Fraude no PIX: Banco Central não tem nenhum registro do tipo

Lilian Calmon
Lilian Calmon
mãos segurando smartphone com tela no PIX representando fraude no PIX
Segundo o Banco Central, não há registros de fraude dentro do próprio PIX. A entidade diferencia fraudes no sistema de tentativas de golpes externas.

O Banco Central (BC) não tem nenhum registro de fraude dentro do próprio PIX, afirmou o chefe-adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro da autoridade monetária, Carlos Eduardo Brandt, na última quarta-feira, 16.

Segundo ele, é necessário separar as fraudes no próprio sistema de pagamentos instantâneos dos golpes que se aproveitam do fato de o meio de pagamento instantâneo estar em evidência. 

Continua após a publicidade

Como exemplo do segundo caso, citou o envio de links por mensagens de celular que oferecem o cadastro no PIX, mas, na verdade, roubam informações pessoais e bancárias.

Com informações do Valor Investe.

Fraude no PIX: número de reclamações é considerado ínfimo

De acordo com o diretor de organização do sistema financeiro e resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello, o número de reclamações de fraude no PIX é ínfimo, cerca de 1,7 mil num universo de 92 milhões de transações.

“Pode ter havido [fraude], mas não chegou a nós”, afirmou ele, acrescentando que as reclamações registradas não são apenas relacionadas a fraudes.

Parte das empresas já pode pagar o Darf com PIX

As empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb) já podem pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) com o PIX.

A Receita Federal estenderá a facilidade para outros tipos de negócio em breve.

Pagamento futuro com QR Code via PIX é adiado para março de 2021

O pagamento futuro com QR Code via PIX foi adiado para março de 2021. Inicialmente, seu lançamento oficial estava previsto para 4 de janeiro.

O PIX Cobrança apresenta recursos interessantes para os pequenos empreendedores, como QR Code para operações de pagamento imediato ou com data futura, incluindo juros, multas e descontos.

Aproveite e leia também: “Devido à indefinição de taxas, pequenas e médias empresas atrasam adesão ao PIX”.

Quer acompanhar as notícias sobre fraude no PIX? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.