Antes de contratar uma apólice é importante conhecer tudo sobre seguros, desde os tipos existentes, como funcionam, quais são as melhores opções, entre outras informações fundamentais.
Desse modo, você não será pego de surpresa e terá plena consciência do produto que está contratando com a seguradora.
Afinal de contas, com tantas opções no mercado, é bem provável que, em algum momento, você se sinta perdido com tantas informações.
Sendo assim, para ajudar você a entender melhor sobre o que são os seguros, a finalidade de cada um e os benefícios que eles podem trazer, preparamos este post completo. Confira!
Para que servem os seguros?
Os seguros são uma alternativa para que você possa proteger tanto seus patrimônios materiais, como automóveis e imóveis, quanto as pessoas que mais ama — ou até a sua própria vida.
Contratando esse produto com a seguradora, você paga um valor conhecido como “prêmio” e transfere para a contratada os impactos que podem ser gerados a partir de um determinado dano.
Ou seja, se você passar por alguma situação complexa diretamente relacionada ao que foi segurado, não precisará se preocupar com prejuízos financeiros.
Como funcionam os seguros?
Depois que o produto é oferecido a você, é hora de assinar o contrato, conhecido como apólice. Nas cláusulas, deverão constar, basicamente:
- o período definido da contratação;
- o valor do prêmio a ser pago pelo segurado;
- e quais serão as responsabilidades que a seguradora se compromete a assumir caso aconteça um sinistro, ou seja, um acidente que cause algum prejuízo a você.
O prêmio que você deve pagar à seguradora varia de acordo com o produto contratado. Seguros de bens mais caros, como automóveis de luxo, também terão prêmios de valores bem mais altos do que de um celular, por exemplo.
Para fazer o cálculo desse valor, você precisa fornecer à seguradora os seus dados pessoais, bem como as informações relativas ao bem a ser protegido.
Vale destacar que, em algumas situações, será necessário que você pague uma quantia além do prêmio quando o sinistro ocorrer: a franquia. Ela é uma divisão das responsabilidades que a seguradora acorda com seus clientes em caso de acidentes.
É preciso atenção na hora de assinar a apólice para entender se ela será dedutível, em que a seguradora paga o valor do prejuízo que ultrapassa a franquia, ou se é simples, em que a seguradora indeniza integralmente os valores que ultrapassarem a franquia.
Quais são os tipos de seguros?
Assim como já destacamos, existem vários tipos de seguro disponíveis no mercado. Os mais tradicionais, que foram os primeiros a surgir, estão relacionados à bens como carros, motos, casas e apartamentos. Mas, nos últimos anos, outros produtos passaram a ser oferecidos aos consumidores, como o seguro para equipamentos eletrônicos, como celulares e notebooks.
Seguros de vida
É bem provável que uma das suas preocupações seja deixar a sua família protegida financeiramente caso aconteça alguma fatalidade ou mesmo quando você não estiver mais presente. É para ajudar nesses momentos que existem os diferentes tipos de seguro de vida.
Como funcionam os seguros de vida?
O seguro de vida é aquele em que você seleciona os beneficiários para receber um valor pré-determinado, chamado de indenização, em alguns casos como:
- falecimento do segurado;
- doenças graves e que, normalmente, exigem tratamentos mais caros;
- diárias em hospitais por longas internações;
- invalidez permanente.
Essas coberturas variam muito de acordo com a seguradora contratada, bem como as condições e os valores que você pode pagar no momento da contratação.
Seguro de vida: preços, coberturas e 7 opções que cabem no seu bolso!
Por que contratar um seguro de vida?
A contratação desse tipo de produto evita que seus familiares e pessoas mais próximas tenham que passar por dificuldades no pagamento de despesas relacionadas aos sinistros mencionados.
São situações que, geralmente, impactam diretamente no emocional de todos e os seguros são um modo de reduzir um pouco os problemas — pelo menos no lado financeiro.
Onde contratar o melhor seguro de vida?
O melhor seguro de vida é aquele em que você consegue aliar uma mairo gama de sinistros cobertos, com um valor de indenização que realmente possa ajudar nesses momentos difíceis e, é claro, com um prêmio que você possa pagar.
Além disso, por ser uma das modalidades mais comuns de seguro, é possível encontrar esse produto em praticamente todas as instituições bancárias e empresas seguradoras do Brasil.
Uma opção interessante e com um excelente custo benefício é o seguro de vida Azos, que pode ser contratado de forma online e possui aprovação de 1 dia útil.
Seguro viagem
Independentemente do motivo da viagem, ninguém quer ter dor de cabeça enquanto está longe de casa, não é mesmo?
Por isso, um seguro viagem é imprescindível — principalmente para quem vai passar um período mais longo de tempo ou está indo para países que exigem o seguro como critério de entrada.
Para que serve o seguro viagem?
Essa modalidade também conta com proteção aos mais variados tipos de situação que podem acontecer com um viajante, como:
- perda, extravio ou danos à bagagem;
- cancelamentos;
- despesas médicas, odontológicas e hospitalares;
- invalidez;
- traslados funerários.
O seguro viagem pode ser contratado não só para viagens internacionais como também para as nacionais. Para quem não tem um plano de saúde com cobertura em todo o país, por exemplo, a contratação deste produto é uma excelente alternativa.
Onde contratar o melhor seguro viagem?
