Comprou um produto e o preço abaixou em seguida? O seguro proteção de preços pode te ajudar!

Já fez uma compra e pouco tempo depois encontrou o mesmo produto por um preço mais baixo? Pois saiba que existe um serviço que pode te ajudar nessas horas: o seguro proteção de preço.

Júlia Ennes
Júlia Ennes

O seguro proteção de preços é um benefício disponível em praticamente todo cartão de crédito no mercado, mas ainda desconhecido por muitos clientes. Esse serviço funciona como um reembolso da diferença de valor pago, caso o cliente encontre o mesmo produto por um preço menor, em um prazo de 30 dias.

Saiba mais sobre o seguro proteção de preço a seguir.

Como funciona o seguro proteção de preço?

Ao comprar um produto usando o cartão de crédito, o cliente recebe uma proteção para o caso de encontrar o mesmo produto por um preço menor em até 30 dias depois da compra. O serviço é disponível sem nenhum custo adicional.

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O estudante de Relações Públicas e especialista em Growth Hacking, Vinicius Oliveira, tem cerca de 40 contas digitais e cartões de crédito e sempre busca mais vantagens em compras online e presenciais. “Desde o início do boom das fintechs no Brasil, comecei a testar os mais diversos serviços financeiros em vários players”, conta Vinicius.

Segundo ele, a experiência do seguro de proteção de preço é um pouco diferente de acordo com cada bandeira. Em cartões Mastercard, o processo de abertura do sinistro é mais simples e exige menos documentação. No entanto, os limites de indenização são mais baixos e é limitado aos cartões Gold da bandeira

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Enquanto isso, em cartões com bandeira Visa, o processo, apesar de um pouco mais complexo, tem um limite mais alto e vale para cartões Gold, Platinum, Signature e Infinite. 

Já na bandeira Elo, é necessário ativar o seguro dentre os benefícios do Elo Flex. Ele está disponível para as variações Grafite e Nanquim. 

Condições para solicitar a cobertura de preço

Algumas regras e condições para recorrer ao seguro proteção de preço podem variar de acordo com a bandeira do cartão. 

No geral, os requisitos são a compra ter sido paga integralmente com o cartão em que é solicitado o seguro e a apresentação de documentos que comprovem a compra e a nova oferta com valor mais baixo. Além disso, a cobertura termina em 30 dias após a compra do produto.

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É importante ressaltar ainda que para ser válida a proteção, a oferta encontrada com preço mais baixo tem que ter as mesmas condições de pagamento da que você comprou. Uma vez aprovada, a diferença de preço é creditada em até duas faturas.

Leia também: Arrependimento ao fazer compras: quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?

Quais documentos preciso apresentar para informar um sinistro?

Por fim, para acionar o seguro proteção de preço, o usuário deve notificar a bandeira do cartão. Como vimos, as regras podem mudar de acordo com a empresa. Por isso, sempre confira as condições oferecidas pelo seu cartão de crédito. Confira a seguir alguns exemplos.

Seguro Proteção de Preço em cartões Visa

No caso dos cartões com bandeira Visa, para ter direito ao seguro, é preciso realizar o cadastro no Portal de Benefícios Visa e emitir um Bilhete de Seguro. Além disso, para solicitar um reembolso, haverá um valor mínimo de USD 25. A cobertura vale para compras feitas no Brasil e em outros países, mas o valor considerado é o do país onde o produto foi adquirido.

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Para recorrer ao seguro proteção de preço, o cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento Visa por telefone ou solicitar o sinistro pelo Portal de Benefícios Visa. Para informar o sinistro, devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • Formulário de Requisição preenchido e assinado;
  • Cópia da nota fiscal da compra;
  • Cópia da fatura do cartão mostrando a compra em seu cartão Visa;
  • Cópia impressa da promoção que mostra a data de publicação, o nome da loja, o produto (incluindo informação do modelo) e o novo preço;
  • Cópia do Bilhete de Seguro.

O pedido de reembolso deve ser enviado à central de atendimento em até 4 dias corridos após encontrar o produto mais barato em anúncio impresso ou na internet. Também vale ressaltar que a cobertura varia de acordo com o cartão de crédito. 

  • Visa Infinite: limite de US$ 4 mil a cada período de 12 meses para reembolso
  • Visa Platinum: limite de US$ 2 mil a cada período de 12 meses para reembolso
  • Visa Gold: limite de US$ 400 a cada período de 12 meses para reembolso

Seguro Proteção de Preço em cartões Mastercard

No caso dos cartões com bandeira Mastercard, para recorrer ao seguro proteção de preço, as regras são mais simples. O item comprado também deve ter sido pago de forma integral com o MasterCard Gold e ainda é necessário ter os recibos e a documentação de garantia. Condições de cobertura:

  • A compra tenha sido feita com cartão Mastercard Gold;
  • A Compra Segurada deve custar no mínimo USD 50 (cinquenta dólares);
  • O anúncio impresso ou anúncio virtual deve ter sido veiculado no prazo de 30 dias a partir da data de sua compra original (como indicada no recibo);
  • O valor máximo do benefício é de até USD 100 (cem dólares) por ocorrência, sujeito a um máximo de até USD 200 (duzentos dólares) por conta durante um período de 12 meses;
  • São válidas as compras realizadas em lojas físicas e sites brasileiros (o revendedor ou website devem ser registrados no Brasil).

Além disso, a empresa aconselha os clientes a guardarem seus recibos de compra e verificarem a lista de produtos elegíveis no Guia de Benefícios da bandeira.

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Conte com o seguro proteção de preço na hora de suas compras

Os últimos meses do ano, no geral, trazem gastos com presentes e outros itens relacionados às festas de final de ano. Além da Black Friday, Vinicius Oliveira, usuário assíduo de cartões de crédito, afirma que nessa hora o seguro proteção de preço pode ser uma mão na roda para quem vai fazer compras.

“Apesar da Black Friday ser a grande data das promoções de fim de ano, o mês de novembro inteiro pode reunir promoções ainda melhores. Então, para ter certeza que vai garantir o melhor preço nas suas compras, o seguro é seu braço direito!”, declara.

Sendo assim, guarde seus recibos de compra e, em caso de compras online, tire um printscreen completo da página do produto, com preço, data e condições da compra. “Isso é parte fundamental para que seu processo de abertura do sinistro seja o mais simples e rápido possível. Além disso, não se esqueça de ler as condições de cada uma das bandeiras, para ter certeza que você escolherá o melhor cartão para cada compra”, aconselha Vinicius.

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