco pode ressuscitar essa dívida e cobrar neste dinheiro?

  61. Vinicios

    Olá, minha esposa conseguiu um emprego onde a empresa paga pelo banco Santander , ela tem uma dívida nesse banco , e quando ela foi abrir uma conta salário, a gerente informou sobre a dívida e falou que o banco pode descontar até 30% do salário, e quando minha esposa foi argumentar que não poderiam descontar nada em uma conta salário a gerente disse que agora é lei . Isso procede ?

  62. Mariana

    Sou funcionária pública municipal e recebo meu salário pelo banco Sicoob. No entanto, o município faz o pagamento pelo banco do Brasil e este repassa ao outro banco. Tenho uma dúvida no banco do Brasil e percebi que há 3 meses meu salário não é depositado corretamente em minha conta do Sicoob. Questionei ao banco Sicoob e ao rh e, segundo eles é alguma coisa no banco do Brasil. O banco pode reter algum valor sem a minha autorização?

  63. rhaiany

    E descontado alguma taxa por deixar meu dinheiro na conta poupança por muito tempo

  64. Robson Zanotto

    divida com banco caduca ou prescrcreve

  65. Vivian

    Estou devendo ao banco o cheque especial . Se eu não fizer um acordo eles podem descontar apenas 30 por cento do salário ou podem reter tudo? Minha conta é corrente. Mas vem especificado remuneração salário prq abri pela empresa que trabalho! Obrigada.

  66. Madalena Freitas

    Bom dia ! Eu tenho uma conta corrente no Itaú. Coloquei a smart fit em debito automático, fiquei desempregada e o banco me colocou no cheque especial sem eu ter pedido . Agora arrumei um emprego onde so pagam pelo itau . O itau vai descontar o debito do meu salario?

  67. Alan Costa

    Tenho uma dívida com o banco Bradesco; não pedi empréstimo, apenas com um baita prejuízo no cartão de crédito! Provavelmente entrarei em uma empresa que faz os pagamentos dos trabalhadores pelo mesmo banco. Minha dúvida é: o banco pode descontar alguma porcentagem desse meu salário sem minha permissão?

  68. Pinheiro

    A empresa na qual trabalho efetuou o meu adiantamento, mas o banco não repassou para a minha conta salário. O banco tem o direito de fazer isso?

  69. antonio

    Eu tenho uma dívida no banco do Brasil naqueles empréstimo na boca do caixa a cinco anos atrás e a firma que trabalho pediu uma abertura de conta lá novamente nesse tipo de empréstimo eles podem descontar ? Pq ñ me perguntaram nada na hora de abrir a conta

  70. Laercio

    Tinha uma conta no Banrisul no meu antigo trabalho,quando sai da empresa esqueci de encerrar a conta.Agora no meu novo emprego eles abriram uma conta salário no Banrisul. O banco pode descontar as taxas mensal do meu salário?

  71. Mar

    Bom dia! Tenho um emprestimdo no Banco do Brasil, onde há o desconto direto na folha de pagamento. Fiz outro emprestimo, mas como não tinha margem para cobrar do holerite, eles cobram da minha conta corrente. Tive problema com o limite da minha conta e eles fizeram um acordo para descontar da minha conta corrente. Esse mês fiz as contas e juntando o emprestimo em folha mais o da conta corrente e acordo do limite do cheque especial e passa de 50% do que ganho. Me falaram que por lei só pode ser descontado só 30% . Como devo proceder? Abri uma conta no Santander e pretendo fazer a portabilidade. Nesse caso, quando meu salário for para o outro banco eles podem me descontar algo? Sei que o que é de folha de pagamento continuará a ser descontado até que eu termine o pagamento, mas minha duvida é quanto ao valor do emprestimo na conta corrente. Tenho que deixar só o valor que complete os 30% porque o que está sendo descontado é bem mais que os 30%.

    Obrigada pela ajuda,

    Mari.

  72. Ivan

    Boa noite eu abrir uma conta no Santander conta salário , tenho uma pendência lar na hora de abrir a conta eles abriram normal ser quer ele fez eu assinar alguma cláusula sem eu saber pra poder descontar no meu salário….

  73. Priscila Abib

    Boa noite. No meu caso, eu utilizava uma conta corrente do Banco Santander e abri uma salário para receber mensalmente. Esse mês fui surpreendida com um desconto de 30% do meu salário devido a uma dívida em minha conta corrente. Estive no Banco e a Gerente me informou que o Banco pode sim descontar de minha conta salário pois ele vê o CPF e não a conta. Está certo isso??

  74. ELAINE

    Bom dia Flávio. Como faço para tirar a cobrança do meu consignado da minha conta salário já que está comprometendo a minha subsistência. Já paguei mais da metade da dívida durante 3 anos e gostaria que viesse em forma de boletos. Me esclareça por favor.

  75. Rodrigo

    De acordo com a resolução 3402 do banco central, se o cliente tem financiamento ou empréstimos contratado em aberto e vai receber salário no banco, a instituição pode reter até 30% . Isso está em cláusula contratual . Se a pessoa deve e fica inadimplente por estar desempregado e uma coisa. Mas se ele está recebendo salário tem capacidade de pagamento! O não pagamento é má fé! De acordo com a lei, entende se que não pode ter comprometimento maior que 30 % porque a pessoa precisa sobreviver com o salário. Os bancos retém valores porque no contrato informa isso.

