A Caixa Econômica Federal é um banco brasileiro que reúne mais de 93 milhões de cliente, se consagrando como uma das instituições mais populares do país. São muitos os produtos oferecidos por esta instituição, como contas, empréstimos, financiamentos, seguros, loterias, dentre outros. Este é, sem dúvidas, um dos bancos mais completos do Brasil, visto que atende às necessidades dos mais diferentes tipos de clientes.

Ainda, a Caixa possui uma infinidade de cartões, que podem ser utilizados para movimentação das contas bancárias, compras no crédito ou ambas as funções. E, é preciso que os usuários de tais cartões saibam como identificar as informações contidas no plástico, como número da conta, agência e operação. Estas informações são necessárias em diversas situações, como no momento de transmiti-las a terceiros para que sejam feitas transferências, para compras online, etc.

Continua após a publicidade:

Todos estes dados citados acima podem ser encontrados nos cartões da Caixa, na última linha da parte inferior do plástico. Esta última linha está separada em três seções, com quatro, três e oito dígitos, que correspondem à agência, operação e número da conta, respectivamente.

Como encontrar as informações no cartão Caixa?

Em diversas situações é preciso transmitir os dados acerca da sua agência, conta e operação para terceiros. Por exemplo, quando é realizado uma TED ou DOC. Para facilitar o acesso dos usuários bancários à estes dados, eles são disponibilizados nos cartões, cujo o plástico já é emitido com as informações. A grande maioria dos cartões da Caixa Econômica Federal, vinculados à contas, possuem os números da conta, agência e operação na parte inferior. Existem certas exceções, como o cartão Caixa Simples, que não é vinculado à conta corrente.

A fim de sempre realizar operações bancárias e compras com segurança e rapidez, saiba abaixo como é possível encontrar as informações relativas aos números da conta, agência e operação no cartão da Caixa.

Cartão Caixa
Como pode-se perceber, todas estas informações localizam-se na última linha do cartão.

Agência

O número da agência, que expõe a qual filial da Caixa o cliente está vinculado, é o primeiro que será encontrado nos cartões, na última linha inscrita no plástico, logo abaixo do nome do titular. Esta primeira seção, que se refere à agência, possui apenas quatro algarismos. São mais de 3040 agências da CEF pelo Brasil. Caso o cliente, por exemplo, abra sua conta na agência do bairro Asa Sul, em Brasilia, no Distrito Federal, terá o número 310 inscrito em seu cartão.

Operação

A próxima seção, disposta no cartão Caixa, é a que possui o número da operação. Estes três dígitos, localizados após a agência, identificam qual o tipo de conta que o cliente possui. Caso seja Conta Corrente de Pessoa Física, a operação será 001. Se for Conta Salário, 037, e, Poupança de Pessoa Física, 013. Existem ainda diversos outros códigos, como o 002, para Conta Simples de Pessoa Física, 003, referente a Conta Corrente de Pessoa Jurídica e 023, para Conta Caixa Fácil.

Número da conta

Ainda, após o número da operação, há o número da conta do indivíduo. Esta seção possui oito dígitos, que são seguidos por um traço e o Dígito Verificador, que também deve ser inserido juntamente com os algarismos da conta. O DV é um número autenticador, cujo o principal objetivo é atestar que os dados inseridos, referentes à conta e agência, são reais. Na Caixa, há apenas um Dígito Verificador mas, outros bancos podem possuir dois.

É recomendado estar atento ao identificar este número, visto que muitos podem confundir o número da conta com o número do cartão. Porém, eles não estão localizados na mesma linha. O número do cartão localiza-se na região meridional do plástico, composto por 19 dígitos.

Caso não tenha o seu cartão em mãos, mas ainda assim necessita dos dados referentes à sua agência, conta e operação, consulte o Internet Banking ou aplicativo bancário da Caixa Econômica Federal. Na aba que contém as informações do usuário, comumente também terão as relativas ao cadastro bancário, como agência e número da conta.

Publicidade