A escolha do seu seguro viagem está diretamente relacionada ao destino que você viajará. Países europeus que seguem o Tratado de Schengen, por exemplo, exigem que a cobertura seja de, no mínimo, 30 mil euros. Mas caso esteja fazendo uma viagem dentro do Brasil, a cobertura não precisa ser tão completa.
De todo modo, uma excelente opção para contratar o seu seguro viagem é a Ciclic Viagem. A empresa possui planos com ótimas coberturas e preços bem acessíveis.
Seguro de carro ou seguro automotivo
Adquiriu o veículo que tanto sonhava? Então é hora de contratar uma proteção! Os seguros automotivos também são muito conhecidos e utilizados no Brasil, principalmente para prevenir quanto a furtos e roubos. Conheça mais sobre esse produto!
Para que serve o seguro automotivo?
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Públicas (Sinesp), apenas entre janeiro e fevereiro de 2020 foram registradas quase 29 mil ocorrências de roubo de veículos em todo o Brasil.
Esse alto número deixa clara a importância de contratar um seguro automóvel, buscando minimizar os prejuízos causados por essa e também por outros tipos de situações, como furto ou acidente de trânsito.
Onde contratar o melhor seguro de carro?
Também por ser uma modalidade muito procurada, o seguro auto pode ser contratado com diversos bancos e seguradoras. Algumas empresas são mais especializadas nesse tipo de produto: é o caso da Smartia, Youse e Azul Seguros.
De todo modo, o primeiro passo antes de contratar o seu seguro automotivo é analisar como é a sua rotina com o seu veículo e quais são as suas necessidades. Alguns pontos a serem analisados são:
- onde você costuma estacionar;
- em quais horários estará com o carro;
- quem e quantos serão os motoristas;
- riscos em que o veículo estaria mais exposto;
- e, é claro, o quanto você pode pagar.
É importante destacar que o seguro de carro, moto e outros veículos costuma ser um dos que você mais precisará de planejamento e pesquisa para contratar a opção ideal. Isso porque os preços podem variar muito de acordo com a cobertura, a franquia e alguns detalhes que as seguradoras precisam analisar.
Apenas para que tenha uma ideia, até mesmo a idade e o tempo de CNH são critérios que contam para a diminuição ou aumento do valor do prêmio a ser pago por você. Por isso, o ideal é fazer diversas simulações para comparar qual delas oferece as maiores vantagens.
Outros tipos de seguro
Em 2019, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) registrou um crescimento de cerca de 11% do mercado de seguros.
Nos últimos anos, além dos problemas de segurança no Brasil, algumas novas oportunidades de proteção para imprevistos também surgiram — o que levou ao lançamento de novos tipos de apólices para facilitar o seu dia a dia. Veja algumas delas!
Seguro para celular
Com o mundo cada vez mais digital, se torna ainda mais difícil ficar sem um smartphone. Os seguros para celular disponíveis costumam cobrir danos físicos, elétricos, por água ou líquido, além de furtos e roubos.
Esse é um produto que costuma ser contratado para aparelhos mais caros, porém algumas seguradoras aceitam proteger celulares a partir de R$ 500 e que tenham até 1 ano de uso.
Seguro para pets
Seu bichinho de estimação é como um membro da família para você? Então saiba que eles também já podem ser contemplados com um seguro para pets.
Assim como nos planos de saúde para humanos, é possível contratar apenas serviços ambulatoriais, mas também o pacote mais completo, que cobre despesas com internações e tratamentos, como fisioterapia.
Seguro residencial
Para quem deseja proteger a casa ou apartamento não só contra furtos e roubos, mas também contar com assistência 24 horas de serviços como chaveiros, encanadores e reparos de eletrodomésticos, o seguro residencial é uma excelente opção. É possível encontrar desde planos mais básicos, que atendem à pequenas necessidades do dia a dia, até aqueles destinados apenas para casas de veraneio.
Como comparar seguros online?
Basicamente, existem duas maneiras de fazer a comparação entre os diferentes produtos das seguradoras.
A primeira delas é entrar nos sites oficiais das seguradoras e fazer uma simulação online ou, até mesmo, já solicitar a sua cotação. Assim que receber os dados, basta montar uma pequena planilha e colocar os prós e contras lado a lado.
A segunda opção é utilizar alguns sites especializados em comparação de seguros. O Compara Online, por exemplo, é um site que reúne alguns dos principais seguros de automóveis, viagens e vida do Brasil e permite não apenas comparar, como também contratar o produto que você escolher.
Também vale a pena, durante a sua pesquisa, consultar portais como o Reclame Aqui para acompanhar a reputação das seguradoras.
Não esqueça também de conferir se a empresa é autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) a oferecer os planos e seguros para você.
Perguntas frequentes sobre seguros
- Qual o seguro mais barato?
Esses valores vão depender de qual tipo de seguro você está contratando e de alguns detalhes importantes, como a sua localidade e a cobertura que você precisa para o seu bem ou para você.
- Qual idade o seguro fica mais barato?
A idade é um quesito que determina o valor do prêmio no seguro auto. Acima dos 25 anos, as taxas são um pouco mais baratas, já que as pessoas passam a ser consideradas fora da faixa etária de maior risco de acidentes de trânsito — 18 a 24 anos.
Assine a Newsletter do iDinheiro e receba toda semana conteúdo exclusivo sobre o que importa para o seu dinheiro!