  76. roberto

    Recebo meu salario pelo banco do brasil…
    Eu ja era conrrentista quando fichei, e nem precisei abrir uma conta salario. Pois assim que a empresa depositou meu primeiro pagamento foi aberta uma conta salario automaticamente.
    o problema é o seguinte: toda vez que vou receber o banco retem uma parte do valor. E eles me imformaram que só vai normalizar quando eu quitar o debito que ficou na minha conta corrente, sendo que esse debito é de tarifa de serviço .
    Isso é corréto?

  77. Sergio

    Flávio, o decreto 4.840/2003 libera os bancos para reterem até 30% do rendimento, mesmo em conta-salário. Poderia explanar por favor ?

  78. Danieli

    Eu fiz um consignado no Itaú, posso mudar minha conta pra salário mesmo antes de terminar de pagar?

  79. Beto

    Atualmente possuo dois empréstimos no itau, um é CREDIÁRIO INTELIGENTE e o outro é SOB MEDIDA PROP ACORDO CARTÃO….fui no banco e não tive sucesso na negociação para diminuir o valor das parcelas por mês. Como alternativa fui no RH da Empresa e eles me deram uma carta solicitando abertura de conta e consegui realizar a abertura de conta salário em outra agencia Itau sem ser o da empresa, então irei deixar de receber meu salário na conta numero X ( Conta Corrente ) e irei passar a receber na nova conta numero Y ( conta salário) para eu respirar um pouco e tentar negociar de outra maneira futuramente. mesmo sendo conta salário e a divida ser do itau eles podem debitar da minha nova conta salário?

  80. Marco

    Eu tenho um problema com banco do Bradesco tenho um empréstimo expliquei minha situação pros atendente e consegui mudar pra conta salário mas ai veio minha dúvida o banco pode travar seu dinheiro na conta? Tipo casa pagamento ele trava a valor da parcela para eu não pegar

  81. welton

    boa tarde amigo fiz um empréstimo consignado no itau .
    agora estou em uma empresa que trabalha com o itau .
    eles podem descontar da minha conta salario.
    obrigado.

  82. Ray

    Tenho uma divida antiga com o Banrisul, a empresa na qual estou trabalhando só paga por esse banco, fiz a portabilidade de conta para o banco o qual uso, para minha surpresa, ao receber meu salário na minha conta, antes da transferencia o Banrisul reteu 30% do meu salario.
    Fui la reclamar e me disseram q existe uma lei que ampara o banco a fazer esse tipo de desconto.
    Existe mesmo essa lei, ou é apenas para me obrigar a fazer um acordo?

  83. Brenda

    Então tenho uma conta corrente no Santander …. Só q não tenho condições de manter o acordo e eles não me dão a possibilidade de diminuir o valor da parcela do acordo …. Caso eu cancele a conta corrente e abra uma conta salário eles mesmo assim poderiam retirar o valor do antigo acordo da minha conta salário ou até msm reter 30% do meu salário ou não !??
    Desde já obg

  84. Edilene de

    Bom dia!
    Tive que abrir uma conta corrente/salário no Banco Santander por conta do meu novo emprego, porém tenho pendências em meu cartão de crédito. O banco pode resgatar o crédito por atraso desta pendência da minha conta?

  85. Neilda Ribeiro

    Bom dia, fiz um empréstimo consignado numa determinada empresa, depois de 5 meses, fui obrigada a pedir as contas da empresa e mudar de cidade, por “n”motivos, logo fui ao banco ver a situação e tentar uma negociação, porém não tive nenhum sucesso. Consegui um novo emprego que também deposita o pagamento no Santander, falaram que que não era possível eu abrir uma outra conta salário, já é o segundo mês que desconta meu salário inteiro, sobrando apenas $30 , e já m informaram que no próximo mês também já não irei receber, já passei por 4 gerentes e 2 agências diferentes, mais nenhuma conseguiram fazer acordo…..
    A única opção que o banco me deu, foi pedir conta do meu trabalho atual, pq não tem condições …

  86. Jean

    Tenho uma conta salário na Caixa Econômica, mas fiz portabilidade para o Santander. A Caixa pode descontar taxa de manutenção da conta mesmo que eu não a utilize?

  87. Tatiana Sturaro

    Boa tarde hoje fui abrir uma conta salário no banco Itaú mas tenho uma dívida lá eu já tinha pesquisa aqui sobre o assunto ai a gerente me disse que por eu ter uma dívida com o Itaú se não houver negociação o banco pode descontar da minha conta salário 30% do que cair na minha conta salário me disse que era uma nova lei desse ano eu quero saber se isso e verdade ou se ela disse isso só pra eu negóciar minha dívida desde já muito obrigada.

  88. Thales Bicalho

    Tenho uma conta salario/ corrente no Santander e tenho um contrato de empréstimo com eles, já faz alguns meses que transferi meu salário pra receber em outro banco, agora pra mim pagar o empréstimo tenho que sacar e depositar no Santander a quantia do empréstimo pois o mesmo esta em débito automático em minha conta corrente, a minha dúvida é o seguinte; se cancelar a conta corrente do Santander eles podem descontar no meu salário? Ou se eu deixar de pagar eles podem reter o meu salário no banco?

  89. Rafael

    Tenho dívida no banco santander e comecei a trabalhar em uma empresa que trabalha com o banco, fui abrir conta salário mas no contrato da abertura da conta eles colocam uma clausula informando que eu autorizo o desconto mensalmente caso eu possuir dividas, eu questionei isso e falei que não concordava, o gerente apenas informou que esta clausula é pre definida e só consigo abrir a conta salário com este aceite. Fui em outras agencias e o contrato é sempre o mesmo, com esta clausula, é aceitar isso ou não abrir a conta. O que fazer para não ter parte do meu salário retido?

  90. Guinna

    Uma divida pode caducar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.