Governo prorroga prazo para atualização do Cadastro Único

Prazo para atualização do Cadastro Único terminaria nesta sexta-feira (14).

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Ministério da Cidadania decidiu prorrogar por mais 30 dias o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico). Antes da decisão, os beneficiários de programas como o Auxílio Brasil deveriam atualizar os dados até esta sexta-feira, 14, para evitar o cancelamento do benefício.

O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. É através dele que o governo realiza a inclusão das famílias em programas como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com o Ministério, mais de 1,4 milhão de famílias inscritas no CadÚnico foram convocadas para realizar a atualização dos dados. Desse total, 757 mil eram beneficiárias do Auxílio Brasil e tinham até esta sexta-feira para revisar as informações do cadastro.

Confira os novos prazos para atualização do Cadastro Único:

  • Para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil, o beneficiário deve regularizar o cadastro em até 30 dias, a contar a partir de 14 de outubro de 2022.
  • Para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica, a atualização do cadastro deve ser feita até dezembro de 2022.

Como atualizar o CadÚnico

A atualização do cadastro deve ser feita forma presencial, nos postos da prefeitura que cuidam do CadÚnico ou em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com os seguintes documentos:

  • Responsável familiar: CPF ou título de eleitor. No caso de famílias indígenas ou quilombolas, qualquer outro documento de identificação pode ser apresentado.
  • Demais membros da família: CPF, certidão de nascimento ou casamento, RG, carteira de trabalho, título de eleitor ou Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento.

Como consultar a situação do cadastro?

É possível verificar a situação do cadastro através do aplicativo Cadastro Único, disponível para Android e iOS. Tanto no aplicativo quanto no portal do CadÚnico, é possível consultar a situação dos dados cadastrados e o que fazer para regularizar os registros.

As famílias que possuem o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica também recebem comunicados sobre o programa na conta de energia elétrica.

O que acontece se a atualização não for feita?

Caso o responsável familiar não realize a atualização dos dados até o prazo previsto pelo Ministério da Cidadania, os benefícios podem ser suspensos e, posteriormente, cancelados. Dessa forma, se a situação não for regularizada, a família pode ser excluída do Cadastro Único a partir de julho de 2023.

Quer continuar acompanhando notícias como essa, sobre o prazo para atualização o Cadastro Único? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp