Como Regularizar seu CPF

Saiba quais são as possíveis situações cadastrais de um CPF, como consultar a sua situação e como regularizar.

flaviomariano
Flávio Mariano

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um conjunto de 11 números decimais que identificam uma pessoa junto à Receita Federal. O documento pode ser retirado por qualquer pessoa, de qualquer idade ou nacionalidade, e este número de inscrição não muda, a não ser por uma decisão judicial ou administrativa.

Esse número é importante para praticamente tudo que se faz na vida. Então, é importante manter o seu CPF regularizado.

Continua após a publicidade

Como Consultar sua Situação Cadastral

Para saber se o seu CPF está regular ou tem alguma pendência, basta acessar o site da Receita Federal (acesse o link, informe seu CPF e a data de nascimento e clique em “Consultar”. Saiba quais são as situações cadastrais em que um CPF pode ficar:

Regularizado – Quer dizer que a pessoa não tem nenhuma pendência no cadastro do contribuinte. A pendência fiscal não é a mesma coisa que pendência cadastral. Então, é possível que um CPF esteja regular quanto à sua situação cadastral, mesmo tendo débitos com a Receita Federal, que tem a ver com a situação fiscal.
Pendente de Regularização – Acontece quando a pessoa deixa de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF). Essa pendência pode durar até cinco anos.
Suspensa – O CPF fica suspenso quando o cadastro do contribuinte está incompleto ou incorreto.
Cancelada – Quando o contribuinte falece, o CPF é cancelado. O cancelamento pode acontecer também em virtude de decisão administrativa ou judicial por algum outro motivo.
Nula – O CPF é anulado quando é constatada alguma fraude na inscrição.

Como regularizar seu CPF

Se você consultou a sua situação cadastral e viu que o seu CPF não está regular, é melhor regularizá-lo o quanto antes. Se você deixou de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda, da qual era obrigado, basta entregar os documentos pendentes para regularizar seu cadastro. Clique aqui para baixar os documentos devidos.

Agora, se este não é o seu caso, terá que solicitar a regularização do CPF junto à Receita Federal. Esta solicitação poderá ser feita gratuitamente pela internet, somente se o CPF estiver com a situação Suspensa. Se este é o seu caso, clique aqui.

cpf
Saiba como regularizar o seu CPF

Porém, em outras situações cadastrais, o CPF não poderá ser regularizado através da internet. É preciso então ir até uma das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Nesse caso, será cobrada uma taxa de R$ 7,00 pelo serviço.

Brasileiros que moram no exterior podem solicitar a regularização em representações diplomáticas brasileiras no exterior. E também têm a opção de fazer o pedido pelo telefone: +55 11 3003 0146. O custa da ligação é de uma chamada internacional para o Brasil.

É possível também solicitar a regularização do CPF de pessoas falecidas. Nesse caso, o pedido só pode ser feito diretamente em uma Unidade de Atendimento da Receita Federal. Pessoas que moram no exterior e estão no Brasil, também devem proceder da mesma forma.

Depois de fazer a solicitação, você receberá um código para acompanhar o andamento do seu pedido. Acesse o link para consultar.

Contribuinte com CPF Pendente tem Conta Bancária Encerrada?

A algum tempo atrás, era sim o que acontecia. Se o banco fosse informado que seu cliente estaria com o CPF pendente, sua conta corrente era cancelada em até 30 dias. Mas uma mudança na lei mudou esse prazo para 90 dias, em caso de CPF suspenso, cancelado ou nulo.

Então, se você tem alguma pendência no seu CPF, este é mais um motivo para regularizar.

Continua após a Publicidade

26 comentários

  1. wellington

    boa tarde!
    fui ao banco bradesco para abrir uma conta corrente (17/09) e chegando la consta no sistema pendente de regularização, então fui na receita e vi que tinha uma pendência, que na hora regularizei e paguei o darf, hoje (23/09) liguei no banco e o gerente me disse que continua da mesma forma! o que fazer para regularizar?

  2. Mariana

    Então meu CPF estava inrregular , aí regularizou ontem e ontem mesmo fui fazer uma conta salário no banco Itaú e meu CPF ainda está suspenso lá , sendo que na receita federal já consta que meu CPF já está regular , e no banco ainda está suspenso , pq ?

  3. CRISTIANO MARIANO

    Estou com cpf suspenso,e entro na pagina da recita para regularizar faço tudo certo .depois aparece que tenho que ir a uma agencia da receita pra concluir o proceso .porque nao consigo concluir pela internet? ,se simplesmente esta suspenso.

  4. Continua após a publicidade

  5. Priscila Roberta

    Meu CPF estava suspenso mas no momento já está regular no site da receita federal, mas minha contas na caixa econômica e no banco do Brasil continuam bloqueada. O que devo fazer?

  6. Davi Risson

    Minha situação é irregular, consigo sair do país mesmo assim?

  7. Tamara

    Meu CPF está regular será que eu vou precisar regularizar ? Porque minha conta foi bloqueada da caixa e diz que é o cpf mais esta regular

  8. Continua após a publicidade

  9. Leia

    Oii fui dar entrada no seguro chegou lá a moça diz que meu CPF está pendente que e pra mim ir na receita Federal

  10. Charles Marinho

    Olá,
    Fui entrar no banco via mobile e o mesmo deu a informação CPF IRREGULAR, entrei no site da Receita Federal e o mesmo já encontra-se como REGULAR, porem até o momento ainda consta como CPF IRREGULAR no banco e não consigo o acesso, o que eu devo fazer?

  11. Jessica

    Olá eu fui dar entrada no Seguro desemprego e a moça informou que para eu receber eu tenho 30dias para regularizar meu nome na receita Federal pois mudei meu nome de solteira para casada apenas no rg. Depois eu regularizei do cpf pela internet…será que deu certo?eu tento imprimir o nome de solteira da erro tento imprimir o de casada da certo. Acredito que está tudo certo mas me tire essa dúvida por favor

  12. Continua após a publicidade

  13. Silvio

    Olá, meu CPF foi bloqueado por eu não ter efetuado declaração de IR. Acontece que minha renda é inferior a obrigatoriedade. Então pergunto: Ano que vem, em 2018, fazendo a declaração de IR de 2017, meu cpf será desbloqueado?

    Obrigado

  14. Meyre

    Boa tarde, fiz CPF da minha filha de 4 anos, quando fui abrir uma conta pra ela fiquei surpresa ao saber que o CPF dela estava nulo.
    E agora o que devo fazer?

  15. Celso

    Boa Tarde,

    para depositar uma quantia em torno de R$ 300 Mol em conta poupança de meu filho de 15 anos, é preciso que eu declare a origem ao depositar ou faço na Declaração de IR?
    Grato.
    Celso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.