Entenda como usar o cartão de crédito na Black Friday para ganhar descontos e fazer compras inteligentes

Está pensando em aproveitar as promoções da Black Friday e comprar com cartão de crédito? Entenda os cuidados que se deve tomar e saiba a melhor maneira de usá-lo!

Escrito por Heloisa Moraes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A Black Friday, ou “sexta-feira das ofertas” ganhou popularidade no Brasil e se tornou uma das principais datas de vendas do país. Com isso, o consumidor aguarda ansiosamente pela oportunidade de adquirir produtos ou serviços por um preço mais em conta. Entretanto, nem todo mundo sabe como se preparar adequadamente para isso.

No ano passado, foram realizadas mais de 7 milhões de compras online na data, superando o número de 2019 em 24,7%. É o que diz o levantamento da Neotrust/Compre&Confie, que também aponta que o valor médio das compras foi de R$ 668,70. Em 2021, a data programada para o evento é no dia 26 de novembro e já gera curiosidade por parte do consumidor. Afinal, é necessário preparar o orçamento financeiro para que as compras caibam no bolso.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Méliuz, que avalia as perspectivas para a Black Friday deste ano, o cartão de crédito é o principal meio de pagamento que deverá ser usado pelo consumidor ao fazer as compras: o número é de 74% para compras parceladas e 27,3% para à vista.

Especialistas em finanças apontam a necessidade de se planejar e ter cautela ao usar o meio de pagamento para aproveitar os descontos e não se comprometer em dívidas. Pensando nisso, o iDinheiro preparou um especial para te ajudar a tomar as melhores decisões na hora de usar o cartão de crédito na Black Friday.

Black Friday 2021 promete maior volume de vendas que 2020

As expectativas dos lojistas para esse ano são ainda maiores que no ano passado, considerando que em 2020, as incertezas causadas pela pandemia eram ainda muito expressivas pela falta da vacina. Agora, com o avanço da imunização, o mercado sente uma “volta na estabilidade” por conta das flexibilizações.

Ainda de acordo com a pesquisa do Méliuz, cerca de 71,2% dos brasileiros possuem intenção de compra na Black Friday de 2021. A principal motivação de compra é o “item de desejo”, ou seja, algum produto que o cliente já estava em busca de adquirir, mas poderá conseguir condições mais interessantes.

A pesquisa aponta a necessidade de perceber os cuidados necessários para não descontrolar os gastos em meios as promoções. 60,7% dos entrevistados consideram o menor preço como fator principal e 13,4% levam em conta benefícios como cashback e cupons de desconto. Entretanto, será possível ter os dois ao mesmo tempo? Existem meios para gastar seu dinheiro da melhor forma, utilizando cartão de crédito e determinadas plataformas.

A especialista em educação financeira da Ativa Investimentos Bia Moraes afirma que a maneira ideal de se preparar para comprar na Black Friday é juntando dinheiro para fazer pagamentos à vista. Isso porque os melhores descontos oferecidos pelas lojas são para quem realiza pagamento nesta modalidade. Entretanto, para os que não tem condição, é preciso se atentar aos juros de parcelamento no cartão de crédito, já que muitas vezes este acaba superando o desconto original.

Usar cartão de crédito na Black Friday requer cuidados

Sabemos que uma das maiores motivações em se comprar nesse período são os preços menores. Em contrapartida, o uso do cartão de crédito nesses momentos poderá atrapalhar aqueles que desejam aproveitar as promoções. Isso pelo fato de muitas lojas oferecem descontos condicionais que muitas vezes passam desapercebidos pelos consumidores.

Esses descontos condicionais são atrelados aos meios de pagamentos como “à vista” ou determinado limite de parcelamento sem juros, por exemplo. Por isso, o consumidor deverá estar consciente dessas informações antes de comprar para que não acabe deixando de aproveitar promoções reais.

Além disso, outro cuidado importante na hora de comprar com o cartão de crédito na Black Friday é ter noção de que será possível pagar a fatura no mês (ou meses) seguintes. Ainda segundo a especialista ouvida pela redação, o maior perigo está quando não é realizado o pagamento da fatura do cartão já que, dessa forma, é ativada uma das taxas de juros mais altas no mercado, o rotativo.

Para que isso não aconteça, se planeje com antecedência criando um orçamento de compras que irá poder arcar posteriormente.

Comprar com cartão de crédito também pode trazer benefícios

Apesar dos cuidados apontados, alguns cartões de crédito oferecem vantagens especiais que poderão te ajudar a economizar ainda mais na Black Friday. Muitos não conhecem as possibilidades que esse produto oferece na hora de se realizar compras, por isso é importante se atentar para não perder a possibilidade de “ganhar dinheiro”.

Bia Moraes, destacou os benefícios como cashback, milhas, descontos em lojas parceiras, programa de pontos e etc. De acordo com a mesma, se o consumidor tiver acesso a alguma dessas vantagens oferecidas pela instituição financeira, é importante aproveitar. Nesses casos, vale dar preferência ao cartão de crédito, ao invés de pagar a vista no débito, por exemplo.

A especialista em cartões de crédito do iDinheiro, Ana Júlia Ramos, listou algumas opções para usar o cartão de crédito na Black Friday com mais inteligência e em busca de descontos.

  • Cartão Rappi: oferece de 1% até 3% de dinheiro de volta em compras realizadas na fatura;
  • Cartão Méliuz: as porcentagens de dinheiro de volta vão de 0,5% até 1,8%, mas podem ser ainda maiores quando o cliente comprar em parceiros da empresa, usando o app do Méliuz;
  • Cartão Mooba: o cartão oferece até 25% de dinheiro de volta a depender da loja selecionada pelo consumidor e o resgate pode ser realizado na conta de preferência.

Bônus: conheça os meios de economizar dinheiro comprando com cartão de crédito!

Por fim, pensando em te ajudar a tomar as melhores decisões financeiras nas promoções de Black Friday, preparamos esse guia especial. Confira!

MeioComo funcionaCartões que oferecem
CashbackVocê recebe determinada porcentagem do valor de compra realizada, em dinheiro na sua conta corrente.Inter, Méliuz, C6, Rappicard, Mooba, Trigg, BMG, XP, Vivo Itaucard Platinum, Original, Digio, Next, etc.
MilhasVocê pode trocar pontos (milhas) por passagens aéreas ou vende-las.Azul Itaucard Visa Infinite, The Platinum Card American Express, Bradesco Elo Nanquim Diners Club, C6 Carbon Mastercard Black, etc.
Programa de PontosVocê pode trocar pontos acumulados por produtos ou descontos especiais.Cartões com a bandeira Mastercard (Mastercard Surpreenda) e bandeira Visa (Vai de Visa).
Descontos especiaisMuitas instituições possuem parcerias com várias redes de lojas e oferecem condições especiais ao pagar com determinado cartão.A maioria dos cartões de crédito, atualmente, oferecem descontos em lojas parceiras. Veja as parcerias do seu cartão.
Seguro Proteção de PreçoSe após realizar uma compra e dentro de 30 dias encontrar o mesmo produto por menor preço, poderá acionar o seguro e receber o valor da diferença.Cartões com a bandeira Mastercard e Visa.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre as melhores formas de usar o cartão de crédito na Black Friday? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro, ativar as notificações push e se inscreva, também, no nosso canal do Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp