Empréstimo Consignado CAIXA: Como Funciona?

Já ouviu falar do crédito consignado caixa, mas não sabe como funciona? Neste post explicamos o funcionamento do empréstimo consignado para aposentados, pensionista do INSS e também empregados com vínculo salarial com a CAIXA.

Escrito por Eduarda Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Você com certeza já ouviu falar em crédito consignado, também chamado de empréstimo consignado na CAIXA. Mas se eu te perguntasse, você seria capaz de explicar o que é e como funciona? O objetivo deste texto é justamente responder essa pergunta de maneira simples e objetiva.

Se você esta em busca de uma opção de crédito, pensou na possibilidade de contratar um consignado mas ficou com dúvidas sobre o assunto, saiba que esse post para você e que pretendo esclarecer diversas questões sobre o tema.

Trata-se de uma modalidade de crédito especial destinada a um perfil específico de pessoas. Nos consignados você encontra vantagens e melhores condições de pagamento, sem a necessidade, por exemplo, de apresentar um avalista.

Entretanto esse tipo de crédito é destinado apenas para funcionários de empresas conveniadas, aposentados e pensionistas do INSS. O pagamento é garantido justamente devido ao elo entre a empresa/INSS e a CAIXA Econômica Federal, detalharemos isso a seguir.

Como funciona?

O empréstimo consignado da CAIXA é um tipo de empréstimo pessoal exclusivo para funcionários de empresas e órgãos conveniados ao banco, aposentados e pensionistas do INSS

Após a contratação do empréstimo, o valor da prestação é descontado diretamente em sua folha de pagamento, correspondendo a um valor de, no máximo, 35% da sua remuneração ou benefício mensal.

Para ter o seu empréstimo autorizado não basta apenas fazer parte do público alvo do serviço, a CAIXA também estipula algumas condições para você ter acesso a essa modalidade de crédito. Segundo o site do banco essas condições são:

emprestimo-caixa
Saiba como Funciona o Consignado Caixa
  • No caso de pessoas ligadas ao INSS, o benefício deve ser permanente e a aprovação do empréstimo também está sujeita a análise por parte do órgão previdenciário.
  • O valor calculado para as prestações mensais relacionada ao empréstimo consignado não poderá comprometer mais que 30% da renda, seja salário ou benefício.
  • Os valores das prestações durante todo o período de pagamento será igual e descontadas, em sua totalidade, diretamente na folha de pagamento do indivíduo que contratou o crédito.

Quais são os documentos necessários?

No momento de contratação, pode ser necessária a apresentação de documentos como:

  • RG OU CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência.

Por isso, tenha-os em mãos quando for passar pelo processo.

Como Contratar?

O passo a passo para contratar é o seguinte:

  1. confirme que a empresa ou órgão que você trabalha possui convênio com a CAIXA. Para isso, você pode perguntar diretamente ao RH da sua empresa ou ligar para o ALÔ Caixa por meio dos números 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (para demais regiões). Se você for aposentado ou pensionista, pode pular esta etapa;
  2. escolha a melhor forma de atendimento para você: online ou presencial. Caso opte pela forma online, você pode fazer a solicitação pelo internet banking da CAIXA e pelo app.
  3. se preferir ir presencialmente, se desloque até a agência CAIXA mais próxima de você ou em algum terminal de autoatendimento (neste caso, é necessário já ser correntista);
  4. submeta seus documentos e preencha os formulários de contratação.

Após entregar todos os documentos relacionados é só esperar a formulação no contrato. Vale sempre ressaltar a importância de ficar atento às cláusulas do contrato em questão e se assegurar de cada detalhe. Quando tiver certeza de que deseja contratar o serviço é só assinar o contrato e aguardar a liberação do crédito.

Uma vez com o crédito liberado é só utilizar para a finalidade que desejar. Ficou com alguma dúvida? Acesse o site da CAIXA Econômica Federal, ligue para central através do número 0800 726 0101 ou vá a agência física mais próxima de sua região e solicite mais informações. Outra opção é comentar aqui em baixo, temos o maior prazer em tentar te ajudar.

Como acompanhar o empréstimo?

Você pode fazer toda a gestão do seu empréstimo pelo site da CAIXA. Lá, você confere o saldo devedor e os detalhes do contrato do seu consignado.

Em sua folha de pagamento também será possível acompanhar de perto o pagamento das parcelas do empréstimo.

Como simular o empréstimo?

Antes de assinar o contrato, você pode simular o empréstimo consignado da CAIXA para isso, o Banco Central do Brasil disponibiliza uma ferramenta para cálculo de financiamento com prestações fixas. É possível utilizá-la para ter uma ideia sobre como funcionará o seu empréstimo. Porém, é importante ter em mente que os valores corretos virão em seu contrato, a partir da negociação com a CAIXA.

Para fazer a simulação,

  1. acesse a calculadora do cidadão, do Banco Central;
  2. em “Nº de meses”, preencha em quantos meses deseja dividir seu empréstimo;
  3. em “Taxa de Juros Mensal”, preencha a taxa de juros do empréstimo consignado da CAIXA;
  4. deixe “Valor da prestação” vazio;
  5. em “Valor financiado”, preencha qual o valor que deseja emprestar;
  6. Clique em “Calcular”.

Você receberá o valor da parcela, dos juros e o montante que será pago.

Veja, abaixo, a simulação de um empréstimo de R$ 10.000 em 3 anos (36 meses) a uma taxa de 2,49% ao mês.

Print mostrando como fazer a simulação de um empréstimo consignado da Caixa.

Qual o banco que tem a menor taxa de juros para empréstimo consignado?

De acordo com relatórios publicados pelo Banco Central, considerando o período de 27 de julho a 02 de agosto de 2023, os bancos com as melhores taxas são:

  • Para servidores públicos: Agibank (1,29%), AL5 Bank (1,33%) e Nu Financeira (1,40%). 
  • Para aposentados pelo INSS: Inbursa (1,45%), Sicoob (1,56%) e Parati (1,65%).
  • Para funcionários de empresa privada: Sicoob (1,56%) e Daycoval (1,60%).

Porém, é fundamental considerar dois pontos principais se você está pensando em fazer um empréstimo: as taxas variam ao longo do tempo e se diferenciam muito de banco para banco.

Por isso, é importante analisar as opções disponíveis no momento da contratação.

Vale a pena contratar o consignado da CAIXA?

Sim. Por ser um crédito oferecido apenas para pessoas com vínculo empregatício ou de pagamento ao banco de alguma forma, o empréstimo consignado da CAIXA é uma modalidade de baixo risco para o banco. Por isso, os limites de empréstimo e prazos de pagamento são bons e as taxas de juros são baixas.

O primeiro diferencial desse empréstimo é que ele não possui necessidade de avalista. Basta estar dentro das categorias contempladas pelo serviço que seu crédito será disponibilizado, mesmo se você não for correntista da CAIXA. É importante frisar, no entanto, que existem condições especiais para aqueles que recebem o salário pelo banco.

Os prazos de pagamento oferecidos pelo banco variam de acordo com a categoria do requisitante: funcionário público, funcionário do setor privado que possui convênio com a CAIXA, aposentados e pensionistas do INSS.

Além disso, os descontos do pagamento desta modalidade são feitos diretamente na folha de pagamento, ou seja, você não precisa se preocupar com os boletos. Como o desconto é automático, você fica livre, também, do risco de pagar por multas ou tarifas por atraso de pagamento.

A data desse pagamento também é personalizável: você pode escolher o melhor dia do mês para esse desconto e, assim, incluir o pagamento em seu planejamento financeiro.

Como cancelar o empréstimo consignado?

Se você tiver contratado um empréstimo e se arrependido, você possui até 7 dias para cancelar o serviço sem taxas. Esse direito de arrependimento está previsto por lei no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Vale ressaltar que esse prazo deve ser contado a partir do dia que você começar a receber o empréstimo.

Para solicitar o cancelamento, basta entrar em contato com a CAIXA e solicitar a interrupção do serviço. Anote o protocolo de atendimento e acompanhe a desaverbação do contrato de empréstimo.

Independente do prazo de arrependimento, você pode solicitar a pausa de pagamento de empréstimos pelo atendimento remoto da CAIXA. Ligue para o telefone 0800 726 8068 e utilize a opção 2. Este canal funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.

  1. Maria de

    Contratei um empréstimo no dia 06/03 está tudo certo mas ainda consta na minha conta hoje 12/03 como saldo bloqueado, quanto tempo leva para desbloquear?

  2. Fernanda Souza

    Sou funcionaria da prefeitura de Niterói e gostaria de saber as condições de empréstimos.

  3. Francisco

    Preciso de um cartão de crédito pra minha empressa de um limite bom

  4. Samuel Borba

    A Caixa sempre ajudando a quem precisa! Meus Parabens a :Caixa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp